Gerente de logística
Mar*** ***** (XX anos)
Gerente de Operações em TMTLOG Inteligência Logística - Operações Nestlé
UNIP - Universidade Paulista
Itupeva,
São Paulo
|
Experiência
Gerente de Operações
TMTLOG Inteligência Logística - Operações Nestlé
mar 2020
-
Atualmente
• Gerenciamento das unidades de (Cordeirópolis, Araras, Araçatuba, Marília, São José do Rio Pardo, São Bernardo do Campo, Montes Claros e Feira de Santana), respondendo pelas áreas de (gente, segurança, gestão, operacional, planejamento, comercial e processos). • Estruturação das operações. • Desenvolvimento e implantação de processos e padrões. • Evolução nos volumes das operações bem como os resultados financeiros, na ordem de 20% mês a mês. • Captação de Transportes e Operadores, para parceiras, negociações e fornecimento de serviços. • Gerenciamento dos (cadastros, negociação de fretes, contratações de serviços, GR – gerenciamento de riscos, pagamentos e etc). • Reuniões de rotinas entre TMTLOG, Nestlé, DPA e parceiros. • Implantação de ferramentas de gestão com análises dos resultados financeiros, operacionais e segurança.
Gerente de Operações Sênior
TP Transportes - Operações JBS
jul 2019
-
mar 2020
• Alocado com o desafio de gerenciar a operação de atendimento da JBS, para solução dos problemas de performance, atendimento ao cliente e processos. • Planejamento estratégico de estruturação da operação com implantação de padrões e processos. • Evolução no nível da prestação de serviços eliminando as ocorrências de anomalias. • Gerenciamento dos KPI's, (segurança, telemetria, custos, faturamento, dispersão de km, absenteísmo, jornada, banco de horas, produtividade, turnover, remuneração variável, atendimento dos pedidos, prestação de contas, disponibilidade de frota e manutenção). • Elevação dos faturamentos mês a mês comparativo do Jun/19 com Out/19 com resultado superior a 63%. • Reuniões de rotinas inclusive com envolvimento e participação dos sócios diretores da Companhia. • Implantação das ferramentas de gestão.
Gerente de Operações Sênior
TP Transportes - Operações AmBev - CDR Louveira e Fábrica Jaguariúna
ago 2017
-
jul 2019
• Gestão das transferências de produtos acabados do CDR-Louveira e Cervejaria Jaguariúna. • Responsável por toda a operação envolvendo as áreas de (Gente, Gestão, Custos, Operações, Qualidade, Segurança, Frota, Planejamento, Meio Ambiente e Gerenciamento de Riscos). Equipe total com 120 funcionários sendo 100 operacionais e 20 administrativos. • Desenvolvimento e dimensionamento dos cargos e estrutura administrativa das operações de Louveira e Jaguariúna com a validação do cliente AmBev, para remuneração da estrutura. • Gerenciamento e dimensionamento de equipamentos e qlp operacional, de acordo com as previsões dos volumes de vendas, trabalho realizado a quatro mãos com o cliente. • Definição e implantação do PGR – Plano de Gerenciamento de Riscos, realizando a instalação de tecnologias de rastreamento e imobilização nas frotas obtendo a redução em 100% das tentativas de roubos. • Participação na implantação do sistema Argus, projeto desdobrado pela AmBev, (monitoramento online das frotas com câmeras para medição de desvios comportamentais e fadiga). • Gerenciamento dos principais KPI’s atuando nos IC’s – Itens de Controle e IV’s – Itens de Verificação – (turnover, absenteísmo, banco de horas, custos, disponibilidade de frota, dispersão de qlp, pnp – paradas não programadas, telemetria, argus, rastreamento, preventivas e corretivas, consumo de pneus e combustível). • Atuação com as ferramentas de gestão disponibilizadas nas operações, (gerot – gerenciamento da rotina, agenda da rotina, 5S’s, gestão a vista, relato de anomalia – 5 porquês, dto – diagnóstico do trabalho operacional ou seja check do cumprimento dos padrões, gapa – análise dos gaps, pdca e sdca). • Cumprimento de 100% dos quesitos legais com atuação no sistema de gestão e manual de operações da AmBev – VPO – Voyager Plant Optimisation. • Reuniões mensais de resultados com AmBev, equipe e corporativo.
