Coordenador / supervisor manutenção

Edu*** ***** (XX anos)
Engenheiro Especialista de Produto em Transire Fabricação de Componente Eletrônicos LTDA
UNIP - Universidade Paulista
Manaus,
Amazonas
Este candidato está disposto a se mudar
|
Experiência
Engenheiro Especialista de Produto
Transire Fabricação de Componente Eletrônicos LTDA
ago 2020 - Atualmente
Engenharia de produto - responsável pelo desenvolvimento, nacionalização, mantenimento, execução de implantações de novos produtos, desenvolvendo e validando molde de injeção, estampos metálicos, máquinas, dispositivos e jigs para operação no PIM.
Desenvolvimento de novos fornecedores locais, nacionais e internacionais para fornecimento de peças acabadas (conforme PPB), ferramentais e máquinas.
Implantação de procedimento/fluxo de desenvolvimento de ferramentas de injeção plástica, estamparia, usinagem e automações Brasil/ China conforme exigências e padrões normativos nacionais. 
Administração e previsão de CAPEX, OPEX.
	KPI´s (Gestão de ferramentas, maquinas, jigs, dispositivos)
	Redução DOWN TIME de 42% para <10% (através do MTTR)
	Aumento performance OEE de 80% para >85% (Aumento de confiabilidade)
	Redução dos custos fixos >10% ao ano 
	Atendimento ao plano de manutenção de <30% para >90%. (sistemática de intervenção)
	Redução dos custos variáveis >15% ao ano (otimizações de processos, produtividades, materiais alternativos)
	Redução dos custos de manutenção em >10% ao ano. (planejamento de manutenção)
Supervisor Manutenção & Ferramentaria
HDL da Amazônia Industria Eletrônica LTDA (LEGRAND)
mar 2013 - abr 2020
Manutenção - responsável pela gestão de pessoas, KPI´s, mantenimento, execução de implantações e manutenções industriais, mecânica, predial, civil, elétrica, pneumática, SMD, facilites, conservação e limpeza, segurança patrimonial, CFTV, refrigeração, ativos fixos, projetos de implantação fabril, fase in e fase out de produtos, processos e instalações, manutenções normativas e legais como AVCB, SPDA, NR12, administração e previsão de CAPEX, OPEX, responsável técnico do site Manaus perante ao CREA.
Ferramentaria - responsável pela gestão de pessoas, mentenimento e execução de todas as ferramentas de injeção plástica, termofixos, elastômeros, alumínio, zamac, vacum forming; estampos metálicos progressivos e estagiados; maquinas operatrizes convencionais e CNC; maquinas injetoras hidráulicas e elétricas; prensas hidráulicas, mecânicas e pneumáticas; jigs e dispositivos do grupo LEGRAND em Manaus/ Brasil (HDL): desenvolvimento e implantação de novos projetos, relatórios, analises, manutenções, modificações, try-out, validação, fase in, fase out, controle de shots e etc. 
Engenharia - suporte ao desenvolvimento de produtos e meios produtivos para injeção plástica, estamparia, vacuum forming, usinagem, automações, embalagens etc..
Estudos de tolerâncias, ensaios mecânicos, dimensional, melhorias de produtos e processos para redução de custos e otimização de performance, fase in e  fase out de produtos, eventos kaizen, desenvolvimento de fornecedores, etc..

	Resumo de projetos, implantações, adequações e melhorias realizadas.

KPI´s (Manutenção, Ferramentaria, SMD e Facilites)
	Redução DOWN TIME de 38% para <2%
	Aumento performance OEE de 55% para >85%
	Redução dos custos fixos >10% ao ano
	Atendimento ao plano de manutenção de <60% para >95%.
	Redução dos custos variáveis >10% ao ano
	Redução dos custos de manutenção em >10% ao ano.

