Gerente de compras

Val*** ***** (XX anos)
Gerente de Compras em Allia Higiene
Fundação Getúlio Vargas - FGV
São Paulo,
São Paulo
Este candidato está disposto a se mudar
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Experiência
Gerente de Compras
Allia Higiene
jun 2020 - fev 2021
Gestão da Cadeia de Suprimentos e de Fornecedores.
Atuação no desenvolvimento de amplo portfólio de produtos para atender às necessidades do mercado, identificação de
potenciais fornecedores, homologação de fornecedores, definição de preços de compra, estabelecimento de padrões de
fornecimento, efetiva distribuição aos distribuidores associados e alavancagem nas compras.
Responsável pela gestão do negócio, especialmente nos processos de Compras e desenvolvimento de Portfólio.
Responsável pelo desenvolvimento e homologação de mais de 20 fornecedores estratégicos, disponibilização aos
associados de mais de produtos de marcas proprietárias. .
Responsável pela negociação, intermediação e gerenciamento de R$ 38 milhões em aquisições de produtos.
Planejamento e acompanhamento das atividades de importação.
Atuação junto ao Diretor Executivo na elaboração e apresentação de reportes e relatórios gerenciais para o Conselho de
Administração de Supply Chain.
Gerente de Suprimentos
Via Varejo S/A
mai 2017 - out 2019
Reporte ao Diretor Geral, com equipe de 12 colaboradores. Responsável por budget de R$ 2 Bilhões e pelo Planejamento
de Materiais, Administração de Materiais, Logística de Abastecimento e Aquisição de Commodities, matérias- primas,
insumos, embalagens, equipamentos e serviços, Investimentos, Ativos Fixos, Frete, Armazenagem e MRO.
Gestor da Cadeia de Suprimentos e Comercialização de Commodities: Energia Elétrica, Produtos moveleiros, Subprodutos
e Leilões de equipamentos, máquinas e materiais obsoletos.
Gestor do processo de suprimentos, administração de materiais, comercialização, Armazenagem, Expedição e Logística das
operações da Fabrica de Móveis Bartira;
Gestor do Planejamento de Comercialização de Energia elétrica;
Gestor de Contratos de terceirização nas operações de facilites, manutenção e Industrial;
Responsável pela reestruturação na companhia nas áreas de suprimentos, administração de materiais, logística,
armazenagem e comercialização (vendas), visando melhorar a performance e rentabilidade da empresa;
Gerente de Suprimentos
Usina Santa Adélia S/A
abr 2013 - mai 2015
Reporte ao Diretor Administrativo e Financeiro, com equipe de 52 colaboradores. Responsável por budget de R$ 600
milhões e pelo Planejamento de Materiais, Administração de Materiais, Logística de Abastecimento e Aquisição de
Commodities, matérias- primas, insumos, biomassas, embalagens, equipamentos e serviços, Investimentos, Ativos Fixos,
Frete, Armazenagem e MRO.
Gestor da Cadeia de Suprimentos e Comercialização de Commodities: Energia Elétrica, Produtos Agrícolas, Subprodutos e
Leilões de equipamentos, máquinas e materiais obsoletos.
Gestor do processo de suprimentos, administração de materiais, comercialização, Armazenagem, Expedição e Logística das
operações de empresa;
Gestor do Planejamento de Comercialização e Produção de Energia elétrica e Commodities Agrícolas;
Gestor de Contratos de terceirização nas operações Agrícolas e Industrial;
Responsável pela reestruturação na companhia nas áreas de suprimentos, administração de materiais, logística,
armazenagem e comercialização (vendas), visando melhorar a performance e rentabilidade da empresa;
Responsável pela Gestão de novos negócios, implementando operações comerciais junto a empresas do segmento de
energia elétrica e agronegócios.
Responsável pelo desenvolvimento de parcerias estratégicas com terceiros do setor sucroalcooleiro e/ou fora dele
possibilitando a ampliação dos volumes disponíveis para comercialização de Energia Elétrica, produtos agrícolas, sub –
produtos da indústria e inservíveis.
Gestor do processo de supply chain da empresa promovendo a interação entre as equipes.
