Gerente industrial / de manutenção / de operações

Léo*** ***** (XX anos)
Gerente de Manutenção / Operações – Filial RJ em Empresa de Engenharia em Refrigeração
SINDRATAR
Rio de Janeiro,
Rio de Janeiro
Este candidato está disposto a se mudar
|
Experiência
Gerente de Manutenção / Operações – Filial RJ
Empresa de Engenharia em Refrigeração
mar 2017 - fev 2020
Gestor das operações dos contratos na Filial RJ com receita de 4,800 k anuais em diferentes tipos de clientes (industrial, naval, data center, hotel 5 estrelas, comercial e teatro) através de KPI’s focando na maximização da parceria com os clientes através de soluções customizadas visando aumento de disponibilidade da operação equipamentos e instalações com acompanhamento full time. Gestão envolvendo o estratégico / operacional através de ERP agregando manutenção, RH, suprimentos, atendimentos às exigências de legislação como PMOC, manutenção da certificação SGI, treinamento da equipe visando desenvolvimento / objetivando maximização dos resultados e satisfação dos clientes (internos e externos), identificação de oportunidades técnico-financeiras nos contratos e desenvolvimento de novos clientes com report à Matriz - SP. Maximização da política de QSMS na empresa. Atuação maximizada em CAGs, torres de resfriamento, chillers, sistemas hidrônicos, VRF, câmaras frigoríficas, fancoils, predial, SE’s. supervisórios/ BMS e demais ativos. Atuação visando licenciamentos junto a GEM - Prefeitura, corpo de bombeiros.
Maintenance & Utilities Manager
Empresa Petroquímica Braskem / DHL
abr 2015 - mar 2017
Responsável pela otimização / melhoria da gestão do contrato de operação / manutenção industrial de 2 sites de ensaque (embalagem) de resina atendendo o SLA junto à contratante através da liderança de equipes compostas por técnico em PCM, coordenadores, técnicos em manutenção em geral totalizando 25 pessoas para o escopo contratado com frequnos sites. Elaboração / aferição dos custos contratuais para devida aprovação junto ao cliente final. Reestruturação do “módus operanti” do time de manutenção em alinhamento com as expectativas da empresa e da contratante buscando a maximização operacional dos ativos tendo como foco QSMS. Implementação de projetos de melhoria nas linhas de ensaque segundo a gestão de mudanças com todos os steps atendidos. Otimização / padronização dos check lists de inspeção e O.S. de preventiva / preditiva / corretiva no SAP. Mapeamento do processo para garantir a disponibilidade e confiabilidade operacional dos ativos em conformidade com as legislações trabalhistas e normas regulamentadoras (10, 12, 13 e 35) bem como a gestão de spare parts. Report periódico à Matriz -SP dos resultados obtidos e com os devidos planos de ação para as metas não atingidas. Elaboração / desenvolvimento de KPI’s para atendimento ao BSC em reuniões mensais internas e de ações visando atender às auditorias internas / externas de SGI da empresa e da contratante. Atuação nas atividades de suprimentos, RH, Adm. e garantia da execução conforme procedimentos das atividades de logística na estocagem, armazenamento, inventários e carregamento dos produtos conforme demanda do cliente.
