Gerente de rh

Rob*** ***** (XX anos)
Gerente de RH em Litografia Valença
Sociedade Brasileira de Coaching
Volta Redonda,
Rio de Janeiro
Este candidato está disposto a se mudar
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Experiência
Gerente de RH
Litografia Valença
fev 2020 - Atualmente
Subordinados (cargos e quantidade): 24 diretos e 52 indiretos
Estrutura – diretos:
12 na unidade de Barra Mansa: 
	Recursos Humanos: 1 Business Partner, 1 Supervisora de RH, 1 Assistente Social, 1 Analista DP, 1 T&D, 2 Assistentes (PCD), 1 estagiário 
	Seg. Trabalho: 1 Enfermeiro do Trabalho, 02 Técnicos de Segurança, 1 assistente técnica 
11 na unidade do Rio de Janeiro (Inhaúma): 
	Recursos Humanos: 1 Business Partner, 1 Coordenador de RH, 1 Analista DP, 1 Assistente DP, 1 Assistente “DO”, 1 Aprendiz,
	Seg. Trabalho: 1 Enfermeira, 2 Técnicos de Segurança, 1 Assistente Técnica, 1 Aux. Administrativo (PCD)
01 na unidade de Valença: 
	Recursos Humanos: 1 Analista
Estrutura – indiretos:
	Serviços Gerais (internos): 24, sendo 02 Encarregados de limpeza
	Portaria (empresa Graber): 08
	Restaurante (empresa Alufran): 20