Gerente de Suprimentos
IFER Industrial Ltda
out 2011 - mar 2013
Responsável pela gestão da cadeia de abastecimento/Suprimentos das plantas de fabricação e conversão de estamparia em
São Paulo/SP e Manaus/AM em conceito JIT para atender a Honda Motos e automóveis, Ford, Cartepillar, GM, entre
outras;
Gerenciamento Estratégico de Suprimentos / Compras (Foco Custo, Qualidade, Sustentabilidade e no cliente interno e
externo); Planejamento e Controle da Produção;
Gerenciamento de Compras e controle da Logística de Suprimento, Industrial e Distribuição, contratos para serviços
corporativos, manutenção produtiva, Logística e o suprimento de matéria-prima, materiais de consumo e manutenção;
Planejamento de materiais e gestão do controle de estoques (cerca de 9200 mil itens); Gestão da Demanda;
Gerenciamento e controle da Logística de Abastecimento e Distribuição através dos diversos modais de transporte.
Gerenciamento do Plano de Produção, elaboração do Master Production Schedule (MPS) e CRP (Capacity Requirement
Planning), utilizando políticas de Produção Enxuta, JIT-Kanban, MRP e TOC. Gerenciamento e controle da Logística de
Suprimentos, no planejamento e controle de materiais diretos (cerca de 460 itens) e indiretos (cerca de 200 itens). Gestão
da Demanda (S&OP) Negociação com clientes e fornecedores, nacionais e internacionais.
Gerenciamento e negociação de vendas de ativos, materiais obsoletos, e sucatas através de venda direta ou leilão.
Estruturação da área de compras e logística; Implantação de novas políticas, conceitos e melhores práticas de suprimentos
e logística; Revisão da malha logística; Fortalecimento da Gestão estratégica de compras aplicando a ferramenta de
strategic sourcing, criando alianças de parcerias com os principais fornecedores; Implantação de logística integrada:
Planejamento de Compras In bound, Planejamento integrado com a produção e materiais; Centralização do gerenciamento
de compras e controle da Logística de Suprimento;
O conjunto das ações promoveu: Redução de custos de compras em 23% ao ano; Redução de 55% de inventário; Custo
logístico abaixo da media de mercado do setor de estamparia no Brasil em 17,2%; Aumento do Giro de inventário;
Acuracidade de inventário de 99,2%; Maximização do uso de transportes próprio de terceiros, redução de Perdas com
Avarias.
Gerente de Suprimentos
SANTHER-Fábrica de papel Santa Therezinha S/A
mai 2004 - out 2011
Redução de custos a partir de um orçamento de R$ 800 milhões / ano, a renegociação de contratos de fornecimento,
obtendo ganhos de R$ 60 milhões.
Implementação de amplo programa de gerenciamento de mudanças em toda a Cadeia de Suprimentos (equipes, processos,
sistemas), permitindo à Santher ter consistência em operação e mais competitiva ao longo do tempo.
Desenvolvi equipes funcionais com base no maior grupo de compras de Commodities, Matérias Primas e Embalagens e
categorias de serviços, as novas práticas de contratação, os novos sistemas de informação e do uso de estratégias
específicas de abastecimento para a análise, negociação e gestão de contratos de fornecimento e serviços.
Estruturação da área de suprimentos; Implantação de novas políticas, conceitos e melhores práticas de compras; Revisão
do bid da malha logística; Fortalecimento da Gestão estratégica de compras aplicando a ferramenta de strategic sourcing,
criando alianças de parcerias com os principais fornecedores; Implantação de logística integrada: Planejamento de
Compras In bound, Planejamento integrado com a produção e materiais; Centralização do gerenciamento de compras e
controle da Logística de Suprimento;
O conjunto das ações promoveu: Redução de custos de compras em 31% ao ano; Redução de 45% de inventário; Custo
logístico abaixo da media de mercado do setor ; Aumento do Giro de inventário; Acuracidade de inventário de 99,4%;
Gerente Corporativo de Suprimentos
Grupo LWART
mai 2001 - abr 2004
Reporte à Diretora Administrativo/Financeiro, com equipe de 92 colaboradores. Responsável por budget de R$ 600
milhões e por negociação de R$ 50 milhões/ano em fretes.e pelas áreas de Planejamento e Administração de Materiais,
Suprimentos, Logística de Distribuição Industrial e Florestal.
Implantação da estrutura de Supply Chain, integrando as áreas de Suprimentos, Logística e Compras Florestais, no projeto
de expansão da fábrica de Celulose (Projeto P500), para 3 Unidades de negócios (Celulose e Papel, Lubrificantes e
Produtos Químicos), promovendo reduções de 10% nos custos operacionais, com savings de até R$ 5 milhões/ano em
compras.
