Gestor industrial e engenharia

Vag*** ***** (XX anos)
Gerente de Engenharia de Processos em Edscha do Brasil Ltda
UNICAMP
Sorocaba,
São Paulo
Este candidato está disposto a se mudar
|
Experiência
Gerente de Engenharia de Processos
Edscha do Brasil Ltda
jun 2016 - mai 2018
Desenvolvimento de processos, ferramental de estampagem, linhas de montagem, dispositivos e máquinas de usinagem, células robotizadas e dispositivos de solda, molde de injeção. Gestão técnica de fornecedores de materiais e equipamentos para implantação de processos de fabricação para produtos de carroceria e freio de mão para montadoras. Melhoria e otimização de processos e solução de problemas. Reestruturação do departamento e participação em grupo internacional de engenharia industrial para fins de desenvolvimentos de tecnologias de fabricação e padronização. Reestruturação de layout para fluxo contínuo de processo, redução de estoque em processo, reestruturação de sistema de reabastecimento de componentes, acompanhamento de indicadores (KPI) e solução de problemas, organização de kaizen para melhoria de processo e setup rápido (SMED).
Supervisor Geral de Manufatura
John Deere Hitachi
jan 2013 - jun 2016
Participação ativa no start up da empresa a partir do “ground field” para a fabricação e montagem de máquinas escavadeiras hidráulicas de grande porte, sendo responsável pela formação de toda equipe da manufatura – posições de técnicos de solda, técnicos de usinagem, programadores de robô de solda, programadores CNC, mecânicos montadores, pintores industriais, técnicos de manutenção, analistas de manufatura e supervisão. Treinamento de toda a equipe nos EUA e try out de todo o processo produtivo. Implantação de sistema de produção puxado baseado em conceitos de lean manufacturing com trabalho padrão e kanban de processo, sistemas de gestão visual e planilhas de apoio. Implantação de sistema MES de gerenciamento da montagem e do fluxo de materiais.
Gestão da equipe de engenharia de manufatura, introdução de metodologia de gerenciamento por projetos, desenvolvimento e try out de máquina de colheita florestal em conjunto com a engenharia dos EUA e Canadá, reestruturação do processo de pintura e implantação do gerenciamento diário, gestão de kaizen e implantação de sugestões, preparação e organização de auditorias de world class manufacturing da Hitachi (Monozukuri) suporte à produção através da cadeia da ajuda, estudos e orçamentos para fabricação de máquinas de médio porte e cabeçote de colheita florestal, balanceamento de linhas de montagem em cooperação com o centro de tecnologia industrial da John Deere da Índia. Desenvolvimento técnico de fornecedores de componentes para a nacionalização de componentes;
Gerente Industrial
Edscha do Brasil Ltda
out 2001 - dez 2012
Participação ativa no start up da empresa desde a construção das instalações e carreira ascendente até assumir responsabilidades de gestão da área industrial e desenvolvimento para fabricação de componentes de carroceria automotiva. Responsável pelo budget de investimentos e operacional. Transferência de tecnologia da Europa e EUA e desenvolvimento de linhas automatizadas de fabricação, formação da equipe de produção e gestão dos processos. Gerenciamento das áreas de engenharia de manufatura, produção, manutenção e manufatura. Implantação da ferramentaria e gestão direta dos fornecedores de consumíveis, reestruturação da manutenção e certificação ISO TS 16949 e ISO 14000 além da implantação do sistema SAP  - módulos PP e PM e sistema automático de apontamento de produção. Multiplicamos o faturamento da empresa 25 vezes em 10 anos.

Consultor Independente:
Atuação em empresas de fornecimento fundição e usinagem, conjuntos montados, fabricante de equipamentos elétricos e fabricação de máquinas especiais. Desenvolvimento de processo de fabricação e fornecedores estratégicos para fabricação de um sistema automático de transmissão da Caterpillar, mapeamento da cadeia de valor, estruturação da capacidade produtiva, implementação de sistema de gestão de KPI e gerenciamento de projetos. Titular concursado na Escola técnica Estadual Fernando Prestes para as disciplinas de processos de fabricação, desenho mecânico e desenvolvimento de projetos.
Engenheiro de Processos
ZF do Brasil S/A
abr 1998 - out 2001
Implementação e operação de nova unidade de negócios para a fabricação de transmissões automáticas. Transferência de tecnologia de processo da Alemanha, gerenciamento de projeto e planejamento da produção, compras / desenvolvimento de fornecedores para nacionalização de materiais e componentes e PCP. Implantação de sistema da qualidade QS9000, contratação e gestão de pessoal operacional sendo responsável pelo treinamento da equipe na Alemanha. Gestão de indicadores de qualidade e atuação em projeto de melhoria de qualidade em processos de fabricação de direções hidráulicas.
Técnico de Produto
Walter do Brasil Lyda
jan 1997 - abr 1998
Responsável pela área de máquinas da empresa. Consultoria técnica e venda de máquinas afiadoras de controle numérico 5 eixos. Desenvolvimento de novos negócios, negociação comercial, planejamento de entrega, tryout e treinamento no Brasil, EUA, Alemanha e Holanda e atividades de comércio exterior. Desenvolvimento de fornecedores locais de serviço e assistência técnica e fabricação de acessórios. Consultoria e atuação nas empresas: Irwin, GM, VW, Mercedes Benz, FIAT, Arthur Klink, Dormer, Santi e Embraco.
Técnico de Processos Industriais
Indústrias Romi S/A
nov 1995 - jan 1997
 Desenvolvimento de processos, ferramentas, programas CAM - CNC e fornecedores de materiais e ferramentas para fabricação em série de componentes de sistema de usinagem de precisão.

Projetista de Ferramentas e Dispositivos
ZF do Brasil S/A
abr 1979 - out 1995
Projeto CAD de ferramentas, dispositivos e máquinas especiais para fabricação de autopeças e transmissão de caminhões, ônibus e tratores. Suporte à produção. Início como menor aprendiz.
Formação
Engenharia de Manufatura
UNICAMP
mar 1993 - jun 1995

          
          
Engenharia Mecânica
FATEC Faculdade de Tecnologia do Estado de São Paulo
mar 1987 - jun 1992

          
        
Idiomas
Inglês - Fluente
Alemão - Avançado
Espanhol - Básico
Informações Adicionais
Cursos
•	Psicologia do relacionamento humano aplicada ao trabalho;
•	Processos de soldagem, montagem e pintura
•	Análise e solução de problemas e A3, Trabalho padronizado, Balanced Scorecard, six sigma, Liderança e administração do tempo (FIESP), Técnicas de liderança (Dale Carnigie);
•	MTM-método de medição de tempos (Instituto MTM), Lean manufacturing (Instituto Lean), AutoCAD, Solidworks, Sistema enxuto de produção (ZF-Alemanha);
•	Técnicas de vendas, Técnicas de fabricação de ferramentas (Walter Grinders-USA), Marketing e vendas, Comercio exterior (Aduaneiras);
•	CEP e MSA, Programação CNC e CAM (Romi), GD&T, FMEA, Projeto e desenho de máquinas, usinagem (SENAI);