Gerente de marketing / comunicação / desenvolvimento de negócios

Clé*** *****
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São Paulo
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Experiência
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CLÉLIA DE MARCO

Rua Dr. Antonio da Costa Carvalho, 278 - Apto. 54			Brasileira
Cambuí       13024-050      Campinas, SP				Solteira
Tel.: (19) 99602-2737 - celular						e-mail: clelia.demarco@uol.com.br
        (19) 3368-2715 - residencial					
	

Objetivo: Gerência - Marketing/ Comunicação/ Inteligência de Mercado/ Desenvolvimento de Negócios

Sumário de Qualificações

	Sólida experiência adquirida em empresas de porte, multinacionais e nacionais, dos segmentos: Médico-Hospitalar (Life Sciences/ Healthcare), Farmacêutico, Químico, Embalagens, Pesquisa Desenvolvimento & Inovação, Tecnologia, Financeiro, Serviços e Publicitário.
	
	Vivência em Inteligência de Mercado, na avaliação de Mercado, Produtos e Concorrência, Marketing Estratégico, ferramentas de Marketing, Pesquisa de Mercado, Gestão de Produtos e Marcas (Branding), e em Marketing de Relacionamento, bem como em projetos para o Desenvolvimento de Negócios e Parcerias. Gestão de Portfólio, Processos e P&L com foco em Rentabilidade e Inovação, em estreita colaboração com o time Comercial.

	Atuação em Marketing 360°, integrando comunicação / ações online e offline em todos os canais relevantes, definição de personas, jornada do cliente, funil de vendas, conversão de leads, geração de conteúdos, inbound marketing, blogs, e-books, SEO, Google analytics, Google ads, facebook / linkedin ads, mídias sociais, campanhas de e-mail marketing via mailchimp, análise de métricas, definição e gestão de KPIs, etc.
	
	Experiência em todas as atividades de Comunicação (coordenação em nível nacional): Comunicação Interna – gestão de programas e veículos de Endomarketing: jornal interno, boletins eletrônicos, intranet, portal corporativo, campanhas motivacionais dirigidas a colaboradores, programas de sugestões e incentivos, mural, clipping, revistas, newsletters, etc.; Comunicação Externa – publicidade, plano de mídia, contato com agências, assessoria de imprensa, materiais institucionais, website; Relações com a Mídia; Mídias Sociais; Marketing Digital; Imagem/ Identidade Institucional; Reputação e Gerenciamento de Crises; Marketing Corporativo; Eventos; Responsabilidade Social; Relações com o Governo e a Comunidade, etc.
	
	Vivência internacional em função regional Latam e interface Global, e também para aprimoramento do idioma inglês com cursos sobre negócios e cultura geral. Com os seguintes certificados pela University of Cambridge: Certificate of Proficiency in English – CPE e Certificate in Advanced English – CAE.

	MBA em Marketing (ESPM) e outros cursos: Comunicação Corporativa (FGV), Responsabilidade Social e Planejamento Empresarial (ESPM), Assessoria de Imprensa (SENAC), Curso Intensivo de Marketing Digital (Nova Escola de Marketing), Design Thinking (Weme School), dentre outros.

Idiomas

Inglês: fluente			Espanhol: intermediário			Francês: conhecimentos

Formação Acadêmica

* Pós-graduação: MBA em Marketing - ESPM
* Especialização: Comunicação Corporativa (Corporate Affairs) - FGV
* Intercâmbio Cultural - 9 meses em Cambridge, UK: Ano Acadêmico no Exterior - Curso combinado de língua inglesa e estudos culturais (Negócios, Cultura Britânica,Filosofia, etc.) - EF International School
* Graduação: Letras - Bacharelado e Licenciatura - UNICAMP

Experiência Profissional

2020 - atual 	Equipesca Ind. e Com. Ltda.					Campinas, SP
		(Empresa nacional, soluções em mono e multifilamentos para os segmentos: Pesca, Agronegócios e Urbano)
			- Gestora de Marketing
Atribuições: 
•	Responsável pela gestão de todos os projetos de Marketing da empresa, englobando: comunicação online e offline, campanhas, produtos, lançamento de produtos, inteligência de mercado, marketing digital, marketing de relacionamento e parcerias, etc.


