Gerente de tesouraria ou financeiro

Ros*** ***** (XX anos)
Gerente de Tesouraria em Aliança Navegação e Logística Ltda/Hamburg Süd (Grupo Maersk)
FIA - Fundação Instituto de Administração (USP)
São Paulo,
São Paulo
|
Experiência
Gerente de Tesouraria
Aliança Navegação e Logística Ltda/Hamburg Süd (Grupo Maersk)
dez 2014 - mai 2020
Multinacional alemã/dinamarquesa do setor de navegação e logística. 

Gerente de Tesouraria  (01/2019 à 05/2020) - Reporte ao Diretor Financeiro. 
•	Gerenciamento do fluxo de caixa de todas as companhias Hamburg Süd no Brasil, contemplando a análise de possíveis desvios do orçado versus realizado e respectiva tomada de decisão e otimização dos recursos excedentes através de Investimentos ou antecipação de liquidações parciais ou totais de compromissos internacionais, tais como Intercompany Loans, cumprindo a meta de caixa mínimo no Brasil, determinada pela Dinamarca.
•	Negociação e implantação de operações financeiras corporativas como Leasing Financeiro, CDC – Crédito Direto ao Consumidor, etc., com negociação e renovação de limites de crédito junto às instituições financeiras.
•	Estudos, cotações e recomendações ao Board de alternativas de Hedge (derivativos), de Fundos de Investimentos, Finame (BNDES), Sales Lease Back e Working Capital.
•	Proposição e implantação de novos projetos financeiros e bancários e melhorias de processos, com savings monetários e eficácia em temas prioritários, envolvendo as lideranças pares e respectivos times operacionais.

- Responsável por um analista sênior, um analista pleno, um analista júnior e dois assistentes financeiros e pela carteira de câmbio anual de USD 2.5 BI, o Contas a Pagar por BRL 130.0 MM e uma carteira de investimentos mensal de em torno BRL 80.0 MM. 

Principais Resultados: 
•	Negociação e contratação de operações de Leasing Financeiro de Caminhões e Carretas para o segmento intermodal, no total de BRL 20.0 MM, com prazo de 05 anos, à taxa competitiva de 10,7% a.a., quando o mercado praticava taxas em torno de 13,0% a.a.; 
•	Obtenção junto a banco parceiro de Portal sistêmico de Cobrança, para uma Carteira de Recebíveis locais de BRL 320 MM (anuais), resultando em extratos diários Intraday a custo zero (recebidos de hora em hora para a confirmação de créditos), permitindo a liberação dos conhecimentos de embarque - Bill of Lading no mesmo dia e desta forma, beneficiando aos clientes com o desembaraço de suas cargas com muito maior agilidade.

Coordenadora Pleno e Sênior (12/2014 à 12/2018) - Reporte ao Diretor Financeiro. 
•	Responsável pelas operações cambiais da Aliança e Hamburg Süd Brasil:  enquadramento (código e natureza), de acordo aos regulamentos do Banco Central do Brasil e respectiva tributação incidente, conforme normativos da Receita Federal, bem como pela cotação e efetivação das operações cambiais junto aos bancos.
•	Estruturação de operações com clientes e fornecedores internacionais, sediados, localizados ou que possuíssem relações com países com embargos comerciais, políticos e/ou econômicos ou ainda, com restrições de compliance internacional (tais como Irã, Cuba, Bielorrússia, Estônia, Lituânia, etc.), determinadas e impostas pela OFAC – Office of Foreign Assets Control do Departamento de Tesouro dos EUA, através da viabilização das mesmas em EUR (e não em USD), com bancos europeus, desde que comprovada de fato, nenhuma das situações apontadas pela OFAC.  
•	Atendimento às Auditorias internas e externas.
Principais Resultados: 
•	Desenvolvimento e implantação de metodologia de medições de Performance Cambial e de Performance de Aplicações, alinhadas com as metas organizacionais, resultando respectivamente em savings anuais entre BRL 1.5 MM e BRL 2.0 MM no câmbio e com obtenção de taxas de rentabilidade de 98,4% do CDI para o CDB com liquidez imediata, enquanto o mercado praticava para estas condições, no máximo 95,0% do CDI;
•	Viabilização e implantação de processo de entrega de numerários em espécie on board dos navios, nos portos de embarque, através de banco de relacionamento e transportadora de valores Brinks, para cobertura das despesas da tripulação em cada atracação, permitindo a guarda e movimentação legal de em torno BRL 1.2 MM anuais.
Consultora Autônoma em Financiamentos e Tesouraria
-
mai 2013 - nov 2014
•	Consultora especializada em pequenas e médias empresas na negociação e captação de financiamentos locais e internacionais junto a bancos comerciais e governamentais, bem como na implementação de processos de gestão e de operações estruturadas de tesouraria, incluindo operações cambiais. 
Gerente de Tesouraria
Lincoln Electric do Brasil
ago 2012 - mar 2013
Multinacional americana do setor de soluções e equipamentos para soldagem industrial.

Reporte ao Diretor Financeiro. 

