Gerente de marketing e produto
And*** ***** (XX anos)
Head de Comunicação e Marketing em Associação Brasileira de Engenharia Automotiva - AEA
Tecnológico de Monterrey (Campus Cidade do México)
São Caetano do Sul,
São Paulo
Este candidato está disposto a se mudar
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Experiência
Head de Comunicação e Marketing
Associação Brasileira de Engenharia Automotiva - AEA
jan 2017
-
Atualmente
- Head das áreas de Comunicação e Marketing (trabalho não remunerado) - Reporte ao Presidente da Associação (CEO da Bosch Latina America), com gestão de 5 colaboradores Principais atividades: relações públicas com os principais stakeholders como universidades, montadoras & autopeças, governo e outras instituições; organizar eventos e seminários (presencias e online); liderar a comunicação corporativa, incluindo os canais off & on-line (LinkedIn, Twitter and Facebook). AEA é uma associação sem fins lucrativos e tem como membros voluntários as montadoras, a cadeia automotiva (sistemistas e autopeças), as universidades e o governo. Seu principal foco são os aspectos técnicos do regime automotivo conhecido como Rota 2030, incluindo as futuras regulamentações de emissões, eficiência energética e segurança veicular. Além disso, oferece um calendário anual de eventos (presenciais e online) para discutir com a sociedade tópicos importantes sobre o automotor e o futuro da mobilidade.
Gerente Geral de Comunicação e Relações Públicas
TOYOTA DO BRASIL LTDA
mai 2016
-
mai 2019
Reporte ao Diretor e Coordenador Regional (LATAM) de Comunicação, Sustentabilidade e RP, com gestão de 19 colaboradores Head da área de Comunicação e Relações Públicas da Toyota do Brasil e Diretor de Comunicação da Fundação Toyota; Responsável pela comunicação on e off-line de todo portfólio de produto das marcas Toyota e Lexus (Marca Premium da Toyota) e Fundação Toyota, Institucional, Comunicação Interna e Assessoria de Imprensa. Relações Públicas: lançamentos de produto para imprensa e influenciadores, eventos de test-drive para mídia automotiva, lifestyle, luxo e de sustentabilidade. Contato direto e de relacionamento com jornalistas e influenciadores digitais. Desenvolvimento de publieditoriais nas principais revistas do setor, atendimento às solicitações de pauta (reativo e ativo), patrocínio e ativações em eventos de vela e golf; Comunicação/Marketing Corporativo: comunicação interna através dos vários canais (facebook, workplace, TV Corporativa), comunicação institucional/corporativa através de plano de mídia e gerenciamento de conteúdo das mídias sociais (facebook, linkedin e instagram) da Toyota, da Fundação Toyota e do CEO da companhia. Elaboração e divulgação do Relatório Anual de Sustentabilidade, preparação de materiais para apresentação de porta-vozes em congressos e seminários; gerenciamento de budget da área (10 milhões de reais). Principais realizações: Lançamento do face-lift do Corolla em março/2017, com grande repercussão na mídia impressa e digital, apoiando a manutenção de market share do modelo acima dos 42%; Lançamento do novo Toyota Yaris (novo segmento para a companhia), com retorno espontâneo de mídia superior a 6,5 milhões de reais, ganhando o prêmio de melhor carro compacto pela UOL Carros; Implementação de plano de mídia para imprensa automotiva (a partir de 2016), resultando em melhora no relacionamento e repercussão em mídias locais/regionais; Pré-lançamento do Corolla Híbrido-Flex no Palácio dos Bandeirantes – Sede do Governo de São Paulo, com a presença dos principais stakeholders de governo (federal e estadual), parceiros, entidades (Anfavea, AEA, Sindipeças), com grande repercussão na mídia e no governo e auxiliando nas negociações de incentivos para novas tecnologias nacionais.
Gerente Geral de Marketing Produto & Preço
TOYOTA DO BRASIL LTDA
nov 2014
-
abr 2016
Marketing Produto: gerenciamento do plano de produto de modelos atuais e futuros, definição de perfil de cliente-alvo através de pesquisas de mercado, analise da concorrência e posicionamento competitivo da marca, definição de especificações por versão e modelo, apresentação de produto para eventos de lançamento para imprensa e rede de concessionários. Preço: responsável pelo P&L da gama completa da Toyota e Lexus, tracking de preço da concorrência, precificação dos modelos e versões das duas marcas, análise de preço/valor e consequente competitividade do modelo, busca da melhor relação entre lucratividade e participação de mercado, monitoramento dos KPI’s e contramedidas. Principais realizações: Planejamento da nova geração da picape Hilux, buscando a liderança do mercado. Objetivo atingido (share de 35%) através da introdução de novas versões, especificações e atratividade do novo design externo e interno; Plano de aumento de preço para mitigar o impacto da desvalorização do dólar em 2015, gerando um impacto positivo de 200 milhões de reais, com redução mínima no volume de vendas.
