Gestor comercial

Ale*** ***** (XX anos)
Diretor Comercial em Correias Mercúrio Ind. Com. S/A
Fundação Dom Cabral - FDC
Jundiaí,
São Paulo
Este candidato está disposto a se mudar
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Experiência
Diretor Comercial
Correias Mercúrio Ind. Com. S/A
jan 2022 - mar 2024
 Estruturação das áreas técnica e comercial da empresa, composta de equipe de vendas (29), equipe de eng. de aplicação e assist. técnica (6), e do centro de distribuição (12), estabelecendo claramente as estratégias, metodologias e metas, contratando profissionais com foco na obtenção de resultados;
Construção de relacionamento com clientes potenciais, com base na  confiança e no conhecimento de suas necessidades;
Coordenação de pesquisas de mercado para ampliar a área de atuação da empresa, apresentando os resultados obtidos à equipe de marketing, criando um Plano Estratégico;
Definição das metas e estratégias de vendas a partir das pesquisas de mercado realizadas, avaliando os resultados para direcionar as ações em busca do cumprimento do objetivo proposto;
Desenvolvimento e aplicação de treinamentos aos membros da equipe, visando a melhoria do desempenho.
Principais resultados alcançados:
- recorde na receita bruta anual (Brasil) - R$650Mi, em 2023
- reestruturação das equipes comercial, técnica e CD
- aumento de produtividade do centro de distribuição
Key Account Manager
Correias Mercúrio Ind. Com. S/A
jan 2014 - dez 2021
 Responsável pelas duas maiores contas comerciais da empresa, VALE e  SAMARCO, juntas representando mais de 40% do seu faturamento total, através de negociações de contratos LTA;
Desenvolvimento de novos produtos, testes em campo, suporte técnico comercial, coordenação de treinamentos e workshops;
Atuação como PMO do projeto estratégico de “Manter a Liderança do Mercado A”, o qual abrange ações para os clientes potenciais, como: mineradoras, portos, siderúrgicas, logística e fabricantes.
Principais resultados alcançados:
- crescimento de vendas líquidas de R$70 para R$200M, em 8 anos
- desenvolvimento de novos produtos
Key Account Manager
Sandvik Mining and Construction Brasil
out 2010 - jan 2014
Responsável pelo gerenciamento de grandes contas do segmento de  mineração, tais como: Anglogold Ashanti, Vale, Magnesita, V&M, Yamana, entre outras;
Negociação de vendas de máquinas robustas (jumbos, robolts, caminhões, carregadeiras, britadores), contratos de spare parts, ferramentas, locação e serviços técnicos;
Elaboração e implementação de budget de vendas, e planos de ação;
Elaboração de workshops e treinamentos a clientes.
Principais resultados alcançados:
- aumento do market share de 30% para 58% na Anglogold, através da venda de 20
 máquinas (jumbos, robolts e britador primário), bem como contratos de ferramentas de perfuração (bits, hastes, etc.) e contratos de serviços;
- crescimento de 40% no resultado de vendas da carteira.
Gerente Nacional de Vendas
Forbo Siegling Brasil
mai 2006 - jul 2010
Responsável pela gestão da equipe de vendas, equipe de suporte técnico, e depto de marketing; negociação de contratos coorporativos, elaboração de budgets anuais de receita e de despesas, relatórios gerenciais, com atuação em todo o território nacional;
Análise dos indicadores de vendas, mensurando a performance da equipe comercial a fim de desenvolver ações estratégicas e de incentivo para maximizar os resultados;
Criação e melhoria de estratégias de marketing com base nas metas da empresa, especificações de produtos, tendências do mercado e fatores orçamentários.
Principais resultados alcançados:
- contratos coorporativos com Nestlé, Souza Cruz, Bagley, Ripasa, Klabin, Usiminas, KCK, Vitarella, entre outros.
Gerente de produto
Forbo Siegling Brasil
out 2005 - mai 2006
Responsável pelo portfólio de produtos, desenvolvimento de novos, estudo de viabilidade, pesquisa de mercado, treinamentos a clientes e colaboradores internos, palestras a clientes e universidades;
Responsável pelo Depto de Marketing, definição da estratégia comercial, elaboração dos catálogos técnico-comerciais e mostruários, coordenação de feiras de negócios, reformulação do site da empresa, entre outras ações.
Principais resultados alcançados:- desenvolvimento de 12 novos produtos, com crescimento substancial nas vendas.
Engenheiro de Vendas
Forbo Siegling Brasil
jul 1999 - set 2005
Responsável pelo desenvolvimento de novos negócios e gestão da carteira de clientes, pós-venda, assistência técnica, treinamentos e palestras a clientes, em todo o Estado de Minas Gerais.
Principais resultados alcançados:
- recuperação de clientes potenciais
- 1º Lugar no Concurso de Vendas de 2002
Formação
MBA EXECUTIVE
Fundação Dom Cabral - FDC
jan 2020 - jul 2021
O Executive MBA foi pensado para profissionais que atuam em um mundo complexo, dinâmico e ambíguo. O objetivo é formar líderes com propósito e com foco em resultados, além de desenvolver profissionais visionários e inspiradores.
O Programa fornece ferramentas para que o executivo trilhe o caminho da ética e da confiança – valores imprescindíveis para o desenvolvimento de um mundo mais sustentável.