DP (redesenho): Auditoria de folha e reestruturação total do Departamento Pessoal (desenvolvimento do time, redesenho de procedimentos/processos e redesenho dos parâmetros do sistema de folha (Sênior) com impacto nos encargos sociais, descontos alinhados à acordos, férias, etc). Implantação de controle financeiro no RH com maior critério de analise dos gastos gerais. Orçamento anual com acompanhamento do forecast de RH (6MBrl/mês). Gestão PJs.
Implantação da SOLPAG
Consultoria de RH (BP) – novo modelo de mindset: implantação do papel de consultor interno de RH, onde desenvolvi dois colaboradores de RH (Analistas) mais capacitados e antigos das maiores unidades e os desafiei a realizarem um atendimento diferenciado e personalizado de RH nas áreas de forma personalizada e única para cada cliente interno. 
DO: implantação do processo de avaliação de performance (9box), Coaching para líderes e implantação do programa de bolsa de estudos atrelado à necessidade do negócio e performance. Aplicação da âncora de carreira com a área Jurídica. Implantação da rotina de entrevistas de desligamentos e implantação de KPI com análise mensal dos motivos de saída e turnOver das unidades. Estamos suportando o projeto Indústria 4.0, com um novo modelo de fabricação e desenhando uma grade de treinamentos necessários para a produção (mínimo treinamento requerido). Continuidade ao projeto “Evoluir”, um programa implantado pela gestora de RH anterior, do qual visa avaliar e promover a linha de sucessão nas áreas produtivas. 
Clima Organizacional: Alteração do pacote de cesta básica, com implantação do cartão Alelo. Fui recebida em minha chegada à empresa com abaixo assinado com reclamações das cestas (alimentos vencidos e com bichos – total insatisfação). Implantamos a opção do cartão. Canal aberto para reclamações e sugestões de forma geral. Sala da Gerente de RH aberta – atendimento a todos que têm sugestões ou reclamações. Implantação do prêmio assiduidade. Realizamos ações em datas especiais, tais como almoço especial com música, premiação e reconhecimento aos nossos colaboradores.
Relações Trabalhistas: Negociação dos acordos coletivos de todas as unidades e adequação das praticas com as Medidas provisórias do Governo (suspensão do contrato de trabalho, redução do salário com redução de jornada e home Office para grupos de risco). 
Saúde e Segurança: Implantação de comitê de saúde, estudo de casos de afastados pelo INSS, ações para redução da sinistralidade do plano de saúde.
Recrutamento e Seleção: Redefinição do fluxo de recrutamento, estudos para a adequação à LGPD e definição de parceiros em processos por categoria (operacional tático e estratégico). 
Atendimento e Projetos sociais: Percebendo a existência de uma população interna com diversos problemas sociais (desde familiares, vulnerabilidade sócio econômica, saúde, conflito familiar, etc..). Sendo assim, tomei a decisão por contratar uma profissional com o viés social, formada em Serviço social. O primeiro foco desta profissional foi o de humanizar o RH, que antes era operacional e mecanicista e não focado em e para pessoas.  Implantamos um projeto chamado “Parceiros do Bem”. Esse projeto visa realizar ações sociais que impactem ou envolvam diretamente os colaboradores da empresa. Sendo assim, realizamos uma ação deste projeto chamado “Resgatando vidas” do qual visa a contratação de população em situação de rua. Pois percebemos o grande aumento dessa população no entorno da empresa, mediante a pandemia e a crise econômica. Hoje eles convivem com os demais colaboradores e tiveram o resgate da dignidade humana. Além disso, implantamos a doação de cestas básicas a asilos e temos um cronograma em andamento com outras iniciativas, como o “diversidade & inclusão e Viva Saudável”. Todos estes projetos atingem diretamente à satisfação e produtividade dos nossos colaboradores. 
Comunicação Interna: Implantação de canal de comunicação “RH News”, com notícias do negócio, da atualidade e com ações de endomarketing. Em andamento para o próximo semestre um “jornal virtual”. 
Faciliteis: 
Portaria: Contratação de uma equipe especializada na portaria, com Implantação de sistema de vistoria na entrada e saída de pessoas e automóveis (carros e caminhões). Implantação de detectores de metal na portaria (a fim de evitar furtos de cobre).
Restaurante: Implantação de comitê de cardápio com a participação voluntária nas definições não só dos cardápios, mas também com total liberdade de opiniões sobre a qualidade do serviço (democrático e inclusivo) – criamos um grupo de WhatsApp, do qual as pessoas de expressam e dão opiniões. Implantação da pesquisa de satisfação com o restaurante.
Limpeza: Internalização do time de limpeza da unidade de Inhaúma e implantação dos Encarregados de limpeza. Treinamento do time de limpeza em sanitização para combate ao COVID19. 
Transporte fretado: Implantação de medidas preventivas do COVD19 nos fretados. Renegociação do contrato de prestação de serviços com a empresa Tursan, aumentando a frota, mas com menor custo.
Segurança e Saúde Ocupacional: Diagnóstico do atendimento à Portaria 3.214/78, implantação de metodologia de gestão de riscos “GUT – Gravidade X Urgência X Tendência com apresentação à mais alta direção do parecer com relação ás prioridades de investimento e ações, culminando em um plano anual de trabalho do setor. Realização de laudo ergonômico, com ações preventivas quanto ao risco. Redução do número de acidentes e incidentes. Realização dos exames periódicos (estavam 2 anos vencidos).
Geral: Implantação de painel com indicadores de acidentes, absenteísmo, Turnover e resposta ao cliente interno.

Resultados:

