Gerente de vendas

Rob*** ***** (XX anos)
Gerente de Vendas em MELITTA DO BRASIL IND. COM. LTDA
Universidade de São Paulo (USP) – 2018/2019
Jundiaí,
São Paulo
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Experiência
Gerente de Vendas
MELITTA DO BRASIL IND. COM. LTDA
mar 2009 - Atualmente
o	Implementação do plano de crescimento da região NONE para todos os canais de atendimento.
o	Estruturação da equipe de merchandising direta e agenciados.
o	Alocação da equipe de vendas para atendimento focado na execução multicanais
o	Cadastramento do Varejo Regional para atendimento direto, rentabilizando a operação.
o	Responsável pela malha de Distribuidores Exclusivos e Atacados no âmbito nacional.
o	Padronização de informações dos distribuidores via sistema de gestão MTrix.
o	Prospecção novos distribuidores para áreas brancas e/ou back-ups para área com cobertura
o	Gerencio os KPI´s dos distribuidores (Sell in, sell out, estoque e positivação).
o	Controle de preços do mercado e do próprio distribuidor/atacado respeitando os mark-ups acordados em contrato.
o	Treinamento da equipe direta e indireta (Atacados/Distribuidor/Broker)
o	Implementação do sistema de atendimento broker em São Paulo Capital.
o	Adequação dos setores de vendas para potencializar atendimento ao trade.
o	Gerencio budget para ações de mercado, tais como campanha de vendas, negociação de espaço extra em PDV.
o	Reestruturação do atendimento de merchandising maximizando roteiros dos promotores e coordenadores. 
Gerente de Vendas
PERNORD RICARD DO BRASIL
mar 2008 - Atualmente
o	Gestão das atividades da equipe de vendas e merchandising na área V (Nielsen).
o	Garantir a implementação da política comercial.
o	Monitorar a execução das cotas para que se obtenha atingimento, dentro das normas de conduta e lucratividade da Cia. 
o	Gestão do budget de vendas garantindo que não ocorra utilização abusiva do mesmo. 
o	Gestão dos estoques nos distribuidores e atacadistas, gerando uma análise mais saudável, sendo que em quatro meses reduzimos, de 70 dias para 45 dias nos atacadistas e 30 dias nos distribuidores. 
o	Redução de 10 p.p nos níveis de desconto concedidos aos atacadistas e manutenção dos volumes. 
o	Implementação do Projeto GTM (Distribuição exclusiva e segmentada) junto aos players (distribuidores), com foco direcionado distribuição numérica.
o	Controle semanal de preços junto aos grandes atacadistas.
Supervisor de Vendas
PANDURATA ALIMENTOS LTDA (BAUDUCCO)
mar 2007 - mar 2008
o	Gerenciamento de equipe direta e indireta (distribuidores), com foco de trabalho bem definido, sendo nos supermercados a consolidação da marca, share volume e distribuição ponderada e no pequeno varejo a D.N.
o	Readequação das áreas geográficas dos distribuidores. 
o	Revisão de negócios com manutenção e/ou substituição dos mesmos, dependendo do desempenho da cada distribuidor.  
o	Treinamento de vendas aos novos distribuidores e reciclagem aos atuais. 
o	Alinhamento da política comercial no ponto de venda com preços máximos e mínimos. 
o	Gestão dos investimentos direcionando-os para áreas estratégicas. 
o	Planejamento do budget sazonal, com a montagem da estrutura de vendas com foco absoluto para o período. 
o	Redução nos níveis de descontos aplicados em 9 p.p., aumentando assim a margem de contribuição da empresa.
Sócio Diretor
MULTIVENDAS DISTRIBUIDORA DE PRODS ALIMS LTDA
nov 2005 - mar 2007
o	Potencializar e integrar todas as áreas da empresa com intuito de atender com eficácia o cliente final. 
o	Desenvolvimento do trabalho focado em distribuição no pequeno e médio varejo. 
o	Treinamento da equipe de vendas, dando suporte para todas as etapas da venda. 
o	Prospecção de novos fornecedores, evitando assim a dependência no faturamento de uma única empresa fornecedora. 
o	Equalização do fluxo de caixa baseado nas vendas e também nos estoques. 
o	Adequação dos custos operacionais, flexibilizando assim o aumento ou recuo dos investimentos. 
o	Gerenciamento das compras, sempre mantendo as margens de contribuição de cada empresa fornecedora.
Gerente de Vendas
HERSHEY DO BRASIL LTDA
set 2003 - out 2005
