Diretor regional de vendas
Ota*** ***** (XX anos)
Gerente de Marketing, Coordenador e Professor em Unisinos
UNISINOS - UNIVERSIDADE DO VALE DO RIO DOS SINOS
Porto Alegre,
Rio Grande do Sul
Este candidato está disposto a se mudar
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Experiência
Gerente de Marketing, Coordenador e Professor
Unisinos
fev 2010
-
dez 2017
* Interface com reitoria, diretorias acadêmicas, órgãos internos da rede/universidade, agências de comunicação, trade marketing e demais parceiros prestadores de serviços. * Líder de equipes de marketing, com mais de duas dezenas de pessoas, entre gestão de marketing institucional (Reitoria) e promocional-comercial (Graduação, Educação Continuada e Pós-Graduação/PPG). * Campanhas Institucionais (marca) e de produtos (vestibular e demais processos de captação). * Conquista de dois prêmios Top de Marketing na Educação 2012 e 2013, pela ADVB/RS, além da premiação Top Ser Humano 2013 pela ABRH/RS, pelas atividades institucionais e de cunho social. * Lançamento da Escola de Gestão e Negócios da Unisinos, com sucessivo lançamento de outras 5 novas escolas na universidade. * Organização e implantação do processo de planejamento estratégico de marketing e captação na universidade, com ampla participação decisória sobre a execução e alcance de metas. * Desenvolvimento de projetos político-pedagógicos de cursos de especialização e pós-graduação em modelos estratégicos de negócio, liderança, negociação, marketing e vendas. * Seleção de corpo docente e estabelecimento de alinhamento entre módulos/disciplinas. * Coordenação e docência em cursos de extensão, especialização e pós-graduação. * Palestras e dinâmicas em curso de mestrado profissional em gestão e negócios. * Orientação de mais de 120 projetos e trabalhos de conclusão de curso em planos de negócios, marketing e vendas. * Coordenação e docência em projetos In Company em empresas como TRAMONTINA, BANRISUL e JOHN DEERE, entre outras empresas do Estado do Rio Grande do Sul.
Sócio - Diretor Executivo
Ogf Assessoria Empresarial
jun 2008
-
mai 2021
* Desenvolvimento de alinhamento estratégico de organizações, com definição participativa das estratégias empresariais e diretrizes de competição e cooperação. Elaboração do Planejamento Estratégico de Marketing, Vendas e Pessoas. * Levantamento sobre recursos estratégicos, mapeamento competitivo, aspectos econômicos e financeiros do negócio. * Pesquisas e análises segmentadas de mercado e concorrência com vistas ao melhor posicionamento comercial. * Pesquisas e análises de setor e macroambiente de negócios. Desenho e acompanhamento de cenários. * Diagnósticos empresariais com metodologias ativas (participativas) no processo decisório. * Desenvolvimento de metodologias de inovação e de relacionamento social (indicadores de execução). * Revisão de planos estratégicos de marketing, vendas e pessoas com visitas a campo para avaliação e capacitação. * Redesenho de processos comerciais e capacitações em setores diversos, como educação, indústria, comércio e serviços intensivos em conhecimento e inovação. Liderança, gestão direta de equipes e execução em atividades comerciais. * Cases de sucesso em empresas como ADVB/RS, MAGALHÃES MEDEIROS ADVOCACIA, ASSINTECAL, HIGRA INDUSTRIAL, SORRIFÁCIL, TRAMONTINA, BONASOLDI, RICEFER, SEBRAE/RS, UNIMED SAÚDE, IRRADIAL RADIOLOGIA, AGADEMI E SECOVI/RS, D'LINEA AMBIENTES PLANEJADOS, NORDESTE ALIMENTOS / VOSSA, PORTO MÓVEIS e UNISINOS.
Professor
ESPM
jul 2007
-
fev 2010
Professor celetista de Planejamento Estratégico de Marketing e Vendas, Liderança, Negociação, entre outras disciplinas, em graduação e pós-graduação, de 7/2007 a 02/2010. * Professor de graduação e pós-graduação nos cursos de administração e publicidade e propaganda, com avaliações em nível de excelência por sucessivas vezes, com distinções específicas na respectiva IES. * Participações destacadas em cursos In Company e Intensivos junto a empresas como UNIMED, SICREDI e RBS. * Professor de gestão de vendas e marketing e autor de cases de ensino.