Gerente de Operações Sênior
TP Transportes - Operações AmBev - CDD Praia Grande e Guarujá
fev 2014
-
jul 2017
• Gestão de dois Centros de Distribuição no litoral paulista, envolvendo transferência de produtos acabados, armazenagem, movimentações e distribuição. • Responsável por toda a operação envolvendo as áreas de (Gente, Gestão, Financeiro, Operações, Qualidade, Segurança, Frota, Planejamento, Armazém, Entrega e Gerenciamento de Riscos). Equipe total com qlp médio de 300 funcionários sendo 260 operacionais e 40 administrativos e apoio. • Gerenciamento dos principais KPI’s atuando nos IC’s – Itens de Controle e IV’s – Itens de Verificação – (turnover, absenteísmo, banco de horas, custos, vales financeiros e físicos, disponibilidade de frota, dispersão de qlp, pnp – paradas não programadas, telemetria, preventivas e corretivas, consumo de pneus e combustível, produtividade caixa x homem hora). • Gerenciamento do dimensionamento de equipamentos e qlp operacional, de acordo com as previsões dos volumes de vendas, trabalho realizado a quatro mãos junto ao cliente. Realização média ano de 450.000 entregas com um volume de 750.000 hectos litros. • Desenvolvimento e criação e gestão de mapa de risco apontando os locais com maiores índices de sinistros na região do litoral paulista, com desdobramento para o time operacional, gerando uma redução na ordem de 80% nas ocorrências de roubos nas unidades. • Gestão compartilhada com o cliente AmBev dos armazéns, capacidade, fefo, packing, repack, picking, quebras, inventários, programação de entrada e saída, curva abc, layout, segregação homem x máquina, participação do projeto e implantação do sistema WMS, projeto desdobrado pela AmBev. • Atuação com as ferramentas de gestão disponibilizadas nas operações, (gerot – gerenciamento da rotina, agenda da rotina, 5S’s, gestão a vista, relato de anomalia – 5 porquês, dto – diagnóstico do trabalho operacional ou seja check do cumprimento dos padrões, gapa – análise dos gaps, pdca e sdca). • Cumprimento de 100% dos quesitos legais com atuação no sistema de gestão e manual de operações da AmBev – DPO – Distribution Process Optimisation. • Reuniões mensais de resultados com AmBev, equipe e corporativo.
Coordenador de Logística
InterCement - Empresa do Grupo Camargo Côrrea - Fusão Cimpor
fev 2013
-
fev 2014
• Responsável pela logística do centro de produção de Cajati – SP, operações inbond, outbound e movimentações internas. • Coordenação de toda logística da unidade com movimentação média ano de 4MM de toneladas com um orçamento de R$ 160MM. • Redução nos custos das operações inbound e outbound na casa dos R$ 8MM no ano de 2013, com renegociação de abastecimento de insumos, captação de sinergia nos custos de transportes e otimização de equipamentos. • Gerenciamento dos fornecedores de serviços logísticos e de transportes, acompanhando os fechamentos de volumes e valores mensais de acordo com plano orçamentário da unidade. • Realização de BID’s, para operações de inbound, outbound e movimentações. • Participação do projeto de criação e implementação de um armazém interno na fábrica para estocagem de produto acabado com capacidade de 5k toneladas. • Responsável, pelas certificações e re-certificação da ISO, no que abrange a área de Logística. • Coordenação com atuação imediata para reversões de devoluções com envolvimento dos clientes e área comercial da companhia. Realização frequente de visitas técnicas nos clientes para avaliação da satisfação e nível da prestação de serviços da área de logística. • Gerenciamento do faturamento da unidade de acordo com a capacidade de volume hora, bem como planejamento da capacidade de armazenagem e entrada de matérias primas. • Coordenação e acompanhamento inloco, das operações inbound, fazendo cumprir com os volumes, prazos e valores negociados com os operadores logísticos e transportadores. • Report para gerencia regional, de todos os KPI’s bem como negociações e estratégias da unidade, reuniões para apresentação de resultados e alinhamentos estratégicos. • Logística Reversa e destinação correta de resíduos de Paletes de Madeira e Sacarias de Papel.