Atualizações legais: 
Adequação da fábrica as obrigações legais dos órgãos competentes abaixo compreendem as atividades de levantamento, atualização dos projetos, execução dos serviços e obtenção das licenças.
	CREA - Emissão de ART de responsabilidade técnica junto ao CREA AM como responsável do site Manaus. (líder projeto)
	MTE – SPDA, Diagrama Unifilar, Vasos de pressão; NR12 implantação e adequação em mais de 50 maquinas e equipamentos. (líder projeto)
	Corpo de bombeiros – AVCB, Sistema de combate a incêndio (hidrantes, extintores, alarmes); bloco de inflamáveis. (líder projeto)
	IPAAM -  águas pluviais, águas negras e cinzas, Outorga do poço. (líder projeto)
	DVISA adequação da cozinha e refeitório em atendimento as normas, elaboração e implantação do plano PMOC, reforma e adequação da cisterna e caixa elevada. (líder projeto)
	Principais resultados: Obtenção de todas as licenças de operação e certificações perante os órgãos.

Segurança patrimonial: 
	Alambrado - fechamento do perímetro de 370m com alvenaria, tela alambrado, arame fardado, inibindo acessos não autorizados. (líder projeto)
	CFTV – elaboração e implantação do sistema de CFTV standalone e remoto com 130 câmeras para otimização do sistema de segurança do grupo no site Manaus. (líder projeto)
	Ativo Fixo - Inventario cíclico de todos os ativos fixos ligados ao site Manaus, deixando acurado a depreciação e composição de custo fixo da planta através de baixa de ativos obsoletos não baixados em fase out dos projetos, redirecionamento do bem ao centro de custo correto, maior visão da vida útil de molde, estampos, maquinas, equipamentos, moveis e bens em geral. (Resultou na baixa de mais de 5 milhões em ativos obsoletos de projetos anteriores). (líder projeto)
	Principais resultados: Redução do número de ocorrências (intrusão e subtração de bens) de uma média de 7 ao ano para 0. “100%”

Processos: 
	Otimização de SETUPS - Conversão de setup interno em setup externo gerando ganho de 40%. Realizado através da padronização de moldes e maquinas, forte preparação com corpo técnico composto por (trocador, mecânico, ferramenteiro, alimentador, técnico de processo e qualidade) (líder projeto) 
	Redução de scraps - Puxado pelo projeto acima agregado de outras etapas como sistemáticas diárias (field tour) e intervenções programadas no processo produtivo para check e inspeção de pontos críticos a operação. Além da redução de scrap trouxe reduções de custos na manutenção em geral, pois reduziu significativamente as quebras de moldes não programadas. (líder projeto) 
	Processos externos - otimização dos processos de injeção plástica, alumínio, zamac, estamparia e usinagem junto aos fornecidos locais e nacionais dos produtos (LEGRAND), o qual além da otimização de PH implantou materiais e processos alternativos reduzindo custo e mantendo as mesmas características mecânicas de projeto. (líder projeto) 
	Desenvolvimento de fornecedores produtivos de seguimentos de injeção plástica, alumínio, zamac, estamparia e usinagem para implantação de novos projetos em Manaus junto aos times de compras e engenharia visando melhor qualidade e menor custo de produção aos insumos. (participante projeto) 
	Bancadas Modulares – Responsável pelo projeto, execução e implantação do sistema de bancadas modulares com sistemas elétricos, pneumáticos, dados e alimentação do processo integrados, otimizando espaço físico, deixando um parque fabril clean e com redução de indiretos devido ao novo layout e otimização do processo. Ganhador do PQA 2019 (líder projeto) 
	Agrupamento da manufatura 1500m2-  corpo técnico, gestão, planejamento e gerencial em um único bloco otimizou grandes reduções em área ocupada, processos, fluxos, gestão e pessoas, conservação e limpeza, energia e água dentre outras, pois anteriormente eram subdivididos em 3 blocos separados estando os mesmos sobre dimensionados a suas operações. (redução obtida através do congelamento de depreciação dos blocos que foram desocupados, desligamento de uma subestação de 1250 kva, redução da MOI, MOD e indiretos) - (líder projeto)
	Agrupamento Expedição e recebimento: Elaboração e execução de um novo layout que resultou na unificação das áreas e otimizações de fluxo e posições, instalação salas climatizadas para componentes eletrônicos, instalação de fechamentos metálicos em todo perímetro, mantendo uma taxa de ocupação de 60% (redução de 30% área ocupada aumento da segurança patrimonial e redução de MOD, ganho de posições de alocação) - (líder projeto) 
	Projeto internalização estamparia – Levantamento de área, infraestrutura elétrica, pneumática, hidrauliza, civil, maquinas, equipamentos, mão de obra e processos e estoque para internalização do processo de estamparia metálica no site Manaus. (líder  50% projeto)
	Eficiência energética – Lider do projeto de redução de energia em Manaus o qual teve uma redução de 40% do consumo de energia e proporcional redução em custo, desativação de uma transformador de 750kva 380v refazendo redistribuição de carga, substituição de lâmpadas alógenas, incandescentes e mistas por led, sensorização de ambientes, conscientização dos colaboradores através de palestras trazendo a realidade em R$, levantamento geral do consumo de carga de todos os equipamentos instalados, etc.. (líder projeto) – 
	Principais resultados: Redução no PRI do produto em 7% e 20% no custo fixo.

