Gestor comercial

Val*** ***** (XX anos)
Diretor comercial / adm em VSA comércio e distribuição de cosméticos ltda
Faculdade Batista de MG
Fortaleza,
Ceará
Este candidato está disposto a se mudar
|
Experiência
Diretor comercial / adm
VSA comércio e distribuição de cosméticos ltda
set 2014 - dez 2020
• Avaliação de pedidos faturados e entregues
    • Contratação e demissão de colaboradores
    • Negociações com fornecedores, participação de congressos e feiras do seguimento para aquisição de novos produtos e aumento do mix.
    • Análise de indicadores da área comercial
    • Supervisão de equipes internas e externas
    • Treinamentos
    • Resolução de conflitos com clientes
    • Criação de plano comercial, seguimentação de produtos, acompanhamento de rotas, padrão de atendimentos, analise e cobrança de inadimplentes, criação e acompanhamento de metas mensal, semanal e diária. 
    • Criação de ações comerciais e campanhas de vendas, ações de marketing junto ao setor responsável, estratégias de merchandising junto a promotores, negociação junto a compradores e lojistas por maiores compras e participação em gôndolas, 
    • Uso de ferramentas gerenciais como: plano de ação, followup, pdca, entre outros. 
    • Visitas surpresa a clientes, acompanhamento de rotas verificando vendas, clientes visitados, positivados e prospectados, 
    • Reuniões semanais com equipe para traçar estratégias para semana, 
    • Reuniões com diretoria para apresentação de resultados,
    • Criação de campanhas promocionais, treinamento sobre campanha e acompanhamento de resultados,
    • Feedback positivo e negativo quinzenal com equipe.
Gestor de Contas Dotz Programas de Fidelidade, Fortaleza (Brasil)
DOTZ
mai 2014 - set 2014
Fui responsável por três grandes contas sendo duas ancoras e com mais de 40 PDV’s, analizava resultados de indicadores, criação de ações promocionais, ticket médio, perfil do cliente, trabalho especifico em dias de baixo fluxo e vendas,  uso e criação de ferramentas gerenciais como: followup com plano de ação,  pdca, briefing, analise swot, estudos de mercado de determinadas regiões, prospecção de novos parceiros, atendimento e gestão a clientes dos parceiros,analises 80/20 de cada loja da parceria, apresentações de resultados( penetração, ticket médio, spend, faturamento, treinamento de equipes, supervisão de mpdv, reuniões com diretores das parcerias, abertura e coordenação da praça Juazeiro, criação de cases de sucesso, consultoria de fidelidade, consultoria de marketing, ações de incremento a vendas, cobrança, controle de transações com clientes, comprovação de resultados junto a parceiros / clientes, dentre outras.
Diretor Comercial / Adm
VSA comércio e distribuição de cosméticos ltda.
nov 2011 - mai 2014
• Avaliação de pedidos faturados e entregues
    • Contratação e demissão de colaboradores
    • Negociações com fornecedores, participação de congressos e feiras do seguimento para aquisição de novos produtos e aumento do mix.
    • Análise de indicadores da área comercial
    • Supervisão de equipes internas e externas
    • Treinamentos
    • Resolução de conflitos com clientes
    • Criação de plano comercial, seguimentação de produtos, acompanhamento de rotas, padrão de atendimentos, analise e cobrança de inadimplentes, criação e acompanhamento de metas mensal, semanal e diária. 
    • Criação de ações comerciais e campanhas de vendas, ações de marketing junto ao setor responsável, estratégias de merchandising junto a promotores, negociação junto a compradores e lojistas por maiores compras e participação em gôndolas, 
    • Uso de ferramentas gerenciais como: plano de ação, followup, pdca, entre outros. 
    • Visitas surpresa a clientes, acompanhamento de rotas verificando vendas, clientes visitados, positivados e prospectados, 
    • Reuniões semanais com equipe para traçar estratégias para semana, 
    • Reuniões com diretoria para apresentação de resultados,
    • Criação de campanhas promocionais, treinamento sobre campanha e acompanhamento de resultados,
    • Feedback positivo e negativo quinzenal com equipe.
Gerente Comercial
Comercial Maia Distribuição de Materias de Construção
ago 2010 - set 2011
Acompanhava os indicadores da equipe de vendas dando ênfase para meta de venda(POR PRODUTO, REGIÂO, FORNECEDOR, SEGUIMENTO, CATEGORIAS, positivação e inadimplência, gerenciar equipe com:1 Supervisor e o 3 Assistentes, vendedores internos(LOJA), televendas e vendedores externos fechando um total de 55 pessoas. Verificava performance dos vendedores nas rotas (cumprimento das rotas, cumprimento do padrão de atendimento, dificuldades nas cobranças, etc. Verificava junto a encarregado de Contas a Receber o relatório dos maiores clientes inadimplentes e definir estratégias para recuperação dos mesmos. Analisava a relação de falta de mercadorias,  solicitava posição de recebimento de mercadorias em falta e comunicou a equipe de vendas. Acompanhava ações do planejamento de vendas a plano de marketing. Coordenava a Reunião Semanal da sua Unidade, registrava os encaminhamentos e a avaliação da reunião, bem como acompanhou os cumprimentos das ações encaminhadas. Realizava a apuração e análise dos indicadores de resultado da Unidade Comercial e apresentou-os e debateu-os na Reunião Mensal de Resultados (RMR) e junto a sua equipe. Analisava os casos dos clientes e verificou junto ao Gerente Administrativo Financeiro a possibilidade de atualização do crédito dos mesmos. Responsável por carteira de clientes, fortalecimento da marca, parcerias com fornecedores, planejamento estratégico para novas ações comerciais, controle de qualidade, abertura de mercado, treinamento de equipe de vendas, contratação e demissão, supervisão e gestão de equipe comercial, criação de plano comercial, segmentação de produtos, criação de indicadores de resultados, acompanhamento de rotas, padrão de atendimento e inadimplência, meta mensal, semanal e diária, criação de ações comerciais e campanhas de vendas, ações de marketing e pós – venda. Uso de ferramentas gerenciais como: plano de ação, followup, pdca, entre outros.
Formação
Pós graduação em gestão comercial
Faculdade Batista de MG
ago 2020 - Atualmente

