Diretor de marketing latam
Rod*** ***** (XX anos)
Gerente Nacional de Vendas em PPG Industrial do Brasil
Universidade Presbiteriana Mackenzie
Paulínia,
São Paulo
Este candidato está disposto a se mudar
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Experiência
Gerente Nacional de Vendas
PPG Industrial do Brasil
jan 2020
-
fev 2021
Responsável pelas vendas da divisão PMC Infraestrutura no Brasil através de todos os canais, P&L da área, desenvolvimento do budget, investimentos, custos e despesas de vendas. Gestão direta de 2 colaboradores (gerente, analista). Reporte direto para o Vice Presidente da Divisão • Responsável pelo planejamento estratégico, desenvolvimento e execução da estratégia de vendas nos segmentos de infraestrutura e energia • Liderei pesquisa de mercado e posicionamento de preços dos principais concorrentes da divisão • Implementei metodologia “Price Value Map” afim de redefinir portfólio de produtos existente na divisão • Liderei workshop regional estratégico LATAM baixo metodologia GMS “Growth Market System” definindo plano estratégico e tático para os segmentos de infraestrutura e energia da divisão.
Gerente Nacional de Vendas - Divisão Arquitetônica
PPG Industrial do Brasil
jul 2017
-
dez 2019
Responsável pelas vendas da divisão arquitetônica no Brasil através de todos os canais, P&L da área, desenvolvimento do budget, investimentos, custos e despesas de vendas. Gestão direta de 7 colaboradores (gerentes, supervisor e analistas), 53 reportes indiretos. Reporte direto para o Diretor da Unidade • Liderei implementação de nova estratégia “Where to play – how to win” com foco em regiões, canais e clientes mais rentáveis para companhia, mantendo volume de vendas e aumentando de Lucro Operacional em 45% de 2015 a 2019. • Criei estratégia e segmentação de mercado implementando novo sistema de vendas consultivas, aumentando o faturamento para o segmento em 25% • Implementei estratégia de recuperação e conquista de novos clientes, gerando faturamento adicional de 12% sobre o total das vendas do ano anterior e melhorando a distribuição numérica do line up da cia • Responsável pelo planejamento estratégico, desenvolvimento e execução da estratégia de vendas em todo o território nacional • Responsável pela implementação e execução do Programa Centros de Pintura (lojas exclusivas com identidade Renner – PPG)
Gerente de Marketing, Trade Marketing e Capacitação
PPG Industrial do Brasil
dez 2015
-
jun 2017
Responsável pelo P&L da divisão no Brasil e gestão total da área de Marketing, Trade Marketing e Centro de Capacitação de Usuários e Distribuidores. Interface com áreas de Finanças, Planejamento, Manufatura, Vendas e R&D para alinhamento de atividades e projetos. Gestão direta de gerentes de Marketing e Trade, supervisor de treinamentos e analista de trade,50 reportes indiretos. Reporte direto para Diretor Geral da Unidade de Negócios • Implementei novos KPIs para Trade e Marketing focado na execução de ponto de venda, aumentando o Sell Out em 22% nas principais contas • Criei e implementei novo Centro de Capacitação da Renner, treinamento mais de 5.000 pessoas e contribuindo para aumento de vendas de 12% dos produtos premium • Implementei nova estratégia de preços baseada em valor, melhorando a rentabilidade da unidade de negócios 5 pontos percentuais (R$8,5 Milhões) • Reestruturei a área de marketing, definindo nova atuação da equipe e novos KPIs para avaliação dos investimentos das áreas, gerando melhor retorno dos investimentos e savings de R$2,5 Milhões • Responsável pela racionalização de SKU’s e lançamento de novos produtos com foco em preencher gap’s de portfólio e melhorar a rentabilidade da divisão • Responsável pelo “revamp” da área digital da divisão; lançamento novos sites Tintas Renner – Deco, PPG Majestic Vernizes, Facebook, Instagram e plataforma Mobile Marketing melhorando a experiência dos principais stakeholders do segmento