o	Planejar e definir, em conjunto com a Diretoria de Vendas, todas as estratégias, políticas e procedimentos comerciais. 
o	Reestruturação da malha de distribuidores enquadrando-os na política definida pela Cia. 
o	Abertura de novos atacados de pequeno, médio e grande porte, com a finalidade diminuir dependências de vendas.
o	Equalização de preços entre canais (Varejo, Key Accounts, Distribuidores e Atacados). 
o	Desenvolvimento de outros canais de atendimento Food Service e Institucional. 
o	Implementação de nova estrutura de vendas, anterior atendimento regional e atual atendimento por canal de vendas. 
o	Administração e gerenciamento das verbas de trade, para que sejam aplicadas de forma coesa e eficiente.
Gerente de Contas
MASTER FOODS SOUTH AMÉRICA (MARS)
abr 1999 - ago 2003
o	Gerenciamento sobre a equipe de vendas direta e dos distribuidores, verificando as condições de atendimento e o desempenho dos mesmos, frente aos objetivos pré-estabelecidos. 
o	Planejamento de vendas, elaboração de objetivos, planos de desenvolvimento e políticas comerciais. 
o	Revisão e avaliação do desempenho, tendo como meta o aumento de distribuição, volume e lucratividade.
o	Controle das atividades para garantir que os custos de vendas se mantenham dentro do planejado, incluindo o comprometimento com as despesas operacionais.
o	Controle de vendas, promoções, tendências de mercado, informações sobre a concorrência análise de pesquisa Nielsen. 
o	Direcionamento e controle do budget, utilizando-o de forma eficiente.
Formação
MBA em Varejo e Mercado de Consumo
Universidade de São Paulo (USP) – 2018/2019
abr 2018 - dez 2019
O MBA Varejo e Mercado de Consumo USP/Esalq está dividido em três módulos. O primeiro compreende temas relacionados à gestão dos negócios em varejo, o que inclui aulas sobre gestão de inovação, marketing de relacionamento e digital CRM, inteligência de mercado, estratégia e análise competitiva do varejo, além de conteúdo sobre economia, cenários econômicos e consumo, por exemplo. Já o segundo módulo, voltado à gestão de marketing e finanças no varejo, aborda temas como internet marketing e mídias sociais, gestão do sortimento no varejo, branding (gestão de marcas) e precificação no varejo, entre outros. O último módulo é relacionado à gestão de operações e recursos humanos. Neste período, os alunos terão aulas sobre gestão estratégica de pessoas no varejo, serviços e atendimento, gestão de vendas e negociação, mobile e social commerce. Conteúdos sobre novas tecnologias aplicadas ao varejo, trade marketing, experiência de compra e visual merchandising, liderança e motivação de equipes também são temas que integram a grade curricular do MBA.  
Idiomas
Inglês - Pré Intermediário (A2)
Informações Adicionais
Resumo de Carreira
●	28 anos de atuação profissional na área de vendas, com conhecimento em negociações e estratégias de vendas em Key Account, Varejo Regionais, Cash & Carry, Distribuidores, Atacados, e Food Service.
●	Estruturação do formato de atendimento aos clientes no conceito de segmentação por canais de vendas, analisando e definindo potencial de volumes, margens contribuição e distribuição horizontal.
●	Êxito na prospecção e implantação de novos distribuidores e atacados.
●	Implementação de sistema broker de atendimento em São Paulo.
●	Estruturação do atendimento dos varejos regionais com equipe de vendas direta e merchandising diretos e/ou terceiros.
●	Desenvolvimento e implementação de Business Plain.
●	Treinamento e acompanhamento da equipe de vendas diretas e indiretas.
●	Trabalho pela excelência no ponto de venda e buscando atingi-la através das ferramentas fornecidas pela empresa e/ou iniciativa própria.
●	Experiência em liderar equipes diretas e indiretas nacionalmente.
●	Disponibilidade para viagem
Recomendaciones

MELITTA DO BRASIL IND. COM. LTDA

Jandir Collatto (Você ocupou uma posição superior) :

Robinson é um profissional pró ativo, hábil em conduzir e trabalhar com pessoas, grande capacidade de montar planos de negócios e entrega de resultados. Habilidades de identificar oportunidades e superar obstáculos , sempre propondo alternativas e diferentes cenários , em ambientes de rápida transformação.