Gerente de suprimentos

Eli*** ***** (XX anos)
Gerente de Supply Chain em Jaguar Indústria e Comércio de Plásticos Ltda
USCS - Universidade Municipal de São Caetano do Sul
Santo André,
São Paulo
|
Experiência
Gerente de Supply Chain
Jaguar Indústria e Comércio de Plásticos Ltda
jul 2017 - jun 2018
Indústria no segmento de embalagens plásticas para indústrias alimentícias e utilidade doméstica.
Gerente de Supply Chain; reporte ao Diretor Industrial Equipe: 8 coordenadores e 205 indiretos. Responsável pelas áreas de Supply Chain- Compras, logística inbound e outbound, armazenagem, Gestão de transporte e distribuição nacional e internacional- Gerenciamento do CD; Manutenção, PCP, logística interna e abastecimento, Comércio Exterior. Responsável pela Negociação de grandes contratos, desenvolvimento e homologação de fornecedores; KPI's de performance. Resultados obtidos: redução de 35% no custo de transporte através da racionalização de rotas, redução de 32% no custo dos insumos e materiais diretos. Elevação da pontualidade de entrega para 99,8%. Reestruturação de todos os departamentos ligados área reduzindo-se aumentando a eficiência em 20%, sempre com interação com a demanda de Vendas – S&OP. Principais clientes: Danone, Mondelez, Danúbio, Vigor, Carrefour, Coop, BR&F, Armarinhos Fernando, etc. 
Motivo da Saída: Outra Oportunidade (Cast Group).
Gerente de Supply Chain
Carbinox Indústria e Comércio Ltda
fev 2014 - jul 2017
Indústria Nacional no segmento de aço inox e carbono
Gerente de Supply Chain e Operações Logísticas; reporte ao presidente. Equipe: 12 colaboradores diretos e 220 indiretos, responsável pelas áreas de Supply Chain, Manutenção e Qualidade - Compras, logística inbound e outbound, armazenagem, Gestão de transporte e distribuição nacional e internacional, Manutenção, Pós-venda, dentre outras. Gerenciamento de Filial e 2 CD’s. Principais clientes: Petrobrás, empreiteiras, inds. alimentícia, química, etc.
Resultados obtidos: redução de 35% no custo de transporte através da racionalização de rotas e implantação de transportadora própria. Elevação da acuracidade de estoques para 98,8%. Reestruturação de todos os departamentos ligados área reduzindo-se o custo cerca de 50%. Redução de pessoa de 220 para 137 colaboradores diretos. Aumento na pontualidade de entrega de 85% para 98%; re-certificação ISO 9000. Encerramento de uma BU, concentrando, através da racionalização e verticalização em uma única unidade sem necessidade de ampliação da área de armazenagem.
Motivo da Saída: Empresa entrou em recuperação Judicial (crise econômica)
Gerente de Operações e Logística
Omron Eletrônica Ltda
mar 2012 - nov 2013
Indústria multinacional Japonesa do segmento automação industrial.
Gerente de Operações e Logística; reporte ao Diretor Geral e ao VP de Operações nos Estados Unidos. 
Equipe: 6 colaboradores diretos e 27 indiretos. Responsável pelas áreas de supply chain, logística inbound e outbound, importação e exportação, armazenagem e distribuição, sistema da qualidade, TI e infraestrutura, segurança patrimonial e conservação, Customer Service, Assistência Técnica e suporte para a América Latina. Resultados obtidos: aumento da disponibilização de materiais da curva “A” acima de 92%; aumento na pontualidade de entrega de 55% para 96%; acuracidade dos estoques para 99,9%; redução nos índices de reclamação e de mais de 45% nos custos de importação; redução de 25% no custo de locação com melhor qualidade, certificação ISO 9001.
Motivo da Saída: Posição cancelada (reestruturação devido à crise econômica)
Gerente de Supply Chain
ICL do Brasil Ltda. (Israel Chemicals Ltd.)
out 2010 - mar 2012
Indústria multinacional Israelense nos segmentos químico e alimentício.
Gerente de Supply Chain; reporte ao CEO. Equipe: 15 colaboradores diretos e 40 indiretos. Gerenciamento de toda operação: comex, compras, recebimento, armazenagem, expedição e distribuição (3 unidades),  suporte a outras Bus na América do Sul, Negociação e gestão de produtos e insumos alimentícios (aditivos, temperos, aromatizantes, essências, fumaça líquida, sal, açúcar, etc.) e para a fabricação de fosfatos definidos; atendendo a grandes clientes como BRF, Aurora, Kraft, Bauduco, Marfrig, Friboi, Danone, Catupiry, Polenghi, etc. –Resultados obtidos: redução significativa nos custos de matérias-primas e de serviços contratados (renegociação e outsourcing); eliminação de armazenagem externa, com redução de cerca de 50% dos insumos e produtos acabados; redução drástica nos valores de frete (racionalização de veículos e outsourcing); reestruturação da área resultando em redução de 40% em custos; unificação da logística de duas plantas; consolidação de cargas internacionais, reduzindo os custos em cerca de 30%; desenvolvimento de novas fontes fornecedoras para mitigar riscos.
Motivo da Saída: Outra Oportunidade (Omron).
Gerente de Logística e Operações
Smith & Nephew
jul 2007 - jul 2010
Multinacional Inglesa do segmento de saúde e hospitalar.
Gerente de Logística e Operações; reporte ao Presidente.
Equipe: 12 colaboradores diretos e 68 indiretos 
Gerenciamento do Supply Chain: importação, exportação, compras, recebimento, armazenagem, expedição, logística de abastecimento e reversa, assistência técnica e manutenção predial, centro de distribuição. Distribuição de descartáveis, equipamentos, instrumental, próteses – tudo no segmento de Ortopedia.
Resultados obtidos: implantação do sistema Lean Thinking com redução significativa do tempo de separação de produtos; implantação da área de Compras com resultados expressivos de redução de custos em produtos e serviços; implantação da central de relacionamento com clientes; aprimoramento do sistema de ERP; implantação do sistema de consignação reduzindo drasticamente a movimentação e perda de produtos nos clientes; implantação da sistemática de rotas e roteiros de entrega, reduzindo tempo e índice de reclamação dos clientes em relação à entrega fora do horário em 90%; desenvolvimento de software para gestão da área de Assistência Técnica reduzindo em mais de 85% o tempo de resposta para os clientes; redução de 98% do índice de horas extras nas áreas de recebimento e almoxarifados através da simplificação de processos; implantação da sistemática de inventário cíclico; adequação das áreas operacionais às exigências da COVISA e ANVISA (RDC 59). 
Motivo da Saída: Reestruturação devido a troca de Presidente.
Gerente de Suprimentos
Festo Automação Ltda.
ago 2003 - abr 2007
Indústria multinacional Alemã do segmento de automação industrial.
Gerente de Suprimentos; reporte ao Diretor Industrial.
Equipe: 5 diretos e 18 indiretos
Responsável pela Logística Inbound: suprimentos, PPCP, recebimento, armazenamento, cadastro e documentação técnica de materiais, para abastecimento das linhas de produção com cerca de 20.000 itens comprados e 10.000 fabricados.
Resultados obtidos: implantação do sistema de Lean Manufacturing com reduções de estoques e aumento na pontualidade; melhoria no fluxo de materiais e no planejamento de fornecimentos nacionais e internacionais; implantação de ponto de pedido e kanban; gerenciamento classificação de materiais (ABC,XYZ,123); acordos com fornecedores reduzindo os lotes de compra e reduzindo estoques, evitando a falta de abastecimento; implantação do conceito de almoxarifado fechado; implantação de sistema de consignação dos fornecedores de componentes resultando em estoques “zero”; implantação de contratos logísticos com fornecedores para garantia de fornecimento; adequação do ERP criando kanban eletrônico. 
Motivo da Saída: Reestruturação devido à troca de Presidente.
Formação
Marketing
USCS - Universidade Municipal de São Caetano do Sul
jan 1992 - dez 1993

