Diretor comercial | diretor de vendas, marketing e trade marketing | gerente nacional de vendas

Cir*** ***** (XX anos)
Head of Sales, Marketing e Trade Marketing em DSM
 ESPM - 2015
São Paulo
Este candidato está disposto a se mudar
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Experiência
Head of Sales, Marketing e Trade Marketing
DSM
mar 2019 - jan 2020
Cargo: Gerente Nacional de Vendas | Head of Sales
Equipe: 13 colaboradores com reporte direto
Principais responsabilidades:
Contratado pela DSM para construir e desenvolver o acesso de seus produtos através dos canais indiretos, criando e definindo estratégias B2B e B2C focadas em vendas através das Lojas Agropecuárias, Cooperativas, Key Accounts, Atacados e Distribuidores. Responsável pela gestão comercial, liderando um time formado por gerentes regionais de vendas, gerentes distritais de vendas, gerentes técnicos regionais, supervisores de vendas, assistentes técnicos, account managers, promotores e representantes comerciais. Elaboração do plano anual de vendas (crescimento de volume, distribuição, mix, organização/estrutura, investimentos e treinamento), definição das estratégias e diretrizes para que a equipe mantenha clientes ativos, recuperem clientes inativos e desenvolvam novos clientes; Definição das estratégias e diretrizes para a abertura de revendedores, pontos de apoio e ações de sell out; Implantação e acompanhamento das ações para cumprimento de metas definidas para cada gerencia distrital; Gerenciamento e acompanhamento da equipe de gerentes técnicos regionais; Como executivo de carreira, atuo no desenvolvimento das pessoas e na lapidação dos talentos; Realizando reuniões periódicas para alinhamento das estratégias, avaliações e feedbacks; Prover treinamento e desenvolvimento; Desenvolver permanente análise da concorrência e do mercado para a recomendação de ações de marketing, trade marketing e vendas; Acompanhamento dos indicadores de vendas, incluindo performance da equipe, alcance de metas, histórico de vendas, oportunidades e planos de ação.
Função:
Gerente Nacional de Vendas, (Mar/19 - Jan/20)

Clientes /Contas (atendidos ou prospectados):
•	1.000 Empresas Atendidas B2B, 4.400 Clientes através dos canais Indiretos B2C, 15.500 Clientes atendidos Diretos B2C e 50 clientes novos, B2B e B2C, prospectados.

Responsável pelo Faturamento:
•	50% do faturamento da empresa, Valor de R$ 1.2 bilhões.

Produtos de Atuação
•	Linha de produtos de suplementação mineral e pré mesclas ou pré mix desenvolvidos de acordo a necessidade dos clientes (bloco vitamínico e bloco mineral) e principais marcas de produtos terminados: Tortuga, Fosbovi, Bovigold e Coequi. 

Mercados de Atuação:
•	Atuação nos mercados de vitaminais e minerais.

Time / Equipe:
•	Reportes diretos de 4 gerentes regionais, 3 gerentes de produto, 1 gerente de trade marketing, 1 gerente de administração de vendas, 1 gerente técnico, 1 gerente de P&D, 1 gerente de pricing, 1 coordenador de inteligência de mercado e 10 gerentes distritais, 15 supervisores, 20 promotores e 500 vendedores (representantes comerciais) pelo Brasil. Time total de 556 pessoas.

Principais responsabilidades e Legados:
•	Desenvolvi a estratégia comercial da empresa para atuar nos canais indiretos e no B2B, atendimento a empresas com maior eficácia. Reestruturei a área de vendas e técnica para maior foco e resultados e Fui fundamental na execução do projeto de novas rotas de acesso ao mercado, por conta de liderar o time de consultores contratados da empresa Markestrat.

Motivo da saída:
•	Novo CEO global implementou um projeto chamado “fit to growth” com foco em reduzir a folha de pagamento, ao total foram cortados 350 colaboradores. Meu cargo foi extinto.
Diretor de Vendas, Marketing, Trade Marketing, Pricing e Inteligência
Total Alimentos
dez 2015 - fev 2019
Cargo: Diretor de Vendas, Marketing, Trade Marketing, Pricing e Inteligência.
Equipe: 10 colaboradores com reporte direto
Principais responsabilidades:

	Responsável pelo P&L, definindo investimentos em Vendas, Marketing e Trade Marketing , com reporte ao CEO. Equipe composta por Gerentes Regionais, Gerentes de Produto, Gerente de Trade Marketing Canal e Categoria, Gerente Técnico e Gerente de P&D.
Funções:
Diretor de Vendas, Marketing, Trade Marketing, Pricing e Business Intelligence, (Dez/15 - Fev/19)

Principais realizações:
	Reestruturei as áreas de Marketing e Trade Marketing visando ao maior foco no desenvolvimento da penetração das marcas e das vendas nos diversos canais de atuação: Distribuidor, Venda Direta, Contas Chaves e Atacado.
	Implementei mudanças nas políticas comerciais, posicionamento de preços, estudos de rentabilidade ROI, e gestão do P&L. 
	Estruturei estratégia de portfólio através de preço, posicionamento de imagem de cada marca, insights, oportunidades sociodemográficas, ocasiões e motivações de compra e consumo.
	Elaborei planos de canal e categoria nível cliente, atendendo as demandas e necessidades de ambos (cliente e empresa).
	Implantei processo de inovação, envolvendo todas as divisões, quebrando paradigmas internos, estabelecendo taxas de atratividade para novos produtos, obtendo um pipeline 90% mais eficiente de lançamentos.
	Liderei projetos de inovação para grandes marcas como ração super premium para cães Equilíbrio, criando novas plataformas de produtos, como: raças específicas e grain free, crescendo 20% em faturamento.
	Introduzi cultura de planejamento anual e estratégico das marcas, com visão de cinco anos, focando melhor os investimentos em CAPEX, Marketing e Trade Marketing, implementando nova arquitetura de portfólio, descontinuando produtos de baixa rentabilidade e proporcionando maior alinhamento com as demandas.
	Revisei o portfólio, harmonizei marcas, com 22 lançamentos, 77 descontinuações e otimizações de fórmulas, geraram uma economia anual de R$ 6 milhões.
	Aumentei o volume de negócios e as receitas com margens saudáveis. Como exemplo, cito as linhas comerciais: Max Professional, trazendo um produto sem corantes e conservantes artificiais, melhoramos a margem de 15% para 27% e Naturalis com apelo 100% natural, de 20% para 37%.
	Criei e desenvolvi guias de comunicação e execução para as principais marcas, Brand Books, para organizar, disciplinar e desenvolver as marcas Equilíbrio e Max em nível global.

Clientes /Contas (atendidos ou prospectados):
•	1.200 Empresas Atendidas B2B, 5.000 Clientes através dos canais Indiretos B2C, 15.000 Clientes atendidos Diretos B2C e 150 clientes novos, B2B e B2C, prospectados.

Responsável pelo Faturamento:
•	100% do faturamento da empresa, negócio Pet, Valor de R$ 700 milhões.

Produtos de Atuação
•	Linha de produtos de alimentos para cães e gatos e pré-mesclas ou pré mix desenvolvidos de acordo a necessidade dos clientes, empresas e produção terceirizada para alguns clientes e principais marcas de produtos terminados: Equilíbrio, Max, Nero e Naturalis. 

Mercados de Atuação:
•	Atuação no mercado de nutrição animal.

Time / Equipe:
•	Reportes diretos de 1 gerente comercial, 3 gerentes de produto, 1 gerente de trade marketing, 1 gerente de inteligência de mercado, 1 gerente de pricing, 1 gerente de novos negócios, 1 gerente técnico, 1 gerente de P&D, 1 analista de assessoria de imprensa e 43 promotores de vendas pelo Brasil. Time total de 357 pessoas.

Principais responsabilidades e Legados:
•	Desenvolvi a estratégia de marketing e trade da empresa para atuar em todos os canais de vendas, B2B e B2C. Reestruturei as áreas de marketing, trade e técnica para atuar com maior foco e flexibilidade e Fui fundamental na execução do projeto de novas rotas de acesso ao mercado, juntamente com incentivo de vendas para equipe interna e externa em parceria com o Magazine Luísa.

Motivo da saída:
•	O Grupo NEOVIA foi comprado a nível global pela empresa ADM, aos poucos toda a liderança da NEOVIA foi desligada e/ou substituída pela liderança já existente da ADM.
Diretor de Vendas, Marketing, Trade Marketing, Pricing e Inteligência
Arcor
set 2008 - nov 2015
Responsável pelo P&L, Marcas, Trade e Vendas, recuperação e incremento do market share com melhora da imagem das marcas através do fortalecimento da presença no trade, que foi dominado pelo concorrente de baixo preço.

