Gerente de departamento pessoal/analista de departamento pessoal

Alt*** ***** (XX anos)
Gerente de Departamento Pessoal em MARCO MATTOS ENGENHARIA - EIRELI
Faculdade Estácio de Sá - FASE
Aracaju,
Sergipe
Este candidato está disposto a se mudar
|
Experiência
Gerente de Departamento Pessoal
MARCO MATTOS ENGENHARIA - EIRELI
dez 2012 - mar 2020
Responsável pela Gerência do Departamento de Pessoal, realizando toda parte Gerencial e Operacional, com um quadro de aproximadamente 700 colaboradores. O “PREPOSTO” da  juntada de documentos ao diagnóstico da Defesa elaborada pelo Departamento Jurídico. 
Empresa de médio porte do ramo de Construção Civil, voltada à construção de Prédios e Conjunto Habitacionais.
Folha de Pagamento, 13º Salário, férias, DIRF, RAIS, CAGED, GFIP/SEFIP, GPS, contribuição sindical (patronal e funcionários), escalas de revezamento, adicional noturno, IRRF na fonte, e outros. 
Gerente de Departamento Pessoal
DALL BRASIL S/A
jul 2012 - out 2012
Responsável pela Gerência do Departamento de Pessoal, realizando toda parte Gerencial e supervisionando o operacional, com um quadro de aproximadamente 1.700 colaboradores, lotados em diversas unidades de trabalho. O “PREPOSTO” da  juntada de documentos ao diagnóstico da Defesa elaborada pelo Departamento Jurídico. 
Empresa de grande porte do ramo alimentício, voltada ao fornecimento de alimentos preparados e serviços de suporte.
Elaboração de Cálculos Trabalhistas, Folha de Pagamento, 13º Salário, férias, DIRF, RAIS, CAGED, GFIP/SEFIP, GPS, contribuição sindical (patronal e funcionários), escalas de revezamento, adicional noturno, IRRF na fonte, e outros. 
Gerente de Departamento Pessoal
HOSPITAL E MATERNIDADE SÃO JOSÉ
out 2011 - jul 2012
Responsável pela Gerência do Departamento de Pessoal, realizando toda parte Gerencial e Operacional, com um quadro de aproximadamente 130 colaboradores.
Empresa de médio porte do ramo hospitalar, voltada ao atendimento de Urgência e Maternidade. 
Elaboração de Cálculos Trabalhistas, Folha de Pagamento, 13º Salário, férias, DIRF, RAIS, CAGED, GFIP/SEFIP, GPS, contribuição sindical (patronal e funcionários), escalas de revezamento, adicional noturno, IRRF na fonte, e outros. 
Analista em Gestão de Pessoal
UNIT – Universidade Tiradentes SS LTDA
mai 2007 - mai 2010
Responsável pela elaboração da Folha de Pagamento (Colaboradores e Autônomos), 13º Salário, RAIS, DIRF, CAGED, GFIP/SEFIP, cálculos previdenciário (GPS), contribuição sindical (Patronal e Empregado), com 1.700 colaboradores, aproximadamente. Sendo composta de 09 Filias e uma incubadora.
Instituição de grande porte do ramo educacional, voltada ao Ensino Superior (cursos de graduação, pós-graduação e extensão). Possuindo 15.000 alunos, aproximadamente.
Relatórios Gerenciais e Operacionais, tais como: crédito bancário  dos colaboradores. IRRF - Imposto de Renda Retido na Fonte, e outros.
PRINCIPAIS REALIZAÇÕES E RESULTADOS:
Atuação direta em Autoria Previdenciária, realizada em 2007, com quase 10 (dez) anos auditada. Levantando falhas pela Receita Previdenciária, demonstrando pagamentos feitos, ora cobrados. Finalizada com uma “Defesa” de quase 100(cem) páginas. Como também, orientando e demonstrando os cálculos previdenciários, quando ocorria a prestação de “FRETE”, legislação com base reduzida e a empresa informando na GFIP/SEFIP com código errado, gerando um custo altíssimo ao empregador, e outras situações.
Reestruturação das incidências de INSS, IRRF e FGTS nas verbas salariais, que estavam gerando diversos erros nas bases de cálculos dos referidos impostos.
Reestruturação das incidências de verbas com natureza salarial, para o cálculo de 13º salário, férias e Rescisão de Contrato de Trabalho, que não estavam calculando corretamente a média aritmética.
Implantação da Folha de Pagamento de (autônomo), exigência da Receita Previdenciária, para gerar o arquivo (MANAD).
COORDENADOR DE DEPTº DE PESSOAL
HOSPITAL E MATERNIDADE RENASCENÇA S/A
jun 2006 - abr 2007
Responsável pela direção Coordenação de Pessoal, realizando toda parte Gerencial e supervisionando o operacional, com um quadro de aproximadamente 400 colaboradores.
Empresa de grande porte do ramo hospitalar, voltada ao atendimento de Urgência e Maternidade. O “PREPOSTO” da  juntada de documentos ao diagnóstico da Defesa elaborada pelo Departamento Jurídico. 
Elaboração de Cálculos Trabalhistas, Folha de Pagamento, 13º Salário, férias, DIRF, RAIS, CAGED, GFIP/SEFIP, GPS, contribuição sindical (patronal e funcionários), escalas de revezamento, adicional noturno, IRRF na fonte, e outros. 
ENCARREGADO DE RECURSOS HUMANOS
DISCAR – DISTRIBUIDORA DE CARROS LTDA
abr 1993 - jan 2004
Responsável pela Coordenação de Recursos Humanos/Departamento de Pessoal, realizando toda parte Gerencial e Operacional, com um quadro de aproximadamente 120 colaboradores. O “PREPOSTO” da  juntada de documentos ao diagnóstico da Defesa elaborada pelo Departamento Jurídico. 
Empresa de grande porte do ramo de Concessionário Autorizado Volkswagen. 
Folha de Pagamento, 13º Salário, férias, DIRF, RAIS, CAGED, GFIP/SEFIP, GPS, contribuição sindical (patronal e funcionários), escalas de revezamento, adicional noturno, IRRF na fonte, e outros. 

