Gerente de recursos humanos

Ale*** ***** (XX anos)
Gerente de Recursos Humanos em XL Sociedade de Advogados
Escola Paulista de Direito
São Paulo
Este candidato está disposto a se mudar
|
Experiência
Gerente de Recursos Humanos
XL Sociedade de Advogados
abr 2015 - jun 2020
	Criação e desenvolvimento da área de Recursos Humanos e seus subsistemas, com implantação de software de RH e adequações ao E-Social. Planejamento estratégico da área, em alinhamento à visão e objetivos do escritório, com enfoque na criação de uma cultura organizacional moderna e privilegiando a inovação.
	Desenvolvimento e geração de indicadores para o acompanhamento dos resultados em gestão de pessoas com análise de correlações e propostas de ação para o negócio.
	Atuação como consultoria em gestão de pessoas, orientando gestores e colaboradores em questões objetivas e no relacionamento humano, seja mediando conflitos, seja apresentando informações, orientações e esclarecimentos, implementando uma postura consultiva de RH às áreas internas, elevando a contribuição de Recursos Humanos para um modelo de Consultoria Interna.
	Redesenho da estrutura de RH, ajuste de “headcount”, criação, revisão e implementação de políticas de RH, além da otimização e informatização dos processos internos.
	Apoio e orientação aos gestores no gerenciamento de carreira, planejamento sucessório e remuneração de sua equipe de acordo com as ferramentas e diretrizes da empresa.
	Ser a presença da empresa perante os clientes internos e externos, assegurando a verificação de necessidades e oportunidades de negócios. 
	Melhorias constante dos processos de recursos humanos, realizando e acompanhando (operações e controles), com análise e avaliação das metodologias existentes, a fim de identificar melhorias nos processos que resultem em redução de despesas, agilidades das tarefas, melhorias de qualidade e principalmente que resultem em satisfação dos clientes internos e externos.
	Gerenciamento e execução das atividades diárias da área de RH, como folha de pagamento, admissões, demissões, férias, controle de jornada, encargos, E-Social, obrigações acessórias, administrando benefícios (VR, VA, SS, SO, PP, VT) assegurando a qualidade e os valores compatíveis para a empresa e empregados.
	Desenvolvimento de uma descrição de cargos para assegurar o conhecimento e registro das responsabilidades de cada papel. Elaboração de treinamentos de gestão e operacional para garantir o aprimoramento e aderência, utilizando a avaliação de desempenho para monitorar a performance das equipes. 
	Gerenciamento e execução dos processos de Recrutamento e Seleção visando a assegurar a qualidade dos profissionais contratados e sua aderência ao perfil buscado gerando maior assertividade em menores prazos.
	Gerenciamento das atividades de medicina e segurança do trabalho, garantindo boas condições de trabalho e atendimento as imposições legais.
	Condução dos processos de negociação junto as entidades sindicais e a correta interpretação, os seus impactos e as aplicações dos acordos e convenções sindicais.
	Atuação como representante da empresa perante os órgãos oficiais, como: MPT, Justiça Trabalhista, sindicatos e demais órgãos fiscalizadores.
	Acompanhamento da legislação trabalhista assegurando sua correta aplicação e entendimento pela empresa, visando contribuir para minimização do contencioso jurídico-trabalhista.
Gerente de Recursos Humanos
Fujitsu do Brasil
set 2004 - mar 2015
	Planejamento Estratégico de Recursos Humanos, em alinhamento à visão e objetivos da empresa, com a criação da área de Recursos Humanos e implantação do software de RH possibilitando uma maior agilidade e assertividade no fornecimento de informações estratégicas à Diretoria.
	Gerenciamento de novos projetos e ações ligadas diretamente aos grupos de trabalho, tais como comunicação interna, monitoramento do clima organizacional, desenvolvimento da cultura organizacional, com perfil inovador. 
	Elaboração e geração de indicadores para o acompanhamento dos resultados em gestão de pessoas com análise de correlações e propostas de ação para o negócio e ajustes, quando necessários.
	Atuação como consultor em gestão de pessoas, orientando gestores e colaboradores em questões objetivas e no relacionamento humano, seja mediando conflitos, apresentando informações, orientações e esclarecimentos, implementando uma postura consultiva de RH às áreas internas, elevando a contribuição de Recursos Humanos para um modelo de Consultoria Interna.
	Redesenho da estrutura organizacional, implementação e revisão das políticas de RH, além da otimização e informatização dos processos internos.
	Monitoramento, junto aos gestores, das métricas relacionadas ao clima, turnover, performance, equidade interna, dentre outros, contribuindo para definição de planos de ação focados em melhoria.
	Atuação consultiva aos executivos e as lideranças com participação nas definições estratégicas, assessorando o CEO e as Diretorias no planejamento, contratação, desenvolvimento e negociações com relações humanas. Apoio e orientação os gestores no gerenciamento da carreira, planejamento sucessório e remuneração de sua equipe de acordo com as ferramentas e diretrizes. Complementando com suporte as demais áreas da empresa em seus procedimentos, no que se refere a orientação e supervisão das pessoas.
	Atuação como presença da empresa perante os clientes internos e externos, assegurando a verificação de necessidades e oportunidades de melhoria dos negócios. 
	Melhorias constante dos processos, realizando e acompanhando as atividades de RH (operações e controles), com análise e avaliação das metodologias existentes, a fim de identificar melhorias nos processos que resultem em redução de despesas, agilidades das tarefas, melhorias de qualidade e principalmente que resultem em satisfação dos clientes. 
	Desenvolvimento de um ambiente harmonioso com todas as áreas, criando um canal confiável, ágil, claro e seguro de comunicação, visando antecipar e atender as necessidades da empresa e colaboradores.