2017 - 2019	CGTI - Centro de Gestão de Tecnologia e Inovação   /   Contrato de prestação de serviços PJ por 
tempo determinado						Campinas, SP
		(Instituto de Ciência e Tecnologia nacional, com foco em Energia, tendo unidades no Sudeste, Nordeste e Norte)
			- Gerente de Relações Institucionais & Projetos
Atribuições:
•	Responsável pela interlocução entre a empresa e seus pesquisadores associados, garantindo a manutenção das parcerias e transparência da comunicação, respondendo diretamente à Diretoria Superintendente.
•	Prospectar novos pesquisadores com potencial tecnológico e/ou poder decisório.
•	Prospectar e gerir parcerias com institutos de ciência e tecnologia, universidades, poder público, e setor privado, para convênios/ cooperação em programas de pesquisa, desenvolvimento e inovação.
•	Fornecer feedback do mercado no que tange às suas expectativas.
•	Gestão de projetos de PD&I com foco em energia e meio ambiente.


2012 - 2016	Ottobock HealthCare						Valinhos, SP
		(Multinacional alemã, líder mundial em soluções de mobilidade como próteses, órteses e cadeiras de rodas)
			- Business Development Manager LATAM
Atribuições:
•	Estratégia regional para a América Latina - Divisão Mobility (Cadeiras de Rodas, além de outros itens de tecnologia assistiva).
•	Apoiar as subsidiárias Latam (Brasil, Argentina, Colômbia e México) na condução e efetivação de negócios, para que elas atinjam as metas de resultados definidas no budget anual e nos planos de médio e longo prazo, ref. vendas e lucratividade/ Ebitda.
•	Identificar demandas do mercado e garantir suporte para novas oportunidades de produtos e negócios na região.
•	Apoiar a Casa Matriz na implementação de projetos corporativos na região, e as subsidiárias na concretização de seus projetos locais relevantes (ex.: Gaps no portfólio Brasil - SUS, abertura dos Mobility Shops no México e Argentina, projeto de seating com parceiro Kamex na Colômbia, difusão dos programas de treinamento Motivation/ OMS, Service Concept).
•	Suportar os Gerentes de Marketing das filiais no que diz respeito a estratégias, materiais de mkt, preços especiais, eventos, demos, treinamentos, promoções, lançamentos de produtos, seu posicionamento, campanhas locais, etc.
•	Participar no desenvolvimento de novos produtos apropriados à realidade local, em conjunto com R&D.
•	Promover a integração entre Gerentes de Produto (Alemanha) e Profissionais de Marketing da América Latina, e a sinergia de esforços na região Latam.
•	Facilitação do processo de comunicação com o Headquarter, atuando na solução de problemas que impactem o dia-a-dia das operações, gargalos, melhores prazos para ordens críticas, situações que gerem desgaste com os clientes, etc.
•	Contribuir para que a pessoa com deficiência possa ter uma melhor qualidade de vida e maiores condições de inclusão e participação na sociedade.


2011 - 2012	Greiner Bio-One Brasil						Americana, SP
		(Holding austríaca, divisão de produtos médico-hospitalares, com presença em mais de 100 países ao redor do mundo)
			- Gerente de Marketing
Atribuições:
•	Gestão de projetos de comunicação: interface com agência; estratégia de posicionamento da marca; elaboração de materiais promocionais (catálogos, folders, flyers), impressos e brindes; anúncios, e-mail mkt e press releases; vídeos e apresentações; website e hot site; mídias sociais; identidade visual; reputação e gerenciamento de crises.
•	Gerenciamento das atividades de levantamento e sistematização dos dados de mercado disponíveis, através do site de importações da Receita Federal, do mapeamento de campo realizado pela força de vendas, de órgãos governamentais, associações, imprensa especializada e players do segmento.
•	Estruturação de banco de dados sobre a concorrência.
•	Coordenação de produtos: avaliação de potencial, registro na ANVISA, lançamento, plano estratégico de ações, promoção, treinamentos, etc.
•	Organização de feiras, eventos, workshops, CRM e outras ações de relacionamento com clientes.
•	Implantação de indicadores de desempenho para o monitoramento e medição de resultados.
•	Participação nas reuniões mensais de planejamento estratégico, utilizando-se da ferramenta Balanced Scorecard, e em projetos globais com a matriz.