Funções:
Diretor de Vendas, Marketing ,Trade Marketing, Pricing e Business Intelligence (Set/08 - Nov/15)

Principais realizações:
	Liderei projetos de inovação para grandes marcas como caramelos Butter Toffees, criando novas plataformas de produtos, como: sobremesas, premium e 2 cores, crescendo 38% em faturamento.
	Elaborei planos de ação com objetivo de trazer economias de escala e harmonização de portfólio, otimizando o sourcing e mão de obra.
	Aprovei e ajudei na elaboração de estudos de viabilidade para a construção e reforma de algumas fábricas, maior automatização, redução de custos em 15% foi o resultado alcançado com a compra de novas linhas de produção de última geração.
	Revisei o portfólio, com 30 lançamentos, 90 descontinuações e otimizações de fórmulas, geraram uma economia anual de R $ 9 milhões.
	Recuperei o volume de negócios e as receitas com margens saudáveis como exemplo, as linhas comerciais: pirulitos, que ajustando as quantidades por exibição, melhoramos a margem de 8% para 21% e os caramelos mastigáveis (7 BELLO), de 10% para 20%.
	Implantei processo de inovação, envolvendo todas as divisões, quebrando paradigmas internos, estabelecendo taxas de atratividade para novos produtos, obtendo um pipeline 80% mais eficiente de lançamentos.
	Liderei processo de otimização de valor em chocolates e confeitos, trazendo melhorias de custo e margem de mais 10 pontos percentuais e vantagem competitiva de preço, o que possibilitou investimentos em novas linhas de produção de última geração e ingresso em novos clientes, como Lojas Americanas e região Nordeste. 
	Modernizei a marca Tortuguita, criando nova identidade visual, inserindo a marca em novos segmentos de mercado como tabletes familiares, ovos de páscoa e confeitos. Criei e realizei campanhas de marketing e trade marketing completas com materiais promocionais e de Pontos de Venda (PDV), veiculação de campanha na televisão aberta, com ganho exponencial de participação de mercado de 8% para 23%, tirando mercado do seu principal concorrente e crescimento da receita em cinco vezes.
	Introduzi cultura de planejamento anual e estratégico das marcas, com visão de cinco anos, focando melhor os investimentos em CAPEX e Marketing, implementando nova arquitetura de portfólio, descontinuando produtos de baixa rentabilidade e proporcionando maior alinhamento com as demandas dos consumidores.
	Liderei a virada do negócio de Chocolates, ajustando a estrutura organizacional aos processos, trazendo mais gestão financeira e de mercado, administrando a política comercial, posicionamento de preços e estudos de rentabilidade (ROI), crescendo mais de quatro pontos percentuais e três vezes mais receita.
	Atuei na contratação e treinamento de 700 Promotores de Vendas para campanha de ovos de Páscoa para alavancar novo portfólio e licenças infantis, gerando um ganho de participação de mercado exponencial mais de 3.7 pontos percentuais representando 3.5 vezes mais receita.

Clientes /Contas (atendidos ou prospectados):
•	500 Empresas Atendidas B2B, 50.000 Clientes através dos canais Indiretos B2C, 10.000 Clientes atendidos Diretos B2C e 200 clientes novos, B2B e B2C, prospectados.

Responsável pelo Faturamento:
•	100% do faturamento da empresa, Valor de R$ 1.1 bilhões.

Produtos de Atuação
•	Linha de produtos de biscoitos, chocolates e guloseimas (balas, pirulitos e chicles) e produtos finais, terceirização e em embalagens e apresentações diferenciadas para atender ao canal Foodservice (Empresas), B2B, desenvolvidos de forma padrão ou de acordo a necessidade dos clientes e capacidade fabril instalada e principais marcas de produtos terminados: Arcor, Triunfo, Tortuguita, Butter Toffees, Poosh, Aymoré, Plutonita, 7 Belo, Kid’s. 

Mercados de Atuação:
•	Atuação no mercado de bens de consumo, alimentos.

Time / Equipe:
•	Reportes diretos de 4 gerentes regionais, 3 gerentes de produto, 1 gerente de trade marketing, 1 gerente de administração de vendas, 1 gerente de P&D, 1 coordenador de inteligência de mercado, 1 coordenador de pricing e 10 gerentes de área, 20 supervisores, 200 promotores e 300 vendedores CLT’s pelo Brasil. Time total de 542 pessoas.