	Gerenciamento e execução das atividades diárias da área de RH, como folha de pagamento, admissões, demissões, férias, controle de jornada, encargos, E-Social, obrigações acessórias, administrando benefícios (VR, VA, SS, SO, SV, PP, VR, fretado) assegurando a qualidade e os valores compatíveis para a empresa.
	Aplicação de uma descrição de cargos para assegurar o conhecimento e registro das responsabilidades de cada papel dentro da empresa. Desenvolvendo treinamentos de gestão e operacional para garantir o aprimoramento e sua aderência, utilizando a avaliação de desempenho para monitorar a performance das equipes. 
	Atuando como gestor “hands on”, contribuindo para o aprimoramento do desempenho dos colaboradores sob sua gestão, treinando as equipes, visando capacitá-los para execução de suas atividades, além de contribuir para a evolução da carreira profissional de cada colaborador dentro da estrutura de cargos da empresa.
	Gerenciamento e execução dos processos de Recrutamento e Seleção visando a assegurar a qualidade dos profissionais contratados e sua aderência ao perfil buscado com maior assertividade e no prazo adequado.
	Desenvolvimento de análises para uma definição de políticas de remuneração e benefícios assegurando o equilíbrio interno e a competitividade externa para retenção de talentos.
	Gerenciamento das atividades de medicina e segurança do trabalho, garantindo boas condições de trabalho e atendimento as imposições legais.
	Condução de processos de negociação laboral junto as entidades sindicais e a correta interpretação e aplicação dos acordos e convenções, com estudos de impacto e sua viabilidade.  
	Atuação como representante da empresa perante os órgãos oficiais, como: MPT, Justiça Trabalhista e demais órgãos fiscalizadores.
	Acompanhamento da legislação trabalhista assegurando sua correta aplicação e entendimento pela empresa, visando contribuir para minimização do contencioso jurídico-trabalhista.
Coordenador de RH
PricewaterhouseCoopers - PWC
mar 2002 - ago 2004
	Coordenação e execução das atividades diárias da área de RH, como folha de pagamento, admissões, demissões, férias, controle de jornada, encargos, obrigações acessórias, administrando benefícios (refeição, alimentação, saúde, odontológico, transporte) assegurando a qualidade e os valores compatíveis para os clientes.
	Gestão de equipe com perfil multidisciplinar e atendimento a clientes de diversos segmentos e perfis, com rotinas próprias e necessidades especificas, demandando destreza no controle das atividades e prazos, priorizando a qualidade e o cumprimento dos SLAs acordados.
	Suporte a estratégia do negócio por meio da liderança de Recursos Humanos, sempre influenciando e colaborando com as áreas de serviços para o desenvolvimento de pessoas;
	 Análise e adaptação das estratégias da empresa em contato permanente com os clientes, coordenando a operacionalização das demandas junto a equipe de Recursos Humanos;
	Garantido que na elaboração e estabelecimento de programas, políticas e procedimentos de RH, que as características da operação e dos diferentes perfis e segmento dos clientes sejam consideradas, com o intuito de aproximar as ações às realidades e necessidades dos clientes e equipe;
	Acompanhamento do planejamento estratégico da área de Recursos Humanos com o propósito de torná-lo aderente às estratégias da empresa e às necessidades das operações, propondo soluções para a área aos demais subsistemas de RH.
	Desenvolvendo e apresentando indicadores de RH aos clientes e a gerência, com o foco estratégico para dar suporte a tomadas de decisões aumentando a assertividade de seus impactos.
Coordenador de RH
Lógica Projetos Recursos Humanos
jan 1999 - jan 2002
	Análise e adaptação das estratégias da empresa em contato permanente com os clientes, coordenando a operacionalização das demandas junto a equipe de Recursos Humanos.
	Atuação em conjunto com a área comercial na formação de estratégias do negócio de Recursos Humanos, sempre influenciando e colaborando com as áreas de serviços para o desenvolvimento de novos negócios, inclusive terceirização.
	Coordenação e execução das atividades diárias da área de RH, como folha de pagamento, admissões, demissões, férias, controle de jornada, encargos, obrigações acessórias, administrando benefícios (refeição, alimentação, saúde, odontológico, transporte) assegurando a qualidade e os valores compatíveis para os clientes internos e externos.
	Controle das atividades de medicina e segurança do trabalho, garantindo boas condições de trabalho e atendimento as imposições normativas.
	Condução de processos de negociação laboral junto as entidades sindicais e a correta interpretação e aplicação dos acordos e convenções sindicais, com estudos de impacto e viabilidade.  Atuação como representante da empresa perante os órgãos oficiais como MPT, Justiça Trabalhista e demais órgãos fiscalizadores.
	Acompanhamento da legislação trabalhista assegurando sua correta aplicação e entendimento pela empresa, visando contribuir para minimização do contencioso jurídico-trabalhista.
Analista de Recursos Humanos Sênior
Hospital São Luiz Gonzaga
out 1994 - out 1998
	Elaboração da folha de pagamento com a integração dos lançamentos mensais, geração das guias de encargos fiscais. Cumprimento das obrigações acessórias mensais e anuais. Controle do cumprimento da jornada de trabalho (horas extras, ausências e escalas).
	Execução e acompanhamento da legislação trabalhista assegurando sua correta aplicação e entendimento pela empresa, visando contribuir para minimização do contencioso jurídico-trabalhista.
	Execução de rotinas de segurança e medicina do trabalho e o cumprimento das Normas Regulamentadoras. Aplicação de treinamentos e avaliações de suas efetividades.
	Controle e execução dos benefícios de vale transporte, refeição, alimentação, cesta básica, saúde e vida. Administração dos convênios e parcerias, controlando o programa de residência médica e de estágios.
Formação
Pós graduação em Direito Material e Processual do Trabalho
Escola Paulista de Direito
jan 2013 - dez 2014

