Gerente de inteligência de mercado / insights

Gab*** ***** (XX anos)
Gerente de Customer Insights em AP Moller Maersk
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Campinas,
São Paulo
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Experiência
Gerente de Customer Insights
AP Moller Maersk
fev 2020 - nov 2020
Responsável por Pesquisa com Clientes e Inteligência de Mercado para a America Latina
Panamá City, Panamá (Posição Internacional)

• Principal ponto de contato e embaixador regional da Pesquisa de Satisfação e Lealdade, realizada trimestralmente pela Maersk com todos os seus clientes globais. Liderança de todo o processo: comunicação com os principais stakeholders, análise de dados, revisão com os times locais, preparação de relatório e apresentação dos resultados para toda a região. Responsabilidades também incluíam mapeamento e coleta de KPIs e métricas internos para correlação com os resultados da
pesquisa, fortalecendo assim as principais mensagens dos insights.

• Coordenação de outras pesquisas de mercado ad-hoc: criação de questionários online e condução de entrevistas com clientes, gerando insights sobre temas específicos e dando suporte ao departamento de Ativação de Marketing.

• Gerar e consolidar informações para a Newsletter mensal de Inteligência de Mercado da Área, com foco no impacto econômico e comportamental causado pela COVID-19.
Gerente de Consumer Insights e Inteligência de Mercado
Philips Latin America
jan 2018 - jan 2020
Responsável por projetos de Inteligência de Mercado e Pesquisa de Mercado em toda a América Latina:
Panamá City, Panamá (Posição Internacional)

• Gerenciamento de dados de sell-out da concorrência (GfK, Nielsen): criação de dashboards e análises sob demanda para os líderes do negócio e gerentes de categoria, provendo suporte às atividades de forecast e estudos de go-to-market;

• Liderança de Pesquisa de Mercado, sendo o principal ponto de contato para todas as pesquisas de mercado feitas com clientes e consumidores conduzidas na região, incluindo metodogias qualitativas e quantitativas e participação em todas as etapas de pesquisa: identificação de problema, preparação de brief, contato com agências, preparação de questionários e guias e apresentação de resultados.
Especialista em Inteligência de Mercado e Competitiva (Factbase)
Hilti Latin America
jan 2017 - dez 2017
Responsável pela estruturação das iniciativas de Inteligência de Mercado em toda a América Latina:
Panamá City, Panamá (Posição Internacional - Promoção / Expatriação)

• Implementação de um processo de dimensionamento de mercado para todas as unidades de negócio e países relevantes, baseada em dados de importação (estatísticas aduaneiras). Revisão e discussão de forecasts de crescimento de mercado com a matriz;

• Distribuição de insights para a equipe de marketing: coordenação de um sistema de coleta de preços da concorrência com suporte de analistas de marketing locais, criação de newsletter com informações de mercado, macroeconomicas e tendências do setor da construção civil.
Analista de Marketing Estratégico Sênior
Hilti do Brasil Ltda
set 2014 - dez 2016
Responsável por Inteligência de Mercado, Planejamento de Territórios e Plano de Remuneração Variável da equipe de vendas
Barueri, SP

• Coordenação do processo de planejamento de territórios com Gerentes de Vendas regionais, fornecendo informações chave para a criação de novos territórios de venda, otimizados e financeiramente sustentáveis. A atividade também incuía o uso de bases de dados externas com dados de obras de construção civil (Rede de Obras, Neoway);

• Preparação de análises estatísticas em profundidade e ferramentas de simulação para definir diferentes metas de vendas para um novo sistema de remuneração variável da equipe de vendas, trabalhando diretamente com a equipe de liderança sênior da empresa.
Trainee Corporativo
Brinks ePago Tecnologia Ltda
fev 2014 - set 2014
São Paulo, SP

Principais projetos:  
• Reestruturação dos processos de conciliação bancária;  
• Desenvolvimento de um sistema de controle operacional para a principal área de negócio da empresa;  
• Otimização do sistema de crédito;  
• Pesquisa de mercado com usuários de linhas de celular pré-pago.
Estágio em Inteligência Competitiva
Robert Bosch Gmbh
set 2012 - fev 2013
Divisão de Sistemas à Diesel
Stuttgart, Alemanha (Posição Internacional)

Principais atividades:  
• Preparação e distribuição da Newsletter mensal do departamento;  
• Compilar base de dados com informação de inteligência competitiva. Um sistema de busca foi criado em  Excel/VBA. 
Estágio em Inteligência de Mercado
Robert Bosch Ltda
out 2010 - set 2012
Divisão de Ferramentas Elétricas
Campinas, SP

Principais atividades:  
• Suporte das atividades de dimensionamento de mercado e projeções;  
• Monitoramento de competidores e tendências de mercado com dados de importação (comércio exterior).  
Formação
Ciências Econômicas
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
fev 2007 - dez 2013
Campinas, SP
Monografia: “Longevidade e Sobrevivência das Empresas no Brasil”
Idiomas
Inglês - Fluente
Espanhol - Fluente
Alemão - Básico
Informações Adicionais
Cursos Complementares
Modelagem Estatística para Marketing Quantitativo (60h) | Fundação Getúlio Vargas (FGV - EAESP)

Inteligência Competitiva Orientada a Resultados (30h) | Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM)

Marketing & Value Management + Business English (78h) | State Univesity of New York at New Paltz (SUNY)