Gerente de cobrança

Rob*** ***** (XX anos)
Diretor de Risco de Crédito e Cobrança em Sorocred
UFRJ
Sorocaba,
São Paulo
Este candidato está disposto a se mudar
|
Experiência
Diretor de Risco de Crédito e Cobrança
Sorocred
jun 2018 - mai 2020
Liderei as áreas de Gestão de Risco de Crédito, de Cobrança e de Prevenção à Fraude do grupo, com uma equipe de 163 colaboradores, sendo responsável pelas políticas de concessão e manutenção de crédito, prevenção à fraude, modelagem estatística e MIS, políticas e estratégias de cobrança e pela gestão da central de renegociação e das assessorias de cobrança. 
Coordenei o processo de implementação do sistema de crédito (Neurotech), do sistema contra fraude no autorizador (Hárpia) e da biometria facial no processo de concessão. 
Estruturei a área de modelagem para desenvolvimento e acompanhamento de credit, behaviour e collections scores.
Automatizei o processo de concessão de crédito e manutenção de limites, reduzindo em 80% o volume de propostas na mesa de crédito.
Diretor de Cobrança
Sorocred
abr 2015 - mai 2018
Fui responsável pela gestão de toda a cobrança do grupo com uma equipe de 151 colaboradores. 
Reestruturei a área, implementando uma estrutura com alto nível técnico e substituindo os sistemas de cobrança (Recupera e discador InIn), implementando a cobrança digital. 
Implementei KPIs para gestão da PDD e acompanhamento da carteira em atraso.
Consultor Sr – Risco de Crédito
GoOn Evolução em Gestão de Riscos
fev 2014 - mar 2015
Elaborei diagnósticos e planos de ação nas áreas de crédito, cobrança e prevenção à fraude para empresas como Sky, Via Varejo, Cencosud, entre outras.
Gerente de Cobrança
Itaú-Unibanco
abr 2012 - jan 2014
Fui gestor da cobrança da carteira de veículos da rede de agências e da cobrança judicial do banco varejo, totalizando mais de R$ 2 bilhões em ativos. Gerenciei as ações cíveis relacionadas à cobrança com equipe de 22 colaboradores e 29 escritórios externos. 
Implementei um processo de melhoria contínua, identificando causas-raiz, revisando fluxos e implementando pontos de controle que reduziram em mais de 25% o volume de processos em estoque, caindo para cerca de 30 mil, com uma entrada mensal de 3 mil ações e uma PRO (perda de risco operacional) de R$ 250 MM.
Gerente de Cobrança
Itaú-Unibanco
dez 2010 - abr 2012
Fui responsável pelas células de atendimento a reclamações - relacionadas à cobrança e oriundas do SAC, PROCON, Ouvidoria e BACEN – e de atendimento à rede de agências e pela mesa de renegociação de créditos, com uma equipe de 90 colaboradores e 40 posições de atendimento terceirizadas.
Gerente de Políticas de Cobrança
Itaú-Unibanco
nov 2008 - dez 2010
Gerenciei a área de políticas e estratégias de cobrança das empresas de consumo do conglomerado, que englobava as carteiras de cartões de crédito, de cartões private label e de empréstimo pessoal com uma equipe de 14 colaboradores.
Participei ativamente do processo de migração das carteiras do Unibanco para os sistemas do Itaú. 
Gerente de Políticas de Cobrança
Itaú-Unibanco
dez 2005 - nov 2008
Fui responsável pelas políticas e estratégias de cobrança com uma equipe de 25 colaboradores.
Estruturei a área de políticas e estratégias de cobrança da financeira do Itaú (TAIÍ), incluindo as JV´s com o grupo GPA e com as Lojas Americanas. Posteriormente assumi a cobrança das carteiras dos segmentos banco varejo (PF e PJ) e Personnalité, tendo participado da migração da carteira da operação brasileira do Bank Boston. 
Gerente de Risco de Crédito Varejo
Unibanco
jan 2004 - dez 2005
Fui responsável pelas políticas de concessão e manutenção de crédito do banco varejo, pelas políticas e estratégias de cobrança do conglomerado e pelas parametrizações dos sistemas de crédito (Strategyware) e de cobrança (TRIAD e CACS) com uma equipe de 18 colaboradores.
Coordenei o processo de reestruturação da operação de cobrança presencial do banco varejo gerando uma redução de custos de cerca de R$ 22 MM/ano.
Gerente de Cobrança
Unibanco
mar 2003 - dez 2003
Gerenciei as operações de cobrança da Fininvest e da Pontocred em um call center terceirizado com 730 pa´s e cerca de 1.550 funcionários com uma equipe de 43 colaboradores.
Gerente de Planejamento de Cobrança
Fininvest
jan 2002 - fev 2003
Responsável pelas políticas e estratégias de cobrança com uma equipe de 8 colaboradores.
Liderei o processo de migração da cobrança telefônica de 3 centrais próprias para um call center único terceirizado com 500 pa’s juntamente com a internalização da cobrança da carteira acima de 90 dias de atraso.
Reformulei as políticas e estratégias de cobrança – juntamente com as alterações dos sistemas de renegociação - adequando-as à resolução 2682 (BACEN).
Gerente de Estratégias e Informações de Cobrança
Fininvest
jan 2000 - dez 2001
Responsável pela área MIS de cobrança com equipe de 4 colaboradores.
Estruturei o MIS para as áreas de cobrança interna e externa e implementei o programa de remuneração variável individual dos operadores de cobrança das centrais de renegociação baseada no Balance Score Card.
Gerente Operacional de Assessorias
Fininvest
jan 1998 - dez 1999
Fui responsável pelas áreas de gestão de escritórios e de back-office de cobrança com equipe de 15 colaboradores.
Reestruturei as áreas de apoio operacional, centralizando as atividades no escritório do Rio de Janeiro, gerando uma redução de custos de 42% e um aumento na produtividade de 15%. 
Coordenei a implementação do controle da cobrança externa no sistema CACS.
Formação
MBE Análise de Conjuntura
UFRJ
jan 2001 - dez 2001
Pós-graduação em Análise de Conjuntura (Cenários Macro econômicos)
Engenharia de Produção
UFRJ
jan 1987 - dez 1992
Graduação em Engenharia de Produção
Idiomas
Inglês - Avançado