executivo de marketing e marketing digital

Ric*** ***** (XX anos)
EXECUTIVO - CMO / HEAD DE MARKETING DIGITAL e PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO em PONTAL CALÇADOS LTDA
INPER
São Paulo,
São Paulo
Este candidato está disposto a se mudar
|
Experiência
EXECUTIVO - CMO / HEAD DE MARKETING DIGITAL e PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
PONTAL CALÇADOS LTDA
jul 2011 - out 2019
•	Iniciativas como o reposicionamento de branding, responsável pela criação do conceito e transformação cultural: Pontal – mais moda pra você. 
•	Implementação do e-commerce e todas as redes sociais, com aumento expressivo do tráfego orgânico e do tráfego total do e-commerce e redes sociais, design, UX, UI, inbound marketing e CRM. Experiência em Geração de Conteúdo para redes sociais e captação de tráfego e geração de leads. Expertise em gestão de Verba Cooperada.
•	Criação da Revista Pontal Fashion P, uma revista de moda, comportamento, tendências e estilo. 
•	Criação e Implantação de Novo Modelo de Sinalização de Preços e Comunicação Visual em lojas, sendo a primeira rede de calçados a adotar esta estratégia de VM. 
•	Arquitetura (conceito e projeto executivo), Layout de Loja (circulação, venda e área instagramável) e Visual Merchandising. 
•	Condução nos processos de implantação de Ferramentas Omnichannel.
•	Inovação na implementação de todo o sistema de comunicação visual para a inauguração de lojas, como também na inserção de Produtos Financeiros (Cartão Private Label – Pontal Card, Crédito Bandeira, Co-Branded). 
•	Desenvolvimento, relacionamento e contratação de Fornecedores, Prestadores de Serviços, Agências Publicitárias, Relações Públicas e Assessoria de Imprensa, com êxito inclusive nas otimizações de custos. Liderança de Equipes multifuncionais e relacionamento com as demais áreas (Vendas, T.I. e RH), respondendo pela gestão de atividades relacionadas com Produto, Mercado, Análise Financeira, Custos, Comunicação e Marketing Digital.
DIRETOR GERAL/ MARKETING
LIVRO – RECEITAS QUE ALIMENTAM A ALMA.
jul 2010 - mai 2011
•	Desenvolvimento do projeto editorial para curadoria, Direção Geral, Produção e Marketing do Livro “Receitas Que Alimentam a Alma”. Obra inspirada na gastronomia tradicional familiar que guarda temperos e segredos de família. Utilizado em grande campanha. Total arrecadado com a venda do livro foi doado à APFCC (Associação Paulista Feminina de Combate ao Câncer).
GERENTE SÊNIOR DE MARKETING e PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
KALLAN MODAS LTDA
jun 2005 - jul 2010
•	Gerenciamento da Construção de Posicionamento de Marca (Branding), englobando Planejamento Estratégico, Pesquisa (Marca/Comunicação e Consumidores), planejamento de Comunicação integrada (online + offline), desenvolvimento de Manual de Marca e Identidade Visual, além de material de PDV, criando e implantando o novo conceito: Kallan – Tudo de bom pra você. 
•	Foco em Ações de Relacionamento junto aos Clientes Heavy Users, entendendo o perfil dos consumidores, definindo de acordo com a carteira de clientes os segmentos e o nível de investimentos e tipos de ações de relacionamento adotadas. 
•	Responsável pela criação do briefing de Comunicação & Publicidade junto às Agências e Fornecedores. 
•	Atuação no Visual Merchandising (VM), incluindo interior de Lojas, loja modelo para Styling, Produção de Moda, definição de boas práticas e técnicas para a exposição dos produtos (Lançamento de Coleções).
•	Implantação de Manual de Normas e Procedimentos de Visual Merchandising e Treinamento.
•	Responsável pelas Inovações no Site, com utilização de ferramentas de redes sociais, desenvolvimento de ações e parcerias como também desenvolveu ações ligadas a hábitos de consumo no formato digital – Smartphones. 
•	Coordenação da Assessoria de Imprensa e Relações Públicas. Elaboração de pautas (matérias e editoriais) e press-releases, promoveu coletivas de imprensa e acompanhou o Clipping contemplando a presença da empresa na mídia por região, editora, espaço ocupado, qualidade do espaço e do veículo. 
•	Gerenciamento e implementação de ações quanto ao ciclo de vida de Cartões e Produtos Financeiros: vendas, ticket médio, ativação, faturamento, fidelização e retenção.
•	Segmentação da base de Clientes e estudos de viabilização de ações junto a Clientes inativos, comparando investimentos X resultados esperados.
GESTOR DE PUBLICIDADE E MARKETING – NOVOS NEGÓCIOS
C&A MODAS LTDA
abr 2001 - jun 2005
•	Administrou orçamento para investimentos em Publicidade, Ponto de Venda e Lançamento de Produtos, da ordem de R$ 50 milhões/ano. Negociou com Agências de Publicidade, viabilizando redução de 6% nos custos.
•	Criação e desenvolvimento de conceitos e estratégias para Lançamento de Novos Negócios/Produtos (Celulares, Óculos, Relógios, Bijuterias e Cosméticos), envolvendo desde a Estratégia de Comunicação, desenvolvimento de Embalagens, Nomes e posicionamento no mercado, até a definição de Estratégia de Mídia e Tática de Lançamentos. Análise de mercado de Celulares, Consumidores, Varejo e Fornecedores visando determinar oportunidades de mercado e orientar as Equipes nos PDVs.
•	Captação de recursos financeiros junto às operadoras de telefonia celular e fornecedores de Novos Produtos, atuando em discussões sobre Verbas Cooperadas em todo Brasil. 
•	Comando do lançamento de marcas próprias.  
•	Responsabilidade pelo Visual Merchandising, na área de Novos Negócios gerenciando Programas de formação Promotores de Vendas, ações de PDV e organização do SÃO PAULO FASHION WEEK 
•	Implementação de ações Marketing Intelligence no relacionamento com o consumidor final (B2C) bem como ações ligadas ao Reconhecimento do Cliente, através do Cartão Private Label
•	Criação de relatórios para subsidiar o Planejamento Estratégico da área, participação do desenvolvimento de modelos de Previsão de Vendas. Segmentação da base de clientes.  
•	Também foi responsável pela tradução do conceito C&A / GISELE BÜNDCHEN para ações de marketing direto e de relacionamento.
Formação
• MARKETING DIGITAL
INPER
fev 2018 - nov 2018