2008 - 2011	TRB Pharma Ind. Química e Farmacêutica Ltda.			Campinas, SP
		(Multinacional farmacêutica suíça, com unidades de negócios em diversos países da Europa, América Latina e Ásia)
			- Consultora de Marketing/ Inteligência de Mercado
Atribuições:
•	Análise e divulgação de dados de mercado, relativos a demanda e prescrições, provenientes de auditorias específicas para o mercado farmacêutico, como IMS Health e Close-Up.
•	Análises cruzadas de informações internas e externas disponíveis (vendas/ faturamento, demanda, prescrições, visitação, custos, rentabilidade, concorrência, tendências de mercado, cenários), de modo a obter diagnósticos mais apurados para suportar uma melhor tomada de decisão.
•	Com base nesses dados, planejamento e implementação de ações estratégicas e ajustes táticos específicos para cada linha de produtos (Market Plan).
•	Acompanhamento de índices de desempenho do pessoal de campo (propagandistas), no que diz respeito a visitação e atingimento das metas de demanda e vendas.
•	Definição de políticas de incentivo e premiação à força de vendas.
•	Avaliação de mercados potenciais e novos negócios (proposição de novas regiões de atuação, desativação de Setores improdutivos, reestruturação de configurações territoriais já existentes, análise de novos nichos de mercado).
•	Atualização de Painel Médico ou target de médicos e mensuração do retorno de ações de Marketing (distribuição de amostras grátis, patrocínios, etc.), a partir de dados de prescrições.
•	Ações para alavancagem de vendas e faturamento em conjunto com o time comercial.
•	Integração/ sistematização de dados e elaboração de reports de inteligência de mercado, com o intuito de ajudar a identificar oportunidades, evitar ameaças, antecipar os movimentos da concorrência, operar de modo mais eficaz, redirecionar investimentos, conquistar maior participação nos mercados atuantes e atacar novos mercados, ampliando o escopo de atuação.


2003 - 2007	CCL Label do Brasil						Vinhedo, SP
		(Grupo multinacional canadense, líder global em rótulos e embalagens especializadas, com mais de 45 fábricas no mundo)
			- Coordenadora de Marketing & Comunicação
			- Analista de Marketing
Atribuições:
•	Elaboração e implementação do Plano de Marketing e gerenciamento do seu respectivo orçamento.
•	Coordenação de todas as atividades de Marketing da empresa, envolvendo: mercado - avaliação de mercado, monitoramento da concorrência, prospecção de novos clientes e ações mercadológicas estratégicas envolvendo o mix de marketing, em conjunto com o time Comercial; comunicação - preparação de material institucional, plano de mídia, criação de anúncios, assessoria de imprensa, contato com revistas especializadas, redação do jornal interno da empresa, outras ações de endomarketing (mural, clipping), redação/ coordenação da publicação de periódico ou newsletter com circulação entre clientes; promoções; marketing de relacionamento e programas de fidelização de clientes; projetos - gerenciamento e implementação do projeto do website da empresa, do sistema de mailing, treinamentos - intranet para clientes, e outros; responsabilidade social e projetos ambientais; eventos - coordenação da participação em feiras e outros eventos; planejamento de parcerias e patrocínios; pesquisa de mercado; coordenação do programa de visitas à fábrica (nacionais e internacionais); acompanhamento dos processos de marcas e patentes, etc.


