Gerente administrativo e compras
Jos*** ***** (XX anos)
Gerente Administrativo e Compras em BUREAU VERITAS
Fundação Getúlio Vargas
Niterói,
Rio de Janeiro
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Experiência
Gerente Administrativo e Compras
BUREAU VERITAS
fev 2011
-
nov 2019
Reporte ao Vice Presidente Financeiro. Desenvolvimento de projeto de implantação de Sistema e Processos de Gestão de Compras Corporativa de Serviços, Materiais e Equipamentos, constando do acompanhamento da performance dos processos, compradores e fornecedores. Responsável pela gestão dos veículos da frota de 750 veículos de serviço de passeio, micro ônibus e motos, com a implantação de ferramentas de controle de combustível, manutenção veículos e rastreamento. Responsável pela implantação de sistema de Compras Corporativa Desenvolvimento de processo de Compras Estratégicas (Strategic Sourcing) de Materiais de Escritório, Impressão, EPIs, Uniformes e Equipamentos de Informática. Desenvolvimento de Relatórios Gerenciais de telefonia, viagens, compras e frota contendo KPIs e sinalizações de oportunidades de redução de custos. Implantação da solução completa de Solicitação de viagens a serviço contemplando ferramenta self booking e integração com o sistema financeiro da empresa. Promoção do saneamento da base de itens de materiais e fornecedores. Responsável pela Gestão Corporativa da Telefonia fixa e móvel (1.900 linhas celulares). Implantação do gerenciamento corporativo das despesas com telefonia fixa, móvel, 0800 e dados constantes da realização de disputas entre faturas das operadoras de telefonia e os acordos comerciais corporativos resultando numa economia de R$ 1.200 K. Responsável pela elaboração da proposta de reestruturação da área Administrativa e de Compras. Responsável por diversas obras implantação de escritórios de pequeno e grande porte (2.100 m2). Responsável pela regularização de documentos de funcionamento e legais dos escritórios da empresa. Responsável pela abertura e encerramento das unidades junto as áreas e órgãos responsáveis. Efetivação de grandes oportunidades de venda dos imóveis próprios e veículos da empresa o que representou uma receita de aproximadamente R$ 4.000 K. Desenvolvimento e implantação do projeto de Centralização das emissões de pagamentos das despesas administrativas em nível nacional de todas as empresas do grupo. Atuação voltada para redução de custos através de projetos de readequação de espaços ocupacionais, infra-estrutura, estruturas organizacionais, sistemas informatizados, racionalização de métodos e processos nas áreas Administrativa e Compras o que resultou em uma economia anual de R$ 2.500 K.
Gerente Administrativo e Compras
SHV GAS (SUPERGASBRAS)
abr 2007
-
out 2009
Reporte ao Diretor de Operações. Responsável pela otimização da gestão estratégica da informação com uso de soluções tecnológicas através da ferramenta de E-Procurement (Portal de Compras). Desenvolvimento de processo de Compras Estratégicas (Strategic Sourcing), resultando numa economia anual de R$ 1.200 K e padronizando os acordos corporativos firmados com empresas fornecedoras de materiais e serviços. Promoção do saneamento da base de itens de materiais e fornecedores (10.000 itens). Desenvolvimento de projeto de centralização das solicitações e compras de materiais de escritório. Responsável pela recomendação aos Gestores Funcionais de novas alternativas de insumos e materiais demandados, objetivando a racionalização dos custos e o incremento da performance operacional. Desenvolvimento de processo de importação de acordo com as normas da legislação em vigor, gerenciando Despachante Aduaneiro e Logístico junto aos clientes internos. Responsável pela elaboração da proposta de reestruturação da área de Compras e Suprimentos. Responsável pela otimização do fluxo logístico de materiais e equipamentos e a maximização do giro de materiais reduzindo o custo do estoque. Responsável pela garantia da vigência e disponibilidade de documentações necessárias para o perfeito funcionamento das unidades. Desenvolvimento de projeto para abertura e encerramento das unidades junto as áreas e órgãos responsáveis. Definição de regras de negócio objetivando direcionar a contratação de serviços terceirizados quanto a prazos, preços, abrangência da atuação dos fornecedores e padrão de serviços. Efetivação de grandes oportunidades de venda dos imóveis próprios da empresa em aproximadamente R$ 8.000 K e em conformidade com as leis e regulamentações aplicáveis. Responsável pela gestão do contrato de locação de 620 veículos de serviço de passeio e cartão combustível em nível nacional,assegurando o cumprimento das normas estabelecidas na política da empresa(valores anuais de R$ 7.000 K). Definição e disseminação das políticas de utilização dos serviços administrativos (arquivo ativo e inativo, viagens a serviço, telefonia, facilities, veículos de frota leve, utilização de táxi, outros). Implantação das melhores práticas e soluções oferecidas pelo mercado no tocante a ferramentas de solicitações de viagens, pagamentos centralizados das despesas e acordos corporativos com as companhias aéreas e rede hoteleira (valores anuais de R$ 5.900 K). Gerenciamento de despesas de facilities permitindo uma economia de R$ 800 K/ano. Implantação do serviço de gerenciamento corporativo das despesas com telefonia fixa, móvel, 0800 e dados constantes da realização de disputas entre faturas das operadoras de telefonia e os acordos comerciais corporativos resultando numa economia de R$ 1.000 K. Responsável pela implantação física da unidade do Centro de Serviços Compartilhados e a centralização do back office Administrativo e de Compras. Responsável por diversas obras de adaptação da infra-estrutura e layout. Implantação do outsourcing de telefonia móvel (1.400 linhas) e de impressão/fotocópia em todo Brasil. Gestão do pacote de despesas administrativas, sendo responsável por tomar as medidas necessárias para seu cumprimento junto as áreas geradoras (budget anual de R$ 58.300 K).
