Gerente de projetos / scrum master / escritório de projetos (pmo)

Ric*** ***** (XX anos)
Gerente de Projetos em Cast Informática – Cast Group
Fundação Vanzolini - Escola Politécnica – Universidade de São Paulo - USP.
São Paulo,
São Paulo
|
Experiência
Gerente de Projetos
Cast Informática – Cast Group
mar 2015 - out 2020
Gestão de Projetos de Infraestrutura:

 Implantação e migração de bancos de dados (Oracle, SQL Server, Sybase, etc.);
 Estruturação da arquitetura de software baseada em Ambientes Linux e Windows;
 Reformulação do Datacenter;
 Atualização dos sistemas de segurança com a implantação de novos firewalls, proxies e melhoria das políticas de segurança;
 Implantação de ferramenta de comunicação unificada integrando os serviços de mensagens instantâneas, informações de presença, telefonia IP, videoconferência e controle de chamadas aumentando a produtividade das equipes;

Gestão de Projetos - Metodologia Ágil:

 Desenvolvimento Ágil utilizando metodologias baseadas em Scrum e Kanban;
 Construção e modificação de aplicações do Setor Governo;
 Gestão de Identidade;
 Melhoria do acesso do contribuinte aos serviços;
Gerente de Projetos
HP Enterprise Services – EDS Brasil (adquirida pela CSC), TIVIT e Consultoria
set 2006 - fev 2015
 PMO do projeto Novo Internet Banking do Bradesco, definição do escopo, indicadores de performance da carteira de projetos, negociação e priorização dos projetos conforme solicitação dos gestores de negócios junto às áreas de desenvolvimento.
 Administrar a carteira do cliente Orange, inclusive a gestão técnica e financeira e fornecer outsourcing de serviços de telecomunicações em todo o Brasil.
 Reporte ao Diretor de Serviços e Operações.
 Gerente de Projetos em programa voltado para o cliente Telefônica (atual Vivo), operadora de telecomunicações líder em seu segmento.
 Gestão de projetos offshore para o Bank of America localizado nos Estados Unidos.
 Atuar na governança do PMO gerando indicadores de desempenho dos projetos.
Engenheiro de Telecomunicações
Ericsson do Brasil, Alcatel Telecom e Schmid Telecom
jan 1998 - abr 2006
 Implantação da infraestrutura de telecomunicações da UOL-Diveo (atual Compasso e UD);
 Venda de soluções de telecomunicações, planejamento, desenho e implantação;
 Estabelecimento de acordo de SLA (Service Level Agreement) com as responsabilidades e obrigações entre fornecedor e cliente;
 Reuniões em Estocolmo - Suécia
Formação
Pós-graduação em gestão de projetos
Fundação Vanzolini - Escola Politécnica – Universidade de São Paulo - USP.
mar 2003 - mar 2005
Especialização em Gestão de Projetos - Metodologia baseada no PMBOK – PMI (Project Management Institute)
Engenharia Elétrica com ênfase em Eletrônica
Universidade São Judas Tadeu.
jan 1990 - dez 1997

          
        
Idiomas
Inglês - Avançado
Informações Adicionais
PRINCIPAIS COMPETÊNCIAS
Experiência de mais de 10 anos em Gestão de Projetos – Tecnologia da Informação;
Atuação em Gerenciamento de Portfólio e Projetos (PPM), Escritório de Projetos (PMO) e Infraestrutura;
Metodologias Ágeis;
Passagem por empresas dos segmentos de Telecomunicações, Corporativo, Financeiro e Governo;
Priorização e condução de projetos baseado no Plano Estratégico da Empresa;
Criação de métricas e Gestão do Nível de Serviços (SLA) acordado com o cliente;
Administração de conflitos e habilidade no relacionamento interpessoal;
Apresentação da saúde dos projetos e dos indicadores de desempenho (KPIs) ao Comitê Executivo;
Implementação de Metodologia de Gestão de Projetos com base nas melhores práticas de mercado;
Proficiência em MS-Office, MS-Project (EPM), Visio, etc.;
Experiência internacional: reuniões, cursos e consultoria.
EXPERIÊNCIA INTERNACIONAL
Suécia: Viagem à Ericsson com o objetivo de definir solução de telecomunicações que resultaram na venda de novo projeto. Condução de reuniões entre o staff da Ericsson e do cliente para a implantação de infraestrutura específica de telecomunicações.
Argentina: Consultoria para a Diveo para consultoria e análise da rede de telecomunicações resultando em estabilidade da rede e satisfação do cliente.
Estados Unidos: Diversos cursos de atualização profissional pela Ericsson e Alcatel.