Gerente de Manutenção
Fábrica Piraquê
jul 2011 - abr 2015
Responsável pela implantação e gestão da manutenção do complexo industrial formado por 3 fábricas (uma gráfica e duas de alimentos) saindo do modelo corretivo para o preditivo / preventivo, envolvendo geração de ar comprimido, de frio, de vapor, água e energia elétrica; desenvolvimento / implantação de PCM e software de gerenciamento de manutenção; desenvolvimento do planejamento estratégico, Missão e Visão; reestruturação das equipes e das tarefas da área de manutenção composta por 110 pessoas nas oficinas mecânica, elétrica / automação, refrigeração, hidráulica, caldeiraria e predial (civil); implantação do planejamento anual (52 semanas) de manutenção preventiva e implantação de técnicas de manutenção preditiva (análise de lubrificantes, de vibração, termografia) nos ativos integradas às rotas de inspeções; implantação e gerenciamento dos KPI’s (MTBF, MTTR, Disponibilidade Operacional, Custos, hh); implantação da matriz de criticidade para os ativos e gestão do almoxarifado através da atualização dos sobressalentes dos ativos / nacionalização dos itens importados. Desenvolvimento de projetos de melhoria em automação, elétrica e mecânica para aumento da produção associada à redução de custos, por exemplo, colocação em stand-by de 2 compressores de ar comprimido de um total de 4 existentes na área de utilidades, retrofit em câmaras frigoríficas, up-grade de 4 torres de refrigeração para atendimento à aquisição de ativos com demanda de água maior do que a oferta, manutenções anuais na SE 25 KV após tratativas com distribuidora local. Implantação de política de treinamento para equipe da Manutenção / Operação visando à Manutenção Autônoma (pilar do TPM). Elaboração e implantação do plano de lubrificação para os equipamentos. Responsável por todo planejamento de tarefas de manutenção referente à parada de produção de fim de ano e carnaval. Atendimento à legislação vigente como Vigilância Sanitária, NR 10 a 13, 33, 35 e itens do BPF. Padronização das tarefas de manutenção e implantação do 5 S nas oficinas. Responsável por projetos de melhoria como: mudança de lay-out em ambiente administrativo ressaltando toda a parte de ar de conforto bem como atendimento à área de TI (CPD); modernização de balança rodoviária com toda infra predial e elétrica; ampliação de linhas de produção; retrofit em moto-geradores de emergência e em trocadores de calor buscando a eficiência energética; montagem de ponte rolante; implantação de projeto de transportadores automáticos em linhas de produção; implantação de robôs (ABB) em paletização automática; implantação de centro de distribuição altamente automatizado com grupo moto-geradores (2) operando em automático e não; montagem de 2 caldeiras de vapor (10 ton/h); implantação de cogeração de energia e ações visando a minimização dos custos de manutenção associado à elaboração / otimização do orçamento anual.
Maintenance Superintendent
MODEC Serviços de Petróleo
jun 2010 - jan 2011
Acompanhamento da conversão de um navio de carga em plataforma tipo FPSO nas instalações de estaleiro na China (Cosco), pelas atividades de condicionamento e comissionamento do mesmo ocorridas durante a conversão, bem como a viagem da China até o Brasil realizando paradas em Cingapura e África do Sul; implantação do Software de Gerenciamento de Manutenção (AMOS); acompanhamento das ações visando às inspeções da Petrobras e dos órgãos reguladores nacionais (ANVISA, MARINHA DO BRASIL, ANP, PF) para a entrega do projeto; desenvolvimento de ações visando a integração das equipes de manutenção e para a compra de itens sobressalentes (2 years spare parts) vislumbrando o início da operação da planta / navio; atuação na manutenção preditiva, preventiva e corretiva em tarefas nos ativos do navio (Engine Room) e Top Side envolvendo mecânica, elétrica, caldeiraria, instrumentação e HVAC (principalmente identificação / aquisição de sobressalentes e testes funcionais); acompanhamento das mudanças do projeto em função de solicitações do cliente (Petrobras) oriundas das reuniões diárias sobre o projeto bem como o próprio relacionamento diário com o cliente; realização / acompanhamento dos testes operacionais junto com a equipe de construção visando a produção do 1º. óleo da plataforma.
