Gerente comercial/ gerente de negócios/ relacionamentos

Sil*** ***** (XX anos)
GERENTE DE VENDAS REGIONAL CENTRO- OESTE ( DF- GO- TO) em AVON COSMÉTICOS
ESCOLA CONQUER
Distrito Federal
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Experiência
GERENTE DE VENDAS REGIONAL CENTRO- OESTE ( DF- GO- TO)
AVON COSMÉTICOS
dez 2013 - jan 2021
Gerente Regional de Vendas (12/2013 – 01/2021) | Subordinados: 23 diretos| Reporte: Diretor Regional de Vendas 

Responsável por construir, manter e desenvolver equipe de vendas de alta performance, entregando as metas de vendas estabelecidas para o território geográfico de acordo com padrões de desempenho quantitativo e prazos determinados. Estrutura da equipe: 23 Gerente de Vendas, 2 Coordenadoras de Vendas, 372 Líderes de Vendas Autônomas e 36.600 Consultoras Autônomas.
	Análise de cenário do mercado na região, identificação do potencial, definição e implantação de estratégias para todo o negócio e segmentadas de acordo com os desafios e oportunidades locais;
	Estratégias corporativas para fortalecimento da marca, produto e incentivos, gerando engajamento do time de gerentes e demais públicos do canal de vendas direta e facilitando a entrega dos resultados corporativos;
	Promoção de mudanças organizacionais, de processos e culturais como alteração no modelo comercial, nova política de comissionamento e incentivos do time de vendas, ativação de campanhas; digitalização do planejamento, gestão e reporte de indicadores que propiciaram melhor eficácia ao negócio; 
	Estruturação do time formado por 23 gerentes atuando na seleção, treinamento e desenvolvimento dos profissionais através de um Plano de Desenvolvimento Individual (PDI) para atingimento das metas individuais e coletivas do negócio, alinhamento de competências comportamentais e crescimento na carreira;
	Definição dos planos de ações para prospecção e retenção de clientes e acompanhamento da execução de ações pelo time de vendas externa para ampliar o canal, o que gerou aumento na participação de mercado e resultados expressivos em vendas;
	Interface com diferentes áreas da empresa e coordenei atividades multidisciplinares entre equipes e com os pares facilitando a aceleração da entrega de resultados comerciais;
	Elaboração de metodologia e implementação estratégias digitais para gestão do negócio e ativação do canal de venda direta que possibilitou a continuidade do negócio durante a Pandemia do COVID 19;
	Atuação no Projeto ATIVAVON em parceria com a Consultoria Mackenzie: criação de metodologia para reduzir a dispersão de performance de vendas no negócio, implantação e gestão na Região Norte, Centro Oeste e parte do Nordeste.

 Resultados Destacados:
	Superação de Líderes em 2% da meta de autônomas, que culminou no Reconhecimento Nacional de Superação de Metas de Líderes Autônomas em 2019.
	Superação da meta de vendas campanhas em 1,8%. Reconhecimento 3º lugar no Troféu Mulherão Gerente de Vendas Nacional e 2º lugar no Troféu Mulherão Gerente de Vendas Regional em 2017.
	Superação da meta de vendas campanhas em 2,6%, Reconhecimento 1º Lugar no Troféu Mulherão Gerente de Vendas Regional em 2016;
	Responsável pelo faturamento líquido de 106 MM ano;
	Implantação de uma metodologia de gestão remota do time de vendas com definição de estratégias digitais para ativação do canal de venda direta em 2020, garantindo a execução da campanha e entrega dos indicadores do negócio no novo cenário, pandemia. Como resultado, tivemos a rápida adequação dos times ao novo modelo comercial;
	Desenvolvimento e implantação de um Programa de Treinamento de Liderança e Vendas em 2019, que proporcionou qualificar o time de Gerentes e profissionalizar o time de autônomas. Como resultado obteve-se maior engajamento dos times, ampliação dos resultados quantitativos e adequação das Líderes para melhor atendimento ao consumidor final e consequentemente, gerou maior ticket médio de vendas
	Organização de estudo de mercado, visando a readequação de territórios comerciais, reposicionamento das Gerentes de Vendas, otimização do território e quadro de Gerentes tendo como resultado maior dinâmica no mercado, potencialização dos territórios, redução de custos, aumento de receita e fortalecimento da marca Avon.
	No Projeto ATIVAVON, foi possível clusterizar os territórios seguindo parâmetros mercadológicos, geográficos e econômicos, definimos a performance para cada território clusterizado. Definição de indicadores de representantes ativas, ticket médio e consecutividade nos negócios como prioritários para o aumento de receita final de cada território.
	Criação da metodologia “Momento com a Gerente Regional de Vendas” com a construção e revisão do PDI (Plano de Desenvolvimento Individual), incluindo a abordagem sobre qualidade de vida e inteligência emocional. Como resultado, tivemos maior engajamento, maior produtividade e resultados consistentes.
GERENTE DE VENDAS
AVON COSMÉTICOS
jan 2006 - dez 2013
Gerente de Vendas (01/2008 – 12/2013) | Subordinados: 15 diretos| Reporte: Gerente Divisional de Vendas

Gestão de um time formado por 15 Líderes e em média 1.500 Consultoras autônomas, sendo responsável por executar estratégias corporativas e definir planos de ações locais para entrega dos indicadores de resultados. 
	Redefinição da abertura de uma nova composição de mercado voltado para o público consumidor de perfil A e B no Plano Piloto – DF;
	Condução de reuniões estratégicas de vendas, reuniões motivacionais para as Líderes Autônomas e Consultoras com lançamento de produtos, treinamento de vendas e ativação de campanha de vendas;
	Execução de ações comerciais externas para prospecção de novas Consultoras e promovi ações para capacitação, desenvolvimento e retenção das consultoras ativas;
	Supervisão e gestão diária dos indicadores de resultados de vendas por meio do qual, agenda presencial diária e constante com a equipe de Líderes;
	Recrutamento e desenvolvimento de Líderes de vendas para execução das estratégias corporativas “Porta a Porta” (PAP) ampliando o canal e volume de vendas. 

