Gerente hse, she, ehs

Jak*** ***** (XX anos)
Safety and Environment Manager em Mars Petcare
UniFBV
São Paulo
Este candidato está disposto a se mudar
|
Experiência
Safety and Environment Manager
Mars Petcare
set 2018 - Atualmente
Principais entregas / resultados 
Gestão das áreas de Segurança Ocupacional, Patrimonial, Meio Ambiente e Sustentabilidade da unidade em Mogi Mirim/SP, a unidade possui mais de 600 funcionários e cerca de 350 contratados. A composição do time; 01 Analista Ambiental sênior, 03 técnicos de segurança, 01 Operador Técnico Químicos na Estação de Tratamento de Efluentes (ETE), 02 operadores da ETE e 01 Assistente administrativo. 
Desenvolvimento de programas internos e corporativos, aplicados em todas as unidades no Brasil e LATAM.
Responsável pelo sistema de gestão e standards globais, auditoria com foco na ISO 14001 e ISO 45001. Acompanhamento pericial e elaboração de laudos de contestação pericial dom MTE. 
Auditoria de processos de 5S, Produtividade e Melhoria Contínua. 
Construção de práticas comportamentais, com os conceitos Dupont. 
Desenvolvimento e aplicação de treinamentos voltados aos temas de SSMA, Padronização de Práticas, Conceitos de Kaizens. Aplicação do Pilar HSE, treinamentos das ferramentas de 5 Porquês, Causa e Efeito, 5W2H, Ishikawa. 
Participação de projetos para desenvolvimento de produtos, observando todos os requisitos legais aplicáveis referentes à segurança e controle de resíduos e emissões. 
Promover e liderar reuniões/fóruns com o time de gerentes e diretores. Responsável pelo atendimento a planos de emergência e crises, com relação as áreas de HSE. 
Principais resultados:
•	Safety School Leadership, capacitação para a liderança com foco em maturidade comportamental, sobre segurança e meio ambiente. 
•	Implementação do Pilar HSE – (TPM/MSE)
•	Auditoria Externa (Arcadis), foco nas ISO45001, ISO14001 e Standards Críticos da Mars. 
•	Redução em 42% os índices de acidentes totais, no último ano.
•	Projetos de adequação da ETE (Estação de Tratamento de Efluentes).
Diretora e Consultora
Consultoria SSOMAQ
jan 2017 - set 2018
Consultoria especializada no desenvolvimento de processos, análise crítica de gestão, treinamentos e aplicação de metodologias em Segurança, Saúde Ocupacional, Meio Ambiente, Sustentabilidade e Qualidade. 
Principais entregas / resultados 
•	Assessória técnica de Segurança do Trabalho em pericias nos clientes. Elaboração de laudos periciais e documentação legal exigida pelo MTE   
•	Desenvolvimento de processos de trabalho e padronização de procedimentos e sistema de gestão, visando aspectos ambientais de gerenciamento de resíduos sólidos. 
•	Desenvolvimento estratégico e Implementação de KPIs e KAIs para atendimento das metas. Monitoramento dos controles. 
•	Capacitação do time operacional, nas ferramentas de Análise de Causas das Não Conformidades. 
•	Implementação, suporte e auditoria das ISO9001, ISO14001, ISO45001 e OHSA18001, em empresas de vários seguimentos em PE e AL. 
•	Elaboração e aplicação de treinamentos técnicos. 
•	Projetos ambientais; Aterro Zero, consumo consciente e ciclo de vida, redução de desperdício. 
•	Auditoria em protocolos (standards) das empresas.
•	Aplicação de programas comportamentais. 
Security, Safety and Environment Manager
Mondelez International
jun 2013 - jan 2017
Principais responsabilidades e resultados. 
