Gerente de produtos / gerente de compras
Sim*** ***** (XX anos)
Gerente de Produto - Importação em Grupo Rojemac - LYOR
UNIFIEO
Osasco,
São Paulo
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Experiência
Gerente de Produto - Importação
Grupo Rojemac - LYOR
out 2019
-
abr 2020
Sourcing de fornecedores e itens no mercado internacional; Negociação de melhores custos; Desenvolvimento de linha e mix de produtos diferenciados; Análise e aprovação de amostras finais; Formação de custos e margens para revenda; Follow-up da operação da importação desde a origem até a nacionalização no Brasil; Acompanhamento de vendas, planejamento de compras e controle de estoques . Principais Resultados : Responsável pelo desenvolvimento da linha de Organização e Limpeza da Casa: CASA LIMPA by LYOR, composta por 200 itens . Plano de Trabalho : - Pesquisa de mercado; Definição do Planejamento Estratégico junto à Diretoria; Criação e registro da marca; Desenvolvimento dos fornecedores e mix de produtos na China; Adequação dos materiais, cores, embalagens, precificação e margem de lucro de cada produto; Compra do volume inicial para a introdução; Briefing do catálogo e exposição dos produtos no Show Room; Liberação para a área de vendas.
Gerente de Produto - Importação
Zôdio Brasil
jul 2017
-
set 2019
Sourcing de Produtos no mercado internacional; Recompra de itens chaves; Negociação de melhores custos junto aos fornecedores; Desenvolvimento de Novos Produtos em conjunto com o Gerente de Produtos de cada categoria e os exportadores; Aprovação de mock-ups e amostras finais; Análise e Revisão de etiquetas de importação; Desenvolvimento de novas embalagens; Ajustes de containers; Follow-Up desde a saída da mercadoria no país de origem até a nacionalização e desembaraço no Brasil. Principais Resultados : Responsável pela implantação do projeto de importação de todas as categorias de Não Alimentos. Plano de Trabalho : - Definição de processos e etapas; Aprovação de plano anual de importação junto à Área Comercial e Diretoria Executiva; Adequação do plano junto à Logística e Financeiro; Definição da Trade que cuidaria do trâmite operacional da importação; Sourcing e escolha de fornecedores e itens no mercado externo: França, Bélgica, Alemanha, China, Portugal e Índia; Apresentação dos itens escolhidos à Àrea Comercial para decisão final; Ajuste de etiquetas de tradução e embalagens; Acompanhamento do processo junto aos fornecedores; Follow-up de chegada e nacionalização no Brasil . Resultado final : incremento de 15% na venda dos itens importados na empresa.
Gerente de Produto - Utilidades Domésticas e Decoração
C&C - Casa e Construção
jan 2016
-
jun 2017
Negociação com fornecedores; Desenvolvimento de Produtos; Definição de linha; Planejamento Estratégico; Programa de Importação; Mix de Margem; Pricing; Controle de Estoque; Lay-out de loja; Calendário Promocional; Foco em Resultados . Principais Resultados : Responsável pela implantação do Departamento de Utilidades Domésticas e Decoração da Casa. Plano de Trabalho : - Pesquisa de mercado; Definição do plano estratégico das categorias; Aprovação junto à Diretoria Comercial, Executiva, Financeira e Logística; Sourcing e escolha de fornecedores e sortimento; Organização do mix de produtos clusterizados por loja; Definição do plano de importação para itens diferenciados; Precificação e definição das margens dos produtos; Remodelação de expositores e lay-outs de lojas para a melhor disposição dos produtos; Redução de estoques de itens sem venda e adequação das compras dos itens essenciais ao negócio; Parcerias com fornecedores para alavancar os resultados no PDV. Resultado final : estoque ajustado para 120 dias; contratos de fornecedores renegociados com ganho médio adicional de 10% e prazo de pagamento de 120 dias para cobertura de estoque; aumento de venda de 30% no acumulado do ano.