          
          
Administração de Empresas - Modalidade Comércio Exterior
USCS - Universidade Municipal de São Caetano do Sul
jan 1987 - dez 1990

          
        
Idiomas
Espanhol - Avançado
Português - Nativo
Informações Adicionais
Experiências Profissionais e Treinamentos
Executivo de Supply Chain e Logística com mais de 20 anos de experiência na gestão de Suprimentos, Logística Industrial, Integrada e Reversa, Armazenagem, Compras e Suprimentos, Administração de Materiais, Comércio Exterior (processos e logística internacional), Produção, PPCP, Customer Service, Adm Vendas, S&OP, Gestão Abastecimento, Distribuição e Transporte em multinacionais dos mais variados segmentos, tanto B2B, quanto varejo. Destaque para:

Distribuição e Transporte: gestão de transporte (produtos químicos, carga seca, dedicada, fracionada,  encomendas, etc.), gestão de pedidos, adequação e racionalização de rotas e roteiros, gestão de frotas próprias ou terceirizadas. Gerenciamento de Centro de Distribuição, Experiência em JIT,  milk-run, logística reversa, inbound e outbound, monitoramento de cargas e produtos, fretes e seguros, nacionais e internacionais, definição e implantação de políticas de distribuição, implantação de KPI’s para monitoramento, gestão de freight forwarder, revisão e otimização dos processos logístico e sua automatização; experiência em diversos tipos de modais, etc.

Gestão de Armazenagem: definição e implantação de políticas de armazenagem por tipo de produto (matérias-primas, embalagem, produtos, partes e peças, líquidos, etc.), padronização de critérios, procedimentos e processos, posição fixa ou aleatória (randômica), segregação de materiais, inspeção e rotinas de Qualidade, rastreabilidade, metodologia de armazenamento (FIFO, FEFO, LIFO), abastecimento programado de linhas e sistema de supermercado. Gestão e procedimentos de inventários cíclicos e periódicos, implantação e acompanhamento de KPI’s. Elaboração e gestão de budget e P&L, etc.

