Gerente de marketing

Pet*** ***** (XX anos)
Gerente de Marketing em Fortgreen Comercial Agricola S/A
Instituto Paranaense de Ensino - Faculdades Maringá
Paraná,
Paraná
Este candidato está disposto a se mudar
|
Experiência
Gerente de Marketing
Fortgreen Comercial Agricola S/A
out 2021 - ago 2023
Principais Atividades: Tenho trabalhado na estruturação e desenvolvimento da equipe e do setor, buscando inovações, melhores práticas de mercado, e atuação de forma estratégica junto a diretoria, comercial e parceiros de negócio.
Principais atividades desenvolvidas:
• Desenvolvimento do time interno capacitando para melhor entrega das atividades e comprometimento com os prazos e qualidade;
• Re-implantação do sistema de CRM e BI para melhor gestão e analises estratégicas das informações do campo com gerenciamento de recursos;
• Gestão de marcas e patentes no Brasil e exterior;
• Gestão do planejamento de materiais de marketing para as regionais e representantes técnicos de vendas;
• Gestão do Budget do Marketing Comercial e Institucional;
• Gestão dos Eventos como Convenções de Vendas, Feiras, Exposições Institucionais e Comercias;
• Apoio aos eventos regionais como Dias de Campo, Reuniões, Palestras, Seminários e outros quando organizados pelas Regionais, pelos Representantes Técnicos de Vendas e parceiros de negócio;
• Gestão do Marketing Institucional e Publicitário;
• Apoio aos setores da empresa para Comunicação Interna e Externa;
• Gestão de Assessoria de Imprensa desenvolvendo artigos, matérias para divulgação da empresa, do seu portfólio de produtos e soluções para o público de mídias digitais e imprensa;
• Gestão das Mídias Sociais, Sites, Posts, Vídeos e campanhas para engajamento de seguidores da marca;
• Gestão de Criação e Designer no desenvolvimento de apresentações técnicas, folders, catalogos, flyers, vídeos e outros para uso interno e externo;
• Gestão de Campanhas de Vendas junto as Distribuidoras e Cooperativas abordando bonificações, rebate e outros;
• Análise de pesquisas junto aos setores ligados ao segmento como Abisolo, CESB e outros, levando informações estratégicas para o time comercial e diretoria;
• Gestão de contrato junto a fornecedores como agências, assessorias e outros;
• Busca de inovações constantes e tendências para criação de materiais que leva a marca e produtos, informações estratégicas de mercado, posicionamento da concorrência, mapeamento regional para instalação de novas unidades, gestão e precificação de produtos, posicionamento de marca e consolidando o engajamento dos colaboradores, clientes e com parceiros de negócio junto a marca e ações com o segmento.
Gerente de Marketing
Nipponflex Industria e Comércio de Colchões LTDA.
mar 2014 - Atualmente
Tenho trabalhado na estruturação e desenvolvimento do setor de marketing estratégico, desenvolvendo indicadores de desempenho da força de vendas (distribuidores) e equipe interna. Almejando melhores resultados no cumprimento das metas de faturamento. Como uma das minhas atividades, participei intensamente na criação do desenvolvimento do estatuto da empresa e desenvolvimento de sistemas para gestão do marketing de rede (modelo comercial da empresa), onde trabalhei diretamente com empresas parceiras de assessoria jurídica e contábil. 

Relato aqui um resumo das principais atividades elaboradas: 