Obras: 
	Drenagem Profunda – Desenvolvimento do projeto, licenças e execução junto a ECORIS Consultoria (França / Curitiba) de um montante de 600m de drenagem profunda com tanques de retardo de 130m3 e trincheiras de infiltração para percolação das aguas pluviais em atendimento a notificação e nova legislação do IPAAM 2019. (nota: inversão do fluxo d`água contra topografia do terreno e com a fábrica em plena operação) (participante projeto e líder da execução) (participante projeto e líder execução)
	Cisterna e caixa elevada - Reforma e adequação em atendimento a DVISA. (líder projeto)
	Telhados - reforma e impermeabilização de mais de 5.000m2. (líder projeto)
	Cozinha e refeitório – reforma e adequação em atendimento as normas da DVISA. (líder projeto)
	Subestação - reforma das subestações 01 e 02 de 2.150kva. (líder projeto)
	Fechamento perimetral – 900m2 alvenaria em bloco estrutural, tela alambrado, arame farpado, mourões e sensores de intrusão e anti-colisão nos portões. (líder projeto)
	Relayout expedição: Redução de espaço ocupado em 30% atrvés relayout dos porta pallets, criação de uma área climatizada com 80m2 em divisória e vidro para armazenamento de componentes eletrônicos, fechamento de mais de 800m2 de tela metálica, (líder projeto)
	Montagem no parque fabril - 1500m2: responsável pelos projetos e execução da montagem de parque fabril de 1500m2 para produção adequadas ao sistema de ESD das áreas de SMD e FA. Projetos contemplam a reforma civil da alvenaria e telhado, instalação pneumática, elétrica, dados, voz, cabeamento estruturado, salas, piso ESD, sistema de exaustão para maquinas de solda e fornos, sistema de ar condicionado dutado, sistema de ar-insuflado (splits e selfs) elaboração do plano PMOC.(líder projeto)
	Asfalto – recapeamento “ tapa burados” com CBUQ e AAUQ perímetro logistico externo dos blocos. (líder projeto)
	Principais resultados: Execução de todas as obras de ampliação, adequação e relayout com zero acidentes e redução de custo médio de 15% nas negociações.
Supervisor Manutenção & Ferramentaria
PLASMETALLO IND. COMP. PLÁSTICOS E METÁLICOS LTDA
jan 2012 - mar 2013
Supervisor Ferramentaria / Manutenção.
Coordenar e executar todas as atividades competentes a área.
Supervisor de Ferramentaria
Vulcapalst Indústria da Amazônia LTDA.
jan 2007 - nov 2011
Supervisor de Ferramentaria - Coordenar equipes da ferramentaria e do set-up em 4 turnos para realização de todas as atividades competentes ao setores tais como:  manutenções preventivas/corretivas, modificações e set-up.
Preparação de todos os cronogramas e relatórios necessários para auditorias e satisfação dos clientes.
Ferramenteiro Sênior - Manutenção preventiva,  corretiva e modificações em moldes de termoplásticos, solda, ajuste, polimento metalográfico, confecção de postiços, cames, dispositivos e peças em geral. Analise tec. para ganho de ciclo, projeto e confecção de moldes, jigs e dispositivos em geral.
Ferramenteiro Pleno - Manutenção preventiva,  corretiva e modificações em moldes de termoplásticos, atendimento a maquinas,  solda, ajuste, polimento metalográfico, confecção de postiços, cames, dispositivos e peças em geral.