•	Gerenciamento do Fluxo de Caixa Diário, Mensal e Anual, com negociações e tomadas de linhas de crédito tais como FINIMP, ACE, Resolução 2770,  junto às instituições financeiras. 
•	Desenvolvimento e implantação para análise e concessão de crédito local e internacional, reduzindo os volumes de past due, exposição creditícia e Provisão de Devedores Duvidosos – PDD.
•	Implantação e aprimoramento de reports para a matriz nos EUA (especialmente referente aos fechamentos cambiais), com posições sobre todas as operações de tesouraria e bancárias, exposição cambial e Cash Flow (incluindo o Aging de Contas a Receber e a Pagar). 

- Responsável por um analista pleno, um analista jr., um estagiário e um temporário. 
Gerente Financeiro
Coelho da Fonseca Empreendimentos Imobiliários Ltda.
jul 2009 - out 2011
Empresa nacional de empreendimentos imobiliários.

Reporte ao Diretor Administrativo Financeiro.

•	Gerenciamento do Fluxo de Caixa Diário, Mensal e Anual, com negociações e tomadas de linhas de crédito tais como Capital de Giro e Conta Garantida,  junto às instituições financeiras.
•	Fusão e sinergia financeiras: finanças corporativas e atendimento financeiro aos clientes de duas empresas do Grupo Coelho da Fonseca, envolvendo a estruturação da equipe de colaboradores, ampliação e busca de rentabilidade para a nova empresa – especializada em Administração de Imóveis e Condomínios.
•	Estruturação da Cobrança Compartilhada: pagamentos à todas as partes comissionadas (equipe comercial e prestadores envolvidos na transação imobiliária), diretamente com os recebíveis ingressados na conta corrente da Coelho da Fonseca. 

- Responsável por uma equipe de 10 pessoas, sendo 02 coordenadores, 02 analistas sêniores, 02 analistas plenos e 02 analistas juniores.

Principais Resultados: 
•	Implantação da estrutura e sistemática de procedimentos financeiros em duas novas subsidiárias da Coelho da Fonseca – Brasília e Rio de Janeiro, incluindo treinamento dos times locais;
•	Desenvolvimento de projeto de Terceirização da Frota de Veículos: processo de concorrência, análise qualitativa e das condições econômico-financeiras dos serviços cotados e negociação do “pacote” de tarifas com os players finalistas; 
•	Estruturação do gerenciamento da carteira de recebíveis: Aging dos vencidos e a vencer, sistemática de cobranças, renegociação de vencidos, protestos e ações judiciais, resultando na redução do Overdue de Incorporadores, de em torno BRL 1.4 MM, para BRL 0.2 MM (relativos ao período de um ano e meio).
Gerente de Tesouraria
Spectrum Brands (Rayovac do Brasil) - Energizer Brasil Ind. e Comércio de Bens de Consumo Ltda.
abr 2007 - out 2008
Multinacional americana do setor de baterias, pilhas e bens de consumo.

Reporte ao Diretor Administrativo Financeiro

•	Gerenciamento do Fluxo de Caixa Diário, Mensal e Anual,  com negociações e tomadas de linhas de crédito tais como Pré-Pagamento de Exportação, ACE, Vendor, Cessão/Desconto de Recebíveis e Resolução 2770, junto às instituições financeiras. 
•	Criação de procedimentos, envolvendo agências de rating internacional – Moody’s, D&B (análise de country risk/soberano e default/comercial) para a análise e concessão de crédito local e internacional, com foco em clientes da América Latina, reduzindo a exposição creditícia e Provisão de Devedores Duvidosos – PDD.
•	Processos de cotação e contratação de Seguros Corporativos: Responsabilidade Civil, Riscos Nomeados (Seguro de Propriedade) e de Transportes (local e internacional).
•	Atendimento às Auditorias internas e externas, locais e internacionais. 

- Responsável por uma equipe de 06 pessoas, sendo 01 coordenador, 02 analistas sêniores, 01 analista pleno, 01 analista jr. e 01 estagiário. 

Principais Resultados: 
•	Desenvolvimento e implantação de metodologia de Gerenciamento de Riscos para transportes por via rodoviária, em conjunto com o Departamento Logístico, contemplando normas de segurança para as cargas embarcadas, reduzindo em 50% a sinistralidade apurada em relação ao ano fiscal anterior. 

Supervisora de Tesouraria
Visteon Sistemas Automotivos Ltda.
out 2001 - abr 2007
Multinacional americana do setor automotivo/autoparts.

Coordenadora e Supervisora de Tesouraria (07/2004 a 04/2007) – Reporte ao Diretor Financeiro 

Principais Resultados: 
•	Planejamento, desenvolvimento e implantação com sucesso dos processos de Tesouraria e Câmbio para atendimento da Lei Sarbanes Oxley Act – EUA, alcançando 100% de conformidade em Auditorias internas e externas (recebi inclusive um troféu dos EUA, como reconhecimento). 
•	Condução do projeto de concorrência de serviços bancários, envolvendo a reavaliação do banco-fornecedor do Posto de Atendimento Bancário (PAB) e gerenciamento de Folha de Pagamento, com a participação de outros grandes bancos parceiros, resultando (a) na manutenção do banco fornecedor, porém com obtenção de linha de crédito e redução do “pacote” de tarifas bancárias e (b) ganhos em eficácia e custos, considerando a redução do tempo despendido pela equipe para as rotinas operacionais de Cash Management.
•	Negociações visando a liquidação de pastdue por parte dos clientes externos, inclusive com viagens internacionais em conjunto com a divisão comercial para a América do Sul. 