Disciplinas:
Autoconhecimento e desenvolvimento
Business analytics
Confiança e ética
Contextos e Tendências Globais
Cultura e mudança organizacional
Desafios da complexidade
Diversidade, equidade, inclusão e pertencimento
Estratégia empresarial
Finanças corporativas
Gestão de custos
Gestão de operações
Governança
Humanidades e gestão contemporânea
Inovação para resultados
Integrating business
Liderança e desenvolvimento de pessoas
Macroeconomia
Marketing estratégico
Microeconomia para gestão
Novas perspectivas - Inhotim
O legado da liderança
Projeto aplicativo
Propósito pessoal e organizacional
Risco e gestão de crise
Sociologia e design organizacional
Sustentabilidade e ESG
Tomada de decisão em situações complexas
Simulação empresarial
MBA MARKETING ESTRATÉGICO
Fundação Getúlio Vargas - FGV
jan 2002 - jul 2003
Desenvolver ações e estratégias para um negócio é uma ação que requer conhecimento variado e multidisciplinar. O MBA em Gestão Empresarial proporciona ao aluno o desenvolvimento de várias competências, como liderança, estratégia, capacidade de planejamento e tomada de decisões importantes para a empresa.

São competências a serem desenvolvidas:
analisar o mercado, os clientes e os cenários macro e microeconômicos;
propor soluções estratégicas para a empresa;
analisar a saúde econômico-financeira da empresa para tomada de decisões de investimento, maximizadoras da relação risco e retorno dos investidores;
criar cultura e ambiente de inovação;
tomar decisões fundamentadas com uso eficiente de dados e informações;
utilizar a tecnologia para ganho de produtividade e acesso eficiente de mercados;
liderar pessoas, negociando com efetividade e gerenciando conflitos;
identificar direitos básicos, práticas abusivas e sanções previstas na Lei n° 8078/90, assim como questões ligadas ao compliance e à proteção de dados;
avaliar os riscos sociais, ambientais e de governança para as organizações; 
propor planos mitigadores de riscos para as organizações;
coordenar a gestão da cadeia de suprimentos desde o planejamento até a implantação;
mapear processos, mensurando e controlando resultados;
propor ações corretivas e de melhoria para processos.
Engenharia Mecânica
CEFET-MG
jan 1990 - dez 1994
Curso superior em Engenharia Industrial com ênfase em Mecânica
Idiomas
Inglês - Avançado
Informações Adicionais
Cursos extra-currriculares
 Gestão da Qualidade Total e Produtividade - CEFET-MG
 Interpretação dos Requisitos da Norma ISO 9001:2000 - DNV / SP
 Comunicação e Fluência Verbal - Curso Vida Alves / SP
 Técnicas de Negociação - Márcio Miranda / SP
 Negociação Estratégica e Téc. de Vendas - Sankha Financial / SP
 Supervisão e Gestão de Equipes de Vendas - ADVB / SP
 Liderando Equipes e Otimizando Resultados - Integração Escola de Negócios / SP
 Desenvolvimento de Gerente de Vendas - Integração Escola de Negócios / SP
 Mine Academy - Sandvik Chile
 Gerenciamento de Projetos e Pessoas - FGV / SP
 English Course - KAPLAN International Centers / California EUA
Habilidades e Competencias
Comunicação eficaz voltada a negociações
Alta capacidade de interpretação de dados, contribuindo para a tomada de decisões assertivas
Excelente visão de negócios para identificar oportunidades
Pensamento estratégico para favorecer o crescimento da empresa
Perfil de liderança para gestão de equipes e tomada de decisões