Gestor comercial
Ale*** ***** (XX anos)
Diretor Comercial em Correias Mercúrio Ind. Com. S/A
Fundação Dom Cabral - FDC
Jundiaí,
São Paulo
Este candidato está disposto a se mudar
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Experiência
Diretor Comercial
Correias Mercúrio Ind. Com. S/A
jan 2022
-
mar 2024
Estruturação das áreas técnica e comercial da empresa, composta de equipe de vendas (29), equipe de eng. de aplicação e assist. técnica (6), e do centro de distribuição (12), estabelecendo claramente as estratégias, metodologias e metas, contratando profissionais com foco na obtenção de resultados; Construção de relacionamento com clientes potenciais, com base na confiança e no conhecimento de suas necessidades; Coordenação de pesquisas de mercado para ampliar a área de atuação da empresa, apresentando os resultados obtidos à equipe de marketing, criando um Plano Estratégico; Definição das metas e estratégias de vendas a partir das pesquisas de mercado realizadas, avaliando os resultados para direcionar as ações em busca do cumprimento do objetivo proposto; Desenvolvimento e aplicação de treinamentos aos membros da equipe, visando a melhoria do desempenho. Principais resultados alcançados: - recorde na receita bruta anual (Brasil) - R$650Mi, em 2023 - reestruturação das equipes comercial, técnica e CD - aumento de produtividade do centro de distribuição
Key Account Manager
Correias Mercúrio Ind. Com. S/A
jan 2014
-
dez 2021
Responsável pelas duas maiores contas comerciais da empresa, VALE e SAMARCO, juntas representando mais de 40% do seu faturamento total, através de negociações de contratos LTA; Desenvolvimento de novos produtos, testes em campo, suporte técnico comercial, coordenação de treinamentos e workshops; Atuação como PMO do projeto estratégico de “Manter a Liderança do Mercado A”, o qual abrange ações para os clientes potenciais, como: mineradoras, portos, siderúrgicas, logística e fabricantes. Principais resultados alcançados: - crescimento de vendas líquidas de R$70 para R$200M, em 8 anos - desenvolvimento de novos produtos
Key Account Manager
Sandvik Mining and Construction Brasil
out 2010
-
jan 2014
Responsável pelo gerenciamento de grandes contas do segmento de mineração, tais como: Anglogold Ashanti, Vale, Magnesita, V&M, Yamana, entre outras; Negociação de vendas de máquinas robustas (jumbos, robolts, caminhões, carregadeiras, britadores), contratos de spare parts, ferramentas, locação e serviços técnicos; Elaboração e implementação de budget de vendas, e planos de ação; Elaboração de workshops e treinamentos a clientes. Principais resultados alcançados: - aumento do market share de 30% para 58% na Anglogold, através da venda de 20 máquinas (jumbos, robolts e britador primário), bem como contratos de ferramentas de perfuração (bits, hastes, etc.) e contratos de serviços; - crescimento de 40% no resultado de vendas da carteira.
Gerente Nacional de Vendas
Forbo Siegling Brasil
mai 2006
-
jul 2010
Responsável pela gestão da equipe de vendas, equipe de suporte técnico, e depto de marketing; negociação de contratos coorporativos, elaboração de budgets anuais de receita e de despesas, relatórios gerenciais, com atuação em todo o território nacional; Análise dos indicadores de vendas, mensurando a performance da equipe comercial a fim de desenvolver ações estratégicas e de incentivo para maximizar os resultados; Criação e melhoria de estratégias de marketing com base nas metas da empresa, especificações de produtos, tendências do mercado e fatores orçamentários. Principais resultados alcançados: - contratos coorporativos com Nestlé, Souza Cruz, Bagley, Ripasa, Klabin, Usiminas, KCK, Vitarella, entre outros.
Gerente de produto
Forbo Siegling Brasil
out 2005
-
mai 2006
Responsável pelo portfólio de produtos, desenvolvimento de novos, estudo de viabilidade, pesquisa de mercado, treinamentos a clientes e colaboradores internos, palestras a clientes e universidades; Responsável pelo Depto de Marketing, definição da estratégia comercial, elaboração dos catálogos técnico-comerciais e mostruários, coordenação de feiras de negócios, reformulação do site da empresa, entre outras ações. Principais resultados alcançados:- desenvolvimento de 12 novos produtos, com crescimento substancial nas vendas.