Principais responsabilidades e Legados:
•	Desenvolvi a estratégia comercial da empresa para atuar em todos os canais, B2B e B2C, minimizando conflitos na ponta e atendendo as necessidades dos clientes e empresas. Reestruturei a área de vendas, marketing e trade, para maior foco e resultados e Fui fundamental na execução do projeto de novos negócios e rotas de acesso ao mercado e implantei o negócio de Páscoa do Grupo Arcor no Brasil.

Motivo da saída:
•	Corte de estrutura, minha cadeira foi extinta.
Gerente Sênior de Vendas, Marketing e Trade Marketing
Nestlé
jan 2000 - ago 2008
Cargo: Gerente Sênior de Vendas, Marketing e Trade Marketing.
Equipe: 12 colaboradores com reporte direto
Principais responsabilidades:

Tive um sólido período trabalhando para a Nestlé ocupando posições gerenciais em diferentes áreas, Marketing, Vendas e Trade Marketing.
Funções:
Gerente de Nacional de Trade Marketing, Todos os Canais e Categorias, (Abr/08 - Ago/08).
Gerente de Vendas Global Key Account Carrefour Brasil, Todos os produtos (720 skus), (Set/06 - Mar/08).
Gerente de Vendas Filial São Paulo, Todos os produtos (720 skus), (Jul/04 - Ago/06).
Gerente de Produtos Sr., Marketing Chocolates, Categoria Compartilhado (Jan/03 - Jun/04).
Gerente de Produtos Pl., Marketing Chocolates, Categoria impulso (Ago/01 - Dez/02).
Gerente de Produtos Jr., Marketing Chocolates, Páscoa e Sazonais (Jan/00 - Jul/01).


Principals realizações:
	Implementei mudanças nas políticas comerciais, no “Go to Market”, posicionamento de preços, estudos de rentabilidade (ROI), e gestão do P&L.
	Estruturei estratégia de portfólio através de preço, posicionamento de imagem de cada marca, insights, oportunidades sociodemográficas, ocasiões e motivações de compra e consumo.
	Elaborei planos de canal e categoria, nível cliente, atendendo as demandas e necessidades de ambos (cliente e empresa).
	Desenvolvi e executei planos de negócios com foco na criação de valor e eficiência operacional: execução disciplinada, melhoria da margem de contribuição do cliente e custo de servir.
	Participei de projetos de inovação e liderei equipes multifuncionais sempre na busca de alternativas para o crescimento.
	Liderei o reposicionamento da marca chokito, com ajuste na formulação do produto, design da embalagem, portfólio, desenvolvimento de campanhas ATL e BTL, materiais de pdv. Crescimento das vendas em 21%, ganho de 8pp de Market share vs o principal concorrente.
	Otimizei o portfólio de tabletes familiares, de 28 sku’s para 12 skus, sendo 2 skus “in and out”. Ganho de eficiência fabril e de execução mais focada do planograma, aumentando o volume de vendas em +15% e ganhando 5pp de Market share.
	Gerenciei grupo multifuncional para a entrada em novas categorias de produto, como exemplo cito o chocolate Sem Parar, conquistando 10% de Market share do seu principal concorrente.
	Liderei Páscoa e Sazonais, categorias responsáveis por 20% do resultado de chocolates no p&l.
	Fiz gestão de vendas em todos os canais, venda direta, distribuidores, atacadistas, key accounts. Estabelecimento de metas, negociação, ações de sell out, treinamentos, acompanhamento do ingresso dos pedidos, faturamento e entrega.

Clientes /Contas (atendidos ou prospectados):
•	15.000 Empresas Atendidas B2B, 600.000 Clientes através dos canais Indiretos B2C, 300.000 Clientes atendidos Diretos B2C e 2.000 clientes novos, B2B e B2C, prospectados.

Responsável pelo Faturamento:
•	30% do faturamento da empresa no Brasil, Valor de R$ 9 bilhões.

Produtos de Atuação
•	Linha de produtos de biscoitos, chocolates, cafés, leites, creme de leite, culinária, achocolatados, foodservice e principais marcas de produtos terminados: Nescau, Moça, Passatempo, Alpino, Nescafé. 

Mercados de Atuação:
•	Atuação no mercado de bens de consumo, alimentos.