1998 - 2002	Hewlett Packard Brasil S. A. (HP) /				Barueri, SP
		Philips Medical Systems Ltda.  (fusão na Área Médica)
		(Empresas multinacionais de Tecnologia/ Informática - produtos: equipamentos médico-hospitalares)
			- Analista Marketing/ Comercial
			- Staff de Vendas
Atribuições:
•	Avaliação de mercado, produtos e monitoramento da concorrência.
•	Marketing de relacionamento, marketing direto e fidelização de clientes.
•	Marketing estratégico/ inteligência de mercado.
•	Lançamento de novos produtos.
•	Negociação de estratégias de preços e descontos com a matriz.
•	Gestão de produtos e marcas (componentes: preço, promoção, distribuição, comunicação; ciclo de vida).
•	Estabelecimento de parcerias com outros fornecedores, a fim de oferecer soluções completas aos clientes.
•	Coordenação de projetos do Núcleo de Marcom (Marketing & Comunicação).
•	Coordenação de projetos junto ao Governo.
•	Preparação de todo o processo para participação em Concorrências Públicas, desde a análise do edital, elaboração da documentação de habilitação e propostas técnica  e comercial.
•	Gerenciamento e implementação de contratos.
•	Atividades de pré e pós-vendas: atendimento ao cliente, objetivando divulgar produtos e serviços, estabelecer/amadurecer vínculos, efetivar vendas, checar pós-vendas e gerar lealdade nas recompras.
•	Suporte ao Gerente de Vendas e Marketing, Gerentes de Produto, Representantes de Vendas e Canais de Distribuição, na condução e efetivação de negócios.
•	Elaboração de propostas de vendas, forecast e relatórios gerenciais.
•	Elaboração e divulgação de catálogos técnicos e comerciais.
•	Participação em feiras, congressos, simpósios e outros eventos.
•	Processos regulatórios - montagem de processos documentais enviados à Secretaria de Vigilância Sanitária (ANVISA), para obtenção de registros de produtos junto ao Ministério da Saúde.
•	Desenvolvimento de projeto em conjunto com o Development Finance International Inc. - DFI (empresa de consultoria para a HP, na área de financiamentos internacionais, com sede em Washington), além de interface com o Americas Marketing Center, fábricas da HP Company (matriz em MA - USA), Jurídico e departamentos administrativos de importação e processamento de ordens.


1997 - 1998	Clariant S.A.	(trabalho temporário)				Monte Mor, SP
		(Empresa multinacional do ramo Químico)
			- Assistente de Marketing
Atribuições:
•	Negociação e acompanhamento de pedidos de importação, envolvendo clientes no Brasil, a Clariant Brasil e fornecedores do Grupo Clariant Corporation  nos Estados Unidos, Itália, França e Alemanha.
•	Otimização de processos.
•	Assistência gerencial à equipe de Marketing.



1991 - 1997	BankBoston							São Paulo, SP
		(Instituição Financeira estrangeira - Banco de Varejo)
			- Assessora de Marketing
Atribuições:
•	Elaboração e divulgação de comunicados oficiais relativos a produtos, serviços, processos ou de caráter institucional/ corporativo às agências de todo o Brasil (atividade de Comunicação Interna ou Endomarketing – coordenação/ nível nacional).
•	Coordenação do produto Swap ou Transferência Internacional de Reais - que consiste em remessa de dinheiro do ou para o país, por parte de grandes empresas dos segmentos Corporate e Large Corporate e suas coligadas (como Mc Donald´s, IBM, Warner, Paris Filmes, Fox Filmes, etc.) a título de empréstimo, remessas de dividendos, direitos autorais, etc., através da análise de documentos e de contatos diários com a matriz em Boston, com as sucursais em Nassau e no Uruguai e com as filiais do Banco em todo o Brasil.
•	Preparação de relatórios gerenciais sobre estatísticas de produtividade (volumes x recursos).



