Gerente administrativo e compras

Jos*** ***** (XX anos)
Gerente Administrativo e Compras em BUREAU VERITAS
Fundação Getúlio Vargas
Niterói,
Rio de Janeiro
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Experiência
Gerente Administrativo e Compras
BUREAU VERITAS
fev 2011 - nov 2019
	Reporte ao Vice Presidente Financeiro.
	Desenvolvimento de projeto de implantação de Sistema e Processos de Gestão de Compras Corporativa de Serviços, Materiais e Equipamentos, constando do acompanhamento da performance dos processos, compradores e fornecedores.
	Responsável pela gestão dos veículos da frota de 750 veículos de serviço de passeio, micro ônibus e motos, com a implantação de ferramentas de controle de combustível, manutenção veículos e rastreamento.
	Responsável pela implantação de sistema de Compras Corporativa Desenvolvimento de processo de Compras Estratégicas (Strategic Sourcing) de Materiais de Escritório, Impressão, EPIs, Uniformes e Equipamentos de Informática.
	Desenvolvimento de Relatórios Gerenciais de telefonia, viagens, compras e frota contendo KPIs e sinalizações de oportunidades de redução de custos.
	Implantação da solução completa de Solicitação de viagens a serviço contemplando ferramenta self booking e integração com o sistema financeiro da empresa. 
	Promoção do saneamento da base de itens de materiais e fornecedores.
	Responsável pela Gestão Corporativa da Telefonia fixa e móvel (1.900 linhas celulares).
	 Implantação do gerenciamento corporativo das despesas com telefonia fixa, móvel, 0800 e dados constantes da realização de disputas entre faturas das operadoras de telefonia e os acordos comerciais corporativos resultando numa economia de R$ 1.200 K.
	Responsável pela elaboração da proposta de reestruturação da área Administrativa e de Compras.
	Responsável por diversas obras implantação de escritórios de pequeno e grande porte (2.100 m2).
	Responsável pela regularização de documentos de funcionamento e legais dos escritórios da empresa.
	Responsável pela abertura e encerramento das unidades junto as áreas e órgãos responsáveis.
	Efetivação de grandes oportunidades de venda dos imóveis próprios e veículos da empresa o que representou uma receita de aproximadamente R$ 4.000 K.
	Desenvolvimento e implantação do projeto de Centralização das emissões de pagamentos das despesas administrativas em nível nacional de todas as empresas do grupo.
	Atuação voltada para redução de custos através de projetos de readequação de espaços ocupacionais, infra-estrutura, estruturas organizacionais, sistemas informatizados, racionalização de métodos e processos nas áreas Administrativa e Compras o que resultou em uma economia anual de R$ 2.500 K.
Gerente Administrativo e Compras
SHV GAS (SUPERGASBRAS)
abr 2007 - out 2009
	Reporte ao Diretor de Operações.
	Responsável pela otimização da gestão estratégica da informação com uso de soluções tecnológicas através da ferramenta de E-Procurement (Portal de Compras).
	Desenvolvimento de processo de Compras Estratégicas (Strategic Sourcing), resultando numa economia anual de R$ 1.200 K e padronizando os acordos corporativos firmados com empresas fornecedoras de materiais e serviços.
	Promoção do saneamento da base de itens de materiais e fornecedores (10.000 itens).
	Desenvolvimento de projeto de centralização das solicitações e compras de materiais de escritório.
	Responsável pela recomendação aos Gestores Funcionais de novas alternativas de insumos e materiais demandados, objetivando a racionalização dos custos e o incremento da performance operacional.
	Desenvolvimento de processo de importação de acordo com as normas da legislação em vigor, gerenciando Despachante Aduaneiro e Logístico junto aos clientes internos.
	Responsável pela elaboração da proposta de reestruturação da área de Compras e Suprimentos.
	Responsável pela otimização do fluxo logístico de materiais e equipamentos e a maximização do giro de materiais reduzindo o custo do estoque.
	Responsável pela garantia da vigência e disponibilidade de documentações necessárias para o perfeito funcionamento das unidades.
	Desenvolvimento de projeto para abertura e encerramento das unidades junto as áreas e órgãos responsáveis.
	Definição de regras de negócio objetivando direcionar a contratação de serviços terceirizados quanto a prazos, preços, abrangência da atuação dos fornecedores e padrão de serviços.
	Efetivação de grandes oportunidades de venda dos imóveis próprios da empresa em aproximadamente R$ 8.000 K e em conformidade com as leis e regulamentações aplicáveis.
	Responsável pela gestão do contrato de locação de 620 veículos de serviço de passeio e cartão combustível em nível nacional,assegurando o cumprimento das normas estabelecidas na política da empresa(valores anuais de R$ 7.000 K).
	Definição e disseminação das políticas de utilização dos serviços administrativos (arquivo ativo e inativo, viagens a serviço, telefonia, facilities, veículos de frota leve, utilização de táxi, outros).
	Implantação das melhores práticas e soluções oferecidas pelo mercado no tocante a ferramentas de solicitações de viagens, pagamentos centralizados das despesas e acordos corporativos com as companhias aéreas e rede hoteleira (valores anuais de R$ 5.900 K).
	Gerenciamento de despesas de facilities permitindo uma economia de R$ 800 K/ano.
