Gerente de marketing / comunicação / desenvolvimento de negócios
Clé*** *****
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São Paulo
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Experiência
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CLÉLIA DE MARCO Rua Dr. Antonio da Costa Carvalho, 278 - Apto. 54 Brasileira Cambuí 13024-050 Campinas, SP Solteira Tel.: (19) 99602-2737 - celular e-mail: clelia.demarco@uol.com.br (19) 3368-2715 - residencial Objetivo: Gerência - Marketing/ Comunicação/ Inteligência de Mercado/ Desenvolvimento de Negócios Sumário de Qualificações Sólida experiência adquirida em empresas de porte, multinacionais e nacionais, dos segmentos: Médico-Hospitalar (Life Sciences/ Healthcare), Farmacêutico, Químico, Embalagens, Pesquisa Desenvolvimento & Inovação, Tecnologia, Financeiro, Serviços e Publicitário. Vivência em Inteligência de Mercado, na avaliação de Mercado, Produtos e Concorrência, Marketing Estratégico, ferramentas de Marketing, Pesquisa de Mercado, Gestão de Produtos e Marcas (Branding), e em Marketing de Relacionamento, bem como em projetos para o Desenvolvimento de Negócios e Parcerias. Gestão de Portfólio, Processos e P&L com foco em Rentabilidade e Inovação, em estreita colaboração com o time Comercial. Atuação em Marketing 360°, integrando comunicação / ações online e offline em todos os canais relevantes, definição de personas, jornada do cliente, funil de vendas, conversão de leads, geração de conteúdos, inbound marketing, blogs, e-books, SEO, Google analytics, Google ads, facebook / linkedin ads, mídias sociais, campanhas de e-mail marketing via mailchimp, análise de métricas, definição e gestão de KPIs, etc. Experiência em todas as atividades de Comunicação (coordenação em nível nacional): Comunicação Interna – gestão de programas e veículos de Endomarketing: jornal interno, boletins eletrônicos, intranet, portal corporativo, campanhas motivacionais dirigidas a colaboradores, programas de sugestões e incentivos, mural, clipping, revistas, newsletters, etc.; Comunicação Externa – publicidade, plano de mídia, contato com agências, assessoria de imprensa, materiais institucionais, website; Relações com a Mídia; Mídias Sociais; Marketing Digital; Imagem/ Identidade Institucional; Reputação e Gerenciamento de Crises; Marketing Corporativo; Eventos; Responsabilidade Social; Relações com o Governo e a Comunidade, etc. Vivência internacional em função regional Latam e interface Global, e também para aprimoramento do idioma inglês com cursos sobre negócios e cultura geral. Com os seguintes certificados pela University of Cambridge: Certificate of Proficiency in English – CPE e Certificate in Advanced English – CAE. MBA em Marketing (ESPM) e outros cursos: Comunicação Corporativa (FGV), Responsabilidade Social e Planejamento Empresarial (ESPM), Assessoria de Imprensa (SENAC), Curso Intensivo de Marketing Digital (Nova Escola de Marketing), Design Thinking (Weme School), dentre outros. Idiomas Inglês: fluente Espanhol: intermediário Francês: conhecimentos Formação Acadêmica * Pós-graduação: MBA em Marketing - ESPM * Especialização: Comunicação Corporativa (Corporate Affairs) - FGV * Intercâmbio Cultural - 9 meses em Cambridge, UK: Ano Acadêmico no Exterior - Curso combinado de língua inglesa e estudos culturais (Negócios, Cultura Britânica,Filosofia, etc.) - EF International School * Graduação: Letras - Bacharelado e Licenciatura - UNICAMP Experiência Profissional 2020 - atual Equipesca Ind. e Com. Ltda. Campinas, SP (Empresa nacional, soluções em mono e multifilamentos para os segmentos: Pesca, Agronegócios e Urbano) - Gestora de Marketing Atribuições: • Responsável pela gestão de todos os projetos de Marketing da empresa, englobando: comunicação online e offline, campanhas, produtos, lançamento de produtos, inteligência de mercado, marketing digital, marketing de relacionamento e parcerias, etc. 2017 - 2019 CGTI - Centro de Gestão de Tecnologia e Inovação / Contrato de prestação de serviços PJ por tempo determinado Campinas, SP (Instituto de Ciência e Tecnologia nacional, com foco em Energia, tendo unidades no Sudeste, Nordeste e Norte) - Gerente de Relações Institucionais & Projetos Atribuições: • Responsável pela interlocução entre a empresa e seus pesquisadores associados, garantindo a manutenção das parcerias e transparência da comunicação, respondendo diretamente à Diretoria Superintendente. • Prospectar novos pesquisadores com potencial tecnológico e/ou poder decisório. • Prospectar e gerir parcerias com institutos de ciência e tecnologia, universidades, poder público, e setor privado, para convênios/ cooperação em programas de pesquisa, desenvolvimento e inovação. • Fornecer feedback do mercado no que tange às suas expectativas. • Gestão de projetos de PD&I com foco em energia e meio ambiente. 