Gerente de vendas

Jos*** ***** (XX anos)
Gerente Nacional de vendas em PMI SOUTH AMERICA - ALADDIN
Universidade Federal Paraná
Curitiba,
Paraná
Este candidato está disposto a se mudar
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Experiência
Gerente Nacional de vendas
PMI SOUTH AMERICA - ALADDIN
fev 2013 - mai 2020
•	Gerente Nacional de Vendas – 05/2018 a 05/2020
•	Gerente Regional Sul e Centro-oeste - 03/2016 a 05/2018 
•	Gerente Regional Sul – 02/2013 a 03/2016 
Gerenciar equipe com 7 Gerentes Regionais e 86 representantes comerciais no Brasil.
Planejar e desenvolver estratégias comerciais da Cia sempre conforme características regionais.
Planejamento e acompanhamento dos TOP 5 Atacados Brasil (Martins, Peixoto, Tambasa, BCR e Unimarka).
Gerenciar e desenvolver o mercado do Sul e CO do Brasil: Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Tocantins e Distrito Federal no segmento de UD Garrafas térmicas e isotérmicos.
Gerenciamento das Grandes Contas 
Gerenciamento dos Atacados Diretos 
Contratação e treinamento de Gerentes de Comerciais (RS, RJ, NE e CO).
Contratação e desenvolvimento de novos representantes conforme necessidade das regiões.
Principais Resultados: 
Prêmio Presidente em 2018 destaque em resultados de volume e rentabilidade.
Crescimento de rentabilidade em 40% de 2018/2020
Alinhamento de preços no mercado nacional, entre atacados e distribuidores.
Crescimento de 205% em vendas linha isotérmicos no Sul.
Reativação e prospecção de clientes em 60% da carteira.
Crescimento de 23% nas regional Sul e CO- 2016/ 2017.
Introdução da Marca Stanley nas regiões de Atuação, especialmente no RS.
Crescimento de Share de mercado em 9.6pp na região Sul (Nielsen)
Crescimento de Share de mercado em 3pp na região CO (Nielsen)

Coordenador de vendas Paraná
Sanremo Grupo INBETTA
dez 2009 - jan 2013
•	Coordenador Regional de Vendas – Paraná – 12/2009 a 11/02/2013.
Coordenar e Desenvolver o mercado do Paraná no segmento de Utilidades Domésticas. 
Coordenar a equipe com oito Representantes e prepostos 
Gerenciar as Grandes contas (Condor, Muffato, Walmart e Distribuidores diretos)
Coordenar e treinar os promotores de vendas do Paraná (Merchandising)
Desenvolver canais alternativos de vendas.
Coordenar vendas nas exportadoras (Foz do Iguaçu)
Coordenar a Distribuição (Logística)
Principais Resultados: 
Crescimento de 35% VS 2009.
Crescimento de 75% em vendas na rede Condor
Redução de devoluções em 2,5%
Implementação de 4 novos representantes em áreas que não existiam em vendas da Sanremo.
Melhor Coordenador de Vendas do Brasil em 2012.
Gerente Regional de Vendas
RedBull do Brasil
fev 2008 - nov 2009
•	Gerente Regional de vendas – MG e Centro Oeste - 01/2009 a 11/2009
•	Coordenador de Distribuidores Minas Gerais – MG - 02/2008 a 12/2008
Gerenciar e Desenvolver estratégias para consolidar a rede de Distribuidores em MGCO. Gerenciar equipe de cinco coordenadores e oito Distribuidores. Monitorar e orientar os Coordenadores e Distribuidores quanto à distribuição numérica e abrangência da distribuição em toda região de atuação. Definir metas e estratégias comerciais compatíveis com cada região. Monitorar a performance dos coordenadores através de indicadores. Criar novos modelos de atuação no mercado desenvolvendo estratégias de comercialização e marketing.
Coordenar Distribuidores de Belo Horizonte e Interior de Minas, negociar e operacionalizar atividades comerciais nas regiões de atuação. Desenvolver estratégias no varejo visando distribuição numérica e ponderada, desenvolvendo e treinando equipe de vendas dos Distribuidores. Elaborar e executar campanhas de incentivo – Varejo. Negociar com as Grandes redes regionais volume de vendas. Implementar ações de MKT e Merchandising conforme segmentação de mercado. Responsável pela marca RED BULL em todos os canais de vendas dos Distribuidores. 
PRINCIPAIS RESULTADOS:
Prêmio Bull Off the Year 2008 – melhor operação comercial de 2008.
Prêmio sobre atingimento de Meta desafio (Viagem para Austria e Alemanha)
Consolidação da malha de Distribuidores em Minas Gerais, Goiás e Tocantins
Crescimento de 9pp de Distribuição numérica no Distrito federal em 2010 foi a região que a categoria energética mais cresceu no Brasil.
Gerente de Grandes Contas Coorporativas
VIVO TELEFONICA BRASIL S/A
set 2005 - jan 2008
•	Gerente Grandes Contas Coorporativas PJ – 09/2005 a 01/2008
Gerenciar a carteira de clientes e desenvolver os produtos de telefonia móvel e serviço de dados conforme perfil e necessidades pertinentes. 
Porospecção de clientes acima de 400 funcionários na grande Curitiba e litoral Paranaense.
Desenvolvimento de plano de ação de crescimento dentro da base de clientes.
Identificar oportunidades e tendências de mercado personalizadas conforme segmento e perfil de cada cliente.
PRINCIPAIS RESULTADOS:
Manutençao e aumento de 35% na base de clientes da regional Curitiba, sendo a maior carteira de produtos e serviços ativados na regional Paraná.
Prêmio de Melhor gerente de Contas da Regional em 2006.