          
          
Direito
Faculdades Metropolitanas Unidas
jan 2003 - dez 2007

          
          
Administração de Recursos Humanos
Centro Universitário Nove de Julho
jan 2001 - dez 2002

          
        
Idiomas
Inglês - Intermediário
Espanhol - Básico
Informações Adicionais
Resumo das experiências
Carreira desenvolvida em Recursos Humanos com mais de 20 anos de experiência, advogado com pós-graduação em Direito do Trabalho e Administração de Recursos Humanos. 
Forte atuação no planejamento estratégico da área, em alinhamento à visão e objetivos da organização, buscando o desenvolvimento de uma cultura organizacional efetiva e inovadora.
Perfil “hands on” e conhecedor de todos os subsistemas de RH como administração de pessoal, folha de pagamento, inclusive implantação de software de RH, E-Social, benefícios, recrutamento e seleção, treinamento e desenvolvimento, relações sindicais, segurança e medicina do trabalho e preventivo/contencioso trabalhista. 
Trabalho contínuo na evolução dos processos de recursos humanos, com análise e avaliação das metodologias existentes, a fim de identificar melhorias nos processos que resultem em redução de despesas, agilidades das tarefas, melhorias de qualidade e principalmente que resultem em satisfação dos clientes internos e externos.
Atuação como consultoria em gestão de pessoas, orientando gestores e colaboradores em questões objetivas e no relacionamento humano, mediando conflitos, seja apresentando informações, orientações e esclarecimentos, implementando uma postura consultiva de RH às áreas internas, elevando a contribuição de Recursos Humanos para um modelo de Consultoria Interna.