ENCARREGADO DE DEPTº DE PESSOAL
CONSTRUTORA QUEIROZ GALVÃO S/A
set 1987 - fev 1992
Responsável pela Coordenação de Pessoal, realizando toda parte Gerencial e Supervisionando o Operacional, com um quadro de aproximadamente 700 colaboradores.
Empresa de grande porte do ramo de Construção Civil e Terraplanagem.
Folha de Pagamento, 13º Salário, férias, DIRF, RAIS, CAGED, FGTS, GPS, contribuição sindical (patronal e funcionários), escalas de revezamento, adicional noturno, IRRF na fonte, e outros. 

Formação
Gestão em Recursos Humanos
Faculdade Estácio de Sá - FASE
jan 2019 - Atualmente
O curso habilita o aluno a atuar na área de RH em empresas de diferentes portes e ramos de atividade, bem como estimula o seu potencial empreendedor para prestar serviços de RH, especialmente para pequenas e médias empresas.
Ser um profissional autônomo ou integrante de firmas especializadas na prestação de serviços, que não pertence aos quadros da empresa-cliente e lhe presta serviços de natureza temporária, sob demanda específica. Ser especialista na coleta e análise de dados técnicos e estatísticos. Ser membro da própria organização, que, pela natureza da sua função ou por sua notória competência e especialização, é chamado para auxiliar áreas diferentes daquela em que está lotado. Ser Auditor capacitado para verificar a exatidão dos procedimentos no campo do RH. Ser um Gestor de Recursos Humanos para criar verificar a exatidão dos procedimentos no campo do RH. Ser um Gestor de Recursos Humanos para criar laços com clientes e gerar valor por ajudar a converter a estratégia em ação. Ter competência na área de RH e acompanhar ou desenvolver as inovações neste campo. Poderá atuar também como especialista. (CONCLUSÃO EM 12/2020).
Graduação em Direito
Faculdade Estácio de Sá - FASE
jan 2014 - Atualmente
O curso da Estácio é oferecido no grau de bacharelado e dura cinco anos, divididos em dez semestres. A grade curricular equilibra matérias das Ciências Humanas com disciplinas específicas da área jurídica, além de uma boa carga prática.

Nos primeiros períodos ganham destaque os estudos básicos e introdutórios ao universo jurídico, por meio de matérias como Fundamentos das Ciências Sociais, Introdução ao Estudo do Direito e Sociologia Jurídica e Judiciária.

