Gerente de suprimentos

Ale*** ***** (XX anos)
Gerente de Compras Sr em Würth do Brasil Peças de Fixação
Universidade Anhembi Morumbi
São Paulo,
São Paulo
Este candidato está disposto a se mudar
|
Experiência
Gerente de Compras Sr
Würth do Brasil Peças de Fixação
out 2018 - nov 2019
Responsável pelo planejamento e gerenciamento das as atividades do departamento de compras nacionais e internacionais de produtos e serviços destinados a todas as unidades da empresa.

Elaborar previsões de necessidades de compras para aproximadamente 9.300 SKU’s e mais de 300 fornecedores.

Gestão do departamento de Importação e Exportação visando atendimento dos prazos de entrega, custos de nacionalização, homologação dos fornecedores e alinhamento do nível de estoque.

Orientar e participar no desenvolvimento de novos fornecedores em conjunto com a área de Novos Produtos (Centro de Competências), assegurando o correto e contínuo abastecimento dos estoques.

Realizar visitas técnicas a fornecedores visando avaliar as condições de operação e oferecer feedback específico para melhoria contínua.

Elaborar e revisar os contratos relacionados às compras para conformidade com as diretrizes e procedimentos da companhia.

Gestão de estoques incluindo a análise de produtos sem giro ou com problemas de qualidade para definição das ações internas e junto aos fornecedores.

Reestruturação do departamento de compras visando o desenvolvimento da equipe, encorajando o engajamento, construindo confiança mútua, respeito e cooperação para melhores resultados.

Principais Projetos e Resultados:

Melhora no nível de atendimento à vendas (clientes), de 91% para 96,5%
Aumento dos prazos de pagamento médio em 15 dias
Padronização dos processos
Implementação da Certificação ISO 9001:2015
Confecção de Contrato de Fornecimento
Reestruturação do departamento
Aumento significativo da empatia e Motivação

        Melhora da imagem da área

    Alinhamento de Cargos e Salários
Gerente de Suprimentos (Supply Chain)
voestalpine Böhler Welding Soldas do Brasil LTDA
fev 2011 - jan 2018
Gerenciamento do departamento de Importação e compras internacionais, gestão dos processos operacionais de Exportação, contratação de agentes de carga e despachantes aduaneiros, gestão das atividades e resultados das Compras Nacionais incluindo serviços de manutenção e frota de veículos corporativos, gestão da área Logística (In & Outbound) e Planejamento de Materiais visando o controle e redução de estoque.

Responsável por todos os processos relacionados ao abastecimento do estoque, tanto de materiais de uso e consumo quanto de insumos necessários à Produção, produtos de revenda de diversas origens bem como à contratação de serviços terceiros.

Foco no controle de estoque, transferências entre matriz e filiais, análise e implementação de projetos para otimização logística, movimentação de cargas, organização física dos estoques e sistemas.

Grande experiência com negociação de Materiais Produtivos e Não-Produtivos provenientes de todos os continentes, tendo o principal e maior volume oriundo da Coréia, China, Inglaterra, Alemanha e Áustria movimentando aproximadamente 600ton/mês.

Principais Projetos e Resultados:

Verticalização do Estoque
Importação e Exportação de linha de produção completa
Embarques diretos para Recife (redução de custo)
CIP – “Cost Improvement Program”: Redução de custos anual entre 1 e 2%
Reduções adicionais com “Cost Avoidance”
Reestruturação do departamento de Compras e Logística
Padronização de Processos e Procedimentos Internos
Criação do Departamento de Planejamento de Materiais
Implementação de Sistema MRP vinculado ao SAP
Coordenador de Exportação
Semikron Semicondutores LTDA
abr 2000 - jun 2010
Gerenciamento do Depto. de Exportação e vendas Internacionais, análise e controle dos custos e processos de Desembaraço Aduaneiro na Importação e Exportação, negociação de fretes nacionais e internacionais, contrato com Porto Seco (EADI’s), forte vínculo com o planejamento de produção para alinhamento dos volumes e prioridades com utilização de sistema Kan-Ban.

Responsável pelo contato comercial e vendas para mais de 8 países, movimentando mais de 40 processos de exportação ao mês.

Padronização dos processos logísticos, melhoria operacional, desenvolvimento de novas embalagens para redução de custos, negociação e acordos de fretes e rotas junto às transportadoras visando redução de custos e maior agilidade no transporte. 

Reestruturação do departamento para melhoria no fluxo de informações; e busca de fontes de informação para análise e desenvolvimento de mercado.


Principais Projetos e Resultados:

Aumento nas vendas internacionais com ofertas de estoque de baixo giro
Redução nos custos dos fretes
Padronização de cotações
Melhoria na comunicação entre Comercial e Produção
Assistente de Importação
Fluke do Brasil LTDA
ago 1999 - fev 2000
Análise da necessidade de compras, contato frequente com a matriz nos Estados Unidos para consulta de disponibilidade de estoque e preços, criação e colocação dos pedidos de compra, conferência documental da confirmação dos pedidos, Invoice, Packing List e Conhecimento de Embarque para autorização e liberação dos processos, acompanhamento dos processos de importação junto ao Agente de Carga e Despachante Aduaneiro, realização do recebimento físico dos produtos, conferência física para contabilização e disposição no estoque.


Principais Projetos e Resultados:

Conhecimento prático dos tramites de Importação
Análise documental
Desenvolvimento comercial no idioma inglês
Formação
MBA em Supply Chain Management
Universidade Anhembi Morumbi
mar 2018 - nov 2019

          
          
Administração com Habilitação em Comércio Exterior
Universidade Paulista
jan 1998 - dez 2001

          
        
Idiomas
Inglês - Fluente
Alemão - Nativo - Fluente
Espanhol - Avançado
Português - Nativo
Informações Adicionais
Resumo Profissional
Carreira em desenvolvimento constante nas áreas de Suprimentos, Importação e Compras Internacionais, Exportação e Vendas Internacionais, Desembaraço Aduaneiro e Logística com foco no desenvolvimento estratégico de parceiros voltado a melhoria nos processos e redução de custos.

Expertise em negociação internacional (compras e vendas) de insumos, Matérias Primas, produtos acabados (revenda e consumo) e equipamentos diversos, incluindo linhas de produção.

Grande experiência em gestão de equipes multifuncionais, criação e reestruturação de departamento com foco no desenvolvimento profissional.

Vivência na implantação de Certificação ISO 9001:2015 e ISO 14000, sendo responsável pela criação e revisão dos processos e procedimentos de Compras e Logística.

Experiência em desenvolvimento organizacional por meio de Liderança Motivacional e gestão de equipes de alta performance para o cumprimento dos objetivos estratégicos da organização