          
          
MBA em GESTÃO DE MARKETING ESTRATÉGICO
FGV
fev 2012 - nov 2014

          
          
• Pós-graduado em ADMINISTRAÇÃO e MARKETING
FAAP
fev 2001 - nov 2003

          
        
Idiomas
ingles - intermediario
Informações Adicionais
EXECUTIVO DE MARKETING e MARKETING DIGITAL
Executivo de Marketing, com mais de 15 anos de atuação, especialista em marketing e varejo, com sólido conhecimento no que se refere a Branding, Planejamento, Conceito e Posicionamento, com atuação nas frentes:
 
•	Planejamento Estratégico de Marketing e Marketing Digital (Off-Line e On-Line / Data Driven /                   e-Commerce / Mídias Sociais / Inteligência e Performance em Mídia Digital).
•	Comportamento do Consumidor (Marketing Direto / Business Intellligence / Big Data Analytics / Ações de Relacionamento e Personalização Sofisticada).
•	Branding - Comunicação, Construção, Gestão e Trade Marketing.
•	Novos Projetos de Lojas, Inaugurações e Reformas. 
•	Produtos Financeiros e Novos Negócios.
	
Carreira em empresas nacionais e multinacionais, dos segmentos: FINANCEIRO, INDUSTRIAL, EDITORIAL e VAREJO (Consumo – Moda e Calçadista), destacando: PONTAL CALÇADOS, KALLAN MODAS, C&A MODAS, EDITORA ABRIL, MITSUBISHI PENCIL e BANCO SANTANDER.

Experiência como Consultor de Marketing em Estratégia e Gestão Executiva.