Secretária executiva

Dan*** ***** (XX anos)
Secretária Executiva Trilíngue de Diretoria América do Sul em SOCIEDADE MICHELIN DE PART. IND. E COM. LTDA.
UFRJ
Rio de Janeiro,
Rio de Janeiro
|
Experiência
Secretária Executiva Trilíngue de Diretoria América do Sul
SOCIEDADE MICHELIN DE PART. IND. E COM. LTDA.
abr 2000 - set 2019
Experiência adquirida nas áreas comercial, marketing, pessoal, informática, logística - supply chain, jurídica e compras, com sólida experiência nas áreas de secretariado e administrativa, atuando como Secretária Executiva Trilingue, responsável por todas as atividades inerentes ao cargo, assessoria e suporte à Diretoria de multinacional a nível de América do Sul; atendimento a clientes (nacionais e internacionais, internos e externos); organização de eventos e seminários; experiência em equipamentos e procedimentos para videoconferência, skype e teams; agendamento; reservas de passagens nacionais e internacionais e e-tickets; controle de despesas de viagem e locomoção; compras de materiais de escritório; organização de arquivos; suporte a expatriados em adaptação no Brasil; elaboração de cartas, memorandos e textos em francês, espanhol, inglês e português, raramente em alemão; iniciação em procedimentos de importação; follow-up  de recepção de pedidos de compras internacionais: administração de cartão de compras corporativo de toda a empresa no Brasil e análise de vendas semanais e mensais na América do Sul.

PRINCIPAIS RESULTADOS RELEVANTES:
Controle de férias da Equipe e Estagiários, evitando que a empresa fosse penalizada com pagamento de férias em dobro, tendo sido, o setor no qual eu atuava o único da empresa que nunca havia perdido este controle.
Auxiliando os Compradores e Analistas de Importação com o follow-up de chegada dos materiais importados e fazendo um acompanhamento da recepção dos mesmos, a fábrica era prevenida de possíveis  atrasos e podia se planejar, evitando paradas de produção e, consequentemente, perdas de capital.
Participação na implantação do primeiro sistema de ERP da Empresa, Secretariando uma Equipe Multifuncional de diversas áreas e atuando no cadastro manual de itens no sistema, permitindo a integração de toda a empresa, desde a compra  da matéria prima até o faturamento da venda do produto acabado, permitindo economia à empresa, através de um sistema integrado onde era visível a todos os setores  onde estava a ação em cada momento.
Responsável pelo controle, renovação e confecção de procurações de toda a empresa no Brasil com diferentes poderes, evitando que algum poder ficasse descoberto, evitando penalizações à empresa.

Fui responsável pelo levantamento semanal, bem como suas consolidações mensais e anuais, do resultado das vendas de produtos acabados em todos os países da América do Sul, bem como sua difusão, de maneira sigilosa, ao CEO e Diretores de Vendas.
Secretária Executiva Bilíngue de Diretoria
ADIMARCO Representações E Serviços LTDA.
abr 1998 - nov 1999
Vivência na elaboração de planilhas através do Excel; administração de e-mail; distribuição de correspondências e controle de malotes; supervisão de pessoal nas áreas de expedição, malotes, recepção e serviços gerais.

PRINCIPAIS RESULTADOS RELEVANTES:
Controle da parte Contábil e de RH da empresa, zelando para o pagamento dos impostos e benefícios em dia.
Secretária Executiva de Diretoria
LABORATÓRIO CANNONE LTDA.
dez 1997 - abr 1998
Atendimento ao Diretor; organização de eventos; coordenação de compromissos e agenda de reuniões; recepção de visitantes nacionais e estrangeiros; organização de viagens nacionais e internacionais; solicitação de transporte; relatório de despesas e fluxo de caixa ; requisição de compras; elaboração de ata; caixinha; envio, recebimento e distribuição de correspondência; solicitação de serviços, inclusive de manutenção; supervisão de terceirizados. 
Secretária Executiva de Diretoria
SANSIL Organização Contábil LTDA.
ago 1994 - dez 1997
Experiência adquirida nas áreas financeira e contábil, tendo sido responsável pelo controle das receitas e despesas da empresa; controle de contas bancárias pessoas física e jurídica; elaboração e análise de fluxo de caixa; previsão orçamentária; controle de contas a pagar, registro de notas fiscais (livros fiscais), classificação contábil; conciliação bancária, rotinas de RH e folha de pagamento, analise e estratégia de vendas e estoques, entre outras rotinas.
Formação
Especialização em tradução e versão
UFRJ
mar 1994 - jun 1996

