Gerente de marketing

Fáb*** ***** (XX anos)
Gerente de Marketing e Comunicação em ETALENT
Universidade Estácio de Sá
Rio de Janeiro,
Rio de Janeiro
Este candidato está disposto a se mudar
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Experiência
Gerente de Marketing e Comunicação
ETALENT
nov 2022 - dez 2023
A ETALENT é uma empresa com 36 anos. Pioneira no mercado de Gestão de Pessoas através do comportamento, possui uma moderna plataforma SaaS além de seus cursos e consultorias B2B.

Meu maior desafio era aquisição de novos leads. Implementei o funil em Y, possibilitando trabalho de Inbound e Outbound. Além das metas quantitativas, precisava manter o Branding, com o site, e-commerce e o blog bem posicionados nos mecanismos de buscas e engajada nas redes sociais. 

Liderei um time que chegou a ter 17 profissionais multidisciplinares, organizados nos seguintes funções: Criador de conteúdo, Copywriter, Designer, Videomaker, Social Media, Inbound Marketing, SEO, Tráfego Pago, CRM, SDR, LDR, BI & Dashboard, Outbound, Assessoria de imprensa e RP. 

Criamos o fluxo de automação no nosso CRM Hubspot e RD Station Marketing e assim, conseguimos alcançar os resultados dentro da meta estipulada. 

Participei da coordenação para participação de feiras e eventos corporativos. Nosso setor era diretamente ligado à diretoria de Growth, além de integrar squads multissetoriais com outras áreas para projetos especiais e planejamento estratégico com o CEO e outros gestores.
Gerente de Marketing e Produtos
IBBCA - Administradora de Benefícios
out 2021 - nov 2022
A IBBCA é uma empresa que comercializa planos de saúde B2C. Meu foco era conquistar novos leads e passar via CRM Bitrix24 diretamente para os corretores. Além disso construí toda narrativa de relacionamento da carteira de clientes mantendo-os informados sobre atualizações cadastrais, pendências e informativos via SMS, WhatsApp e E-mail marketing.

Uma conquista muito importante foi a construção dos canais omnichannel. Como resultado, conseguimos reduzir em mais de 50% o número de atendimento pelo teleatendimento, trazendo economia e reaproveitando o tempo dos profissionais para venda ativa de planos. 

Como houve uma mudança no posicionamento da marca, criei a atual identidade visual da empresa, mais moderna e falando com o público atual. A nova marca foi muito bem recebida pelo mercado.

Dentre outras funções: Coordenação de eventos institucionais • Interface com departamento de Vendas • Relacionamento entre setores • Desenvolvimento de novos produtos e benefícios com foco no cliente • Responsável pela criação da nova identidade visual, com desenvolvimento de marca, papelaria, website e peças diversas de Marketing • Endomarketing e Comunicação Interna junto ao RH • Criação de estratégias de Marketing Digital e Offline • Análise de resultado de campanhas • Aquisição de novos Leads • Comunicação e relacionamento com clientes • Influência entre Heads e Diretoria • Operação do envio de SMS e e-mail marketing
Gerente de projetos
Social Brain - Inbound Marketing
jun 2021 - set 2021
gência especializada em Inbound e Outbound. Possui certificações RD Station Partners e Google Partners. Todos os funcionários eram certificados e trabalhávamos com metodologia ágil. 

Por ser uma grande vantagem da minha personalidade, eu era a conexão entre nossos clientes e o time. Fazia o Kickoff com o cliente, alinhava todas as expectativas e coordenava as ações dos projetos. Essa posição trouxe mais velocidade no trabalho, além de possibilitar às sócias focar no desenvolvimento e crescimento da empresa. 

Responsável pelo handoff das tarefas com equipe, gerenciava as demandas do time interno com Sprint Planning Meeting semanais, acompanhamento das Dailys, avaliação de desempenho mensal.
Minha gestão trouxe mais assertividade nas ações e organização do fluxo de trabalho.

