Gerente de operações logísticas

Mar*** ***** (XX anos)
Gerente Executivo de Operações em Localfrio S.A. Armazéns Gerais e Armazéns Alfandegados
Unisul - Universidade do Sul de Santa Catarina
São Paulo,
São Paulo
Este candidato está disposto a se mudar
|
Experiência
Gerente Executivo de Operações
Localfrio S.A. Armazéns Gerais e Armazéns Alfandegados
nov 2020 - Atualmente
Gerenciamento de operação de COMEX em recinto alfandegado – CLIA garantindo todo o fluxo de importação 
e exportação do cliente junto aos órgãos anuentes e aos portos.
Gerenciamento de operação de transporte nacional para cargas nacionalizadas atuando com frota própria, 
agregados e subcontratação.
Gerenciamento de contratos logísticos de Armazém Geral e Transporte garantindo os SLAs acordados com os 
clientes.
Responsável pelo orçamento e pela gestão administrativa da unidade, por projetos de melhoria contínua –
Lean, pela manutenção predial e equipamentos, pelo desenvolvimento do SGQ – Sistema de Gestão da 
Qualidade e representação da empresa junto aos órgãos anuentes e órgãos públicos.
Gerenciamento e desenvolvimento da estratégia comercial de novos negócios junto a clientes, despachantes, 
tradings, armadores.
Gerente Nacional de Soluções
ID LOGISTICS do Brasil Ltda.
ago 2003 - nov 2020
Gerente Nacional de Soluções – ABR/2014 – NOV/2020
•	Gerenciamento de Projetos de Start Up de novas operações e implantações sistêmicas, responsável pelas áreas operacionais, gestão de estoque, layout, facilities, TI, qualidade e gerenciamento da unidade desde o pré-projeto até a estabilização da operação.
•	Desenvolvimento de soluções técnicas para propostas comerciais, incluindo layout de operações, sistemas WMS e TMS, tecnologias, sistemas de automação, equipamentos de movimentação e dimensionamento das equipes de MOI e MOD.
•	Definição das estratégias e planejamento das áreas de suporte nas unidades, padrões, indicadores, procedimentos e manuais corporativos. 
Destaques:
•	Elaboração e execução de Planos de Reengenharia de CDs melhorando fluxos, TI, desenho de layout. Planejamento e gerenciamento de equipes de inventários gerais nos CDs.
•	Gerente dos Projetos de Start Up de novos negócios em CDs de grande porte, em grandes marcas como: Carrefour, Leroy Merlin, Danone, Drogasmil, Nadir Figueiredo, Privalia.com, Unilever, Henkel, Nívea, MWM Motores, Portobello Shopping, Meritor, 
•	Experiência em vários segmentos: farmacêutico, alimentício, cadeia de frios, materiais de construção, automotivo, cosméticos, eletro, têxtil, bazar, fruta-verduras-legumes, químico, calçados
•	Experiência em vários serviços, como: abastecimento de linha de produção, armazenagem, preparação e distribuição de produto acabado, entrega em domicílio, preparação unit, cross docking, back hall.
•	Experiência com automação de processos: esteira automatizada para preparação de pedidos, sorter, flow rack, semi-coletivo, controle ponderal, fechamento automático de embalagens.
•	Desenvolvimento e implantação de Projetos de Melhoria Contínua, aplicando o conceito Lean – DMAIC.
•	Responsável pela elaboração e coordenação do curso “Formação Técnica em Logística” e “Formação Master em Logística” aplicado para as equipes de liderança das operações.

