Gerente

Kle*** ***** (XX anos)
GESTOR EXECUTIVO em ASSOCIAÇÃO COMERCIAL E INDUSTRIAL DE MARABÁ
FACCAT
Marabá,
Pará
Este candidato está disposto a se mudar
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Experiência
GESTOR EXECUTIVO
ASSOCIAÇÃO COMERCIAL E INDUSTRIAL DE MARABÁ
mar 2019 - dez 2020
Conduzir o processo de posicionamento estratégico, subsidiando a diretoria
em análises de oportunidade de negócio. 
 Desenhar as políticas e processos criando os fluxos da área. 
 Realizar o levantando e análise de informações sobre os aspectos econômicos 
e financeiros, a fim de contribuir na elaboração de planos de ação para 
alcance dos objetivos da entidade. 
 Elaborar reportes gerenciais com os principais indicadores da entidade.
 Definir metas prioritárias e orquestrar as atividades do time, focando nas 
atividades das respectivas atividades
 Planejar o futuro da equipe para tirar do papel soluções para conflitos 
internos e sugestões para melhorias, bem como de desenvolver sua equipe e Portfólio Profissional 4 Klênio Ayres Santiago
garantir que eles sejam desafiados e envolvidos em atividades táticas e 
estratégicas, reduzindo o trabalho operacional.
 Definir metodologias de elaboração e desenvolvimento de projetos e 
processos;
 Gerenciar projetos, planejar sua execução e acompanhar escopo estabelecido 
e o progresso das rotinas, a fim de cumprir metas, prazos e custos 
estabelecidos. Identificar os riscos para estudar formas de mitigar impactos e 
corrigir ações;
 Monitorar o planejamento, a implementação e a gestão de projetos, in cluindo 
entregas, cronograma e orçamento;
 Ser responsável por reuniões de acompanhamento dos projetos e relatórios 
de acompanhamento técnicos da área;
 Ser responsável por viabilização da coleta, sistematização e análise das 
informações dos indicadores estratégicos de gestão;
 Participar de reuniões estratégicas com a equipe e a Direção;
 Realizar a prospecção de novos projetos.
DIRETOR DE PLANEJAMENTO
WJK ENGENHARIA E CONSULTORIA – MINISTÉRIO DA INTEGRAÇÃO NACIONA
set 2018 - dez 2018
Conduzir o processo de posicionamento estratégico, subsidiando o conselho 
em análises de oportunidade de negócio. 
 Desenhar as políticas e processos criando os fluxos da área. 
 Realizar o levantando e análise de informações sobre os aspectos econômicos 
e financeiros, a fim de contribuir na elaboração de planos de ação para 
alcance dos objetivos da empresa. 
 Elaborar reportes gerenciais com os principais indicadores da empresa.
 Definir metas prioritárias e orquestra as atividades do time, focando nas 
atividades de seu time, bem como no estabelecimento de metas e KPIs para 
acompanhamento. Ele detém poder para negociar e delegar tarefas de forma 
segura, controlando e acompanhando de perto a execução de cada ação.
 Planejar o futuro da equipe para tirar do papel soluções para conflitos 
internos e sugestões para melhorias, bem como de desenvolver sua equipe e 
garantir que eles sejam desafiados e envolvidos em atividades táticas e 
estratégicas, reduzindo o trabalho operacional.
 Definir metodologias de elaboração e desenvolvimento de projetos e 
processos;
 Gerenciar projetos, planejar sua execução e acompanhar escopo estabelecido 
e o progresso das rotinas, a fim de cumprir metas, prazos e custos 
estabelecidos. Identificar os riscos para estudar formas de mitigar impactos e 
corrigir ações;Portfólio Profissional 5 Klênio Ayres Santiago
 Monitorar o planejamento, a implementação e a gestão de projetos, in cluindo 
entregas, cronograma e orçamento;
 Ser responsável por reuniões de acompanhamento dos projetos e relatórios 
de acompanhamento técnicos da área;
 Ser responsável por coordenar os trabalhos da equipe planejamento e 
processos e avaliar as tarefas e atividades realizadas;
 Ser responsável por viabilização da coleta, sistematização e análise das 
informações dos indicadores estratégicos de gestão;
 Participar de reuniões estratégicas com a equipe e a Direção;
 Ser responsável pela elaboração, pelo acompanhamento da realização dos 
projetos e pelas prestações de contas dos projetos inscritos em Leis de 
Incentivos (Federal Estadual e Municipal);
 Realizar a prospecção de novos projetos.
GERENTE ADMINISTRATIVO
UNIMED SUL DO PARÁ
mai 2015 - mai 2018
 Responde pela definição e viabilização da estratégia organizacional por meio 
do estabelecimento de prioridades organizacionais, gestão de recursos e 
pessoas.
