Medical scientific liaison (msl)

Yur*** ***** (XX anos)
Gerente Científico | Gerente de Pesquisa e Inovação em Unica Healthcare
Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo
São Paulo,
São Paulo
Este candidato está disposto a se mudar
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Experiência
Gerente Científico | Gerente de Pesquisa e Inovação
Unica Healthcare
set 2020 - Atualmente
Responsável pelo suporte médico científico para novos produtos e todos os demais produtos da empresa. Contato direto com KOLs.

Auxílio no desenvolvimento de estudos clínicos. Estou cursando um curso de pós graduação em pesquisa clínica e medical affairs para aumentar meus conhecimentos na área.

Busca ativa por novos produtos e tecnologias no Brasil e no mundo.

Suporte à health-tech do Grupo Unica, Vestra. Faço a gestão do projeto de desenvolvimento do sistema, identificando oportunidades de melhorias de a acordo com as necessidades médicas e coordenando um time de desenvolvedores.
Consultor Científico | Medical Science Liaison (MSL)
Unica Healthcare
jan 2019 - set 2020
Atuo como um consultor científico para a aquisição de novos produtos com o objetivo de trazer tecnologias inovadoras para o Brasil por meio da realização de parcerias com empresas nacionais e internacionais.

Responsável pela realização de discussões científicas com médicos oftalmologistas. Recentemente liderei uma avaliação clínica pré-lançamento de um tratamento para retinopatia diabética no Brasil e Argentina (uso de luz como um tratamento indireto de oxigênio). Aqui fui o especialista científico do produto, sendo responsável por coordenar a avaliação.

Sou o responsável técnico pelo software RetinaLyze, ferramenta capaz de identificar olhos com glaucoma de maneira totalmente automática e não invasiva. Neste projeto há contato direto com médicos oftalmologistas KOL com o objetivo de introduzir e explicar a fundo está nova tecnologia e desenvolver pesquisas clínicas.

Com a pandemia de COVID-19 foi iniciado o projeto do desenvolvimento de um setor de diagnóstico da empresa, com foco inicial no manejo da pandemia. Neste projeto atuo identificando e contatando potenciais parceiros internacionais, além de também avaliar a performance clínica de diferentes técnicas diagnósticas de COVID-19 (imunocromatografia, imunofluorescência, RT-PCR, etc).

Por meio da identificação de parceiros com produtos de qualidade auxiliei a empresa a produzir e a vender testes rápidos de anticorpos (teste imunocromatográfico) de marca própria em território nacional, trazendo um grande aumento no resultado da empresa. No momento sou o responsável técnico pelo teste.

Também participei ativamente do desenvolvimento da plataforma digital de gestão de COVID-19 da empresa (Vestra), a qual permite a entrega do teste sorológico juntamente de um sistema de questionários sintomatológicos, laudo do exame, orientação baseada em um fluxograma de decisão, entre outros.

Por fim, auxilio a elaborar as estratégias de marketing dos produtos, identificar novas oportunidades e criar materiais promocionais.
Analista de marketing
Boehringer Ingelheim
fev 2014 - abr 2015
Suporte à gerência de produtos de Prescrição Médica (PM) da área respiratória, urológica e produtos maduros (totalizando mais de R$ 150 milhões em vendas).
Funções:
• Apoio operacional e estratégico para o lançamento de produto;
• Trabalho em conjunto com a área médica para a identificação e promoção dos diferenciais estratégicos dos produtos, especialmente no momento do lançamento de um produto;
• Participação e suporte em eventos médicos e congressos;
• Realização de análises de mercado por meio de auditorias farmacêuticas (PMB, NDDD, Close-up, MDTR, MegaBase) visando entender o cenário competitivo dos key-players. Aplicação dos modelos estratégicos possíveis aos cenários obtidos para realização das projeções de desempenho dos produtos. Determinação do cenário mais provável após análise cuidadosa das variáveis;
• Acompanhamento de budget e da meta de vendas por meio de planilhas elaboradas por mim para facilitar a visualização e extração de informações das bases de dados obtidas do SAP;
• Elaboração do forecast de vendas baseados nas projeções de desempenho dos produtos;
• Realização de S&OP;
• Contato direto com a força de vendas, fornecendo orientações e propondo estratégias de promoção, assim como a realização de visitas juntamente com os representantes de vendas (objetivo de identificar oportunidades e deficiências na promoção do produto e avaliar a execução da estratégia passada pelo marketing);
• Desenvolvimento e apresentação de planos de ação para a força de vendas;
• Elaboração e acompanhamento periódico de campanhas de incentivo à equipe de vendas personalizadas para cada produto, atrelado ao cumprimento de metas de sell out. Em complementação foram feitas campanhas de incentivos também para estimular o sell in junto aos KAM;
• Participação na criação do conceito e estratégia dos eventos relacionados aos produtos;
• Realização de briefings, follow-up e feedback a Editoras de Criação.
Estagiário de Marketing
Boehringer Ingelheim
ago 2013 - jan 2014
Suporte à gerência de dos produtos de prescrição médica da linha cardiológica. Experiência com mercado de acesso / público.