Gestor de Negócios Corporativos
GVT - Global Village Telecom
out 2003
-
mar 2006
GLOBAL VILLAGE TELECOM S/A – GVT – de 10/2003 a 03/2006 Gestor de Negócios Corporativos * Liderança de equipes e gestão de vendas em processos de negócios corporativos. * Articulação com área técnica para formatação e execução de soluções tecnológicas complexas. * Manutenção e prospecção de oportunidades de negócios em clientes segmentados.
Gerente de Vendas Empresariais
EMBRATEL S/A
abr 2001
-
out 2003
EMBRATEL – 04/2001 a 10/2003 Gerente de Vendas Empresariais * Consolidação da marca Sempre21 como produto preferencial para serviços com nova concorrência. * Organização de carteira de clientes e definição de estratégias específicas de produtos. * Controle de indicadores técnicos e administrativos sobre a carteira de clientes. * Interação com áreas técnica (pré-vendas), comercial (vendas), suporte (pós-vendas), e estruturas de treinamento e administração de indicadores (back-office).
Executivo de Contas Corporativas
CLARO TELET S/A
fev 1999
-
fev 2001
TELET S/A – CLARO – 02/1999 a 02/2001 Executivo de Contas Corporativas * Formação de nova carteira de clientes e definição de estratégias específicas. * Atendimento e gestão de carteira para clientes segmentados por "n" critérios. * Controle de indicadores técnicos e administrativos sobre a carteira de clientes. * Interação com áreas técnica (pré-vendas), comercial (vendas) e suporte (pós-vendas), e estruturas de treinamento e administração de indicadores (back-office).
Gerente de Contas Corporativas, Especialista
XEROX DO BRASIL S/A
mar 1994
-
fev 1999
XEROX DO BRASIL S/A – 03/1994 a 02/1999 Especialista de Marketing High Volume, Terceirização e Gerente de Contas Corporativas * Vencedor da maior premiação internacional da companhia. President's Club por alcance de resultados individuais e coletivos, com a liderança em diversos projetos de produtos e serviços. * Representante de marketing, gerente de contas e coordenador de contas especiais. * Responsável por atuar de forma segmentada e estabelecer propostas de valor (composto mercadológico) específica, mediante interação com estruturas técnica, financeira e de marketing corporativo. * Gestão de contratos coletivos como POLO PETROQUÍMICO, CLUSTER ADUANEIRO DE RIO GRANDE, SINDICATOS, ASSOCIAÇÕES e DISTRITOS INDUSTRIAIS DA ÁREA METROPOLITANA DE PORTO ALEGRE. * Atendimento de vendas e de construção mercadológica a clientes nominados.
Encarregado de Marketing
Cia. União de Seguros Gerais S/A
ago 1988
-
ago 1994
CIA. UNIÃO DE SEGUROS S/A – 08/1988 a 08/1994 Encarregado de Divisão - Marketing * Execução operacional das tarefas de marketing. Interface com agências e prestadores de serviços. * Apoio ao RH para atividades de capacitação e mensuração de desempenho. * Controles administrativos de marketing, orçamento, estoque e apoio aos eventos.
Formação
ADMINISTRAÇÃO
UNISINOS - UNIVERSIDADE DO VALE DO RIO DOS SINOS
mar 2009
-
jun 2013
Doutorado completo, com tese e artigos publicados, conforme detalhamento específico na plataforma lattes (link: http://lattes.cnpq.br/3890938587188353 ).
International Business and Management
HEC - PARIS
mai 2005
-
mai 2005
Curso intensivo de 25h em marketing e comércio internacional (inbound e outbound) - integrado ao programa de mestrado.
Administração
UFRGS - UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL
mar 2004
-
ago 2006
Mestrado completo, com dissertação, trabalhos e artigos publicados, conforme detalhamento específico na plataforma lattes (link: http://lattes.cnpq.br/3890938587188353 ).
Marketing
ESPM - ESCOLA SUPERIOR DE PROPAGANDA E MARKETING
mar 1991
-
out 1992
Especialização em marketing.
Comunicação Social - Publicidade e Propaganda
PUCRS - PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL
jun 1988
-
jun 1991
Bacharelado em comunicação social.