 Gerenciar, treinar e orientar sua equipe, deliberar tarefas, supervisionar a 
qualidade dos trabalhos, solucionar os problemas mais complexos e avaliar o 
desempenho individual e do grupo.
 Coordenar a implantação do Programa de Qualidade e Acreditação na Unimed
baseada nas Normas ISO 9001:2015 e Acreditação RN 277:2011 da ANS .
 Acompanhar e orientar a Diretoria nas a tividades que se referem a remuneração, 
promoção, recrutamento interno e remanejamento dos colaboradores.
 Responder por todas as rotinas de gestão de pessoas.
 Planejar as atividades de treinamento e desenvolvimento dos colaboradores assim 
como a busca de novos recursos para o desenvolvimento dos colaboradores, 
avaliando os indicadores das áreas.
 Responder pelo setor de compras e garantir a melhor negociação com 
fornecedores e prestadores de serviços.
 Desenvolver projetos para redução de despesas administra tivas.
 Gerenciamento da equipe financeira e contábil, gestão do fluxo de caixa, contas a 
pagar e receber, gestão de ativos e passivos, avaliação dos riscos de mercado, 
gestão tributária, apresentação transparente dos relatórios para alta direção .
 Responder pelo cadastro e atualização de todas as informações contratuais que 
envolvam os clientes, empresas e Singulares.
 Responder pelos serviços de infraestrutura de apoio operacional: copa e limpeza, 
transporte (frota) e manutenção.Portfólio Profissional 6 Klênio Ayres Santiago
 Responder pela implantação e manutenção dos sistemas informatizados e 
infraestrutura de TI.
 Propor ações de melhoria na estrutura física e nas áreas da empresa.
 Elaborar relatórios gerenciais, apresentando à Diretoria os indicadores de 
desempenho das áreas subordinadas.
 Definir, em conjunto com a diretoria, e gerir todas as questões pertinentes à área, 
tais como: estratégia de atuação, projetos (estratégicos, técnicos e operacionais), 
indicadores e metas, planejamento orçamentário, dimensionamento de quadro, 
entre outros, mantendo o diferencial de mercado e garantindo o alinhamento 
entre pessoas, processos e estratégias de negócio.
 Apresentar para a diretoria relatórios analíticos com informações estratégicas 
sobre a evolução de projetos, processos, quadro funcional, custos e indicador es 
da área de atuação com ações para a retenção de pessoal, aumento de eficiência 
operacional e diminuição de custos.
 Gerir, estimular e promover o desenvolvimento pessoal e profissional da equipe 
pautado em gestão por competências e meritocracia, contribu indo para a cultura 
de desempenho, visando alcançar melhores resultados
 Proporcionar um clima harmônico, visando a satisfação e bem estar dos 
colaboradores e orgulho de pertencer à Unimed, por meio de gestão participativa, 
acompanhamento do desenvolvimento dos colaboradores e feedbacks periódicos.
 Elaborar estratégias para a retenção de pessoal, aumento da eficiência 
operacional e diminuição de custos extras.
 Garantir o cumprimento das regras organizacionais e do Sistema Unimed, 
sugerindo melhorias nas políticas, nos processos, fluxos e sistemas de informação 
da área visando melhores práticas, funcionalidade, otimização, racionalização, 
maior eficiência e eficácia dos serviços e satisfação dos colaboradores e clientes.
 Validar materiais diversos da área, garantindo a qualidade e integridade das 
informações repassadas pela área.
 Aprovar solicitações de compras e pagamentos, conforme limite de alçadas, 
definido no plano de alçadas.
 Definir parceiros estratégicos para a realização dos projetos da área, observand o 
sempre o melhor custo benefício.
 Apresentar à DE, projetos de solução aos possíveis problemas operacionais que 
impactam na Unimed.
 Organizar e ministrar Seminários, Comitês, Fóruns, Encontros e Treinamentos 
periódicos dos temas de sua área de atuação, com informações técnicas legais e 
administrativas impactantes no Sistema Unimed.
 Prestar suporte e orientação técnica e estratégica em todos os assuntos que 
envolvam sua área de atuação a todos os públicos internos e externos.
 Informar a gestão sobre qualquer irregularidade ou suspeita de fraude.
 Posicionar o DE sobre as ações e atividades desenvolvidas na área sob sua 
responsabilidade.
 Repassar as informações e fluxos de trabalho aos novos colaboradores, a fim de 
garantir a adequada realização das atividades .Portfólio Profissional 7 Klênio Ayres Santiago
 Executar outras atividades correlatas, de acordo com as atribuições próprias de 
sua unidade operacional e da natureza do seu trabalho, conforme determinação 
superior.
ANALISTA DE SUSTENBILIDADE
VALE S/A
abr 2011 - mar 2015
Apoiar a avaliação e integração de diagnósticos territoriais nas dimensões 
socioeconômica e ambiental como base de informações para planejamento, 
em conjunto com gestores das áreas de negócios e corporativas.