          
          
Graduação em Letras – Português/Francês
UFRJ
mar 1991 - jun 1994

          
        
Idiomas
Francês - Fluente
Espanhol - Fluente
Inglês - Avançado
Alemão - Intermediário
Português - Nativo
Informações Adicionais
Cursos
Secretárias & Assistentes Administrativos – LCM Treinamento e Consultoria | 
Desenvolvimento Profissional para Secretárias – Manager | 
Chefia e Liderança Empresarial – Sebrae RJ | 
Qualidade no Atendimento ao Cliente – Sebrae RJ | 
Como Planejar e Comercializar Eventos – Sebrae RJ | 
Técnico em Secretariado - Centro Educacional de Niterói | Introdução à Contabilidade - Estácio de Sá | 
Apresentação “O Choque do Tradutor Iniciante: Tradução não é o que Parece!” – UFRJ | 
A Tradução e a Quebra do seu Fluxo no Protocolo de Relato Verbal – UFRJ | 
IX Encontro Nacional – Processo e Produto na Investigação da Tradução - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Letra e Linguística | 
Língua Francesa - Alliance Française au Brésil | 
MS Office | Netscape | Outlook Express | ERP- Oracle.
RESUMO DE QUALIFICAÇÕES
Profissional com experiência em secretariado executivo com ampla atuação na assessoria de diretores e gestores da alta administração, atuando em empresas nacionais e multinacionais de segmentos diversos. 
Competência na execução de processos de: Planejamento, organização e controle de agendas, reuniões, videoconferências, skype e teams, preparação de eventos internos e externos, reserva de salas, follow-ups das solicitações.
Prestação de contas: pagamentos e controle de reembolso de despesas, elaboração de planilhas financeiras e controle de custos.
Responsável pela programação de viagens, solicitação de vistos, realização de cotações de passagens e hospedagens, no Brasil e no exterior, contatos telefônicos e retorno de e-mails e contratação de serviços visando melhor custo benefício.
Prática na elaboração de relatórios e planilhas, bem como tradução e versão de cartas, memorandos e textos em francês, espanhol, inglês, alemão e português.
Habilidade no desenvolvimento de novos fornecedores, cotações, negociações de preços e na atuação com outras áreas, garantindo o fluxo de informações entre estas.
Preparação de Board Meeting – elaboração de gráficos, planilhas, relatórios financeiros/administrativos e documentos diversos, assim como elaboração de pautas e atas de reuniões.
Planejamento e coordenação de atividades do escritório, tais como: cópias, impressão, compras, recebimento e estoque de materiais de escritório, acesso ao prédio de novos funcionários e visitantes e estacionamento.
Suporte ao departamento de marketing na organização de eventos, campanhas e envio
Participação em reuniões estabelecidas pelo Presidente e Diretoria, com o objetivo de inserir as informações em ATAs e realizar o Follow-up das atividades com os responsáveis. 
Identificação dos visitantes e dos assuntos a serem tratados, para o encaminhamento aos respectivos setores da empresa.
Vivência em outras rotinas como, análise de vendas, acompanhamento de pedidos de compras importadas, análise contábil, relatório de despesas e fluxo de caixa, previsão orçamentária, controle de contas a pagar, registro de notas fiscais (livros fiscais), classificação contábil, conciliação bancária, rotinas de RH e folha de pagamento, analise e estratégia de vendas e estoques, entre outras rotinas.