As disciplinas centrais do curso são aquelas que abordam diretamente as várias áreas do Direito: Civil, Penal, Constitucional, do Trabalho, da Criança e do Adolescente, Eleitoral, do Consumidor, Empresarial e Internacional, entre outras.

Um dos diferenciais da Estácio em relação a outras faculdades é o Núcleo de Prática Jurídica (NPJ), setor do curso destinado exclusivamente a administrar e supervisionar os estágios. Esse departamento também presta atendimento jurídico à comunidade, feito pelos alunos, com o apoio e direcionamento dos professores.

A partir do sexto semestre começam as aulas de Prática Simulada, que se estenderão até o final do curso. Nelas, os estudantes entram em contato com casos reais e têm que buscar soluções por meio dos procedimentos jurídicos aprendidos em sala de aula.

Enfim, como último esforço para se formar, os alunos têm que elaborar o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) e apresentá-lo perante uma banca examinadora. (CURSO TRANCADO NO 6º PERÍODO).
Idiomas
Português - Fluente
Informações Adicionais
QUALIFICAÇÃO E ATIVIADADES PROFISSIONAIS
NOVA REFORMA TRABALHISTA – Escola do Legislativo de SERGIPE – FUNDAT – Fundação Municipal de Formação para o Trabalho 
.  E-SOCIAL e EFD–REINF – DIASROSA Consultoria
. CURSO DE DEPARTAMENTO DE PESSOAL – (atualização em Legislação Trabalhista) – Recicle Treinamento Empresarial LTDA.
. LEGISLAÇÃO TRABALHISTA – SEBRAE/SE
. FORMAÇÃO DE GERENTES PARA GESTÃO SISTÊMICA – Anito José Steinbach – Consultoria e Treinamento Empresarial.
. ALTERAÇÕES NA APOSENTADORIA ESPECIAL IN/DC/INSS 78/2002 PPP- Recicle Treinamento Empresarial LTDA.
. SEMINÁRIO ESPECIAL “AS ALTERAÇÕES NA LEGISLAÇÃO PREVIDENCIÁRIA” – AP&T Aperfeiçoamento e Treinamento Empresarial LTDA.
. CURSO DE GFIP/SEFIP – UNISAL Cursos Empresariais.
. CÁLCULOS PRÁTICOS EM ROTINAS TRABALHISTAS – BKR – Lopes, Machado Business Institute.
. E OUTROS.


PERFIL PROFISSIONAL
Sólida experiência na área trabalhista DEPARTAMENTO DE PESSOAL, ocupando cargos gerenciais estratégicos em empresas privadas de Grande Porte. 
Ampla experiência de CLT – (Consolidação das Leis do Trabalho), atuando sempre como “PREPOSTO”. Da juntada de documentos ao diagnóstico da Defesa elaborada pelo Departamento Jurídico. 
Expertise na Legislação Previdenciária, avaliação de Auditoria, elaboração de Defesa, apropriação de custos adicionais para aposentadoria “ESPECIAL” 15, 20 e 25 anos, com os respectivos percentuais de acréscimo (6,00, 9,00 e 12,00%). Com obrigatoriedade de informação do Perfil Profissiográfico Previdenciário (PPP) e GFIP/SEFIP.
Vivência na reestruturação e implantação de processos e sistemas administrativos e financeiros, tais como: migração de folha de pagamento, integração por Centro de Custo com o Departamento Contábil, indicadores de custos desnecessários com o custeio do INSS e Vale-Transporte. Sito, precauções no ato da demissão, multa do Art. 477 (CLT) e Lei 7.238/84 Artº 9º, para não gerar custos ao empregador, e outros.
Conhecimento da NR- 7 (PCMSO – Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional) e (PPRA – Programa de Prevenção de Riscos Ambientais), e NR-5 (CIPA – Comissão Interna de Prevenção de Acidentes).
Elaboração de Cálculos Trabalhistas, Folha de Pagamento, 13º Salário, férias, DIRF, RAIS, CAGED, GFIP/SEFIP, GPS, contribuição sindical (patronal e funcionários), escalas de revezamento, adicional noturno, IRRF na fonte, e outros.
Sucesso em Auditoria Previdenciária, realizada na UNIT – Universidade Tiradentes SS LTDA, em 2007, com quase 10(dez) anos auditada.
Participação em processo de Certificação de ISO pela Discar – Distribuidora de Carros LTDA, Concessionário Autorizado Volkswagen.