Gerente de suprimentos

Mar*** ***** (XX anos)
Gerente de Suprimentos em Royal Fic Petróleo
Instituto Tecnologico de Costa Rica
Campinas,
São Paulo
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Experiência
Gerente de Suprimentos
Royal Fic Petróleo
jun 2017 - ago 2018
Reporte ao Diretor Executivo, com equipe de 6 colaboradores. Responsável pelas Compras e estoques de Etanol Anidro / Hidratado e de todos indiretos da Empresa. Budget Anual de R$ 1 bilhão.
• Responsável por crescimento superior a 90% nas vendas na categoria de etanol, resultado de uma melhor gestão de preços na aquisição e melhor dimensionamento dos estoques por base de distribuição.
• Revisão dos processos de planejamento implantando ferramentas do S&OP, resultando em melhoras dos indicadores.
• Gerenciamento da logística e dos estoques do etanol.
• Gerenciamento das políticas de precificação do etanol.
• Implantação de projeto de novos relatórios no SAP, para melhor controle dos estoques e compras.
• Treinamento da equipe de compras preparando para a implementação da metodologia do Strategic Sourcing.
Gerente de Supply Chain
Fugini Alimentos
abr 2013 - mai 2016
Reporte ao Diretor Presidente, com equipe de 130 colaboradores (4 gerentes). Responsável pelas áreas de Compras,
PCP, Depósitos, Comex, Logística (in/outbound e customer service) e Agrícola. Budget anual da área - R$ 330 milhões.
•	Participação do corpo diretivo da empresa no desenvolvimento e controle das principais estratégias corporativas.
•	Mapeamento da malha logística, análises da viabilidade de centros de distribuição e tomada de preços de fretes (resultando no fechamento de 2 CDs e na redução dos custos logísticos de 7,3% em 12 meses).
•	Implantação de sistema de gestão de entregas e roteirização, melhorando a satisfação dos clientes e o controle nos custos logísticos.
•	Implantação do sistema WMS e controles nos depósitos, melhorando a operação e reduzindo ajustes de inventário.
•	Treinamento e coordenação da equipe de suprimentos na implantação da metodologia de Strategic Sourcing, resultando em redução de custos na aquisição de diretos e indiretos (ganhos superiores a 20% em algumas categorias) e melhora na segurança do abastecimento.
•	Gerenciamento da área agrícola da empresa, incluindo a implantação de encontros anuais com produtores, resultando em uma melhora na aderência ao plano dos contratos. 
•	Implantação de ferramentas do S&OP, melhorando o alinhamento das informações entre as áreas e reduzindo em 42% do valor dos estoques - com impacto positivo na qualidade do atendimento.
Gerente de Compras e Importação (último cargo entre outros)
Faber-Castell
jul 1992 - nov 2012
Gerente de Compras e Importação (Abr/2009 - Nov/2012)
Reporte ao Diretor de Produção e Logística, com equipe de 15 colaboradores. Responsável pelas áreas de Compras e Importação de 4 unidades da empresa. Gestão de budget anual de compras de R$ 180 milhões.
•	Implantação do novo modelo de Compras Corporativas, aumentando a centralização dos processos antes realizados diretamente pelas áreas, garantindo assim, o alinhamento com a política de Compliance da companhia. 
•	Liderança de equipes nacionais e internacionais para compras de materiais diretos, indiretos, serviços, CAPEX e produtos acabados com marca própria.
•	Elaboração do processo de homologação e desenvolvimento de fornecedores, além da prospecção de novos.
•	Desenvolvimento de estratégias nos processos de negociação, que geraram até 18% de economia em algumas categorias e gestor interno no processo de implantação da metodologia de Strategic Sourcing.
•	Responsável pelo Projeto de Redução de Custos (PRC) de toda empresa, superando a meta planejada de redução.

Gerente Administrativo (Jul/2007 – Abr/2009)	
Reporte ao Gerente Geral da planta, com equipe de 17 funcionários. Responsável pelas áreas de Custos, RH, Fiscal, Contabilidade, PCP, Compras, Logística e TI, na Zona Franca de Manaus.
•	Elaboração e controle do Budget da empresa, incluindo: vendas, planos de produção, estoques, custos, despesas e os respectivos resultados (P&L).
•	Responsável pelo processo de fechamento e dos projetos de redução dos custos da empresa. 
•	Implantação de controles nos estoques e do WMS que permitiram redução nos ajustes de inventários.
•	Revisão dos processos administrativos com a implantação de controles, que permitiram a extinção da função.

Gerente de Operações e Logística – Costa Rica, Am. Central - (Fev/03 – Jul/07)	
Reporte ao Gerente Geral (remoto no Brasil), com equipe de 450 funcionários. Responsável pela operação de toda planta na Costa Rica.
•	Responsável pelas áreas de produção, manutenção, logística, PCP e engenharia, implementando projetos de melhoria que reduziram o número de funcionários de 700 para 450 em 4 anos.
•	Neste período, a empresa foi classificada como fornecedor “A” (produto e serviço) pelo principal cliente nos EUA.
•	Responsável pelo Sistema de Gestão Integrada (qualidade, social e ambiental) incluindo a gestão da implantação e as respectivas certificações nas normas ISO9001, ISO14001 e FSC.
•	Implantação e manutenção de planos de investimentos e planos de redução de custos, com horizonte de 3 anos.