	Resumo de projetos, implantações, adequações e melhorias realizadas.

	Implantação processo high gloss – Implantação do processo high gloss steam mold e AR-MOLD em Manaus em ferramentas da Samsung LG e SONY com redução de perda de 30% comparado ao processo da CHINA.
	Redução de set-up – Redução do tempo médio de 3h para 1:30h ganho de 50% através da conversão de setup interno em setup externo.
Formação
Graduação
UNIP - Universidade Paulista
Engenharia Mecânica – UNIP - 2017 (CREA ativo)
Pós Graduação - especialização
IDAAM
Gestão Industrial ( finaliza em julho de 2022 devido a pandemia)
Mestrado
IDAAM
Engenharia de Produção  ( finaliza em julho de 2022 devido a pandemia)
Especialização - cursos complementares
F2G
PPAP – Processo de aprovação de peças de produção 4º edição , F2G
Especialização - cursos complementares
F2G
APQP – Planejamento da qualidade do produto 2º edição , F2G
Especialização - cursos complementares
SENAS
NR 35 – Trabalho em altura
Especialização - cursos complementares
SENAS
NR 10 e SEP– Segurança em Instalações e Serviços em Eletricidade
Especialização - cursos complementares
SENAS
N12 - Segurança do Trabalho em Maquinas e Equipamentos
Especialização - cursos complementares
SENAI
Mecânico de Usinagem
Especialização - cursos complementares
FUNDAÇÃO NOKIA
NX 6.5 (modeling e manufacturing),
Especialização - cursos complementares
SGI - Vulcaplast
Interpretação ISSO 14001:2004
Especialização - cursos complementares
MSC CONSULTORIA
Gerenciamento de Manutenção
Especialização - cursos complementares
SENAI
Ferramenteiro de Moldes
Especialização - cursos complementares
SENAI
Leitura e Interpretação de Desenho Téc. Mecânico
Especialização - cursos complementares
FUNDAÇÃO REDE AMAZÔNICA
Segurança do Trabalho na Ind. de Injeção Plástica
Especialização - cursos complementares
FUNDAÇÃO REDE AMAZÔNICA
Processo de Injeção Plástica
Especialização - cursos complementares
Seletivo Curso de Qualificação Profissional
Chefia e Liderança
Especialização - cursos complementares
Seletivo Curso de Qualificação Profissional
5S Qualidade de Vida
Especialização - cursos complementares
SENAI
Metrologia Aplicada a Mecânica
Especialização - cursos complementares
Dados School
Pacote office completo
Especialização - cursos complementares
Instituto CREATHUS
Lean Manufacturing
Idiomas
Inglês - Intermediário (técnico)
Informações Adicionais
Artigos e Patentes
linkedin.com/in/eduardo-nogueira-679a271a7

1 artigo publicado na revista espacios.com
Uma Filosofia QRQC para Resolução de Problemas em uma Empresa do Polo Industrial de Manaus

1 Patente de invenção em andamento no INPI (Mecanização para produção de Tubérculos na Amazônia Sustentável)
Perfil profissional
Dinâmico, proativo, inovador são alguns dos pontos positivos de minha personalidades somados a expertise da vivencia, acrescidos de todas as qualificações voltadas para o seguimento compõem um profissional completo com vivencia fabril partindo do CAPEX/OPEX até o fase out de operações e plantas industriais.
Assim como todos também tenho pontos negativos como o perfeccionismo onde sempre busco a melhor solução técnico-financeira o que acabo me sobrecarregando muitas vezes. Também um forte instinto paternalista onde queremos sempre o melhor para nossos pares como um todo, pois um colaborador satisfeito trabalha com entusiasmo elocubrando um futuro melhor e não apenas em troca dos seus vencimentos trabalhistas.
Puxando o time ao favor da instituição só temos a ganhar, pois o mesmo passa a se sentir parte de algo evitando desperdícios e focando na missão e valores do grupo tendo discernimento claro para atuar nos objetivos e prioridades do grupo.