Gerente de crédito e cobrança

Cle*** ***** (XX anos)
Diretor Executivo em GRB SERVIÇOS FINANCEIROS (Recuperação de Crédito e BPO
IBMEC-SP
Santos,
São Paulo
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Experiência
Diretor Executivo
GRB SERVIÇOS FINANCEIROS (Recuperação de Crédito e BPO
abr 2018 - ago 2019
	Implantação de todos os processos organizacionais por etapa de atividades, manuais de procedimentos e dashboards financeiros e operacionais, para a gestão da 
        operação de BPO
	Na área de Planejamento estratégico, responsável pela implantação do projeto de BSC – Balanced Score Card, visando estabelecer as estratégias de crescimento da 
        empresa
	Desenvolvimento de relatórios gerenciais, possibilitando ter uma visão clara dos resultados financeiros e operacionais 
	Criação de políticas de segurança da informação, fornecedores, compras, riscos operacionais, reembolso, política de RH e Código de Ética
Principais resultados:
	Crescimento do lucro líquido em 30%
Portfólio Manager
ARTESANAL INVESTIMENTOS
jun 2017 - mar 2018
	Elaboração de políticas de crédito
	Parametrização do motor de crédito aderente a política de crédito
	Responsável pelas estratégias e implantação de modelos de recuperação de crédito e análise de risco de carteira
	Atuação direta com os originadores (cedentes) para mitigação de risco operacional, de crédito e inadimplência
	Mapeamento e redesenho de fluxos de atividades, dando mais agilidade aos processos
	Implantação de relatórios gerenciais, operacionais e de resultado por carteira, para melhorar o acompanhamento de desempenho e capacitação profissional dos gestores
Principais resultados:
	Melhora nos processos de gestão de carteira, diminuindo o risco operacional
Gerente de risco e recuperação de crédito
SANTANA FINANCEIRA LTDA
fev 2014 - nov 2016
	Responsável pelas operações de recuperação de crédito e análise de risco de carteira de veículos, com equipe de 68 colaboradores
	Gestão de indicadores, como: cálculo de provisão para devedores, roll rate, rolagem Is/Was, score por classe de atraso entre outros
	Elaboração de estratégias e ações para bom desempenho das carteiras
	Elaboração de politicas de Recuperação de crédito e campanhas motivacionais nas assessorias de cobrança
	Reestruturação da área de venda de bens, reorganizando os processos, controles e buscando novos canais de vendas
Principais resultados:
	Lucro de R$ 2 milhões com a redução do PDD (provisão para devedores duvidosos)
	Aumento de 15% no preço médio de vendas de bens (automóveis)
DIRETOR DE OPERAÇÕES
CARVALHO ADVOGADOS & ASSOCIADOS
nov 2012 - jan 2014
	Responsável por toda  operação de cobrança da assessoria , com 16 colaboradores diretos e mais de 300 indiretos
	Reestruturação da área de prestação de serviço de cobrança administrativa e jurídica, com mapeamento e redesenho de fluxos de atividades, dando mais agilidade aos processos
	Implantação de relatórios gerenciais/operacionais e de resultado por carteira, para melhorar acompanhamento do desempenho da recuperação.
	Capacitação profissional dos gestores
	DRE por carteira
Principal resultado:
	Incremento de 30% na receita bruta, através das mudanças nos fluxos de trabalho e da gestão das carteiras
Superintendente Executivo
BANCO SAFRA S/A
abr 2007 - fev 2011
	Responsável pelas áreas de risco, recuperação de crédito, vendas de ativos, prevenção a fraudes e jurídico contencioso com 26 diretos e 150 indiretos
	Implantação de projeto de cobrança terceirizada para carteiras de veículos, CDC, leasing, consignado com negociação e contratação de escritórios de cobrança
	Elaboração e implantação de estratégias e políticas para recuperação de crédito (ajuizados e não ajuizados)
	Implantação de indicadores de risco como: cálculo de PDD, roll rate, rolagem Is/Was, entre outros
	Especificação e implantação de sistemas integrados para: Gestão e Controle de recuperação de crédito; Vendas de Bens Não Utilizado (BNDU); e Gestão Jurídica
	Desenvolvimento e implantação de projeto de prevenção, detecção e monitoramento de fraude, com a criação de novos procedimentos e treinamento para toda equipe comercial e de crédito
Principais resultados:
	Aumento dos juros de mora de 33% a.m. para 43%, através da inclusão dos honorários nas parcelas a serem pagas pelo devedor, gerando uma receita média adicional de R$ 3 milhões por mês
	Redução da provisão para devedores duvidosos em 15%
	Diminuição do risco estimada em R$ 1 milhão/ano, através do projeto de prevenção e monitoramento de fraude
Formação
MBA Executivo em Finanças
IBMEC-SP
fev 1999 - nov 2001

          
        
Informações Adicionais
INFORMAÇÕES COMPLEMENTARES
	Moro em Santos – Porém trabalho em São Paulo desde 1996 me deslocando através de ônibus fretado
	Casado – 2 filhas