- Responsável por uma equipe de 04 pessoas, sendo 01 analista sênior, 01 analista pleno, 01 temporário e 01 estagiário. 

Analista Financeiro Pleno e Sênior (10/2001 a 06/2004) – Reporte ao Gerente de Tesouraria

Principais Resultados: 
•	Negociação, estruturação e operacionalização de financiamentos à exportação junto ao Banco do Brasil (PROEX – Recursos do Tesouro Nacional), por USD 10.0 MM e BNDES-Exim (Pré e Pós-Embarque na modalidade Buyer’sCredit), por USD 15.0 MM.
•	Desenvolvimento dos processos, atuação como líder e  key user e suporte na implantação do sistema Softway de integração dos Departamentos de Logística, Drawback/Fiscal e Tesouraria/Câmbio, reduzindo a exposição e riscos de penalidades por parte dos órgãos governamentais regulatórios como Receita Federal, DECEX e Banco Central. 

Assistente de Exportação/Assistente de Corporate Finance
NEC do Brasil S.A.
abr 1993 - set 2001
Multinacional japonesa do setor de telecomunicações, sistemas de internet e de transmissão por satélite.

Assistente  de  Exportação/Assistente  de  Corporate Finance – Reporte ao Gerente Financeiro e posteriormente ao de Tecnologia.

Principais Resultados: 

Captação de financiamentos para projetos de investimento em infraestrutura e Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) junto ao BNDES – FINAME, resultando em recursos de BRL 200 MM para hardware, software, treinamento e capacitação para a unidade fabril (Guarulhos – SP)
•	Negociação e estruturação de financiamentos à exportação para a empresa Cotas-Bolívia (telefônica estatal), através de recursos do BNDES-Exim para a participação em licitação internacional. As condições negociadas e obtidas junto ao BNDES, na modalidade Pós-Embarque – Buyer’s Credit foram:
-	Prazo: 15 anos
-	Custo: Libor “seca”/spread zero.
•	Constituição de Off Shore/Special Purpose Company - SPC no Exterior e de Garantias Internacionais tais como Refund Bond, Quality Bond e Performance Bond, como etapas do avanço de obras contratual, no exterior. 
Técnico de Exportação/Analista de Exportação Pleno
S.A. Indústrias Votorantim/Companhia Votorantim de Celulose e Papel
nov 1990 - mar 1993
Empresa nacional do setor de celulose e papel.

Reporte ao Supervisor de Importação e Exportação.

•	Coordenação de embarque e desembaraço de mercadorias junto a despachantes com a respectiva confecção de toda a documentação de embarque e financeira de exportação, de acordo ao Incoterm (condição de entrega negociada) e nas modalidades Carta de Crédito, Cobrança Bancária internacional com e sem saque, Pagamento Antecipado, bem como emissão de Certificados de Origem, Inspeção e Consular comumente exigidos para exportações aos Estados Unidos, América Latina, Europa e especialmente Oriente Médio. 
•	Negociações bancárias e acompanhamento de recebimento das divisas, através de documentos embarcados via carta de crédito ou processados via cobrança bancária internacional. 
Formação
Mestrado Profissional em Administração - Gestão de Negócios
FIA - Fundação Instituto de Administração (USP)
fev 2021 - Atualmente

          
          
Extensão em Controladoria
PUC - Pontíficia Universidade Católica
fev 2012 - jul 2013

          
          
MBA em Gestão de Comércio Exterior e Negócios Internacionais
FGV - Fundação Getúlio Vargas
mar 2003 - dez 2004

          
          
Pós Graduação em Marketing
FECAP- Fundação Escola de Comércio Alvares Penteado
mar 1994 - dez 1995

          
          
Graduação em Administração com habilitação em Comércio Exterior
FASP - Faculdades Associadas de São Paulo
fev 1988 - dez 1991

          
        
Idiomas
Inglês - Avançado
Espanhol - Fluente
Informações Adicionais
Espanhol - certificada pela Universidade de Salamanca/Espanha
CURSOS COMPLEMENTARES EM DESTAQUE (últimos anos)
- Inteligência Emocional: e-flix plataforma digital – Paulo Alvarenga => 2020.
- Conferência Internacional Eurofinance:  Tesouraria – Gestão de Caixas e Riscos =>2019.
- Garantias Internacionais: Banco do Brasil =>2019. 
- Coaching com foco em Liderança: diretamente com uma coach autônoma => 2019.
- Inteligência Competitiva em Liderança: Integração Escola de Negócios=> 2019.
- Gestão de Processos: Fundação Getúlio Vargas => 2018.
- Ciclos de Desenvolvimento em Liderança: Fundação Getúlio Vargas => 2015.

Curriculum relacionados