Gerente de Marketing América Latina
PPG Industrial do Brasil
abr 2015
-
dez 2015
Responsável pelo P&L dessa unidade no Brasil, Argentina e Chile. Gestão total das iniciativas e marketing, passando por gerenciamento de portfólio e desenvolvimento de marca nas regiões. Acumulou responsabilidade pela área de Customer Service. Principal interface com outras áreas da empresa na condução de projetos e iniciativas de marketing. Gestão direta de 2 gerentes de produto, supervisor de Customer Service e 2 analistas de marketing. Reporte para Diretor de Negócios. • Introduzi nova metodologia de lançamento de extensões de linha, introduzindo 120 novas variações de tintas em tempo recorde • Liderei introdução de programa de comunicação on-line com distribuidores, revendedores e usuários finais, contribuindo para aumento do awareness da marca e consideração no momento da compra • Otimizei mix de produtos, contribuindo para melhoria dos níveis de inventário, reduzindo working capital e melhorando rentabilidade do negócio
Gerente de Vendas
PPG Industrial do Brasil
mar 2013
-
abr 2015
Responsável pela criação e implementação de toda a estratégia de vendas em estado de SP e Triângulo Mineiro (MG). Gestão direta de 10 vendedores. Reporte para Gerente Nacional de Vendas • Introduzi novo modelo de atendimento gerando crescimentos de 27%, 13% e 20% ano contra ano. • Implementei KPI’s específicos para aquisição de novos clientes e manutenção da base com foco em melhoria de rentabilidade. • Implementei KPI’s específicos voltados para ampliação de mix proporcionando melhora de 3p.p na lucratividade da região • Desenvolvi plano de treinamento para os principais stakeholders da região com foco em melhorar a experiência do cliente e percepção da proposta de valor da companhia para com o mercado
Gerente de Produto Pleno
3M do Brasil
jun 2009
-
mar 2013
Responsável pelo gerenciamento de linhas de produtos Polimento, PAS (Sistema de Aplicação de Pintura), P&L, gerenciamento e definição de estratégia de preços, canal, definição, desenvolvimento e lançamento de produtos, desenvolvimento de planos de comunicação e promoções. • Liderei o lançamento da linha completa de polidores premium (3M Perfect-it Purple), gerando vendas adicionais de 12% no primeiro ano de vendas. • Revisei e lancei nova linha de produtos para aplicação de pintura automotiva, gerando crescimento em vendas de 80% para essa linha de produtos no ano seguinte ao lançamento. • Implementei novo treinamento para equipe de vendas da 3M, contribuindo para entrega de maior valor junto às oficinas e fidelização das mesmas. • Conduzi Lançamento Nova Massa de Polir e nacionalizei a produção de Boinas de Polimento, gerando crescimento em vendas acima de 16% para essa linha de produtos
Executivo de Vendas
3M do Brasil
abr 2006
-
jun 2009
Responsável pelas vendas dos produtos 3M para linha automotiva para o varejo, atacado e distribuição no segmento de autopeças. Contribuiu para a criação e implementação do programa 3M Car Service (desenvolvimento de autorizados 3M na aplicação dos sistemas 3M para embelezamento automotivo)
Formação
Pós Graduação em Marketing
Universidade Presbiteriana Mackenzie
jan 2005
-
dez 2005
Bacharelado em Direito
Faculdades Integradas de Guarulhos
jun 1998
-
jun 2004
Idiomas
Inglês - Fluente
Espanhol - Intermediário
Informações Adicionais
Premiações e Reconhecimentos
• Prêmio Melhor Projeto em PPG RELP – Regional Emmerging Leadership Program (Jul e Nov. 2017) • Destaque em Marketing (3M Automotive Aftermarket Division 2012) • Pathfinder OTC Product Line (3M International 2012) • Buffing Pads Localization (3M Automotive Aftermarket Division USA 2011) • PAS – Best Launch Product (3M Automotive Aftermarket Division USA 2011) • Prêmio Matias Elias (3M Automotive Aftermarket Division Brasil 2010)
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