Funções:

- Trabalho com dados de mercado ligados a força de vendas para prescrições e vendas (PMB, NDDD, Close-up, MDTR, MegaBase);
- Desenvolvimento de planos de ação para a força de vendas;
- Suporte no desenvolvimento do projeto de suporte ao paciente de Pradaxa (SPAF) Coração e Cérebro;
- Suporte em eventos médicos / congressos;
- Desenvolvimento / follow-up de aplicativo para celular para prestação de serviço médico;
- Realização de briefings, follow-up e feedback a Agências/ Editoras de Criação;
- Desenvolvimento, acompanhamento e colocação em estoque de materiais promocionais voltados ao público médico/público geral;
- Faturamento de materiais;
- Compras / pagamentos.
Formação
Pesquisa clínica e medical affairs
Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo
jan 2020 - Atualmente
O curso de Pós-Graduação em Pesquisa Clínica e Medical Affairs tem como objetivo principal a formação de profissionais com sólidos conhecimentos no processo de desenvolvimento de medicamentos e produtos para a saúde, assim como na divulgação científica destes produtos e na formação de líderes de opinião.
Biologia
Universidade federal de são paulo
jan 2009 - dez 2014
Estudo das áreas de ciências biológicas com a realização de módulos adicionais de farmacologia.
Idiomas
Inglês - Fluente
Português - Nativo
Informações Adicionais
Apresentação
Vivo o propósito de contribuir para a saúde das pessoas, promovendo a inovação e trabalhando com integridade.

Experiência híbrida na indústria farmacêutica na área médica e de marketing construída com base em uma mentalidade intraempreendedora.

Durante minha experiência na área de marketing fui responsável pela organização e promoção de meus produtos. Tive a oportunidade de trabalhar em um grande lançamento de produto na área respiratória.

O trabalho em uma startup farmacêutica me ajudou a desenvolver grande flexibilidade e visão ampla das diversas áreas da empresa, o que facilita a comunicação com as diversas áreas da empresa. Atualmente trabalho em medical affairs numa posição que também é necessário desenvolvimento e aplicação de ferramentas de marketing farmacêutico.

Na área médica atuo como consultor científico e especialista técnico dos produtos que a empresa traz à América Latina. Também trabalho como MSL de oftalmologia, me comprometendo a aprender o máximo possível sobre meus produtos para poder entregar uma discussão de alto nível científico para os médicos parceiros. Neste período tive a oportunidade de liderar uma avaliação clínica para um tratamento inovador para retinopatia diabética.

Para ligar a parte médica ao marketing farmacêutico, dedico parte do meu tempo à gestão dos produtos, elaborando e operacionalizando suas estratégias de promoção.

A pandemia de COVID-19 trouxe o grande desafio, como consultor científico, de aprender o máximo possível sobre a patologia para melhor orientar a empresa. Sou responsável por identificar e avaliar a performance clínica de testes diagnósticos para COVID-19, estando em comunicação direta com os fornecedores internacionais. Atualmente sou o responsável pelos testes diagnósticos da empresa.

A oportunidade de trabalhar com inovação e poder conversar com diferentes times de outros países são fatores que eu dou muito valor como experiência profissional.