Gerente de engenharia

Joã*** ***** (XX anos)
Assessor Chefe de Engenharia - Nacional em SEST - Serviço Social do Transporte
FDC - Fundação Dom Cabral
Brasilia,
Distrito Federal
Este candidato está disposto a se mudar
|
Experiência
Assessor Chefe de Engenharia - Nacional
SEST - Serviço Social do Transporte
mai 2017 - ago 2020
-  Assessor Chefe de Engenharia – reporte à Diretora Executiva Nacional com 13 colaboradores das áreas de engenharia, arquitetura, jurídica e administrativa.
- Principais Atribuições e Atividades Desenvolvidas
Atuação por três anos como responsável nacional da engenharia, liderando a equipe dedicada à manutenção e ampliação da rede de obras em todo Brasil. Dentre as minhas atribuições estavam a estruturação do departamento de engenharia e a administração das obras e contratação de serviços: desde os projetos executivos à execução e fiscalização das obra, portanto, era responsável pelo acompanhamento e controle de custos e prazos; pela padronização dos métodos de trabalho e pelo reporte sistemático dos resultados com fins a subsidiar decisões estratégicas da empresa. 
Como líder, garanti a integração e treinamento da equipe, promovendo a motivação e o comprometimento dos colaboradores.
- Realizações:
- Estruturação do departamento de Engenharia, que permitiu melhorar a análise e padronização dos projetos, reduzindo o custo de contratação da obra em 20%.
- Implantação de sistemas de controles de custos, permitindo acompanhamento constante do valor previsto com valor contratado.
- Desenvolvimento de metodologias e desenho de processos, assegurando eficácia de trabalho.
- Gerenciamento da rotina por meio de reuniões semanais para acompanhamento físico das obras, que resultaram em maior controle de prazo e menor atraso das obras.
- Implementação de 100% da terceirização da área de projeto executivo das reformas das Unidades Operacionais, que permitiu maior agilidade e redução de custos.
- Conhecimento técnico em ferramentas como Microsoft Project, implementado para fazer o acompanhamento físico das obras.
- Construção de 42 filiais distribuídas em todo território nacional e reforma ou ampliação de mais de 55. 
- Elaboração do estudo para implantação de energia renovável solar, com 42 usinas fotovoltaicas com capacidade de 125 KW cada. 
O conjunto destas ações resultou na redução do custo médio da obra padrão de 10MM para 8MM e o prazo médio de 14 meses para 11 meses.
Gerente Regional de Contratos
OAS Empreendimentos S.A
dez 2012 - nov 2016
- Gerente Regional de Contratos DF, RS, BA – reporte ao Diretor de Incorporação com 23 colaboradores das áreas de engenharia, qualidade, arquitetura, segurança do trabalho, administração e 300 colaboradores de produção.
- Principais Atribuições e Atividades Desenvolvidas
Responsável pela Engenharia Regional do Distrito Federal e pelos processos de reestruturação das Regionais dos estados da Bahia e Rio Grande do Sul no período de encerramento de obras dessas unidades.
Fui responsável pelos de empreendimentos residenciais, realizando análises da viabilidade técnica, estimativas de custos, elaboração de cronogramas executivos e de desembolso e avaliação geral para financiamento. Gestão de grande equipe técnica nas três regionais para a execução de empreendimentos residenciais, lojas comerciais e um deck park.
Realizações:
- Gestão de crise no período de intensa exposição midiática da OAS no cenário nacional, garantindo a concentração das equipes e a conclusão das obras em andamento.
- Elaboração de relatórios gerenciais visando melhor planejamento do orçamento.
- Gestão dos subcontratados por meio de reuniões semanais para apresentação de resultados e alinhamento de metas.
- Residencial Liberdade – 7 torres com 957 unidades e um deck park – Edificação executada em sistema Pre Cast com fachada acabada.
- Residencial Max Home e Mall – área total construída 50.500m² em 2 torres com 504 unidades e Mall com 54 lojas.
- Residencial Illuminato Residence – 2 torres com 224 unidades e térreo com 15 lojas.
Diretor Adjunto de Engenharia
Dan Hebert Engenharia S.A
abr 1998 - nov 2012
Comecei como Engenheiro de Campo, na construção dos alojamentos do Complexo Costa do Sauípe e na Construção da Estrutura e revestimento do Hotel Softel Suits, respondendo por todo processo operacional desde a compra de material até entrega final das obras. Tornei-me Gerente de Contratos, atuando numa diversidade de obras de infraestrutura e residenciais, onde era gestor das equipes e relacionamento com clientes, controlando qualidade, custos e prazos. Depois assumi a posição de Diretor Adjunto, onde realizava escopo semelhante para um volume maior de contratos, liderando os Gerentes de Contratos e equipes de planejamento.
Realizações:
- Formação e desenvolvimento de equipes de acordo com perfil das diferentes obras em execução.
- Gestão das interfaces com clientes do setor público e privado, garantindo a renegociação de valores e prazos.
- Implantação de soluções que assegurassem resultados executivo e financeiro das obras com atendimento aos condicionantes ambientais e outras exigências legais.
- Shopping Nova América – RJ: obras da expansão com 3 torres comerciais e 2 decks Parking, área construída de 178.000 m²; Pátio Shopping Marabá – PA: 1 torre de hotel e 1 torre comercial, área construída de 118.000m² para Cliente ParkWay Shoping Center; 
- Edifício Corporate ParkShopping – DF, Residencial Edifício Jardim da Barra – RJ e Retrofit Edifício Manchete – RJ, Residencial Jardim das Paineiras – DF para Cliente Coopanabb.
- Obras de infraestrutura - rede adutora e de distribuição de água do pólo de desenvolvimento JK – Brasília – DF totalizando 26KM e Estação elevatória de esgotos da Vila DVO – Gama – DF.
- Execução das obras de Call Center Brasil Telecom em Campo Grande - MS e Goiânia – GO.

Formação
Gestão Empresarial
FDC - Fundação Dom Cabral
mai 2018 - ago 2019

          
          
Engenharia Civil
UFBA - Universidade Federal da bahia
fev 1992 - out 1997

          
        
Idiomas
Inglês - Intermediário
Informações Adicionais
Cursos e Seminários
Como dimensionar o prazo da obra
Escutatória, Foco e Storytelling
SingulariryU Brasil Summit
Big Data Revolucion no Setor de Transporte
Orçamento para o Sistema S.