Supervisor, analista

Mar*** ***** (XX anos)
Analista de Operação Pleno em Metro Rio
#Hashtag Treinamento
Rio de Janeiro,
Rio de Janeiro
Este candidato está disposto a se mudar
|
Experiência
Analista de Operação Pleno
Metro Rio
nov 2017 - ago 2020
Monitoramento das atividades da Coordenação de Tráfego, visando garantir o cumprimento dos índices contratuais, estratégicos de desempenho e de qualidade proposto.
✓ Planejamento das escalas de trabalho, otimizando horários e postos de entrada e saída das equipes de condução de trens e supervisão de tráfego, bem como mudança do local da sala de condutores e postos de rendição visando a produtividade e bom andamento da operação e cumprimento de legislação trabalhista vigente, minimizando riscos com causas trabalhistas e possibilitando melhor qualidade nos horários de repouso e aumento de produtividade que passou de 60% para 72%, bem como a redução de 23% de horas extraordinárias, conseguindo minimizar os impactos no e-social.
✓ Baseados em estudos da Companhia, realizei diversas análises e consegui meios para que as atividades fossem desenvolvidas com as normas e procedimentos técnicos de qualidade, segurança e meio ambiente e saúde, buscando sempre novas tecnologias e interagindo com outros setores da Companhia como Manutenção, SMA dentre outros.✓ Interagi com RH para criação de um novo programa de formação e reciclagem otimizando tempo e mão de obra, reduzindo custos com treinamento da equipe de tráfego, incluindo o método Shisa Kanko (apontar e falar) sem perder a qualidadeoperacional, fato que foi constatado com redução de falhas ao longo dos anos de 2016 a 2020.
✓ Planejamento das escalas das equipes de tráfego operacional de acordo com a grade de trens em grandes eventos, como: Jornada Mundial da Juventude, Copa do Mundo, Olimpíadas, Rock in Rio, Carnaval e Réveillon, sempre com balanço positivo na atuação desses eventos, reforçando a imagem do Metrô como melhor meio de mobilidade do RJ, e sendo eleito por pesquisa divulgada pela Rede Globo, como a segunda melhor experiência do turista, ficando atrás somente das belezas naturais (Olimpíadas Rio 2016).
✓ Criação de dashboard para acompanhamento dos principais indicadores da área como horas extraordinárias e falhas operacionais.
✓ Auxiliei na modificação das rotinas da supervisão criando procedimentos e extinguindo outros, aumentando em 22% a produtividade da supervisão.
✓ Planejamento anual do orçamento da equipe de tráfego referente a horas extraordinária (50% e 100%), trabalho no feriado e adicional noturno.
✓ Planejamento do cronograma de pessoal (condutores), contemplando turnover, formação de novos condutores, absenteísmo, LM, INSS, treinamento (reciclagem) eférias, obtendo o número de condutores necessários em escala para operar de acordo com a grade de trens, sem impactar a operação.
✓ Análise e lançamento do ponto da equipe do tráfego, como faltas, atrasos, férias, licenças e Atestados
✓ Ponto focal da Qualidade, durante as auditorias internas e externas.
Gestor de Tráfego Operacional
Metro Rio
jan 2014 - nov 2017
✓ Como Gestor de tráfego era responsável pela gestão e controle das atividades do Tráfego Operacional, no que tange a operacionalização nas linhas 1, 2 e 4; gestão de novos projetos operacionais; processos de Recursos Humanos na contratação e promoção de novos colaboradores para a Coordenação do Tráfego Operacional e suporte para Supervisão na gestão de condutores e pilotos de trem.
Supervisor de Tráfego Operacional
Metro Rio
jun 2010 - jan 2014
Como Supervisor era responsável pela, gestão e controle das atividades realizadas pelos Condutores de Trem , Piloto Metrô e Pré-Metrô, bem como vistorias no Material Rodante, Vias, Centro de Manutenção e Salas de condutores e pelo atendimento às solicitações 
do Centro de Controle, no que tange as avarias de Material Rodante e de outros sistemas operacionais.
Formação
Informatica
#Hashtag Treinamento
out 2020 - abr 2021
Excel Avançado, Power BI, VBA, Python
Curso Superior de Tecnologia em Logística
Universidade Estácio de Sá
fev 2017 - mar 2019

          
        
Idiomas
Português - Nativo
Informações Adicionais
Resumo Profissional
Profissional do setor operacional orientado ao cliente interno e externo, com histórico de liderança de equipes de alto desempenho voltadas a atingir ou superar metas. Dedicado e esforçado, com determinação em entregar excelência operacional. Agregador de times táticos, com experiência em treinamento e desenvolvimento de equipes.
Minha carreira teve início no Banco Rural S/A, onde comecei a ter contato com grandes equipes. Nessa empresa atuei nos setores de Cobrança e Contabilidade.
Trabalhei na empresa Tecnoponta Comércio e Representações S/A, onde exerci a função de Auxiliar Administrativo responsável pela equipe de vendas.
Ingressei em novembro de 2002 no MetrôRio, onde permaneci por 17 anos e 07 meses. Nessa empresa tive a oportunidade de aprender e ter crescimento profissional, passando pelos cargos 
de Auxiliar de Operação, Condutor de Trem, Supervisor de Tráfego Operacional, Gestor de Tráfego e Analista de Operação Pleno, participando da construção do planejamento estratégico, nova cultura organizacional, implementação de novas tecnologias, novos trens, linha 4, sistema de proteção ATP, dentre outros. Participei ativamente do processo de transformação cultural, método Shisa Kanko (apontar e falar), mobilizando, conscientizando e criando condições materiais para a participação de toda equipe nesse processo. Representei uma vez a operação do MetrôRio nos grupos de trabalhos no GT Operação em São Paulo.