Coordenador Regional de Logística
Cimpor Cimentos
out 2008
-
fev 2013
• Responsável pela logística outbound dos centros de produção de Cajati – SP, Nova Santa Rita e Candiota – RS. • Coordenação de toda logística outbound de três unidades com movimentação média ano de 2MM de toneladas com um orçamento de R$ 130MM. • Redução nos custos de transportes de distribuição em SP, com desenvolvimento e implementação de um novo modelo de modal rodoviário, mais produtivo e rentável, redução de R$ 2MM ano nos custos de frete da unidade. • Responsável por elevar os volumes e capacidades de expedição de argamassas, evitando paradas não programadas na fábrica por falta de escoamento de produtos. Em 2008 a fábrica de argamassas em cajati tinha uma expedição de 8k toneladas mês, já em 2013 a expedição chegou a atingir 22k toneladas mês, foi realizado uma análise e estudo aprofundado sobre os processos de carregamentos na unidade. • Participação e atuação no projeto de importação de clínquer – matéria prima principal para produção de cimentos. No Brasil em 2010, tínhamos falta de clínquer, para moagem e produção de cimento e devido a crise na Europa, realizamos importações de Portugal para o Brasil, conseguindo manter as unidades na Europa operando e atuando na capacidade máxima no Brasil. • Gerenciamento dos fornecedores de serviços logísticos e de transportes com avaliação de nível de serviços, acompanhando os fechamentos de volumes e valores mensais de acordo com plano orçamentário das unidades. • Realização de BID’s, para operações de outbound. • Elevação nos atendimentos das programações no estado do Rio Grande do Sul, mantendo o custo médio dos fretes, mesmo nos períodos de safras onde a oferta de cargas aumenta impactando na disponibilidade de caminhões. • Desenvolvido e implementado projeto de captação de fretes retornos de SP x SC, garantindo os atendimentos das programações com qualidade, segurança e custos adequados. • Responsável, pelas certificações e recertificações da ISO, no que abrange a área de Logística nas três unidades. • Coordenação com atuação imediata para reversões de devoluções com envolvimento dos clientes e área comercial da companhia. Realização frequente de visitas técnicas nos clientes para avaliação da satisfação e nível da prestação de serviços da área de logística. • Gerenciamento do faturamento da unidade de acordo com a capacidade de volume hora. • Report para gerencia regional, de todos os KPI’s bem como negociações e estratégias da unidade, reuniões para apresentação de resultados e alinhamentos estratégicos. • Logística Reversa e destinação correta de resíduos de Paletes de Madeira e Sacarias de Papel.
Formação
MBA - Logística e Supply Chain
UNIP - Universidade Paulista
jan 2018
-
mar 2019
Pós Graduação - Gestão Empresarial
UNINOVE - Universidade Nove de Julho
jun 2011
-
jun 2012
Graduação Logística Empresarial
UNIP - Universidade Paulista
jan 2005
-
dez 2007
Idiomas
Inglês - Básico
Informações Adicionais
Resumo Profissional
Carreira construída e desenvolvida ao longo dos anos com passagens por grandes e importantes empresas com atuação em operações da Cimpor Cimentos, InterCement, Coca-Cola, Ambev, JBS e Nestlé, resultando em uma robusta experiência com elevada capacidade analítica, objetiva e estratégica, excelente relacionamento interpessoal, gestão de pessoas, administração de conflitos e foco na gestão de resultados.
Principais Resultados
Operações Nestlé aumento das viagens e produtividade em mais de 80% em dois meses de atuação dobrando o (%) margem e Ebitida. Operações JBS elevação na produtividade e faturamento mês a mês superando 63% em três meses de atuação, contribuindo para diluição e pagamento dos custos fixos dos ativos. Operações AmBev nas unidades operadas pela TP – Transportes, participação na implantação e transição do projeto de transferência de produtos acabados entre unidades, (Puxada x Empurrada). Nos armazéns AmBev unidades TP – Transportes, sob minha gestão participei junto ao cliente da implantação do sistema WMS, otimizando os processos e reduzindo o quadro operacional (Picking, Repack, 5S e Operadores). Na InterCement identificado e mapeado, sinergia de fluxos de transportes de insumos otimizando os equipamentos com resultados de R$ 6MM ano, realizado a renegociação de abastecimento de gesso e calcário na unidade de Cajati com resultados de R$ 2,5MM ano, já na Cimpor implantação de novas alternativas de caminhões para entrega direta de cimento e argamassas obtendo uma redução de R$ 2MM ano na distribuição direta.
Informática
• Word – Avançado. • Excel – Avançado. • Power Point – Avançado. • Internet – Avançado. • SAP – Módulos de Faturamento, Expedição, Painel NFE, Estoques – Nível Usuário. • BGM – RODOTEC – GLOBUS – Nível Usuário.
Cursos
• Tipos de Liderança – Binotto – 2006. • Técnicas de Operação – Condução Econômica – Pesados – Mercedes Bens – 2008. • Desenvolvimento de Gestores – UniversidadeAM3 – 2008. • Atendimento ao Cliente – Cimpor – 2009. • Sustentabilidade – FGV – 2011. • Administração Estratégica – FGV – 2011. • Motivação de Pessoas – FGV – 2011. • Qualidade em Serviços – FGV – 2011. • Inter Planning – ILOS – Instituto de Logística e Supply Chain – 2011. • Gerenciamento de Projetos – Dinsmore – 2012. • Relações Trabalhistas – Integração – 2012. • Interpretação de Normas Gerenciais – ISO 9001:2000 – 14.001:2004 – OHSAS 18.001:2007 – World Class Consultoria – 2012. • Gente Gestão e Segurança – UA – Universidade AmBev – 2014. • DPO – Distribution Process Optimisation – UA – Universidade AmBev – 2015. • Gestão de Indicadores & MASP – Seta Desenvolvimento Gerencial – 2016.
Curriculum relacionados