	Implantação do serviço de gerenciamento corporativo das despesas com telefonia fixa, móvel, 0800 e dados constantes da realização de disputas entre faturas das operadoras de telefonia e os acordos comerciais corporativos resultando numa economia de R$ 1.000 K.
	Responsável pela implantação física da unidade do Centro de Serviços Compartilhados e a centralização do back office Administrativo e de Compras.
	Responsável por diversas obras de adaptação da infra-estrutura e layout.
	Implantação do outsourcing de telefonia móvel  (1.400 linhas) e de impressão/fotocópia em todo Brasil.
	Gestão do pacote de despesas administrativas, sendo responsável por tomar as medidas necessárias para seu cumprimento junto as áreas geradoras (budget anual de R$ 58.300 K).
Gerente de Recursos Materiais e Serviços Administrativos
GRUPO SUL AMÉRICA SEGUROS
jan 1990 - jul 2006
	Reporte ao Diretor Administrativo.
	Responsável pelo planejamento e gerenciamento dos recursos administrativos prediais e de suprimentos, liderando uma equipe composta por 90 colaboradores diretos, 14 gerências de sucursais distribuídos pelo Brasil e diversas empresas parceiras e terceirizadas.
	Gestão do planejamento estratégico e orçamentário administrativo alcançando uma economia de R$ 11.000 K com o desenvolvimento e implantação de estudos/projetos e cumprimento das metas orçamentárias.
	Gerenciamento de despesas administrativas na ordem de R$ 5.000 K/mês.
	Negociação com fornecedores de materiais de escritório/formulários, equipamentos de computação (IBM, DELL, HP) e empresas prestadoras de serviços, visando redução de custo administrativo e criação de parcerias através de contratos de fornecimento de materiais, equipamentos e serviços.
	Reestruturação da área de compras com a implantação do sistema eletrônico via WEB.
	Implantação da terceirização da frota de veículos em nível nacional e sua política de utilização.
	Desenvolvimento do Manual de Gerenciamento de Crises – BCP e CMO.
	Coordenação do projeto do sistema de coleta seletiva de lixo, convertendo em doações para instituições carentes como uma ação da empresa em responsabilidade social.
	Elaboração das normas e procedimentos internos dos serviços administrativos.
	Gerenciamento dos indicadores e objetivos do BSC (Balanced Scorecard) e implantação de métricas de SLA (Service Level Agreement).
	Desenvolvimento e implantação do projeto de Centralização das emissões de pagamentos das despesas administrativas em nível nacional
Formação
Administração
Fundação Getúlio Vargas
jul 2006 - dez 2007
Pós Graduação
Engenharia Elétrica
Universidade Veiga de Almeida
jan 1980 - dez 1985
Graduação
Idiomas
Ingles - Básico
Informações Adicionais
Resumo das Qualificações
	Profissional com 32 anos de experiência na área Administrativa e Compras, adquirida em empresas de grande porte como a BUREAU VERITAS, SHV GAS, SUL AMÉRICA SEGUROS e CERVEJARIA SKOL com formação em Engenharia Elétrica e MBA de Administração de Empresas.
	Síndico de Condomínio residencial, desde 2010, com 95 unidades situado no bairro de Icaraí – Niterói – RJ;
	Atuação sempre voltada para redução de custos através de projetos de readequação de espaços ocupacionais, infraestrutura, estruturas organizacionais, sistemas informatizados e racionalização de métodos e processos nas áreas de Administrativa, Compras e Facilities.
o	Administração do budget anual Administrativo de R$ 58.300 K;
o	Economia alcançada de R$ 15.000 K;
o	Savings alcançados com fornecedores de compras – R$ 3.000 K;
o	Negociações com locações de imóveis – R$ 800 K;
o	Auditorias em Telefonia móvel e fixa – R$ 2.200 K;
	Habilidade em implantar e gerir projetos direcionados para área de compras e supply chain com objetivo de otimizar custo, implementar metodologias (Strategic Sourcing), políticas, processos, centralização de compras, workflow de aprovações (alçadas), gestão de contratos e fornecedores.
	Desenvolvimento de diretrizes para prospecção de fornecedores e aplicação de plano de ação visando a manutenção dos fornecedores cadastrados, através de acordos Corporativos, com objetivo de manter custos competitivos e equiparados com o mercado. 
	Grande experiência no desenvolvimento de Normas e Procedimentos de Suprimentos, Serviços Administrativos, de Facilities e do Manual de Gerenciamento de Crises – BCP e CMO.
	Liderança da implantação física da unidade do Centro de Serviços Compartilhados e da centralização de Back Office Administrativo/Compras e de escritórios de grande porte (2.100 m2).
	Grande habilidade na gestão dos recursos de Facilities de prédios/condomínios de 15.000 m2 de área de escritório.
	Atuação no gerenciamento Corporativo das despesas com telefonia fixa, móvel, 0800 e dados que constava na realização de disputas entre as faturas das operadoras de telefonia e os acordos comerciais corporativos.
	Implantação solução completa de Solicitação de Viagens Corporativa contemplando ferramenta self booking e custos anuais próximo a R$ 12 000 K.
	Habilidade na gestão de grandes equipes de colaboradores distribuídas no Brasil, em empresas parceiras e terceirizadas.