          
          
Pós graduação em gestão de pessoas
FAVENI
ago 2020 - Atualmente

          
        
Idiomas
inglês - básico
espanhol - intermediário
Informações Adicionais
Carta de apresentação
Tenho bastante experiência com distribuidoras, pois já trabalhei no DAG( Unilever), onde aprendi muito sobre análise de KPI's e criando estratégias com base em análise, treinamento da equipe em relação a campanhas de vendas com metas altíssimas, apresentação de resultados a diretores, acompanhamento de rotas, visitas a lojistas para acompanhar toda parte arrumação, espaço de gôndola, merchan, layout do nosso espaço, pontos extras, campanhas, rupturas e fazia toda a análise junto a TRADE, equipe de merchan e vendas etc. Em outra distribuidora, de outro seguimento, fiz a gestão de comercial, onde tive 55 pessoas sendo geridas por mim, entre elas: RCA's, Vendedores Internos e Televendas. Os acompanhava em rota para análise do padrão de atendimento(consultoria), acompanhamento das meta com foco no aumento de prospecções, positivação, metas com foco em aumento de MIX, por região, categoria de produtos e etc. Fazia treinamentos motivacionais, de vendas e acompanhava em rota a eficácia dos treinamentos. Hoje tenho boa experiência em POWER BI, excel e power point que me qualificam para apresentações de resultados e análises para melhorar performance e criação de planos de ações. Uso também ferramentas como PDCA, análise SWOT para buscar informações sobre concorrência e também usando para feedbacks a equipe em reuniões individuais, sem falar nas reuniões semanais e até diárias. Análise de dados da minha região(área) de atuação com base em sistemas para buscar sempre alta performance através de melhorias nas estratégias de vendas acompanhando números e repassando a equipe diariamente com foco no resultado e atingimento de metas. Amo trabalhar com pessoas, liderar e motivar equipe, ter ótimo relacionamento com clientes em busca de um ambiente saudável e próspero para todos. Costumo visitar clientes e fazer consultoria buscando histórico de compras(MIX), para aumentar ticket médio, buscando também negociar melhor espaço em gôndola, merchan, buscando exercer o aprimoramento sell out e sell in, e até um ajuste com equipe de promotores para alavancar vendas com compromisso de o vendedor não ficar sem atender o cliente no prazo a que a política da empresa exige. Solucionador de problemas e conflitos, Treinamento em TÉCNICAS EM VENDAS:  SPIN, BANT e AIDA.  Técnicas de atendimento e satisfação do cliente como CSAT, NPS, PEX.
Formação em Self, Leader, Life e Professional Coach, Coach de Equipes, Liderança Apreciativa.