Chefe de Manutenção
EBSE – Fáb. Tubos, Equip. e Spools
jun 2008 - mai 2010
Responsável pela Manutenção Industrial, de Utilidades e Predial (Civil) de toda a fábrica; elaboração do Planejamento Estratégico, Visão e Missão; reestruturação do Departamento de Manutenção implantando os conceitos de priorização ao atendimento dos clientes internos nos tipos de manutenção; implantação do Planejamento Anual de Manutenção Preventiva; atualização dos históricos dos equipamentos; manutenção em pontes rolantes, calandras e prensas hidráulicas, guindastes, caminhões e outros; padronização dos dados para implantação de software de manutenção; desenvolvimento das técnicas de Manutenção Preditiva e reformas dos equipamentos críticos para a produção atendendo à Norma API envolvendo equipes multidisciplinares; implantação do conceito do Método de Análise e Solução de Problemas (MASP); estudo e realização de reformas (Projetos de Melhoria) visando o aumento da capacidade produtiva das linhas de produção / dos equipamentos associando: custos, planejamento das tarefas (PCM) e integração das equipes de operação e manutenção; revisão / elaboração de procedimentos visando o atendimento à ISO 9001 e atendimento aos requisitos legais para implantação da Certificação SGI; implantação dos índices de controle para Gestão da Manutenção; implantação de política de treinamento para as equipes; desenvolvimento efetivo da logística de atualização do estoque de materiais com a otimização / controle do estoque no almox. e desenvolvimento do conceito de parceria para fornecedores de peças, equipamentos e prestadores de serviços; implantação da terceirização / contratação de serviços nas manutenções de refrigeração de conforto e nas anuais da SE 13,8 KV; alocação de HH e gestão dos custos de manutenção. Todas as tarefas com uso do 5S. Participação efetiva no projeto de implantação de um forno de tratamento térmico a base de GLP, passando pelas fases de análise de viabilidade técnica e econômica.
Delegada a coordenação de todas as fases da produção (Engenharia, Planejamento, Produção, Qualidade, Logística, Interface com o cliente, Aquisições e Custos) pertinentes ao projeto de fabricação de 600 tons de Spools (aço carbono, duplex e super duplex) para plataforma P57 (SBM / Petrobras) baseando-se no PMBOK.
Formação
Engenharia do HVAC (High Ventilation & Air Conditioner)
SINDRATAR
mar 2019 - dez 2019
Curso de especialização na engenharia do HVAC voltado para os princípios do projeto, operação, manutenção e atendimento às legislações como PMOC.
MBA Gestão Empresarial
FGV
mar 2017 - dez 2017
MBA voltado para gestão das empresa em seus respectivos setores.
MBA Engenharia de Manutenção
UFRJ - Escola Politécnica
fev 2012 - dez 2012
MBA direcionado especificamente para a gestão da manutenção em diferentes ramos de atuação (industrial, facilities, Oil & Gas, siderúrgica, mineração). 
MBA Gerenciamento de Projetos
FGV
jun 2009 - dez 2009
MBA voltado para técnicas de gerenciamento dos projetos.
Pós-Graduação Fabricação Mecânica e Montagem Industrial
UFF
mar 2006 - dez 2006
Pós-Graduação específica com abordagem nas técnicas / conceitos envolvidos na Fabricação Mecânica e Montagem Industrial com suas particularidades.
Engenharia Mecânica
CEFET CSF-RJ
jun 1994 - dez 2003
Curso superior
2º Grau Técnico Mecânica
CEFET CSF-RJ
fev 1988 - dez 1991
2º Grau Técnico
Idiomas
Inglês - Avançado
Informações Adicionais
Cursos Extra-Curriculares
- Gestão de Processos - FNQ;                                              
- 2° Seminário Brasileiro de Gestão de Processos - COPPE / UFRJ;
- Auditor SGI e Auditor Líder ISO 9001 – BVQI;
- Gestão e Liderança;
- Desenho de Tubulações Industriais;
- Sistema de Medição Fiscal - IBP;
- Turbinas a Gás (Operação e Manutenção) – IBP;
- Centrais Termelétricas – FUPAI / Itajubá MG;
- Operação de Caldeiras / NR13;
- Gás Natural – IBP;
- Manutenção e Aplicação de Rolamentos;
- Manutenção de Bombas;
- Hidráulica / Pneumática / Lubrificação;
- Motores / Componentes Elétricos;
- Programação de Paradas de Manutenção – ABRAMAN;
- Máquinas Operatrizes / Usinagem / Soldagem e
- Meeting Lubrificação e Confiabilidade – SIL / IPIRANGA.