Time / Equipe:
•	Reportes diretos, em marketing: 2 analistas e 1 estagiário, em vendas, filial São Paulo: 6 supervisores, 6 coordenadores, 35 vendedores e 200 promotores, em vendas, como Gerente Nacional Global Key Account Carrefour: 2 supervisores, 9 coordenadores e 280 promotores, em trade marketing: 9 gerentes de trade categoria, 4 gerentes de trade canal, 1 coordenador de inteligência de mercado, 1 coordenador de pricing, 1 coordenador de novos negócios. Time total de 557 pessoas.

Principais responsabilidades e Legados:
•	Desenvolvi a estratégia comercial da empresa para atuar em todos os canais, B2B e B2C, produtos finais, terceirização e em embalagens e apresentações diferenciadas para atender ao canal Foodservice (Empresas), desenvolvidos de forma padrão ou de acordo a necessidade dos clientes e capacidade fabril instalada. Reestruturei a área de vendas, marketing e trade, para maior foco e resultados e Fui fundamental na execução do projeto de novos negócios (Ex.: Achocolatados Prontos para beber) e rotas de acesso ao mercado por conta de implantar os Brokers.

Motivo da saída:
•	À Convite aceitei o novo desafio.
Formação
 Especialização, O Futuro do Marketing Digital
 ESPM - 2015
mar 2015 - jun 2015
	Especialização, O Futuro do Marketing Digital – ESPM - 2015
 GVPEC, Corporate Affairs & Communications
 FGV - 2007
mar 2007 - jun 2007
	GVPEC, Corporate Affairs & Communications – FGV - 2007
 GVPEC, Marketing Communications  GVPEC, Marketing Communications – FGV – 2006
 FGV – 2006
mar 2006 - jun 2006
	GVPEC, Marketing Communications – FGV – 2006
 GVPEC, Marketing – Product Management
 FGV – 2005
mar 2005 - jun 2005
	GVPEC, Marketing – Product Management – FGV – 2005
• MBA Executivo Internacional
• Ohio University / FGV - 2004
jul 2004 - ago 2004
•	MBA Executivo Internacional – Ohio University / FGV - 2004
• Pós-Graduação Latu Sensu em Logística Empresarial
Fundação Getúlio Vargas - 2004
mar 2003 - dez 2004
Pós Graduação Latu Sensu em Logística Empresarial
• Graduado em Administração de Empresas
Fundação Getúlio Vargas / 2001
mar 1998 - dez 2001
Bacharel em Administração de empresas
Idiomas
Inglês - Fluente
Espanhol - Fluente
Informações Adicionais
Resumo das Qualificações
Resumo das Qualificações:
	21 anos de experiência na área Comercial (Vendas, Marketing e Trade Marketing) B2B e B2C, em Bens de Consumo não duráveis (FMCG) e Nutrição & Saúde Animal (NSA) em renomadas corporações: Nestlé, Arcor, Total Alimentos, DSM e Casa KM;
	Grande experiência na construção de equipes multifuncionais de alta performance, na reestruturação de diferentes áreas e desenvolvimento de talentos, buscando maior eficiência na gestão de negócios;
	Comprovada competência em visão sistêmica e capacidade para alcançar resultados, aprendizado rápido e força intelectual para enfrentar desafios em diferentes áreas e com diferentes funções;
	Estilo colaborativo de liderança, com bom equilíbrio entre pensamento estratégico e execução, tendo implementado mudanças na Cultura Organizacional, transformado empresas e lançado novos negócios e marcas.
	Planejamento estratégico de negócios e marcas, desenvolvimento e implementação de estratégias comerciais, rotas ao mercado e no gerenciamento do processo de inovação de produtos;
	Ativação integrada com sólidos conhecimentos de design thinking e redesenho de processos;
	Gestão de vendas em todos os canais venda direta, distribuidor, atacado, key accounts. Estabelecimento de metas, visita clientes, prospecção de novos clientes, negociação com plano de negócio, ações de sell out, treinamentos, acompanhamento do ingresso dos pedidos, faturamento e entrega;
	Experiência no desenvolvimento e implementação de planejamento de compras, vendas e abordagens comerciais, controles dos indicadores de performance (KPIs) e estabelecer as metas quantitativas e qualitativas da área Comercial, garantindo o alinhamento ao planejamento estratégico corporativo;
	Expertise na relação com fornecedores para elaboração, execução e acompanhamento da estratégia comercial, assegurando o cumprimento das metas estabelecidas.