	DP: identificação de desvios de pagamentos, reparametrização do sistema folha eliminando erros de processamento e pagamentos. Definição de cronograma de atividades do setor e realinhamento dos procedimentos de trabalho. Contratação de uma supervisora para a Unidade de BM, melhorando a gestão operacional. Eliminação dos riscos trabalhistas por pagamentos indevidos e aumento da satisfação dos clientes internos (antes ocorriam vários erros de cálculos e lançamentos na folha).
	BP: Redução do número de atendimentos a colaboradores no RH, aumentando o nível de concentração do time em atividades administrativas, pois antes tomava 80% do tempo. Aumento do nível de confiança das pessoas e principalmente dos líderes com o RH. Mapeamento correto do clima organizacional e das demandas das áreas. Com a diminuição do número de saídas dos operadores das áreas produtivos para ir ao RH, a empresa obteve maior ganho de produtividade devido a maior disponibilidade dos operadores na linha de produção. Agilidade nas tomadas de decisão. Maior integração e credibilidade dos processos de RH com as necessidades do negócio. Desenvolvimento de uma nova ótica sob a gestão de pessoas para o negócio. 
	DO: Maior motivação por parte dos colaboradores, maior clareza das performances e maior transparência e entendimento de carreira (estamos construindo as trilhas de carreira). Maior sinergia entre as pessoas do time do RH e Jurídico para um trabalho conjunto de prevenção de passivos trabalhistas. Líderes mais abertos e receptivos com pessoas. Maior visão da percepção do nível de engajamento dos colaboradores com a empresa e líderes, com levantamento de pontos de melhoria em plano de ação contínuo. 
	Clima Organizacional/Projetos Sociais: Melhoria do clima organizacional como um todo na empresa. Redução do número de reclamações por parte dos colaboradores com o serviço de alimentação e cesta básica.  Elevação do nível de percepção do nível de satisfação geral dos colaboradores.
	Facilities: Aumento do nível de satisfação geral com os serviços de limpeza, restaurante, portaria e fretado.
	Relações Trabalhistas: Redução do número de reclamações trabalhistas. Atingimento dos targets financeiros nas negociações sindicais. Inserção de cláusulas sociais mais adequadas à realidade de cada unidade. 
	Cargos e Salários: Realização de pesquisa salarial no mercado (empresas da região, Estado, nível Brasil e concorrentes) com a reformulação da política de cargos e salários. Estamos no meio da pesquisa de benefícios.
	Recrutamento e Seleção: Conseguimos diminuir o tempo do processo de recrutamento de 30 dias para no máximo 10 para cargos táticos e estratégicos. Para cargos operacionais em funções de maior dificuldade de captação (Impressor Off Set e Mecânicos de Litografia), mantemos potenciais em radar para momento de necessidade. Estamos desenvolvendo impressores em parceria com o SENAI, na formação interna desses profissionais que não são tão fáceis de achar disponíveis no mercado. Tempo de permanência – 97% aderente.
	Geral: Elevação do nível de conhecimento técnico do time de RH e Seg. do Trabalho, humanização do RH e das práticas de gestão de pessoas. Maior integração e sinergia com as áreas e suporte às áreas no atingimento de metas através de pessoas mais bem preparadas e felizes. 
	Segurança e Saúde Ocupacional: Redução do número de acidentes e incidentes.
Gerente de RH
Vibracoustic South America
fev 2016 - fev 2020
Superior imediato (cargo): Presidente da América do Sul (CEO) e Proprietários Qualiflex (respondia para as duas empresas)
Subordinados (cargos e quantidade): 
	Período CLT: 02 Técnicos de Segurança, 02 Analistas de RH, 01 assistente.
	Período PJ: 02 Analista de RH, 01 Meio ambiente, 01 Técnico de Segurança, 1 Supervisor de Qualidade, 02 Analistas de Compras, 01 limpeza.


PROJETO TURNAROUND: empresa com 60 funcionários – Desde Set/17 - Qualiflex Protudos Técnicos de Borrachas: Indústria brasileira do ramo automotivo, um projeto SpinOff da empresa Vibracoustic South America.

Implantação de fábrica, equalização dos processos de uma empresa global para uma empresa brasileira. Gerenciamento de pessoas e processos, respondendo pela gestão de todas as áreas administrativas. Pessoa chave no projeto de encerramento das operações da planta fabril do negócio de empresa multinacional em Guarulhos e transição de parte do negócio para parceiro de negócio brasileiro e em desenvolvimento. Passando de CLT para PJ em 2018 (Coaching & Performance Desenvovimento Humano).


Atuação como Coach Executiva, de Carreira e Negócios, bem como Business Partner
Implantação da unidade fabril e implantação das políticas e procedimentos da empresa
Recrutamento, contratação, integração, desenvolvimento, retenção, sucessão e demissão de pessoas
Gerenciamento de colaboradores, remuneração, cargos e salários, desempenho e desenvolvimento ocupacional.
Elaboração de apresentações para o Board com status sobre pessoas (KPIs, Headcount, avaliação de desempenho, entre outros)
Elaboração do plano de negócios e construção do pipeline de liderança e estruturação da empresa
Implementação das regras de Segurança e Saúde Ocupacional: procedimentos, auditorias e outros
Implementação e gerenciamento de benefícios, redução de custos e viabilidade de P&L dos negócios
Negociações legais e licenças, negociação sindical, elaboração de plano de crise, compliance e canal de denúncias.
Turnaround negócio Vibracoustic com encerramento da unidade de Guarulhos e transferência da unidade para Taubaté
Wokshops preparativos para a mudança - “Subida ao Everest” 
Desenvolvimento do plano CANVAS no projeto - SpinOff
Implantação do sistema ERP TOTVs (todas as áreas)
Champion de plano de redução de custos em torno de milhões de Reais com ações Lean (fazer mais com menos)
Certificações e licenças da unidade (CETESB, Licença de Operação e AVCB)
Jurídica responsável pela negociação com a Elektro para energização da unidade fabril
Implantação dos procedimentos globais Vibracoustic na Qualiflex
Suporte na transição de know-how, procedimentos e da construção do “mindset”
 para Aftermarket (altos volumes e alta rotatividade)




