Professor de química

Dav*** ***** (XX anos)
Professor de Química e Física em Colégio Porto Bello
Universidade Federal da Bahia
Salvador,
Bahía
Este candidato está disposto a se mudar
|
Experiência
Professor de Química e Física
Colégio Porto Bello
jul 2021 - Atualmente
O desenvolvimento decorrente da minha atuação como professor, em sala de aula,
possibilita vivenciar ainda mais a dimensão prática decorrente da prática de ensino.
Ministrar duas diferentes disciplinas com as turmas do ensino médio mostra-se um
desafio constante, ao mesmo tempo que gratificante, ao se perceber o desenvolvimento
científico do alunado nessas duas frentes. Os desenvolvimentos dos conteúdos
científicos ocorrem sempre de forma alicerçado pela participação estudantil, uma vez
que a significação desses conteúdos em suas vivencias é essencial para a aprendizagem
dos mesmos, em um ensino muito além da compreensão do conteúdo voltado a
atividades avaliativas, mas inserido em suas vivencias cotidianas e sua formação cidadã.
Além do que fora posso, salienta-se que a dimensão prática da minha formação
acadêmica é posta em exercício, o que possibilita revisitar algumas metodologias e
formas de abordagens dos conteúdos. Dessa forma, há uma constante caminho de
desenvolvimento profissional e acadêmico, uma vez que os aprendizados da formação
são revistos no cotidiano escolar.
Bolsista No Programa Residência Pedagógica da Universidade Federal da Bahia
UFBA
jun 2020 - Atualmente
O programa da residência pedagógica permite ao licenciando o desenvolvimento de
práticas educacionais ativas, em consonância as abordagens educacionais vistas na
licenciatura, o que possibilita o desenvolvimento de práticas de ensino mais ativas, em
que o alunado é colocado como ente a. Vale ressaltar, que além do desenvolvimento
prático, em sala, há o suporte teórico, fomentado pelas discussões e leituras existentes
no programa
Estágio em Química
Departamento de Polícia Técnica da Bahia (DPT- Ba)
ago 2018 - ago 2019
A consolidação de técnicas e metodologias vistas ao longo da graduação e o
aprofundamento dessas ao longo das atividades laboratoriais foram substanciais a minha
atual formação profissional, uma vez que o acompanhamento e, muitas vezes, realização
Página3
de diferentes análises periciais das coordenações de Química e Bromatologia requeriam
estudos sobre diferentes técnicas de manipulação e caracterização das amostras
trabalhadas. Tais atividades fomentaram maior entendimento crítico sobre análises
químicas empregadas e amadurecimento de conceitos vistos ao longo da minha
formação
Professor De Química
Cursinho Pré-Vestibular Projeto Intensivão
jun 2015 - dez 2016
O projeto pré-vestibular fora uma experiência única e desafiadora à minha atividade
docente, uma vez que o formato das abordagens dos conteúdos em sala de aula, que
deveriam ser, ao mesmo tempo, sucintos e objetivos, uma vez que o tempo era curto e
havia a necessidade de abarcar a maior quantidade de conteúdos possíveis. Por outro
lado, muitos dos estudantes não haviam vistos alguns dos conteúdos a serem
trabalhados em sala, de modo a requerer um olhar atento a esses e possibilitar que os
mesmos acompanhassem os assuntos vistos de forma mais dinâmica em sala de aula.
Formação
Licenciatura em Química
Universidade Federal da Bahia
jan 2018 - Atualmente
O curso de Licenciatura em química propiciou-me compreender as diferentes vertentes pedagógicas a serem inseridas em sala de aula,  e o papel do professor, de modo a buscar um ensino ativo, em que o alunado desempenha um papel atuante dentro do âmbito da sala de aula, além do cunho espectador. O ensino da ciência química deve buscar alicerçar a compreensão do mundo que cercam as sociedades, de modo a possibilitar que esses estudantes atuem nas mesmas, embasado pelo conhecimento construído em sala de aula.
Idiomas
Inglês - Intermediário
Informações Adicionais
Informações adicionais sobre meu papel de professor em sala de aula
Experiências em sala de aula propiciaram-me ao desenvolvimento metodológico,
sobretudo, adequando-o a realidade de cada centro educacional que atuei. Fiz, como
elemento norteador o aperfeiçoamento de paradigmas pedagógicos, próprio, a cada um
desses diferentes cenários educativos, de modo a aproximar a química dos aspectos
sociais e evidenciar, ainda mais, o seu papel na sociedade vigente. As atividades
empregadas por mim e a serem desenvolvidas em sala de aula visam práticas da
sociedade, em uma abordagem contextualizada, entre esses conteúdos e atividades
desempenhadas na sociedade atual.