Resultados Destacados: 
	Aumento de 37,5% de Consultoras Ativas em 2012, através de campanhas pontuais de cadastramento realizadas em “campo”, apoiada por ações de marketing executadas localmente e plano de incentivo por performance;
	Conquista do Reconhecimento Círculo de Excelência Avon – Melhor Performance nos Indicadores do Negócio em 2012.
	Implantação de um novo território comercial na região do Plano Piloto – DF em 2008 com foco no público A e B tendo como principais resultados bianuais:  40% no aumento de Consultoras Ativas, 55% Líderes de Equipe Autônomas e 38% vendas líquidas;
	Reconhecimento Círculo de Excelência – Melhor Gerente de Vendas da Divisão em 2008 e 2009; Troféu Mulherão Gerente de Vendas da Divisão também em 2009.
	Desenvolvimento de Programa de Formação em Atendimento e Vendas para o time de Líderes Autônomas que resultou na retenção de 54% das Consultoras nas primeiras 6 campanhas de atividade no negócio.
	Implantação do novo modelo comercial para as Líderes e Consultoras Autônomas, com definição de responsabilidades, novas modelos de comissionamento e incentivos.
CONSULTORIA EMPRESARIAL
UNIJUI/SEDAI
out 2002 - abr 2003
Consultora Empresarial | Reporte: Coordenador de Consultoria
	Diagnóstico em micro e pequenas empresas no segmento de serviço e indústria, condução de reuniões com os empresários para apresentação da proposta de trabalho, execução das consultorias, articulação e parcerias locais.
	Negociação de convênios e contratos de consultoria empresarial.

Resultados Destacados: 
	Sucesso em metas de Consultoria Empresarial definidas para o Projeto de Contrato Determinado.
GESTORA DE NEGÓCIOS
SEBRAE
set 2002 - set 2005
Gestora de Negócios | Reporte: Gerente Regional do Sebrae

	Condução de rodadas de negociações com órgãos públicos, empresas, empresários, associações comerciais e formei parcerias para capacitar micro e pequenos empresários com a finalidade de ampliar conhecimentos gerenciais e comerciais;
	Identificação de oportunidades de capacitação para desenvolvimento de micro e pequenos empresários no segmento de serviços e varejo, planejaram e executaram as ações de capacitação;

Resultados Destacados: 
	Sucesso em metas de Capacitação das Micro e Pequenas Empresas do Segmento de Comércio e Serviços.
ADMINSITRADORA e SÓCIA PROPRIETÁRIA
VALTER COLOMBO
set 1994 - dez 2002

          
        
Formação
ESPECIALIZAÇÃO EM LIDERANÇA e GESTÃO DE PESSOAS
ESCOLA CONQUER
fev 2021 - mai 2021

          
          
POS GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO ESTRATÉGICA DE MKT
UCS- UNIVERSIDADE DE CAIXAS DO SUL
mar 2001 - dez 2002

          
          
GRADUAÇÃO ADMINSTRAÇÃO DE EMPRESAS
UNIJUI- UNIVERSIDADE REGIONAL DO ESTADO DO RIO GRANDE SUL
jun 1995 - dez 2000

          
        
Idiomas
ESPANHOL - INTERMÉDIÁRIO
Informações Adicionais
SÍNTESE DAS QUALIFICAÇÕES
Carreira consolidada na área Comercial, mais de 20 anos de experiência vivenciando as demandas do mercado nacional, com principal atuação na condução de equipes de Vendas em empresas de grande porte, multinacional atuante no segmento de cosmético e bem-estar. Atuação na região Centro-Oeste do Brasil.
	Forte na liderança de grandes times gerenciais, com ampla vivência na formação e desenvolvimento de equipes de alta performance por meio de gestão presencial e remota;
	Habilidade para analisar cenários, definir e implantar estratégias de negócios, transitando entre o estratégico e tático;
	Experiente na estruturação de planos de ação para prospecção e retenção de clientes, focada no aumento de vendas e participação de mercado;
	Amplo conhecimento e vivência na gestão e liderança de times externos;
	Experiência em gestão de times comerciais com atuação em vendas B2B e B2C; 
	Ampla vivência na condução de reuniões gerenciais, encontro de líderes de vendas, reuniões de ativação de negócios nos modelos presencial e remoto;
	Habilidade para atuar em processos de mudanças organizacionais, culturais e de reestruturação de territórios de atuação;
	Gestão de Pessoas: Formação e desenvolvimento de times de vendas, gestão para a alta performance, implantação de Plano Individual de Desenvolvimento. Gestão de conflitos, equilíbrio e qualidade vida;
	Elaboração de Business Plan: controle de indicadores e reportes gerenciais.