Professor de química
Dav*** ***** (XX anos)
Professor de Química e Física em Colégio Porto Bello
Universidade Federal da Bahia
Salvador,
Bahía
Este candidato está disposto a se mudar
|
Experiência
Professor de Química e Física
Colégio Porto Bello
jul 2021
-
Atualmente
O desenvolvimento decorrente da minha atuação como professor, em sala de aula, possibilita vivenciar ainda mais a dimensão prática decorrente da prática de ensino. Ministrar duas diferentes disciplinas com as turmas do ensino médio mostra-se um desafio constante, ao mesmo tempo que gratificante, ao se perceber o desenvolvimento científico do alunado nessas duas frentes. Os desenvolvimentos dos conteúdos científicos ocorrem sempre de forma alicerçado pela participação estudantil, uma vez que a significação desses conteúdos em suas vivencias é essencial para a aprendizagem dos mesmos, em um ensino muito além da compreensão do conteúdo voltado a atividades avaliativas, mas inserido em suas vivencias cotidianas e sua formação cidadã. Além do que fora posso, salienta-se que a dimensão prática da minha formação acadêmica é posta em exercício, o que possibilita revisitar algumas metodologias e formas de abordagens dos conteúdos. Dessa forma, há uma constante caminho de desenvolvimento profissional e acadêmico, uma vez que os aprendizados da formação são revistos no cotidiano escolar.
Bolsista No Programa Residência Pedagógica da Universidade Federal da Bahia
UFBA
jun 2020
-
Atualmente
O programa da residência pedagógica permite ao licenciando o desenvolvimento de práticas educacionais ativas, em consonância as abordagens educacionais vistas na licenciatura, o que possibilita o desenvolvimento de práticas de ensino mais ativas, em que o alunado é colocado como ente a. Vale ressaltar, que além do desenvolvimento prático, em sala, há o suporte teórico, fomentado pelas discussões e leituras existentes no programa
Estágio em Química
Departamento de Polícia Técnica da Bahia (DPT- Ba)
ago 2018
-
ago 2019
A consolidação de técnicas e metodologias vistas ao longo da graduação e o aprofundamento dessas ao longo das atividades laboratoriais foram substanciais a minha atual formação profissional, uma vez que o acompanhamento e, muitas vezes, realização Página3 de diferentes análises periciais das coordenações de Química e Bromatologia requeriam estudos sobre diferentes técnicas de manipulação e caracterização das amostras trabalhadas. Tais atividades fomentaram maior entendimento crítico sobre análises químicas empregadas e amadurecimento de conceitos vistos ao longo da minha formação
Professor De Química
Cursinho Pré-Vestibular Projeto Intensivão
jun 2015
-
dez 2016
O projeto pré-vestibular fora uma experiência única e desafiadora à minha atividade docente, uma vez que o formato das abordagens dos conteúdos em sala de aula, que deveriam ser, ao mesmo tempo, sucintos e objetivos, uma vez que o tempo era curto e havia a necessidade de abarcar a maior quantidade de conteúdos possíveis. Por outro lado, muitos dos estudantes não haviam vistos alguns dos conteúdos a serem trabalhados em sala, de modo a requerer um olhar atento a esses e possibilitar que os mesmos acompanhassem os assuntos vistos de forma mais dinâmica em sala de aula.
Formação
Licenciatura em Química
Universidade Federal da Bahia
jan 2018
-
Atualmente
O curso de Licenciatura em química propiciou-me compreender as diferentes vertentes pedagógicas a serem inseridas em sala de aula, e o papel do professor, de modo a buscar um ensino ativo, em que o alunado desempenha um papel atuante dentro do âmbito da sala de aula, além do cunho espectador. O ensino da ciência química deve buscar alicerçar a compreensão do mundo que cercam as sociedades, de modo a possibilitar que esses estudantes atuem nas mesmas, embasado pelo conhecimento construído em sala de aula.
Idiomas
Inglês - Intermediário
Informações Adicionais
Informações adicionais sobre meu papel de professor em sala de aula
Experiências em sala de aula propiciaram-me ao desenvolvimento metodológico, sobretudo, adequando-o a realidade de cada centro educacional que atuei. Fiz, como elemento norteador o aperfeiçoamento de paradigmas pedagógicos, próprio, a cada um desses diferentes cenários educativos, de modo a aproximar a química dos aspectos sociais e evidenciar, ainda mais, o seu papel na sociedade vigente. As atividades empregadas por mim e a serem desenvolvidas em sala de aula visam práticas da sociedade, em uma abordagem contextualizada, entre esses conteúdos e atividades desempenhadas na sociedade atual.