Compras e Procurement: materiais produtivos, não produtivos e auxiliares, estratégicos (strategic sourcing), outsourcing, leilão reverso, portal de compras e KPI’ de monitoramento; material consignado, negociação em transportes e armazenamento (produtos perigosos, cargas secas, líquidos, químicos, alimentícios, perecíveis, farmacêuticos, etc.), negociação de contratos de fornecimento e serviços (portaria, vigilância, limpeza, manutenção, terceirização de mão-de-obra, equipamentos, máquinas e outros); compra de máquinas, equipamentos, bens de capital (Capex); negociação internacional, contratação de fretes e seguros internacionais e locais, despachantes aduaneiros, freight forwarders, desenvolvimento de fornecedores, nacionalização de produtos, etc.

Gestão de Materiais/Suprimentos, planejamento de materiais a curto, médio e longo prazo; classificação ABC, 123, XYZ; kanban; ponto de reposição; MRP I e II; parametrização de ERP’s; desenvolvimento e negociação com fornecedores (acordos e contratos de fornecimento, indicadores de acompanhamento, KPI’s); análise de demanda, S&OP; Gestão dos níveis de estoques desde a matéria-prima até o produto acabado, etc.

PPCP/Produção e Lean Manufacturing/Melhoria Contínua: racionalização de máquinas e equipamentos; cálculo e racionalização de capacidade; planejamento diário, médio e longo prazos; balanceamento de linha; abastecimento racional e por kanban, dimensionamento de linhas; negociação aplicação da filosofia Lean Manufacturing e de Kaizen (melhoria contínua) com vários projetos implantados em diversos sistemas de produção (PULL, PUSH ou conforme necessidade); adequação e utilização de estoques intermediários, segurança ou supermercados; gestão de demanda (demand planning) e S&OP, budget, forecast, etc.

Importação e Exportação: negociação internacional com fornecedores, distribuidores e clientes finais; contratação de fretes e seguros internacionais e locais, despachantes aduaneiros, freight forwarders, acordos internacionais, despachantes aduaneiros, rotinas de desembaraço, utilização de armazéns alfandegados e EADI’s, entreposto aduaneiro, elaboração e tracking de documentação e carga, legislação aduaneira, drawback, etc.

Gestão de Informática e ERP’s: implantação e gestão de ERP’s - SAP, SYMIX, MFG-PRO, DATASUL, JDE, PROTHEUS (TOTVS) e VIMAM; desenvolvimento de sistemas de Customer Service, Agendamento, Assistência Técnica – CRM, TMS (TWS), WMS, desenvolvimento de infraestrutura de servidores e datacenters, etc.

Sistemas de Qualidade: implantação de ISO 9000, QS 9000, GQS, ISO 14000, ISO-TS, Anvisa - RDC59, EVALOG, EAQL; utilização de ferramentas: 5S, FEMEA, PDCA, PPAP, KAIZEN, Ishikawa, Seis Sigma.

Atendimento ao Cliente: gestão em Customer Service, agendamento, assistência técnica e equipes de vendas internas, gestão de demanda, manutenção, CRM, reportes gerenciais e diretivos intercompany, etc. 

Automobilísticas: 
14 anos de Experiência - PEGUFORM onde fui Gerente de Logística, assim como na VALLOUREC (atual BENTELER) e Supervisor Geral de Planejamento de Materiais e Logística (PC&L - Procurement) na DELPHI AUTOMOTIVE SYSTEM DO BRASIL. 

Delphi (GM) – Planejamento de Compras (materiais) para 5 plantas de Delphi, inclusive suporte para plantas na América do Sul; implantação de desenvolvimento do ERP (Symix), abastecimento, Fase-in/ Fase-out de peças e componentes, gestão dos níveis de estoque e estoque de segurança das plantas, localização de partes e peças, etc.

Responsável por todo projeto logístico da Delphi para a produção e entrega sequenciada à planta da Volkswagen Audi em São José dos Pinhais (PR) com experiência adquirida em plantas da Delphi e VW/Audi na Europa (Portugal, Alemanha e República Checa). Responsável desde a construção da planta até  rampup de ambas – SP e PR. Trabalhei na Venezuela e NA Argentina para dar suporte na área de Planejamento de Materiais e Suprimentos e padronização de processos adequando-os a realidade regional. Também dei suporte durante uma semana em Detroit nos Estados Unidos para  startup de um novo Freight Forwarder (Panalpina) substituindo o anterior (AEI) nas operações para a Delphi no Brasil.

Vallourec/Bentler – Gerente de Logística - Responsável por toda rotina logística interna e externa da planta, Compras, Importação e Exportação, CRM, TI, Planejamento de Compras (Materiais), PCP. 

Peguform - Gerente de Logística - Responsável por toda rotina logística interna e externa da planta, CRM, Planejamento de Compras (Materiais), PCP, planejamento de demanda, transporte, etc.

Outras Informações Profissionais

Treinamento em: EPICS, ISO TS, ISO 9000, GS 9000, RDC59, EVALOG, EAQL, Lean Thinking, 5 S’s, SAP, MFG-PRO, VIMAN, PROTHEUS, PFMEA, PDCA, KAIZEN, Auditor Líder, APG Amana-Key (Programa de Gestão Avançada), JIT-Sequenciado, dentre outros.