•	Desenvolvimento do setor de inteligência de mercado; 
•	Implantação da ferramenta de BI (Qlik View) para analise das redes de vendas e indicadores estratégicos internos; 
•	Desenvolvimento de dashboards para analise de desempenho de vendas por distribuidores, equipes, e região de atuação;
•	Construção e manutenção de relacionamento sólido com a rede de distribuidores, buscando realizar a integração entre empresa e vendas; 
•	Participação na elaboração do Plano de Negócio para formação de novos distribuidores;
•	Desenvolvimento e implantação de um Portal Web para atender as demandas dos distribuidores, sendo um elo de comunicação entre a empresa e a frente comercial; 
•	Participação na definição do planejamento estratégico da empresa: analise de novos investimentos para crescimento da empresa e faturamento, desenvolvimento de indicadores para acompanhamento das metas e projetos; 
•	Acompanhamento de projetos e abertura de novas filiais no Brasil, EUA, Paraguai, Espanha e Bolívia; 
•	Renovação do material de divulgação dos produtos, como Catálogos, Folders, Vídeos, Manual da marca, Sites e outros; 
•	Participação ativa no grupo PAEX (Parceiros para excelência da Fundação Dom Cabral) que busca a capacitação e profissionalização dos executivos; 
•	Organização de eventos como convenção anual para premiar os melhores distribuidores, evento organizado para mais de 5.000 pessoas;
•	Gerenciamento das marcas e patentes do grupo de empresas e holding internacional;  
•	Gestão e acompanhamento das redes sociais do grupo Nipponflex, com o objetivo de fomentar conhecimentos sobre os produtos e tecnologias, consolidação da marca e produtos, formação de novos seguidores, Institucional e outros.
Gerente de Marketing
Romagnole Produtos Elétricos S/A
jul 2011 - jan 2014
Como gestor do setor de Marketing, trabalhei fortemente o lado  estratégico da empresa, buscando informações de mercado e da concorrência, alinhando os 
objetivos do planejamento estratégico com o planejamento comercial, criando um relacionamento de posicionamento no mercado. Desenvolvi indicadores de desempenho para a área com o objetivo de levar a equipe a pensar estrategicamente, sendo trabalhado este pensamento em comunicação, design, inteligência de mercado e negócio e administrativo. 
 
Relato aqui um resumo das principais atividades elaboradas: 
 
• Reposicionamento de marca, análise da concorrência, monitoramento do mercado, 
análise constante da rentabilidade de produtos e serviços, projetos de redução de custos, 
comunicação e campanhas de vendas; 
 
• Participação na elaboração do orçamento anual de vendas, objetivos e metas por linha de 
produtos e regiões; 
 
• Acompanhamento do desempenho dos representantes comerciais, criação de indicadores 
para avaliação dos mesmos, contratação e substituições quando necessário; 
 
• Estruturação de relatórios gerenciais para o efetivo acompanhamento dos resultados 
gerais das linhas de produtos; 
 
• Implantação de ferramentas de BI (Qlik View) e de pesquisa de obras, possibilitando 
maior agilidade na tomada de decisões e maior assertividade do potencial de mercado; 
 
• Elaboração de material informativo e de apoio sobre a linha de produtos da empresa, 
criando novos catálogos, um novo formato de comunicação com os clientes, parceiros e 
prospects, sempre buscando passar a grandeza da empresa a partir de seus produtos; 
 
• Criação, estruturação, implementação e manutenção do site da empresa; 
 
• Construção e manutenção de relacionamento sólido com clientes e fornecedores, 
buscando a fidelização dos mesmos; 
 
• Organização de eventos como palestras técnicas e comerciais, feiras e convenção anual 
de vendas; 

• Participação ativa no grupo PAEX (Parceiros para excelência da Fundação Dom Cabral) 
que busca a capacitação e profissionalização dos executivos; 
 
• Forte parceria com outras áreas afins, como Comercial, Industrial, Recursos Humanos e 
T.I. 
 
Observo que fui responsável pelo Marketing Corporativo da empresa, atendendo todo o Grupo Romagnole, assim como as unidades fabris (Transformadores, Ferragens Eletrotécnicas, Artefatos de Concreto) e a revenda de materiais elétricos ONIX Distribuidora de Materiais Elétricos Ltda.
Formação
MBA em Marketing
Instituto Paranaense de Ensino - Faculdades Maringá
abr 2011 - mar 2012
MBA em Marketing - Instituto Paranaense de Ensino - Faculdades Maringá.
Gestão Estratégica de Empresas
Instituto Paranaense de Ensino - Faculdades Maringá
mar 2010 - mar 2011
Pós Graduação - Gestão Estratégica de Empresas - Instituto Paranaense de Ensino - Faculdades Maringá.
Administração com bacharelado em Marketing
UNOPAR
jan 1997 - jan 2000
Graduação - Administração de Empresas com Bacharelado em Marketing - Unopar - Universidade Norte do Paraná
Idiomas
Inglês - Intermediário
Espanhol - Intermediário
Informações Adicionais
Cursos e Treinamentos
Liderança
Gestão 
Gerenciamento de Projetos
Marketing Digital