Coordenador de Distribuidores
Nestlé Brasil LTDA
nov 2000 - abr 2005
•	Coordenador de Distribuidores e Vendas Sul – 11/2000 a 04/2005
Coordenação de quatro distribuidores e equipe comercial da Região Sul, negociação com as grandes redes atendidas pelos distribuidores e introdução de estratégias de mercado da Nestlé, tanto no varejo quanto no auto serviço. Campanhas de marketing na região e análise de desenvolvimento da aceitabilidade dos produtos. Elaboração e implementação de planos de gestão para aumento do volume de vendas e atingimento das metas estipuladas. Identificar oportunidades e tendências regionais de cada mercado. 
PRINCIPAIS RESULTADOS:
Liderança de mercado, na Região Sul, no auto serviço, dentro do segmento de sorvetes, aumento de 8% de share no varejo em 2003/2004.
Vencedor dos planos de incentivo em 2003 e 2004 entre os seis coordenadores do Brasil.
Transferência para área direta, assumindo a coordenação de vendas e logística da filial Curitiba, atuando com vendas no varejo em Curitiba, Guarapuava, Canoinhas Mafra e Ponta Grossa.

Supervisor de Vendas
Ambev
abr 1996 - mar 2000
•	Supervisor de Vendas – 04/1996 a 03/2000
Coordenação e supervisão de equipe de vendas (8 vendedores) de varejo e autosserviço. Implantação de metas regionais, definição de estratégias de marketing e comercialização para atingi-las. Treinamento de equipes de vendas. Negociações para desenvolvimento de base de clientes e volume de vendas.
PRINCIPAIS RESULTADOS:
Aumento de share na região de atuação, melhorando a base de clientes, fidelizando com os próprios clientes que geravam a sustentação para a operação.
Promoção para Gerente de Vendas e Marketing, sendo locado para Cuiabá.
Formação
Gestão e Planejamento estratégico de negocios
Universidade Federal Paraná
jun 1998 - nov 2000
Pós graduação 
Comunicação e Turismo
Universidade federal do Paraná
fev 1992 - nov 1996
Bacharelado em Comunicação e Turismo
Idiomas
ingles - básico
espanhol - intermediário