2012 - 2016 Ottobock HealthCare Valinhos, SP (Multinacional alemã, líder mundial em soluções de mobilidade como próteses, órteses e cadeiras de rodas) - Business Development Manager LATAM Atribuições: • Estratégia regional para a América Latina - Divisão Mobility (Cadeiras de Rodas, além de outros itens de tecnologia assistiva). • Apoiar as subsidiárias Latam (Brasil, Argentina, Colômbia e México) na condução e efetivação de negócios, para que elas atinjam as metas de resultados definidas no budget anual e nos planos de médio e longo prazo, ref. vendas e lucratividade/ Ebitda. • Identificar demandas do mercado e garantir suporte para novas oportunidades de produtos e negócios na região. • Apoiar a Casa Matriz na implementação de projetos corporativos na região, e as subsidiárias na concretização de seus projetos locais relevantes (ex.: Gaps no portfólio Brasil - SUS, abertura dos Mobility Shops no México e Argentina, projeto de seating com parceiro Kamex na Colômbia, difusão dos programas de treinamento Motivation/ OMS, Service Concept). • Suportar os Gerentes de Marketing das filiais no que diz respeito a estratégias, materiais de mkt, preços especiais, eventos, demos, treinamentos, promoções, lançamentos de produtos, seu posicionamento, campanhas locais, etc. • Participar no desenvolvimento de novos produtos apropriados à realidade local, em conjunto com R&D. • Promover a integração entre Gerentes de Produto (Alemanha) e Profissionais de Marketing da América Latina, e a sinergia de esforços na região Latam. • Facilitação do processo de comunicação com o Headquarter, atuando na solução de problemas que impactem o dia-a-dia das operações, gargalos, melhores prazos para ordens críticas, situações que gerem desgaste com os clientes, etc. • Contribuir para que a pessoa com deficiência possa ter uma melhor qualidade de vida e maiores condições de inclusão e participação na sociedade. 2011 - 2012 Greiner Bio-One Brasil Americana, SP (Holding austríaca, divisão de produtos médico-hospitalares, com presença em mais de 100 países ao redor do mundo) - Gerente de Marketing Atribuições: • Gestão de projetos de comunicação: interface com agência; estratégia de posicionamento da marca; elaboração de materiais promocionais (catálogos, folders, flyers), impressos e brindes; anúncios, e-mail mkt e press releases; vídeos e apresentações; website e hot site; mídias sociais; identidade visual; reputação e gerenciamento de crises. • Gerenciamento das atividades de levantamento e sistematização dos dados de mercado disponíveis, através do site de importações da Receita Federal, do mapeamento de campo realizado pela força de vendas, de órgãos governamentais, associações, imprensa especializada e players do segmento. • Estruturação de banco de dados sobre a concorrência. • Coordenação de produtos: avaliação de potencial, registro na ANVISA, lançamento, plano estratégico de ações, promoção, treinamentos, etc. • Organização de feiras, eventos, workshops, CRM e outras ações de relacionamento com clientes. • Implantação de indicadores de desempenho para o monitoramento e medição de resultados. • Participação nas reuniões mensais de planejamento estratégico, utilizando-se da ferramenta Balanced Scorecard, e em projetos globais com a matriz. 2008 - 2011 TRB Pharma Ind. Química e Farmacêutica Ltda. Campinas, SP (Multinacional farmacêutica suíça, com unidades de negócios em diversos países da Europa, América Latina e Ásia) - Consultora de Marketing/ Inteligência de Mercado Atribuições: • Análise e divulgação de dados de mercado, relativos a demanda e prescrições, provenientes de auditorias específicas para o mercado farmacêutico, como IMS Health e Close-Up. • Análises cruzadas de informações internas e externas disponíveis (vendas/ faturamento, demanda, prescrições, visitação, custos, rentabilidade, concorrência, tendências de mercado, cenários), de modo a obter diagnósticos mais apurados para suportar uma melhor tomada de decisão. • Com base nesses dados, planejamento e implementação de ações estratégicas e ajustes táticos específicos para cada linha de produtos (Market Plan). • Acompanhamento de índices de desempenho do pessoal de campo (propagandistas), no que diz respeito a visitação e atingimento das metas de demanda e vendas. • Definição de políticas de incentivo e premiação à força de vendas. • Avaliação de mercados potenciais e novos negócios (proposição de novas regiões de atuação, desativação de Setores improdutivos, reestruturação de configurações