Um desafio grande e completamente novo pra mim, foi o desenvolver e implementar o CRM interno Pipefy. Uma plataforma muito potente e rica em automações que tinha sido recém contratada pela empresa mas a implementação não tinha saído do papel, concretizado por mim com sucesso. 

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Gestão dos projetos de inbound marketing da agência • Desenvolvimento da ferramenta de gestão Pipefy • Gestão de equipe • Campanhas de mídias no RD Station • Planejamento estratégico • Marketing de conteúdo • Saúde das contas RD Station • Acompanhamento de resultados • Sprint planning meeting • Kickoff com clientes • Handoff com equipe • Rollout • Mídia Programática • Atendimento ao cliente.
Consultor de marketing digital
Sebrae/RJ
set 2019 - fev 2021
Consultoria online com micro e pequenos empresários, visando contribuir com a retomada dos negócios multissetoriais de varejo tradicional por meio da inovação. 
Objetiva melhorar a presença nos mais variados canais de acordo com a estratégia de cada empresa, através de um plano de ação individualizado.
Sócio-fundador e Gestor
Atrevo Comunicação e Design
abr 2009 - abr 2021
Agência criada por mim e mais 2 amigos, me permitiu empreendedor por 12 anos. 

O negócio nasceu da possibilidade de expandir nosso conhecimento em designer e comunicação e resultou em uma grande ajuda a empresas de micro, pequeno e médio porte. 
Durante esse período, colaborei na formação de diversos profissionais que hoje estão no mercado de trabalho. Empreender em uma agência me permitiu um amplo conhecimento de diversos setores da economia. 

Funções e responsabilidades:

- Gerente de marketing, conteúdo e branding
Planejamento estratégico de marketing digital, gerenciamento de mídias sociais, marketing de conteúdo, coordenação de criação de conteúdo textual e imagético para redes sociais.

Desenvolvimento de branding, persona, público-alvo, arquétipos, tom de voz, análise SWOT, estratégia de diferenciação e segmentação, criação de Big Idea, 8Ps, criação de brand persona, análise de consumidor, players de mercado, cenário sociocultural, mapa de arena e posicionamento de marca.

- Gestor de tráfego
Planejamento de campanhas patrocinadas, Gerenciamento de verba, SEM, Analista de dados no Google Analytics e ferramentas de insights técnicos.
Criação de campanhas e anúncios nas plataformas: Google Ads, Facebook Ads, Instagram Ads e LinkedIn Ads.

- Programador front-end
Gestor do setor de desenvolvimento WEB e equipe de programação. 
Com expertise de 14 anos na área, domino as linguagens HTML5, CSS3, PHP, SEO, boas práticas de programação, contratação de serviços de hospedagens, desenvolvimento mobile e WordPress.

- Videomaker
Gestor do setor audiovisual atuando no desenvolvimento de storytelling, elaboração de pauta, produção executiva, direção, contratação de equipe, operação de câmeras, gravação, edição de vídeos e pós-produção.

- Designer Gráfico
Coordenação na criação de peças gráficas e virtuais, além de fechamento de arquivo para impressão.

- Gestor de equipe e sócio
Como gestor de equipe me sinto responsável pela evolução e capacitação dos colaboradores, sempre incentivando e cativando a manterem-se atualizados nas mais diversas práticas profissionais com cursos e atividades.