Principais atribuições no projeto SPINOFF:
Recursos Humanos: gestão da área de RH em todas as subáreas (recrutamento, treinamento e desenvolvimento, headcount, administração de pessoal, benefícios e serviços, relações trabalhistas e sindicais, remuneração, cargos e salários, clima organizacional). Implantação de ciclo de gestão de talentos com avaliação de performance, cascateamento dos valores e comportamentos, matriz de requisitos e qualificação, programa de aprendizagem industrial, cotas legais, entre outros. Construção de plano de sucessão, workshops de desenvolvimento de time, entre outros.
Segurança, medicina, meio ambiente e prevenção contra incêndios: responsável pelas licenças de operação, elaboração de PPRA/PCMSO, instalação de CIPA, brigada de incêndio, entre outros. Implantação dos procedimentos de Segurança e Saúde Ocupacional. Implantação de plano de emergência/contingência.
Finanças: projeções de cenários financeiros, construção do Plano de Negócios (CANVAS), implantação do projeto ERP TOTV’s para todas as áreas. Coordenação de estudos para implementação de isenção de IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados). Elaboração de plano de rentabilidade do negócio com ações a médio e longo prazo. Planeja despesas e investimentos, aprova despesas, garantindo o cumprimento do plano orçamentário
Qualidade: coordenação da implantação de políticas e procedimentos da empresa como um todo, construção dos fluxos de processo, KPI’s do negócio, gestão do plano e time de certificação na norma ISO9001/IATF 16949. 
Gestão administrativa: discussões estratégicas do negócio junto ao comitê administrativo, participando de reuniões internacionais com o parceiro desenvolvedor. Conselheira direta dos sócios da empresa. Cascateamento de metas, implantação de indicadores do negócio.  Coordenação de estudo de melhoria na gestão da cadeia logística, gestão da área de compras.
Jurídico: Elaboração dos contratos com os fornecedores, contratos de comodato, aluguel, esclarecimento jurídico para os proprietários e prevenção de passivos trabalhistas. Responsável por compliance.
Atuações antes de assumir o projeto: 
Gestão da área de talentos (Recrutamento, Treinamento e Desenvolvimento), comunicação interna, Segurança do Trabalho e Relações Trabalhistas;
Consultora Interna de RH para as Diretorias estratégicas de Vendas, Engenharia, Finanças e Presidência, respondendo ao Diretor de RH e ao CEO South America;
Gestão direta das áreas de Talent Management: capitação, desenvolvimento e retenção;
Gestão de Relações Trabalhistas, cargos e salários e Administração de Pessoal;
Revisão e elaboração de procedimentos e políticas de RH;
Comunicação interna;
Coordenação da área de Segurança do Trabalho;
Responsável pela reestruturação dos times de liderança da empresa e ações de clima organizacional;
Coordenação das reuniões de talentos, discussão de méritos em apoio ao Management Team nas tomadas de decisão sobre pessoas;
Projeto de encerramento de operações do site de Guarulhos (gestão de mudança);
Coach executivo com as posições de diretoria.
HR Business Partner
Novartis Biociências
dez 2011 - jul 2015
•	Fomentadora do programa BBS - Behavior Basic Safety
•	Atuação em programas de Cultura de Qualidade, Diversidade e Inclusão e 5S
•	Suporte ao Programa Viva Saudável e Programa Parceria com a comunidade
•	Revisão de todas as políticas de Recursos Humanos
•	Comunicação interna de RH: Jornal, Employer Branding
•	Teambuilding – fortalecendo equipes e trabalhando o time para a mudança
•	Business Partner da área da Qualidade, HSE, Produtos Maduros e Engenharia 
•	Trainer: 07 Hábitos das Pessoas Altamente Eficazes, gestão de mudanças e competências comportamentais diversas
•	Levantamento de necessidade de treinamento, programas de bolsa de estudos 
•	Gestão de Programa de Pós-graduação interna (FDC)
•	Recrutamento de cargos para as áreas de atuação como BP e cargos estratégicos
•	Programa de Desenvolvimento de Estagiários e Trainees
•	Relações Trabalhistas da unidade - negociação sindical (Acordos coletivos, PLR, Banco de horas, Jornada flexível)
•	Acompanhamento de ações junto ao Ministério do Trabalho
•	Pesquisa de clima e engajamento
•	Responsável pelo “My Shtregth” – projeto de identificação da fortalezas para impulsionamento do negócio e das carreiras. Este projeto foi realizado junto da Gerente Industrial da unidade do Diovan (Cinthia Chiaramitara) – projeto Global baseado no estudo da Gallup
•	Avaliação de Performance – Peer Revew Process
•	Programa de Coaching
•	Participação no projeto de centralização dos canais de atendimento de RH – “HR Service” a nível Brasil
•	Pessoa chave em Projeto de encerramento da fábrica com as seguintes ações:
•	Estudo dos riscos jurídicos de impacto global com alinhamento na matriz na Suíça
•	Orientação e discussão jurídica trabalhista & previdenciária, e de Recursos Humanos junto ao CEO e matriz.
•	Cálculos de projeção dos pacotes de desligamento e custos totais do projeto com o Diretor Financeiro
•	Confecção de book de currículos, mapeamento de empresas e contratação de empresa de Outplacement.
•	Construção de programa de apoio para a transição de carreira com suporte a aposentadoria
•	Coordenação da efetivação dos desligamentos em massa e apoio à recolocação das pessoas no mercado de trabalho
•	Intitulada como “Champion, pelo projeto de encerramento da unidade fabril de Resende.