Idiomas
Português - Nativo
Espanhol - Intermediário (profissional proficiente)
Inglês - Avançado
Informações Adicionais
Resumo do Histórico Profissionais e Atividades Executivas
RESUMO DO HISTÓRICO PROFISSIONAL Mais de 25 anos de vivência em empresas de expressão no mercado nacional e internacional: Global Village Telecom, CLARO, ESPM, UNISINOS, EMBRATEL e XEROX DO BRASIL. Experiência em áreas de negócios, dirigindo, coordenando ou integrando times em projetos de inovação, estratégias mercadológicas e de pessoas, gestão comercial e organizacional, prospecção e gerenciamento de equipes de mercado, abertura de novos canais de vendas, desenvolvimento de negócios e clientes, pré e pós-vendas, atendimento a clientes corporativos e varejo, desenvolvimento inovador de produtos e serviços, liderança e motivação de equipes, implantação de ferramentas de controle, satisfação de clientes, suporte de informações e monitoração por indicadores de processos. Vivência em planejamento e gestão estratégica, de marketing, vendas e capital humano, atuando nas análises ambientais, externa e interna, com diagnósticos avançados para definição de estratégias inovadoras, avaliações de desempenho e estabelecimento de metas, orçamentos e custos, informações gerenciais e pesquisas mercadológicas, projetos de inovação e lançamento de novos produtos e serviços no mercado. Experiência em liderança e gestão de equipes, responsável por vários projetos, atuando na seleção, formação e treinamento, operações de vendas e marketing, com gestão de equipes e processos transdisciplinares, definição de equipes e metas, estruturação de atividades, monitoramento de rotinas, acompanhamento e avaliação de desempenho. Vide LinkedIn https://www.linkedin.com/in/otavio-fernandes-0903b81 Docente como executivo convidado em cursos de Graduação e Pós-graduação nas disciplinas Planejamento Estratégico de Marketing e Vendas, Inovação e Empreendedorismo, Liderança Global, Competências Pessoais Globais; Gestão Comercial Integrada, Estratégia e Técnicas Avançadas de Vendas e Negociação, Inteligência Competitiva; Empreendedorismo e Projetos Inovadores; entre outras. Vide Currículo Lattes http://lattes.cnpq.br/3890938587188353 ATIVIDADES PROFISSIONAIS EXECUTIVAS * Alinhamento com governança, diretrizes empresariais e busca de informações no mercado sobre clientes, concorrentes, estrutura e projeção de investimentos para definição de estratégias de abordagem e vendas; planejamento comercial com recursos disponíveis, em alinhamento estratégico-financeiro. * Gestão de vendas, inovação, marketing e carreira, monitoração por indicadores, custos e resultados; * Liderança de equipes internas, externas, próprias e terceirizadas, com abordagem consultiva de levantamento de dados de clientes, análise, formatação de soluções propostas, configuração e venda dos produtos e serviços de valor adicionado; workshops, hackathons e oficinas; * Criação de estratégias motivacionais de vendas e treinamento para as áreas comerciais e afins; * Criação para canais alternativos e comercialização via Internet; monitoramento digital (redes sociais); * Implantação de estratégias de marketing, de gestão de carteiras e de vendas on/off-line. * Atendimento a clientes especiais, venda e pós-venda - serviços, com redesenho de processos de negócios, com gerenciamento da inovação em organizações, serviços e produtos.
Prêmios e Distinções Executivas
DISTINÇÕES EXECUTIVAS - 2013 – Top de Marketing ADVB – Unisinos – São Leopoldo – RS – Categoria Educação. - 2012 – Top de Marketing ADVB – Unisinos – São Leopoldo – RS – Categoria Educação. - 1996 - Prêmio Henrique Sérgio Gregory - President’s Club - Xerox do Brasil - México. Premiação Máxima Internacional por resultado de vendas de produtos e serviços. - 1993 - Top de Marketing ADVB - Seguro Fiança Locatícia União – Cia. União de Seguros - Brasil - Porto Alegre - RS. Premiação de equipe de criação e gestão de produto.
Contato para referências
REFERÊNCIAS: 1. Sr. Roger Born – Sócio da Born Adviser, Conselheiro JS Peças e Transportes Dalla Valle, fone: 51 99984-3341 2. Sr. João Zani – Conselheiro Banrisul e ex-pró-reitor de administração da Unisinos, fone: 51 9982-2284 3. Sr. Telmo Costa – CEO Grupo Meta e ex-presidente ADVB/RS, fone: 11 99928-92430