Engenheiro de Vendas
Forbo Siegling Brasil
jul 1999
-
set 2005
Responsável pelo desenvolvimento de novos negócios e gestão da carteira de clientes, pós-venda, assistência técnica, treinamentos e palestras a clientes, em todo o Estado de Minas Gerais. Principais resultados alcançados: - recuperação de clientes potenciais - 1º Lugar no Concurso de Vendas de 2002
Formação
MBA EXECUTIVE
Fundação Dom Cabral - FDC
jan 2020
-
jul 2021
O Executive MBA foi pensado para profissionais que atuam em um mundo complexo, dinâmico e ambíguo. O objetivo é formar líderes com propósito e com foco em resultados, além de desenvolver profissionais visionários e inspiradores. O Programa fornece ferramentas para que o executivo trilhe o caminho da ética e da confiança – valores imprescindíveis para o desenvolvimento de um mundo mais sustentável. Disciplinas: Autoconhecimento e desenvolvimento Business analytics Confiança e ética Contextos e Tendências Globais Cultura e mudança organizacional Desafios da complexidade Diversidade, equidade, inclusão e pertencimento Estratégia empresarial Finanças corporativas Gestão de custos Gestão de operações Governança Humanidades e gestão contemporânea Inovação para resultados Integrating business Liderança e desenvolvimento de pessoas Macroeconomia Marketing estratégico Microeconomia para gestão Novas perspectivas - Inhotim O legado da liderança Projeto aplicativo Propósito pessoal e organizacional Risco e gestão de crise Sociologia e design organizacional Sustentabilidade e ESG Tomada de decisão em situações complexas Simulação empresarial
MBA MARKETING ESTRATÉGICO
Fundação Getúlio Vargas - FGV
jan 2002
-
jul 2003
Desenvolver ações e estratégias para um negócio é uma ação que requer conhecimento variado e multidisciplinar. O MBA em Gestão Empresarial proporciona ao aluno o desenvolvimento de várias competências, como liderança, estratégia, capacidade de planejamento e tomada de decisões importantes para a empresa. São competências a serem desenvolvidas: analisar o mercado, os clientes e os cenários macro e microeconômicos; propor soluções estratégicas para a empresa; analisar a saúde econômico-financeira da empresa para tomada de decisões de investimento, maximizadoras da relação risco e retorno dos investidores; criar cultura e ambiente de inovação; tomar decisões fundamentadas com uso eficiente de dados e informações; utilizar a tecnologia para ganho de produtividade e acesso eficiente de mercados; liderar pessoas, negociando com efetividade e gerenciando conflitos; identificar direitos básicos, práticas abusivas e sanções previstas na Lei n° 8078/90, assim como questões ligadas ao compliance e à proteção de dados; avaliar os riscos sociais, ambientais e de governança para as organizações; propor planos mitigadores de riscos para as organizações; coordenar a gestão da cadeia de suprimentos desde o planejamento até a implantação; mapear processos, mensurando e controlando resultados; propor ações corretivas e de melhoria para processos.
Engenharia Mecânica
CEFET-MG
jan 1990
-
dez 1994
Curso superior em Engenharia Industrial com ênfase em Mecânica
Idiomas
Inglês - Avançado
Informações Adicionais
Cursos extra-currriculares
Gestão da Qualidade Total e Produtividade - CEFET-MG Interpretação dos Requisitos da Norma ISO 9001:2000 - DNV / SP Comunicação e Fluência Verbal - Curso Vida Alves / SP Técnicas de Negociação - Márcio Miranda / SP Negociação Estratégica e Téc. de Vendas - Sankha Financial / SP Supervisão e Gestão de Equipes de Vendas - ADVB / SP Liderando Equipes e Otimizando Resultados - Integração Escola de Negócios / SP Desenvolvimento de Gerente de Vendas - Integração Escola de Negócios / SP Mine Academy - Sandvik Chile Gerenciamento de Projetos e Pessoas - FGV / SP English Course - KAPLAN International Centers / California EUA
Habilidades e Competencias
Comunicação eficaz voltada a negociações Alta capacidade de interpretação de dados, contribuindo para a tomada de decisões assertivas Excelente visão de negócios para identificar oportunidades Pensamento estratégico para favorecer o crescimento da empresa Perfil de liderança para gestão de equipes e tomada de decisões
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