 Desenvolver estratégias exequíveis de desenvolvimento socioeconômico 
local e regional a partir das vocações e restrições das regiões de atuação, 
considerando-se os planos da empresa e compatibilizando-os com os 
desafios da sustentabilidade, em coordenação com as áreas de negóc ios e 
corporativas. 
 Coordenar ações de desenvolvimento econômico regional no setor público, 
setor privado e de organizações sem fins lucrativos (Federações de 
indústria, SEBRAE, ONGs etc.).
 Gestão de contratos, convênios, relacionamento com a comunidade.
 Apoiar o desenvolvimento de análises e propor posicionamentos 
estratégicos para temas críticos de sustentabilidade identificados a partir 
de informações públicas e das informações levantadas ao nível do Grupo e 
sua consistência com a Política de Sustentabi lidade Corporativa.
 Apoiar a estruturação de novos programas e processos corporativos 
relacionados à discussão e aprimoramento das práticas internas em temas 
de sustentabilidade para implementação no Grupo.
 Acompanhar a implantação da Usina Siderúrgica.
 Acompanhar a implantação do Ramal Ferroviário.
 Acompanhar a implantação da Linha de Transmissão.
 Acompanhar a implantação da Alça Viária.
 Gestão e implantação das condicionantes do Município de Marabá.
 Elaboração de Programas Ambientais.
 Gestão de Resíduos Sólidos.
 Licenciamento Ambiental (acompanhamento LP, LI e LO).
 Educação ambiental (comunidade afetada pela obra).
 Acompanhamento de vistorias do órgão ambiental competente.
 Gestão Ambiental.Portfólio Profissional 8 Klênio Ayres Santiago
 Acompanhamento e implantação dos PCAs.
 Elaboração de relatórios ambientais. 
 Recuperação de áreas degradadas (bota-fora, áreas de empréstimo e área 
de preservação permanente).
 Proteção vegetal de aterros e cortes.
 Acompanhar e monitorar resgate de fauna e flora.
 Executar Auditorias Internas das Normas.
 Elaboração, implantação e monitoramento de Planos e Programas voltados 
para área de socioeconomia.
 Coordenar, supervisionar e controlar ações de implantação no entorno dos 
empreendimentos e gerenciamento de stakeholders.
ASSISTENTE TÉCNICO
SSMA – TRACTEBEL ENGINEERING - LEME
mar 2008 - fev 2011
SIG - C – Sistema Integrado de Gestão do Complexo.
 SIG - ITIR – Sistema Integrado de Gestão de Instalação de Transmissão de 
Interesse Restrito. 
 Elaboração de Programas Ambientais.
 Gestão de Resíduos Sólidos.
 Licenciamento Ambiental (acompanhamento LP, LI e LO).
 Educação Ambiental (comunidade afetada com a obra).
 Acompanhamento de vistorias do IBAMA.
 Gestão Ambiental.
 Atendimentos a condicionantes de licenças ambientais.
 Acompanhamento e implantação de PBAs.
 Elaboração de relatórios ambientais. 
 Recuperação de áreas degradadas (bota-fora, áreas de empréstimo e área 
de preservação permanente).
 Proteção vegetal de aterros e cortes.
 Acompanhar e monitorar resgate de fauna, flora e ictiofauna.
 Executar Auditorias Internas das Normas.
INSPETOR
QMSS - CONSTRUTORA ANDRADE GUTIERREZ S/A
abr 2005 - nov 2007
Gerenciamento e acompanhamento de processo de licenciamento 
ambiental nos órgãos competentes.
 Elaborar planilha de aspectos e impactos.
 Monitorar a qualidade da água.
 Elaboração de programas ambientais.
 Planejar, identificar corresponsáveis e liderar a implementação e 
implantação dos Padrões de Sistema relacionados a Meio Ambiente, 
Segurança, Qualidade e Responsabilidade Social.
 Emissão e divulgação de documentos técnicos como relatórios, mapas de 
risco e contratos.
 Atuar como instrutor do treinamento de integração e programas 
específicos.
 Levantar todas as interferências ambientais possíveis.
 Fazer inspeções de campo de Qualidade e Meio Ambiente.
 Executar Auditorias das Normas.
Formação
GESTÃO DE COOPERATIVAS
FACCAT
ago 2017 - mar 2019
MBA EM GESTÃO
LICENCIAMENTO AMBIENTAL
GAMA FILHO
ago 2009 - out 2010
PÓS GRADUAÇÃO
GESTÃO E EDUCAÇÃO AMBIENTAL
IESPES
mai 2001 - out 2002
PÓS GRADUAÇÃO
DIREITO
ULBRA
mar 1993 - nov 2000
GRADUAÇÃO
Idiomas
INGLÊS - BÁSICO
ESPANHOL - BÁSICO