1991 - 1991	Portal Publicidade						Campinas, SP
		(Empresa nacional - Agência de Publicidade e Propaganda)
			- Assistente de Redação
			- Revisora de Textos
Atribuições:
(Departamento de Criação)
•	Redação e revisão de textos publicitários.
•	Participação na criação de campanhas, anúncios e material promocional.



Cursos de Aperfeiçoamento

	Comunicação Corporativa (Corporate Affairs) - FGV
	Curso Intensivo de Marketing Digital - Nova Escola de Marketing
	Design Thinking - Weme School
	Responsabilidade Social e Planejamento Empresarial - ESPM
	Assessoria de Imprensa - SENAC
	Eficácia no Relacionamento com Clientes - Pró Recursos Humanos
	Técnicas de Negociação - Creative Consultores
	Formação em Vendas para o Governo - RHS Licitações
	Espanhol - aulas individuais (2 anos)
	Paisagismo - ProArte
	Programa de Desenvolvimento Organizacional PDO Liderança - Instituto Holloz
	First Things First- Definindo Prioridades em um Mundo sem Tempo - RM Intl. Consulting and Training
	TQC - (Total Quality Control) Skills Simulation - Quality Assessoria Empresarial
	TEG - Trabalho em Grupo - Pró Recursos Humanos
	TEAL - Treinamento para Executivos ao Ar Livre - Dinsmore Associates
	APTD - Análise de Problemas e Tomada de Decisões - Proação Consultoria
	Winning with PMD Solutions (treinamento sobre produtos médicos HP, na matriz ) - MA, USA
	Missão comercial, organizada pelo UK Trade & Investment - British Council, para visita à feira de embalagens e equipamentos PPMA Show, com agenda de negócios e reuniões externas - Birmingham, UK
	Redação de Relatórios - Capex & Banco de Boston
	Riscos Operacionais - Banco de Boston
Formação
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Formação Acadêmica

* Pós-graduação: MBA em Marketing - ESPM
* Especialização: Comunicação Corporativa (Corporate Affairs) - FGV
* Intercâmbio Cultural - 9 meses em Cambridge, UK: Ano Acadêmico no Exterior - Curso combinado de língua inglesa e estudos culturais (Negócios, Cultura Britânica,Filosofia, etc.) - EF International School
* Graduação: Letras - Bacharelado e Licenciatura - UNICAMP


Cursos de Aperfeiçoamento

	Curso Intensivo de Marketing Digital - Nova Escola de Marketing
	Design Thinking - Weme School
	Comunicação Corporativa (Corporate Affairs) - FGV
	Curso Intensivo de Marketing Digital - Nova Escola de Marketing
	Design Thinking - Weme School
	Responsabilidade Social e Planejamento Empresarial - ESPM
	Assessoria de Imprensa - SENAC
	Eficácia no Relacionamento com Clientes - Pró Recursos Humanos
	Técnicas de Negociação - Creative Consultores
	Formação em Vendas para o Governo - RHS Licitações
	Espanhol - aulas individuais (2 anos)
	Paisagismo - ProArte
	Programa de Desenvolvimento Organizacional PDO Liderança - Instituto Holloz
	First Things First- Definindo Prioridades em um Mundo sem Tempo - RM Intl. Consulting and Training
	TQC - (Total Quality Control) Skills Simulation - Quality Assessoria Empresarial
	TEG - Trabalho em Grupo - Pró Recursos Humanos
	TEAL - Treinamento para Executivos ao Ar Livre - Dinsmore Associates
	APTD - Análise de Problemas e Tomada de Decisões - Proação Consultoria
	Winning with PMD Solutions (treinamento sobre produtos médicos HP, na matriz ) - MA, USA
	Missão comercial, organizada pelo UK Trade & Investment - British Council, para visita à feira de embalagens e equipamentos PPMA Show, com agenda de negócios e reuniões externas - Birmingham, UK
	Redação de Relatórios - Capex & Banco de Boston
	Riscos Operacionais - Banco de Boston
Idiomas
Inglês - Fluente
Espanhol - Avançado
Francês - Intermediário