Gerência / coordenação de suprimentos

Mau*** ***** (XX anos)
Assessor de Logística Chefe em CEDAE - Companhia Estadual de Águas e Esgoto
Centro Federal de Educação Tecnológica - Cefet
Rio de Janeiro,
Rio de Janeiro
Este candidato está disposto a se mudar
|
Experiência
Assessor de Logística Chefe
CEDAE - Companhia Estadual de Águas e Esgoto
abr 2019 - jun 2020
➢ Principais Responsabilidades: 
✓ Assessorar as áreas de Suprimentos e Logística, Transportes e Serviços fazendo a gestão de uma equipe multidisciplinar
responsável pelo abastecimento de materiais e as contratações de serviços em atendimento às necessidades das áreas 
dentro dos padrões de preço, qualidade e prazos estabelecidos, garantindo a continuidade da operação;
✓ Estruturar e implementar uma nova área de Suprimentos, redefinir processos e responsabilidades, apresentar uma nova 
política interna e dar suporte a Área de Gestão de Contratos; 
➢ Ações:
✓ Apresentei um novo modelo de Gestão de Compras com um conceito totalmente estratégico e um plano de ação para as 
melhorias necessárias identificadas no diagnóstico situacional que foi elaborado à época;
✓ Elaborei um Planejamento Anual de Compras junto as diretorias visando o fechamento de contratos das principais 
categorias com entregas programadas, reduzindo o lead time de atendimento e principalmente o volume de compras
emergenciais com custos elevados;
✓ Criei uma área de Inteligência de Mercado realizando estudos preliminares para maior assertividade nos Termos de 
Referências mitigando possíveis falhas nas contratações;
✓ Reestruturei a área de Pesquisa de Mercado com uma nova metodologia de trabalho minimizando leilões "frustrados" e 
reduzindo consideravelmente seu SLA de atendimento;
✓ Iniciei um projeto de revitalização de todos os almoxarifados com o objetivo de reabastecer os estoques dos principais 
insumos da empresa adquiridos no Plano Anual de Compras;
✓ Trabalhei como suporte a Área de Gestão de Contratos responsável por um volume de aproximadamente 160 contratos e 
um custo mensal de R$56 milhões;
✓ Atuei ativamente como membro de um comitê de revisão e elaboração de novas normas e procedimentos internos;
Gerente de Suprimentos e Logística
Empresa Cinemas São Luiz (Cinemas Kinoplex)
out 2011 - abr 2019
Subordinado a Diretoria Financeira e a Presidência atuei como responsável por estruturar e implantar uma área de compras para atender de modo centralizado a todas as solicitações de aquisições de materiais diretos, indiretos e serviços demandadas por 35 filiais (cinemas) pelo Brasil;

- Principais Responsabilidades:  

- Gerenciar o principal projeto da empresa com o objetivo de centralizar todas as aquisições de Opex e Capex e automatizar os processos de compras;
- Estruturar e gerir uma equipe de Suprimentos responsável pelos processos de aquisições da empresa;
- Definir Normas e Procedimentos;
- Garantir o abastecimento dos insumos e todos os materiais utilizados na empresa, ao menor custo benefício, dentro dos padrões de prazo e qualidade;
- Renegociar constantemente os principais contratos da empresa;
- Orientar e participar no desenvolvimento de novos fornecedores visando assegurar a continuidade de fornecimento com menor custo de aquisição;
- Assegurar que os processos de aquisições fossem realizados dentro das normas estabelecidas e dos critérios de ética e conduta empresarial;
- Desenvolver e implantar estratégias e procedimentos de contratos de compras e definir parâmetros para as negociações;
- Gerir e informar a Diretoria e Presidência todos os indicadores (KPI´s) da Área;
- Buscar constantemente inovações que gerassem reduções de custos;

Ações/Resultados:

- Responsável direto pela centralização e automação de todos os processos de aquisições de materiais e serviços com a implantação do ERP Totvs RM Nucleus, permitindo o monitoramento das solicitações desde as emissões até os seus recebimentos, dando total transparência a alta direção da empresa;
- Responsável pela implantação de um sistema de gestão de contratos totalmente automatizado;
- Elaborei e implantei as Normas e Procedimentos relacionados ao fluxo de compras;
- Saneamento da base de cadastros de itens e fornecedores com novas nomenclaturas;
 - Fui responsável pela implantação de um cronograma (calendário bimestral) de compras para o abastecimento das 35 filiais pelo Brasil reduzindo em sete dias o lead time de atendimento das filiais;
- Reporte a Diretoria com todos os indicadores de desempenho da área (KPIs);
- Utilização da Matriz Kraljic para definir estratégias de aquisições das principais categorias;
- Utilização da metodologia Strategic Sourcing para análise das principais categorias identificadas na Matriz Kraljic;
- Saving médio de 11% nas aquisições de Opex e 9% nas aquisições de Capex;
- Prazo médio de pagamento de 25 dias;
- Negociação dos principais contratos da empresa tendo como destaque um saving de 68%;
- Responsável direto pela migração de oito cinemas para o Mercado Livre de Energia resultando em um saving médio de 32% no custo de energia elétrica (R$1,5milhões/ano);
Coordenador de Suprimentos
Unimed Rio
set 2008 - out 2011
Com reporte a Superintendência Financeira tive as seguintes responsabilidades e resultados: 
✓ Implantação e coordenação de uma nova Área de Compras responsável por toda a cadeia de suprimentos;
✓ Centralizar todos processos de aquisições da Cooperativa;
✓ Definir a estratégia de negociação das principais aquisições da Cooperativa e das Unidades de Pronto Atendimento em 
conformidade com as normas estabelecidas;
✓ Gerir um time de alta performance e garantir a eficiência em compras com redução de custo, atendimento no prazo 
desejado e a qualidade exigida;
✓ Renegociar os principais contratos e obter os melhores resultados para a Cooperativa;
✓ Atuar de acordo com as normas e procedimentos estabelecidos;
➢ Resultados:
✓ Alcançamos a centralização de 95% de todos os processos de aquisições de materiais e serviços da empresa 
correspondendo ao volume médio mensal de 300 solicitações (R$4,5 milhões);
✓ Criação e monitoramento de indicadores de desempenho da área (KPI’s), gerando informações importantes para as 
tomadas de decisões.
✓ Saneamento de todo o cadastro de materiais e serviços com novas identificações e especificações;
✓ Implantação de Normas e Procedimentos;
✓ "Saving" médio de 14% nas negociações dos principais contratos;
✓ Lead time de Atendimento das solicitações de 13 dias e prazo médio de pagamento de 26 dias
Formação
MBA em gestão Epresarial
Centro Federal de Educação Tecnológica - Cefet
jan 2001 - jan 2002

          
          
Ciências contábeis
Faculdade da Cidade
ago 1988 - jun 1992

          
        
Idiomas
Inglês - Intermediário
Informações Adicionais
Cursos Complementares
Strategic Sourcing Fórum (Yvent) - 2020
Competências Profissionais, Emocionais e Tecnológicas para Tempos de Mudanças (PUCRS) – 2020
Srategic Sourcing (Procurement Garage) – 2020
Boas Práticas na Fase Preparatória da Contratação (Secretaria da Casa Civil) - 2019
Fundamentos em Gerenciamento de Projetos (IDEMP) – 2019
Gestão Estratégica de Compras e Suprimentos (Coppead) – 2018
Exportação e Importação (Funcex) - 2015
Legislação Fiscal (Cenofisco) - 2014
Gestão Dinérgica (Dynargie Brasil) - 2011