Ser sócio da Atrevo trouxe pluralidade onde, a todo momento, fui desafiado a me aprofundar nos mais diversos setores da economia, trazendo experiência em atendimento ao cliente, elaboração de propostas, solução de problemas e gestão conflitos com stakeholders.
Formação
MBA em Inteligência Competitiva e Inovação em Marketing
Universidade Estácio de Sá
jan 2022 - Atualmente
Pós-graduação Lato Sensu - MBA, Inteligência Competitiva e Inovação em Marketing

Atividades e grupos: Comunicação Institucional e E-Branding, Design Thinking, Economia Criativa e Empreendedorismo, Embalagem e Inovação de Produtos, Etnografia Neuromarketing e Experiência do Cliente, Didática do Ensino Superior, Inteligência Competitiva Redes e Alianças Estratégicas, Live Marketing, Marketing Estratégico Digital, Marketing Internacional e Novos Negócios.
Inteligência Competitiva e Inovação em Marketing nos prepara com competências organizacionais para tornar uma empresa mais competitiva no mercado. Foca em profissionais que ocupam cargos e funções que tenham impacto nas decisões das organizações.

A formação apresenta metodologias baseadas na excelência e na sustentabilidade para promover processos de mudanças nas empresas. O curso incentiva o desenvolvimento de expertises de inovação que agregam valor às estratégias organizacionais. Está alinhado com os objetivos da inteligência competitiva, em sua missão de apoiar a tomada de decisões estratégicas de uma organização. Isso inclui processos de inteligência de mercado e novas metodologias de análise de dados externos para prever os movimentos dos concorrentes.
Idiomas
Inglês - Técnico | Leitura e comunicação verbal
Informações Adicionais
Apresentação
Sou Gerente de Marketing e Comunicação. Trabalhei em empresas de B2B e B2C nos setores de Tecnologia, Recursos Humanos, Educação, Consultorias, Saúde, Engenharia, Gráficas e Agências. Tenho MBA em Inteligência Competitiva e Inovação em Marketing e 19 anos de carreira na área.

Liderei times que chegaram a ter 17 profissionais multidisciplinares, responsável pelas estratégias de aquisição de leads, conversão de funil de vendas, branding, conteúdo, SEO, tráfego pago, CRM, BI, inbound marketing, Outbound, assessoria de imprensa e comunicação. Também fiz parte de squads multissetoriais para projetos especiais e planejamento estratégico com o CEO e outros gestores.

Acredito que o sucesso dos meus times sempre estiveram diretamente relacionado a minha forma de gestão de pessoas e facilidade de interagir com outros setores da organização. Esse passa a ser um grande diferencial quando a instituição entende que o marketing é estratégico e fundamental para o crescimento da empresa.

Com o tempo, percebi que minha missão de vida é impulsionar pessoas através de suas características e particularidades.

Meu objetivo de carreira é me tornar um Diretor de Marketing de uma importante companhia, onde possa ser reconhecido como uma das referências de marketing no país.
Conhecimentos técnicos
Adobe: Photoshop, Premiere pro, Deamweaver, Illustrator, Audition, Lightroom e Bridge.

Microsoft Office: Word, Excel, Powerpoint e Outlook.

Corel Graphics suite: CorelDRAW, Corel Foto Painter.

Programação: Microsoft Visual Studio Code, Sublime Text, Brakets, FTP Filezilla.

Programas de áudio: Audacity, Cubase, Cakewalk Sonar, Pro Tools.

Informática: Windows 10 e TI (sim, eu sei instalar impressora).

CNH: Categoria AB
Cursos
Cursos #1
Estratégias de Marketing Digital
Instituição: M2BR

Cursos #2
Planejamento em comunicação Digital
Instituição: M2BR

Cursos #3
Growth Hacking, Metodologias Ágeis e Scrum
Instituição: Alura

Cursos #4
Imersão 8Ps do marketing
Instituição: Conrado Adolpho

Cursos #5
Empretec
Instituição: Sebrae

Cursos #6
Formação Front-end
Instituição: Caelum

Cursos #7
Web Design
Instituição: Senac-Rio

Cursos #8
LGPD
Instituição: Sentinela digital

Cursos #9
Gerenciamento de processos Pipefy
Instituição: Pipefy

Cursos #10
RD Station Marketing - Silver - P.A.R.
Instituição:RD University