Estágio em engenharia mecânica

Raf*** ***** (XX anos)
Pesquisador de Iniciação Científica em Núcleo Interdisciplinar de Dinâmica dos Fluidos/UFRJ
Universidade Federal do Rio de Janeiro
Rio de Janeiro,
Rio de Janeiro
|
Experiência
Pesquisador de Iniciação Científica
Núcleo Interdisciplinar de Dinâmica dos Fluidos/UFRJ
out 2021 - Atualmente
- Participo de um projeto voltado para o estudo das perdas de cargas causadas pelo fenômeno da incrustação em tubos selecionados de extração de petróleo.

- Utilizo de normas técnicas como a ASME B16.5 e ASME B31.3 para o dimensionamento de peças da linhas de alta pressão da bancada experimental.

- Elaboro diagramas hidráulicos e manuais de operação dos RIG's operacionais.

- Atuo diretamente na etapa de desenvolvimento de projeto e modelagem da bancada experimental em SolidWorks.

- Mantenho contato direto com fornecedores de materiais para o laboratório, realizando solicitações de cotações e organizando a documentação referente ao processo de compra.

- Durante esta atividade é necessário um conhecimento de SolidWorks, conhecimentos gerais de elementos de máquinas, máquinas de fluxo, de manufatura e de gerenciamento de projeto.
Projetista de estrutura
Equipe Icarus UFRJ de Fórmula SAE
jan 2020 - jan 2022
- Atuei diretamente com modelagem de peças mecânicas no SolidWorks, com foco no quesito estrutural do veículo: chassi, atenuador de impacto, firewall, tanque de combustível e fixações.

- Como membro da área de estrutura, executei simulações estruturais no chassi e suas fixações, visando otimizar a distribuição de esforços decorrentes de forças externas ao veículo e calcular/determinar a sua rigidez.

- Fui responsável, ainda, por gerenciar uma equipe de 7 integrantes com o objetivo de desenvolver um documento em Excel que deve conter os custos de material, fabricação e ferramentas utilizadas em cada peça do veículo.

- Elaborei relatórios de cada fase do projeto, contendo informações detalhadas do seu desenvolvimento, a fim de assegurar a continuidade futura pelos novos membros da equipe, a partir dos avanços já alcançados.
Formação
Bacharel em Engenharia Mecânica
Universidade Federal do Rio de Janeiro
ago 2018 - Atualmente
Curso de engenharia mecânica na universidade Federal do Rio de Janeiro
Idiomas
Inglês - Avançado
Espanhol - Intermediário
Francês - Básico