Gestão das áreas de Segurança Ocupacional, Patrimonial e Compliance, Meio Ambiente e Sustentabilidade da planta da Mondelez em VSA (Vitória de Santo Antão), a unidade possui mais de 1300 funcionários e cerca de 800 contratados. A composição do time HSE e Security; 01 Engenheiro de Segurança, 04 técnicos de segurança, 01 Especialista Ambiental, 01 Líder Ambiental, 01 Analista de Security e 01 Assistente administrativo. 
Desenvolvimento de processos e diretrizes para implementação e certificação da planta nos sistemas de gestão ISO 14001 e OHSA 18001, através de contrato Corporativo Global. 
Gestão da certificação de LEED (Leadership in Energy and Environmental Design) em todos os novos projetos para melhoria contínua dos processos de sustentabilidade e alavancando novas oportunidades de produtividade para a manufatura. 
Implementação de programa comportamental baseado no STOP da DuPont.
Implementação de produtividade nos conceitos de aterro zero, redução dos impactos ambientais (geração de resíduo, consumo de água e energia). Líder do Pilar de TPM (IL6S) de SSMA (Segurança, Saúde e Meio Ambiente). 
Planejamento estratégico da área de saúde. Equipe médica composta por 03 médicos, sendo dois terceirizados, e 05 técnicos/auxiliares em enfermagem. 
Principais Resultados
•	Segurança: Os principais resultados obtidos foram a redução de frequência e gravidade dos acidentes no período de 2013 a 2017, redução de 94%, atualmente a planta está com Zero Acidentes Graves ou de alto potencial, desde 2014. 
•	Sustentabilidade, redução do consumo de água em 23%, redução do consumo de energia em 19% e gerenciamento dos resíduos com Zero Não Conformidades. 
•	Saúde Ocupacional: A unidade de VSA passou a ser referência entre as melhores plantas da América Latina. Saúde redução de 42% dos postos vermelhos, através de projetos e ações administrativas. Redução de 75%dos encaminhamentos ao INSS, por doenças osteomusculares. 
Coordenadora Nacional de SHE (Safety, Health and Environment) – Função Corporativa.
Unilever Brasil Ltda
jan 2005 - jun 2013
Principais responsabilidades e resultados. 
Coordenar às operações da não manufatura (vendas, merchandising e distribuição/logística) na implantação das práticas e politicas SHE. Participação efetiva na implementação do programa comportamental BBS da DuPont. 
Responsável pelo reporte do Safety Performance e EPR das operações de Distribuição Brasil. 
Definição de ações, workshops e campanhas para engajamento e conscientização dos funcionários. 
Gestão de Segurança e Meio Ambiente dos centros de distribuição da Unilever no Brasil e interfaces com programas de Saúde para os funcionários dessa área, sendo um total de 38 operações distribuídas em cinco regiões do País que contempla mais de 700 funcionários e acima de 2500 contratados (terceiros), exercendo liderança direta de 4 funcionários técnicos em segurança e meio ambiente e mais 9 analistas lotados em operações de distribuição. 
Responsável pelas destinações de resíduos de todos os produtos manufaturados dos centros de distribuição e retornados dos pontos de vendas por motivos de avarias, self life e/ou recall. 
•	Desenvolvimento de estratégias ambientais para redução do consumo de CO2 e reciclagem de materiais e produtos na cadeia de distribuição, alinhado com o plano de desenvolvimento sustentável da Unilever. 
Técnica de Segurança e Meio Ambiente Sênior
Unilever Brasil Ltda
jun 1999 - jan 2005
Principais responsabilidades e resultados. 
Atuação nas áreas de Vendas, Merchandising e Centros de Distribuição, com interface com as fábricas devido às atividades dos centros de distribuição interno. 
Desenvolvimento de projeto para a estruturação da área de Não Manufatura, inicialmente responsável pelo suporte às regiões Norte, Nordeste, Leste e Centro. Em seguida, posição Brasil da categoria Ice Cream (Kibon). Realização de inspeções em lojas e pontos de vendas verificando as conformidades legais com base nos requisitos das normas regulamentadoras do M.T.E, elaboração de relatórios e parecer técnico. Reuniões com os gerentes e diretores para alinhamento do plano de ação. 