Gerente Nacional de Operações – JAN/2008 – MAR/2014
•	Gerente de 16 Operações Logísticas nos segmentos Varejistas e Industriais, com budget anual de R$ 80M, equipe com 6 gerentes de sites e aproximadamente mais 1.500 funcionários:
	Operações em CDs IN HOUSE – TRANSPORTE- ARMAZÉM GERAL – ABASTECIMENTO DE LINHA
•	Metas: margem bruta, estabilidade e treinamento das equipes, SLAs dos contratos com os clientes das 16 operações e desenvolvimento de projetos INOVADORES, além do desenvolvimento de novos negócios nos clientes existentes.
•	Responsável corporativo pelas áreas de Facilities, Qualidade, Gestão de Estoque e Melhoria Continua.
•	Gestão dos contratos de terceiros: agregados, parceiros, equipamentos de movimentação, mão de obra, limpeza, segurança, resíduos.
Destaques:
	Desenvolvimento e implantação de projeto de centralização de entrega em domicílio da Leroy Merlin no CD de S.Bernardo do Campo gerando redução de 1 dia no lead time da entrega (25% de redução), aumento do nível de satisfação do cliente na pesquisa de qualidade da entrega (atendimento de 90% de ótimo ou bom), 75% de redução do índice de avarias nas entregas e 25% do índice de devolução de pedidos. Implantação da torre de controle, permitindo o tracking completo dos pedidos aos clientes.
	Padronização dos indicadores operacionais entre unidades proporcionando geração de benchmarking e levantamento de oportunidades, além de reuniões de performance com clientes mais assertivas.
	Implantação do acompanhamento semanal de resultado operacional (financeiro) melhorando o tempo de reação, em caso de algum gap no resultado, além de maior visibilidade ao Corporativo sobre o resultado mensal e redução do tempo de fechamento dos resultados mensais
	Implantação do processo de gestão de qualidade nas unidades, com padronização de processos corporativos, auditorias internas e externas, gerando melhora nos índices de qualidade e visibilidade junto à operação e clientes.
	Responsável pelo resultado das auditorias externas e internas da empresa, incluindo ISO, WASE, AIB, CID.

Gerente de Site – JUL/2006 – DEZ/2007
•	Responsável geral da unidade de Brasília, gerenciando equipe de 12 diretos e 150 indiretos: fluxos de recepção, armazenagem, preparação, expedição e gestão do estoque e também as áreas de suporte locais: Qualidade, TI, RH, Financeiro e Comercial.
•	Start up da operação em 45 dias – entre ganhar o projeto e iniciar a operação.
•	Estabilização do ramp up em tempo recorde – 02 meses – tendo dos os indicadores financeiros e SLAs com o cliente em verde.
•	Desenvolvimento e implantação de projeto de paletização e distribuição de cargas a granel.
•	Abertura de filial de transportes no portfólio da ID Logistics.
•	Aproveitamento de área ociosa do cliente Carrefour – redução em 10% na área ociosa.
•	Aumento de faturamento na unidade de Brasília em 18%. Conquista do melhor resultado operacional das filiais ID Brasil em 2007 – maior margem bruta percentual de toda as unidades.

Gestor de Estoque e Inventários – AGO/2003 – JUN/2006
•	Gestão da carteira de pedidos, garantindo o atendimento do nível de serviço e redução das rupturas.
Revisão e otimização dos endereços de armazenagem, garantindo a maior ocupação (m³) do CD. 
Reengenharia do caminho de picking sugerindo e implementando alterações de layout para aumento de produtividade: aumento da produtividade de picking em 16% e de reaprovisionamento do picking em 28%
•	Revisão e melhoria dos fluxos sistêmicos melhorando qualidade e na produtividade dos processos de recepção, armazenagem, preparação e expedição de produtos.
•	Redução dos índices de ruptura CD x loja em 60%.
•	Desenvolvimento de consultas (SQL) para extração de relatórios de monitoramento do estoque e curva ABC – gerando maior agilidade na tomada de decisão, aumento da produtividade da equipe operacional em 12%
•	Desenvolvimento do plano de inventário cíclico – gerando redução dos índices de perdas dos inventários, atingindo a meta de 99,98% de acuracidade.
•	Desenvolvimento da ferramenta de controle e categorização de avarias – gerando indicadores dos maiores gerados de perdas e causa raiz, reduzindo os índices de perdas em 60%.
Formação
MBA Liderança e Gestão de Pessoas
Unisul - Universidade do Sul de Santa Catarina
mar 2020 - Atualmente

          
        
Idiomas
Inglês - Intermediário - técnico
Espanhol - Fluente