territoriais já existentes, análise de novos nichos de mercado). • Atualização de Painel Médico ou target de médicos e mensuração do retorno de ações de Marketing (distribuição de amostras grátis, patrocínios, etc.), a partir de dados de prescrições. • Ações para alavancagem de vendas e faturamento em conjunto com o time comercial. • Integração/ sistematização de dados e elaboração de reports de inteligência de mercado, com o intuito de ajudar a identificar oportunidades, evitar ameaças, antecipar os movimentos da concorrência, operar de modo mais eficaz, redirecionar investimentos, conquistar maior participação nos mercados atuantes e atacar novos mercados, ampliando o escopo de atuação. 2003 - 2007 CCL Label do Brasil Vinhedo, SP (Grupo multinacional canadense, líder global em rótulos e embalagens especializadas, com mais de 45 fábricas no mundo) - Coordenadora de Marketing & Comunicação - Analista de Marketing Atribuições: • Elaboração e implementação do Plano de Marketing e gerenciamento do seu respectivo orçamento. • Coordenação de todas as atividades de Marketing da empresa, envolvendo: mercado - avaliação de mercado, monitoramento da concorrência, prospecção de novos clientes e ações mercadológicas estratégicas envolvendo o mix de marketing, em conjunto com o time Comercial; comunicação - preparação de material institucional, plano de mídia, criação de anúncios, assessoria de imprensa, contato com revistas especializadas, redação do jornal interno da empresa, outras ações de endomarketing (mural, clipping), redação/ coordenação da publicação de periódico ou newsletter com circulação entre clientes; promoções; marketing de relacionamento e programas de fidelização de clientes; projetos - gerenciamento e implementação do projeto do website da empresa, do sistema de mailing, treinamentos - intranet para clientes, e outros; responsabilidade social e projetos ambientais; eventos - coordenação da participação em feiras e outros eventos; planejamento de parcerias e patrocínios; pesquisa de mercado; coordenação do programa de visitas à fábrica (nacionais e internacionais); acompanhamento dos processos de marcas e patentes, etc. 1998 - 2002 Hewlett Packard Brasil S. A. (HP) / Barueri, SP Philips Medical Systems Ltda. (fusão na Área Médica) (Empresas multinacionais de Tecnologia/ Informática - produtos: equipamentos médico-hospitalares) - Analista Marketing/ Comercial - Staff de Vendas Atribuições: • Avaliação de mercado, produtos e monitoramento da concorrência. • Marketing de relacionamento, marketing direto e fidelização de clientes. • Marketing estratégico/ inteligência de mercado. • Lançamento de novos produtos. • Negociação de estratégias de preços e descontos com a matriz. • Gestão de produtos e marcas (componentes: preço, promoção, distribuição, comunicação; ciclo de vida). • Estabelecimento de parcerias com outros fornecedores, a fim de oferecer soluções completas aos clientes. • Coordenação de projetos do Núcleo de Marcom (Marketing & Comunicação). • Coordenação de projetos junto ao Governo. • Preparação de todo o processo para participação em Concorrências Públicas, desde a análise do edital, elaboração da documentação de habilitação e propostas técnica e comercial. • Gerenciamento e implementação de contratos. • Atividades de pré e pós-vendas: atendimento ao cliente, objetivando divulgar produtos e serviços, estabelecer/amadurecer vínculos, efetivar vendas, checar pós-vendas e gerar lealdade nas recompras. • Suporte ao Gerente de Vendas e Marketing, Gerentes de Produto, Representantes de Vendas e Canais de Distribuição, na condução e efetivação de negócios. • Elaboração de propostas de vendas, forecast e relatórios gerenciais. • Elaboração e divulgação de catálogos técnicos e comerciais. • Participação em feiras, congressos, simpósios e outros eventos. • Processos regulatórios - montagem de processos documentais enviados à Secretaria de Vigilância Sanitária (ANVISA), para obtenção de registros de produtos junto ao Ministério da Saúde. • Desenvolvimento de projeto em conjunto com o Development Finance International Inc. - DFI (empresa de consultoria para a HP, na área de financiamentos internacionais, com sede em Washington), além de interface com o Americas Marketing Center, fábricas da HP Company (matriz em MA - USA), Jurídico e departamentos administrativos de importação e processamento de ordens. 1997 - 1998 Clariant S.A. (trabalho temporário) Monte Mor, SP (Empresa multinacional do ramo Químico) - Assistente de Marketing Atribuições: • Negociação e acompanhamento de pedidos de importação, envolvendo clientes no Brasil, a Clariant Brasil e fornecedores do Grupo Clariant Corporation nos Estados Unidos, Itália, França e Alemanha. • Otimização de processos. • Assistência gerencial à equipe de Marketing. 