Principais Resultados:

	Negociação de pacotes de desligamentos e encerramento da unidade sem impactos ao negócio no Brasil e no mundo
	Encerramento da unidade conforme projeto planejado, desde o desenho do projeto até o envio do arquivo da unidade para Santo Amaro
	Zero acidentes durante o projeto de encerramento da unidade
	Negociação dos pacotes de desligamentos e interface com órgãos externos no processo de mudança dentro do previsto
	Realização de demissão em massa
	Mudança comportamental de líderes antes e durante o projeto
	93% das pessoas foram recolocadas em menos de 3 meses
	Melhoria do nível de engajamento e felicidade no trabalho
	Realização do ciclo de performance e carreira com aplicação de âncora de carreira e melhoria do clima organizacional
Analista de RH Sênior
Volkswagen Caminhões e Ônibus
fev 2001 - jun 2011
(fev/2001 a jun/2011 - 9 ano e 6 meses)
	Reportando ao Diretor de RH, e responsável por uma equipe de 2 colaboradores
	Atuação nas áreas de Segurança do Trabalho, Treinamento e Desenvolvimento, Recrutamento e Clima Organizacional
	Atendimento e implantação de RH nas áreas de Engenharia, Qualidade e Produção
	Realização de ações de clima organizacional e educação corporativa com foco em competências
	

Projetos Relevantes:
	Coordenação de projeto social Formare
	Implantação dos projetos de Segurança e Saúde Ocupacional no início das operações
	Implantação do sistema de gerenciamento OSHAS18001 e organização de documentos para auditoria da ISO TS
	Realização de programas de Saúde e Qualidade de Vida no Trabalho
	Implementação de ações para redução de absenteísmo
	Integrante do grupo de implementação Lean Manufacturing
	Participação em reuniões corporativas e discussões de metas com todas as unidades no Brasil

Resultados:
	Prêmios pela Revista Proteção Brasil, pelos Cases:
	Saúde e Segurança do Trabalho em gestão de terceiros
	Trabalho em altura, espaço confinado e qualidade de vida no trabalho
Formação
MASTER COACHING
Sociedade Brasileira de Coaching
mar 2015 - out 2019

          
          
MBA Executivo em RH
Fundação de Apoio à CEFET / FUNCEFET - RJ
jan 2010 - out 2012

          
          
Bacharel em Direito
Centro Universitário de Barra Mansa - UBM
jan 2001 - dez 2005
Com OAB ativa
Idiomas
Inglês - Avançado