Estruturação do processo de gestão de Compras, Administração de Materiais, Desenvolvimento de Fornecedores e
Logística de Suprimentos para atender o Projeto de Expansão da fábrica de Celulose, implementando as práticas da cadeia
de suprimentos;
Desenvolvi equipes funcionais com base no maior grupo de compras de Commodities, Matérias Primas e Embalagens e
categorias de serviços, as novas práticas de contratação, os novos sistemas de informação e do uso de estratégias
específicas de abastecimento para a análise, negociação e gestão de contratos de fornecimento e serviços.
Estabelecimento das políticas e estratégias de: relacionamento com fornecedores locais e externos, Qualidade e
Certificação de Fornecedores.
Gestor da área de Importação e Exportação de celulose para Itália, Argentina, Japão e Inglaterra.
Chefe de Materiais
Votorantim Química S/A
jun 1995 - abr 2001
Equipe de 43 colaboradores. Responsável por budget de R$ 240 milhões e pelas áreas de Gestão de Materiais, Logística
Industrial, Distribuição e Compras (aquisição de commodities, matérias-primas, insumos, embalagens, equipamentos, MRO
e serviços)
Centralizei a maioria dos processos de aquisição para alcançar ganhos substanciais através de sinergias e ganhos de escala
do negócio, além de estruturas organizacionais de downsizing significativos.
Responsável pelo suprimento das 5 unidades fabris, em um universo de 500 fornecedores ativos com forte interação com
as áreas Comercial, P&D, Engenharia, Industrial e Manutenção.
Atuei em diversos projetos de redução nos custos em torno de 20% ao mês nas áreas de Suprimentos, Logística e
Industrial;
Modifiquei toda a sistemática do ERP (LOGIX) no módulo de Administração de Materiais; Compras e Distribuição
implementando a aprovação eletrônica de pedidos de compras; implementei o módulo de contratos com a implantação do
sistema de requisição de compras eletrônicas, reduzindo o tempo de criação de pedidos para materiais não produtivos;
Atuou em Negociações complexas para compra de Matérias Primas e CAPEX obtendo reduções expressivas em torno de
R$ 8 milhões;
Desenhou todo o sistema da área de Administração de Materiais e Suprimentos, definindo número de cotações e
metodologia de obtenção das mesmas, fluxo de informações / documentos, política de homologação e avaliação de
fornecedores e Gestão dos Estoques;
Implantou contratos de parceria de longa duração, com os mais variados fornecedores e mercados;
Chefe de Materiais
Aquatec Química S/A
nov 1983 - abr 1995
Com uma equipe de 58 colaboradores fui responsável por budget de R$ 250 milhões e pelas áreas de Planejamento e
Controle de Produção, Planejamento e Controle de Materiais, Logística, Transporte, Centro de Distribuição,
Armazenagem, Gestão e Controle de Materiais e Compras.
Participação no comitê executivo para apresentação de relatórios de indicadores gerenciais.
Planejamento e coordenação de S&OP operacional e estratégico.
Redução de 30% nos custos de fretes, redução do DIV (dias de inventário) em 20%.
Implantação do novo Centro de Distribuição em Guarulhos.
Implementação de serviços de atendimento ao cliente através de linha 0800 - SAC, e-mails, informações técnicas de
produtos, tratamento de reclamações, solicitações, acompanhamento de entregas, informações sobre rede de distribuição
e encaminhamento de atendimentos técnicos.
Desenvolvimento e implementação de estratégias de Supply Chain para toda a cadeia produtiva.
Formação
Gestão Empresarial
Fundação Getúlio Vargas - FGV
mar 2004 - dez 2006
Pós-Graduação – MBA
MBA em Gestão Empresarial, FGV Fundação Getulio Vargas
(Dezembro de 2006) - Concluído
Administração de Empresas
Universidade Nove de Julho
mar 1995 - dez 1999
Graduação
Administração, Centro Universitário Nove de Julho
(Dezembro de 1999) - Concluído
Idiomas
Inglês - Avançado
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Allia Higiene

Rodrigo Senday (Você ocupou uma posição superior) :

Valdir é um profissional muito competente, que possui vasta experiência nos processos ligados à Cadeia de Suprimentos. Tem experiência sólida em negociações e gestão de fornecedores. É um profissional engajado e que trabalha bem em equipe e se relaciona bem com seus parceiros.