1991 - 1997 BankBoston São Paulo, SP (Instituição Financeira estrangeira - Banco de Varejo) - Assessora de Marketing Atribuições: • Elaboração e divulgação de comunicados oficiais relativos a produtos, serviços, processos ou de caráter institucional/ corporativo às agências de todo o Brasil (atividade de Comunicação Interna ou Endomarketing – coordenação/ nível nacional). • Coordenação do produto Swap ou Transferência Internacional de Reais - que consiste em remessa de dinheiro do ou para o país, por parte de grandes empresas dos segmentos Corporate e Large Corporate e suas coligadas (como Mc Donald´s, IBM, Warner, Paris Filmes, Fox Filmes, etc.) a título de empréstimo, remessas de dividendos, direitos autorais, etc., através da análise de documentos e de contatos diários com a matriz em Boston, com as sucursais em Nassau e no Uruguai e com as filiais do Banco em todo o Brasil. • Preparação de relatórios gerenciais sobre estatísticas de produtividade (volumes x recursos). 1991 - 1991 Portal Publicidade Campinas, SP (Empresa nacional - Agência de Publicidade e Propaganda) - Assistente de Redação - Revisora de Textos Atribuições: (Departamento de Criação) • Redação e revisão de textos publicitários. • Participação na criação de campanhas, anúncios e material promocional. Cursos de Aperfeiçoamento Comunicação Corporativa (Corporate Affairs) - FGV Curso Intensivo de Marketing Digital - Nova Escola de Marketing Design Thinking - Weme School Responsabilidade Social e Planejamento Empresarial - ESPM Assessoria de Imprensa - SENAC Eficácia no Relacionamento com Clientes - Pró Recursos Humanos Técnicas de Negociação - Creative Consultores Formação em Vendas para o Governo - RHS Licitações Espanhol - aulas individuais (2 anos) Paisagismo - ProArte Programa de Desenvolvimento Organizacional PDO Liderança - Instituto Holloz First Things First- Definindo Prioridades em um Mundo sem Tempo - RM Intl. Consulting and Training TQC - (Total Quality Control) Skills Simulation - Quality Assessoria Empresarial TEG - Trabalho em Grupo - Pró Recursos Humanos TEAL - Treinamento para Executivos ao Ar Livre - Dinsmore Associates APTD - Análise de Problemas e Tomada de Decisões - Proação Consultoria Winning with PMD Solutions (treinamento sobre produtos médicos HP, na matriz ) - MA, USA Missão comercial, organizada pelo UK Trade & Investment - British Council, para visita à feira de embalagens e equipamentos PPMA Show, com agenda de negócios e reuniões externas - Birmingham, UK Redação de Relatórios - Capex & Banco de Boston Riscos Operacionais - Banco de Boston
Formação
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Formação Acadêmica * Pós-graduação: MBA em Marketing - ESPM * Especialização: Comunicação Corporativa (Corporate Affairs) - FGV * Intercâmbio Cultural - 9 meses em Cambridge, UK: Ano Acadêmico no Exterior - Curso combinado de língua inglesa e estudos culturais (Negócios, Cultura Britânica,Filosofia, etc.) - EF International School * Graduação: Letras - Bacharelado e Licenciatura - UNICAMP Cursos de Aperfeiçoamento Curso Intensivo de Marketing Digital - Nova Escola de Marketing Design Thinking - Weme School Comunicação Corporativa (Corporate Affairs) - FGV Curso Intensivo de Marketing Digital - Nova Escola de Marketing Design Thinking - Weme School Responsabilidade Social e Planejamento Empresarial - ESPM Assessoria de Imprensa - SENAC Eficácia no Relacionamento com Clientes - Pró Recursos Humanos Técnicas de Negociação - Creative Consultores Formação em Vendas para o Governo - RHS Licitações Espanhol - aulas individuais (2 anos) Paisagismo - ProArte Programa de Desenvolvimento Organizacional PDO Liderança - Instituto Holloz First Things First- Definindo Prioridades em um Mundo sem Tempo - RM Intl. Consulting and Training TQC - (Total Quality Control) Skills Simulation - Quality Assessoria Empresarial TEG - Trabalho em Grupo - Pró Recursos Humanos TEAL - Treinamento para Executivos ao Ar Livre - Dinsmore Associates APTD - Análise de Problemas e Tomada de Decisões - Proação Consultoria Winning with PMD Solutions (treinamento sobre produtos médicos HP, na matriz ) - MA, USA Missão comercial, organizada pelo UK Trade & Investment - British Council, para visita à feira de embalagens e equipamentos PPMA Show, com agenda de negócios e reuniões externas - Birmingham, UK Redação de Relatórios - Capex & Banco de Boston Riscos Operacionais - Banco de Boston
Idiomas
Inglês - Fluente
Espanhol - Avançado
Francês - Intermediário
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