Supervisor de Planejamento Industrial (Ago/98 - Fev/03)
Reporte ao Gerente da Divisão Madeira, com equipe de 3 funcionários. Planejamento industrial, florestal, sistema da qualidade e engenharia de processos da divisão madeira.
•	Responsável pela área de planejamento da Divisão, incluindo: planos florestais (horizonte de 25 anos); planos industriais; elaboração de demonstrativos gerenciais real x planejado e cadastros no SAP/R3.
•	Estudos de otimização de processo e redução de custos da Divisão.
•	Responsável pelo Sistema de Gestão da Qualidade e Ambiental da Divisão.

Coordenador de Projetos (Mar/96 – Ago/98)
Reporte ao Gerente do Projeto, coordenando áreas multidisciplinares da empresa e de terceiros, no projeto de implantação de uma nova unidade fabril processadora de madeira e produtora de lápis na América Central. 
•	Elaboração e gerenciamento do cronograma físico e financeiro da implantação do projeto.
•	Desenvolvimento de fornecedores e participação na negociação de equipamentos no Brasil e no exterior. 
•	Elaboração do layout industrial e dimensionamento dos recursos utilizando simulação pelo sistema Arena.

Engenheiro de Processos (Jul/92 – Mar/96)
Reporte ao Gerente do Departamento de Informações Industriais, coordenando o trabalho de cronoanalistas na execução de estudos de tempos e métodos, otimização de processo, cadastro dos SKUs, listas de materiais e roteiros de processo no ERP da empresa.
•	Elaboração de planilhas de custo industrial para produtos ou materiais em estudos de viabilidade.
•	Elaboração de estudos de tempos e movimentos para revisão nos processos da empresa. 
Formação
Mestrado Profissional
Instituto Tecnologico de Costa Rica
fev 2005 - out 2007
Maestria en Sistemas Modernos de Manufactura
Especialização
Universidade Federal de São Carlos
mar 1994 - ago 1995
Especialização em Gestão da Produção
Graduação em Engenharia
Universidade de São Paulo
mar 1986 - jul 1992
Engenharia de Produção Mecânica
Idiomas
Espanhol - Fluente
Inglês - Fluente
Informações Adicionais
Cursos / Palestras / Congressos
•	Palestrante do tema: “Experiência Prática em Gerenciamento de Projetos”, para estudantes da USP
•	Palestrante convidado em diferentes Congressos de Supply Chain: Inbrasc e IBC
•	Curso de “Gerenciamento de Projetos” - Imam 
•	Cursos de “Ferramentas de Strategic Sourcing” - Atman Consultoria e Ernst Young
•	Cursos “Os 7 Hábitos das Pessoas Altamente Eficazes” e “As 4 Disciplinas para a Execução” - Franklin Covey.
•	Cursos de “Introdução à Administração Estratégica” e “Introdução à Negociação” – FGV Online
Resumo das Qualificações
•	Visão sistêmica e estratégica das áreas, com forte habilidade de negociação, garantindo sinergia e alinhamento dos processos da cadeia com o Plano Estratégico do negócio.
•	Habilidade em identificar oportunidades de melhoria, redesenhando processos, adequando ferramentas, dimensionando estrutura e desenvolvendo pessoas, garantindo assim, a efetividade da operação.
•	Gestor de Logística (in e outbound), incluindo a implantação de estudos na malha de distribuição, tomada de preços de fretes (RFQs), sistemas de gestão de armazenagem e entregas (TMS e WMS) e estudos de viabilidade de CDs. 
•	Gerenciamento de áreas de Suprimentos, obtendo reduções de custos, aumento nos prazos pagamento de fornecedores, centralização de compras, implantação do Strategic Sourcing e ferramentas de e-procurement.
•	Gerenciamento de áreas de planejamento da produção e materiais, com fortes resultados em redução de estoques, aumentos na qualidade do atendimento aos clientes e implantação de ferramentas do S&OP. 
•	Vivência internacional como expatriado para a Costa Rica (4,5 anos), sendo o responsável por toda Operação de uma fábrica e também em várias viagens prospectando fornecedores na Ásia, Europa e Américas.
•	Gerenciamento do sistema de gestão de Qualidade, Ambiental e Social (certificações ISO9001, ISO14001 e FSC).
•	Gerenciamento da área Administrativa de unidade em Manaus, incluindo Custos, Fiscal/Contábil, RH, PCP e TI. 
•	Experiência na gestão do projeto de implantação de uma nova fábrica no exterior.
•	Domínio de ferramentas de gestão, tais como: P&L, Lean, S&OP, ERPs (SAP e TOTVS), JIT, Kanban, PDCA, Kaizen, etc.