Assessor; assistente; analista

Raq*** ***** (XX anos)
Gerente de projeto / Gerente de Incubadora / Assessora em Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia - INMETRO / ME
Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ
Brasilia,
Distrito Federal
Este candidato está disposto a se mudar
|
Experiência
Gerente de projeto / Gerente de Incubadora / Assessora
Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia - INMETRO / ME
ago 2007 - out 2015
Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (INMETRO) Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT)
Gestora de projeto | Assessora de Direção 04/2013 - 10/2015

- Concepção e coordenação do projeto Banco Tecnológico do Inmetro - sistema colaborativo de apoio à gestão da propriedade intelectual (PI), da transferência de tecnologia (TT) e da comunicação entre investigadores e gestores de inovação. Atualmente integra 280 líderes de pesquisa. Em 2016, foi implantado no Centro de Biotecnologia da Amazônia.

- Elaboração colaborativa da Política Institucional de PI e de TT, do plano de comunicação interna, e dos respectivos processos e serviços do NIT para a sua operacionalização.

- Proposição e implantação das modalidades de incubação: apoio a inventores independentes titulares de patentes; desenvolvimento colaborativo por investigadores e empresas de produtos/processos a partir de tecnologias criadas pela própria instituição; e modelos de negócio dirigidos ao Parque Tecnológico.
 
Assessora de Coordenação 08/2007 - 12/2012

Planejamento e organização de eventos com os sectores industriais para o atendimento mais imediato às necessidades de suporte tecnológico e o estabelecimento de parcerias voltadas à inovação.
Gestão de conteúdo dos sistemas colaborativos, elaboração de relatórios de gestão e apresentações institucionais, de previsão de orçamento anual e e de propostas de projeto para a obtenção de fundos junto a agências de P&D&I.
 
Gerente da Incubadora de Empresas e Projetos 03/2008 – 10/2010

Implementação de um modelo de gestão colaborativa para acompanhamento dos projetos incubados, gestão da informação e formação para as equipes. Melhoria significativa no processo de recepção, análise e resposta a propostas de projeto apresentadas por empresas.
Coordenadora de programa / Assessora / Gerente de start-up
Instituto Nacional de Tecnologia - INT/MCTI
mar 1999 - mai 2007
Assessora de Direção| Coordenadora do "Programa Novos Tecnologistas" 03/2004 – 05/ 2007

Concepção e implementação do programa de capacitação, avaliação de atividades e orientação de cerca de 100 pesquisadores bolsistas (nível médio técnico/pós-doutorado) para o mercado de trabalho; gestão dos processos de r&s de candidatos a bolsas, de prospecção e análise de oportunidades de trabalho, e de preparação dos bolsistas para os processos de seleção nas empresas; coordenação da equipe e das parcerias; gestão do sistema da qualidade do Programa.
 
Assessora do Laboratório de Polímeros  (LAPOL/INT) 05/2002 – 02/ 2004

Colaboração, em plena Reserva Extrativista Chico Mendes (Xapuri, AC), com o projeto de construção de uma empresa (Natex) para fabrico de preservativos, visando a criação de emprego local e a redução de importações (Ministério da Saúde).
Supervisão da rotina de ensaios para a avaliação da conformidade de preservativos masculinos, destinados à distribuição gratuita, e elaboração de relatórios técnicos (Programa Nacional de DST/ Aids do Ministério da Saúde).
 
Gestora da empresa DNCer Ind. e Com. Ltda., Incubadora do INT 03/1999 – 04/2002

Apoio técnico à engenharia de produto; elaboração do pedido de patente de invenção (patente concedida);  prospecção de parceiros locais na Indústria de Cerâmica Vermelha, para a realização de testes em linha de produção, e de clientes no interior do Estado do Rio de Janeiro; e supervisão do processo de criação da marca, dos produtos de divulgação e da participação da empresa em eventos técnicos e comerciais.
Gestora do Laboratório de Controle de Qualidade
Vetec Química Fina
out 1997 - fev 1999
Responsável por uma equipe de 12 técnicos, pela formação e melhoria da gestão de competências e das rotinas do laboratório; supervisão das análises de produtos acabados e de desenvolvimento colaborativo de processos de purificação de matérias-primas; e visitas técnicas aos clientes.
Formação
Inteligência Competitiva
Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ
mar 1999 - dez 1999
Curso de especialização pela Escola de Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro, em parceria com o Instituto Nacional de Tecnologia - INT e a Université d'Aix-Marseille. Carga horária : 400.
Química Industrial
Universidade Federal Fluminense - UFF
fev 1992 - jul 1997

          
        
Idiomas
Francês - Fluente (C2 Bilíngue)
Inglês - B2
Informações Adicionais
Período de descobertas em outros sectores
Fevereiro 2019 - junho 2019        Aprendizagem em zona rural e voluntariado (França)

Atividades de produção, manutenção e comércio em fazendas dedicadas à pecuária de leite, fabricação de laticínios e horticultura orgânicas. Colaboração voluntária, como tradutora e intérprete, junto à associação militante La Cimade em apoio a um caso de demanda de asilo.

Agosto 2018 - setembro 2018     Voluntariado na Associação Solidária Amigos de Betânia (RJ, Brasil)

Acompanhamento de diferentes atividades (bazar, refeitório, entrevista, oficinas, palestras, reuniões, entre outras), a fim de elaborar um relatório com observações e sugestões de melhoria para a gestão.

Maio 2017 - novembro 2017       Voluntariado - Oficina colaborativa de projetos (RJ, Brasil)

Proposta de projeto orientada a alunos do Ensino secundário. Compartilhamento com diretores e coordenadores pedagógicos de cinco colégios públicos de Teresópolis e a Secretaria Estadual de Educação. 

Outubro 2015 - novembro 2016       Pausa sabática (França e Portugal)

Período de residência nesses países para conhecer e explorar alguns ecossistemas de empreendedorismo e inovação, e prosseguir com os estudos da língua francesa.

Dupla cidadania : brasileira e portuguesa

Disponibilidade : imediata para Brasília e em até 20 dias para outras cidades.
Cidadania / Disponibilidade
Dupla cidadania : brasileira e portuguesa.

Disponibilidade : imediata para Brasília e em até 20 dias para outras cidades.