Gerente Sênior de Planejamento de Produto & Marketing
NISSAN DO BRASIL AUTOMOVEIS LTDA
jun 2008
-
jun 2012
CMM (Chief Marketing Manager) responsável pelo gerenciamento completo e de rentabilidade dos modelos Sentra e Tiida, incluindo planejamento, execução e resultado final. Responsável pela elaboração e aprovação junto ao comitê executivo do Plano de Produto de 5 anos. Porta-voz nos eventos de lançamentos; responsável pela área de Inteligência de Mercado. Principais realizações: Planejamento e definição de versão especial do Sentra (“Unique”), impactando em 15% as vendas do modelo e diminuindo o nível de desconto (de 6 para 3,5%); Planejamento de novo modelo (Nissan Livina), ampliando o portfólio da marca em novo segmento. Resultado de market share atingido; rentabilidade não alcançada devido à queda de mercado e consequente impacto nos custos fixos do modelo.
Gerente de Planejamento de Produto (LATAM @ México office)
Nissan Mexicana S.A. de C.V.
jul 2004
-
mai 2008
Corresponsável pela criação da área de Planejamento de Produto na Nissan do México, incluindo a contratação da equipe de analistas Responsável pelo portfólio dos modelos de luxo (X-Trail, Murano, Altima, Maxima, 370Z), para o mercado Mexicano e LATAM, incluindo aprovações do plano de produto anual junto a casa matriz no Japão. Principais realizações: Sendo o primeiro expatriado do Brasil, obtive bons resultados em termos de vendas dos modelos sob minha responsabilidade e boas avaliações da equipe nas pesquisas de clima; Recorde de vendas (share acima de 30%) e rentabilidade (OP de 8%) do modelo X-Trail após passar por face-lift na metade do ciclo de vida; Plano robusto de introdução da marca premium Infiniti no mercado Mexicano, mas que foi postergado devido a priorização de lançamentos em outros mercados.
Supervisor de Planejamento de Produto – Mercosul
NISSAN DO BRASIL AUTOMOVEIS LTDA
mar 2000
-
jun 2004
Responsável pelo gerenciamento do portfólio de produto da Nissan no Brasil e Argentina, focando na definição de especificações por versão e modelo, análise da concorrência e definição de volumes e preço. Principais realizações: Aprovação e lançamento do primeiro Nissan feito no Brasil (picape Frontier), obtendo market share de 15% no primeiro ano de comercialização; Projeto especial e treinamento (6 meses) no centro mundial de engenharia da Nissan Motor Company em Yokohama-Japão, adquirindo conhecimento dos processos globais de Product Planning da companhia e aprovação da primeira mudança de ano/modelo dos Nissan Frontier e X-Terra.
Formação
Gerenciamento de Vendas & Marketing
Tecnológico de Monterrey (Campus Cidade do México)
fev 2005
-
dez 2005
Pós-graduação Internacional em Vendas & Marketing numas das universidades mais renomadas do México.
Finanças
IBMEC Business School
jul 2000
-
dez 2001
MBA Executivo em Finanças numa instituição muito respeitada na área financeira.
Gerenciamento da Qualidade & Produtividade
UFPR
fev 1996
-
dez 1996
Pós-graduação lato sensu em Qualidade e Produtividade.
Administração com ênfase na área pública
UNESP
fev 1992
-
dez 1995
Graduação bacharelado em Administração de Empresas - ênfase em Administração Pública. Fique entre os Top 5 do ano em que me formei.
Idiomas
Inglês - Fluente
Espanhol - Fluente
Francês - Básico
Informações Adicionais
Coautor de livro
Coautor do livro “Histórias de Sucesso” lançado em agosto/2019
Indicado para premiação na categoria Executivo de Comunicação e Marketing Corporativo
Indicado nos anos de 2016 – 2018 para premiação TOP Mega Brasil na categoria Executivo de Comunicação Corporativa - abrangência Brasil
Treinamento em Desenvolvimento de Produto
Treinamento em Desenvolvimento de Produto ministrado pela Haas School of Business – University of California, Berkeley – Novembro/2004;
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