Gerente de Recursos Materiais e Serviços Administrativos
GRUPO SUL AMÉRICA SEGUROS
jan 1990
-
jul 2006
Reporte ao Diretor Administrativo. Responsável pelo planejamento e gerenciamento dos recursos administrativos prediais e de suprimentos, liderando uma equipe composta por 90 colaboradores diretos, 14 gerências de sucursais distribuídos pelo Brasil e diversas empresas parceiras e terceirizadas. Gestão do planejamento estratégico e orçamentário administrativo alcançando uma economia de R$ 11.000 K com o desenvolvimento e implantação de estudos/projetos e cumprimento das metas orçamentárias. Gerenciamento de despesas administrativas na ordem de R$ 5.000 K/mês. Negociação com fornecedores de materiais de escritório/formulários, equipamentos de computação (IBM, DELL, HP) e empresas prestadoras de serviços, visando redução de custo administrativo e criação de parcerias através de contratos de fornecimento de materiais, equipamentos e serviços. Reestruturação da área de compras com a implantação do sistema eletrônico via WEB. Implantação da terceirização da frota de veículos em nível nacional e sua política de utilização. Desenvolvimento do Manual de Gerenciamento de Crises – BCP e CMO. Coordenação do projeto do sistema de coleta seletiva de lixo, convertendo em doações para instituições carentes como uma ação da empresa em responsabilidade social. Elaboração das normas e procedimentos internos dos serviços administrativos. Gerenciamento dos indicadores e objetivos do BSC (Balanced Scorecard) e implantação de métricas de SLA (Service Level Agreement). Desenvolvimento e implantação do projeto de Centralização das emissões de pagamentos das despesas administrativas em nível nacional
Formação
Administração
Fundação Getúlio Vargas
jul 2006
-
dez 2007
Pós Graduação
Engenharia Elétrica
Universidade Veiga de Almeida
jan 1980
-
dez 1985
Graduação
Idiomas
Ingles - Básico
Informações Adicionais
Resumo das Qualificações
Profissional com 32 anos de experiência na área Administrativa e Compras, adquirida em empresas de grande porte como a BUREAU VERITAS, SHV GAS, SUL AMÉRICA SEGUROS e CERVEJARIA SKOL com formação em Engenharia Elétrica e MBA de Administração de Empresas. Síndico de Condomínio residencial, desde 2010, com 95 unidades situado no bairro de Icaraí – Niterói – RJ; Atuação sempre voltada para redução de custos através de projetos de readequação de espaços ocupacionais, infraestrutura, estruturas organizacionais, sistemas informatizados e racionalização de métodos e processos nas áreas de Administrativa, Compras e Facilities. o Administração do budget anual Administrativo de R$ 58.300 K; o Economia alcançada de R$ 15.000 K; o Savings alcançados com fornecedores de compras – R$ 3.000 K; o Negociações com locações de imóveis – R$ 800 K; o Auditorias em Telefonia móvel e fixa – R$ 2.200 K; Habilidade em implantar e gerir projetos direcionados para área de compras e supply chain com objetivo de otimizar custo, implementar metodologias (Strategic Sourcing), políticas, processos, centralização de compras, workflow de aprovações (alçadas), gestão de contratos e fornecedores. Desenvolvimento de diretrizes para prospecção de fornecedores e aplicação de plano de ação visando a manutenção dos fornecedores cadastrados, através de acordos Corporativos, com objetivo de manter custos competitivos e equiparados com o mercado. Grande experiência no desenvolvimento de Normas e Procedimentos de Suprimentos, Serviços Administrativos, de Facilities e do Manual de Gerenciamento de Crises – BCP e CMO. Liderança da implantação física da unidade do Centro de Serviços Compartilhados e da centralização de Back Office Administrativo/Compras e de escritórios de grande porte (2.100 m2). Grande habilidade na gestão dos recursos de Facilities de prédios/condomínios de 15.000 m2 de área de escritório. Atuação no gerenciamento Corporativo das despesas com telefonia fixa, móvel, 0800 e dados que constava na realização de disputas entre as faturas das operadoras de telefonia e os acordos comerciais corporativos. Implantação solução completa de Solicitação de Viagens Corporativa contemplando ferramenta self booking e custos anuais próximo a R$ 12 000 K. Habilidade na gestão de grandes equipes de colaboradores distribuídas no Brasil, em empresas parceiras e terceirizadas.
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