Gerente de Produto Sênior
Walmart Brasil
ago 1995
-
dez 2015
Planejamento Estratégico; Negociação com fornecedores nacionais e internacionais; Definição de linha e coleção de produtos; Sourcing e desenvolvimento de itens novos e diferenciados; Planejamento da importação anual ( China,Turquia,Portugal, Índia); Acompanhamento e análise da performance dos KPIs do negócio; Estratégias de Marketing e definição de calendário promocional para alavancar vendas; Pricing e mix de margem; Gerenciamento de categoria e layout de lojas (PDV); Pesquisa na concorrência e acompanhamento de mercado; Foco em resultados e atingimento de metas; Liderança servidora e participativa no trabalho em equipe. Principais Resultados : Como exemplo, vou focar nos resultados do Departamento de Utilidades Domésticas . Plano de Trabalho : - Definição das Estratégias e KPI´s (mensais e anuais ) junto à Diretoria; Distribuição dos números junto à minha equipe delegando a operacionalização das estratégias aprovadas; Responsável pelo atingimento dos resultados e planos de importação, e também pelo desenvolvimento de novos fornecedores e itens diferenciados; Follow-up ativo de toda a minha equipe no dia-a-dia de suas funções; Análise dos KPI´s do negócio e da performance dos itens nas lojas; Adequação do sortimento relevante e clusterizado por loja; Controle de compras e estoques junto à àrea de Logística; Planejamento de Tablóides e Mídias, e também de Eventos nas lojas para alavancar vendas; Análise de mercado e visita à concorrência para posicionamento de preço e margem de lucro de cada item; Renegociação dos contratos e garantia de resultados com os grandes fornecedores. Resultado Final : estoques ajustados para 120 dias com cobertura de prazo de pagamento dos fornecedores; Aumento de vendas de 15% a 30% nas principais categorias: Vidros, Plásticos, Cj de Panelas, Organização; Entrega de margem final de 32% para itens nacionais e 36% para itens importados; Aumento da participação do departamento na empresa de 15% para 20% .
Formação
Marketing
UNIFIEO
fev 2002
-
jul 2003
Curso de Pós Graduação - Especialização
Recursos Humanos
UNIFIEO
fev 1992
-
jul 1993
Curso de Pós Graduação - Especialização
Administração de Empresas
UNIFIEO
fev 1988
-
dez 1991
Curso Superior de Bacharelado
Idiomas
Inglês - Avançado : Escrita e Conversação
Informações Adicionais
Cursos Complementares e Feiras Internacionais
- Inglês Fluente - Just in Time Idiomas - First Certificate of English – Cambridge School – Cultura Inglesa; - Técnicas de Negociação - USP ; - Gerenciamento de Categorias - AC Nielsen ; - Leadership Foundations – Walton Institute ; - Liderança Avançada – Walton Institute ; - Lidando com Mudanças – Walton Institute . - Programa de Desenvolvimento Gerencial – PDG – Faculdade Dom Cabral - Análise de Custos e Formação de Preços – XL Consultoria - Planejamento Estratégico e Análise de Mercado : Interno e Externo – XL Consultoria - Gestão de Pessoas e Análise Comportamental – XL Consultoria - Gestão e Análise de Custos – Wal-Mart Institute - Academia de Comerciantes - XL Consultoria - Sortimento Relevante - Wal-Mart Institute - Introdução à Administração Estratégica - FGV Online - Fundamentos do Marketing - FGV Online - Produto e Mercado : Conceitos e Pilares do Marketing - FGV Online - Como usar a Agilidade Estratégica - IN Learning - Como desenvolver sua Inteligência Emocional - IN Learning - Negociação Estratégica - IN Learning - A comunicação no trabalho em equipe - IN Learning - Transforme-se com a inovação disruptiva - IN Learning - Fundamentos do SCRUM - IN Learning - Como passar do Modelo Cascata para o Modelo Ágil na Gestão de Projetos - IN Learning Feiras e Viagens Internacionais : - New York Toy’s Fair : 2003 - Sporting Good´s Fair : 2005 : Shangai – CHINA - Chicago ´s International Housewares Fair - USA : 2006 à 2016 - Canton Fair : CHINA : 2005 à 2019 .
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