•	Elaboração de projeto com aplicação da ferramenta de análise de riscos HRN embasado na OSHA18001, com objetivo de eliminação da utilização do veículo motocicleta para vendedores para que passassem a utilizar carro frota da Cia. 

Estruturação da área de SHE (Segurança, Saúde e Meio Ambiente). Desenvolvimento de programas de gestão, práticas de comportamentos seguro, aplicação de conceitos da pirâmide de Frank Bird Jr., além de plano de trabalho para verificação dos requisitos legais com aplicação de ferramenta de monitoramento legal com ferramenta de controle da IusNatura, Âmbito e VerdeGhaia. 
Desenvolvimento de medidas de controle e de eliminação dos aspectos ambientais e condições inadequadas com potencial a provocar perdas, através de estudos de casos no processo de TPM. 
Análise crítica de acidentes e incidentes de alto potencial e divulgação em fóruns gerenciais. 
Realização de Investigação de acidentes e incidentes, com aplicação das ferramentas TASC, Árvore de perdas, 5 Porquês e Diagrama de Ishikawa. 
Principais Resultados:
•	Implementação e coordenação Pilar SHE/TPM e assessoria aos demais pilares que possuem interface com a área. Trazendo produtividade na redução dos riscos e padronização de equipamentos. 
•	Aplicação do processo de PGT (Programa de Gerenciamento de Terceiros), com produtividade de contratação de 61% de resultado contra uma meta de 50%. 

Lever Igarassu - Manufatura de Produtos de Limpeza – (Jun/1999 - Abr/2002) – Indústria de bens de consumo (Unilever) 
Cargo: Estagiária Técnica de Segurança do Trabalho (Jun/1999 a Mar/2000)
Implementar sistema de gestão próprio da Unilever baseado no SIAS – DNV. 
Cargo: Estagiária Técnica de Segurança do Trabalho (Jun/Mar/2000)
Formação
Segurança do Trabalho e Saúde Ocupacional
UniFBV
jun 2016 - dez 2018
Pós-Graduação em Engª Segurança do Trabalho.
MBA Gestão Ambiental e Sustentabilidade
Uninter
mar 2015 - dez 2016
Controles ambientais, processos de avaliação ambiental, projetos de sustentabilidade. 
Engenharia de Produção
UniFBV
jan 2010 - dez 2016
Processos de Gestão de Produção.
Idiomas
Inglês - Avançado
Espanhol - Avançado
Informações Adicionais
Outros cursos de capacitação
- Auditor Líder ISO18001- Bureau Veritas. 
- Auditor Líder ISO14001:2015 – DNV GL. 
- Relações Trabalhistas-Wilson Cerqueira. 
- IL6S Integrated Lean Six Sigma. 
- Auditor Master Framework Standard de Safety, health and environment X ISO14001/OHSAS18001. ERM Consultoria SP. 
- Auditor Interno Integrado ISO 9001, ISO 14001 E OHSAS 18001 –SGS ICS Certificadora. 
- Técnicas Avançadas de Apresentação – LMS Learning Unilever. 
- Líder de HAZOPS – PMT Prevention Management Technology. 
- Gestão de Controle de Perdas – DNV Det Norske Veritas. 
- Auditor Internacional de Segurança - DNV Det Norske Veritas. 	
- Seminário S-PRO-A (Atuação Eficaz dos Profissionais de SHE com Observação Comportamental – DuPont. 
- Gestão Efetiva SHE Liderança Observação Comportamental – DuPont. 
- Estudo de Análise de Perigos What-if? – VOC (Vernalha & Oliveira Consultoria). 
- Facilitador de TPM – IM&C Internacional – JIPM. 
- Desenvolvimento de Equipes – SERH Educação e Desenvolvimento. 
- Seminário “Pessoas com Poder-Times Produtivos – Marcondes & Consultores Associados.