Diretor de gestão patrimonial e facilities

Erc*** ***** (XX anos)
DIREYOR TECNICO ADMINISTTRATIVO em IAMSPE INSTITUTO DE ASSISTÊNCIA MÉEDICA DO SERVIDOR PÚBLICO ESTADUAL
diversas
São Paulo,
São Paulo
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Experiência
DIREYOR TECNICO ADMINISTTRATIVO
IAMSPE INSTITUTO DE ASSISTÊNCIA MÉEDICA DO SERVIDOR PÚBLICO ESTADUAL
abr 2012 - abr 2019
CANDIDATO AO CARGO: DIRETOR  DE GESTÃO PATRIMONIAL E FACILITIES

Gerenciamento de Gestão Operacional, no IAMSPE – Instituto de Assistência Médica ao Servidor Público Estadual – Hospital do Servidor Público Estadual, com mais de 5.000 funcionários e mais de 1.650 terceirizados, me reportava à Superintendência e a Diretora  do Departamento de Administração,  tinha como responsabilidades  toda área Administrativa, Hospitalar, Facility, Gestão Patrimnial,  Manutenção Predial Geral, Engenharia Hospitalar, Engenharia Clinica, Projetos, e Gestão de mais de 315 contratos, diversificados, e apoio a Nutrição, a Infraestrutura, incluídos os terceirizados, comodatos, e os de licitações e compras, que  são regidos e norteados pelas Leis 8.666/93, 10.520/02, que serão substituídas pela nova Lei de Licitações No 4.253/20, 14.133/21, pelos órgãos, CADTERC, PGE, Tribunal de Contas, CGA - Corregedoria Geral da Administração do Estado de São Paulo, Regulamento Interno da Empresa.   Atuava nas diversas áreas, com visão de Auditoria, buscando sempre a aderência dos controles internos (compliance), nos processos dos fluxos das rotinas das áreas sob minha resposabilidade.
• Responsável por 18 (dezoito) CEAMAS – Centro de Assistência Médica Ambulatorial e 05 (cinco) Escritórios    
  Regionais existentes  em 23 Municípios no interior de São Paulo, Coordenando a Gestão  Operacional,
  Administrativa, RH/DP, Facility, Contratos, Convênios, Manutenção Geral, Controle de Fornecimento de     
  Materiais  etc,  estabelecendo a padronização dos fluxos de atendimento e rotinas internas, buscando a racionalização     
  para agilização  e melhorias dos trabalhos . 
Participação como:
• Membro do Comitê de Redução de Desperdícios de Custo do Estado de São Paulo junto a Secretaria de Governo,      
   indicado pela Superintendência/Diretoria  Geral, colocando a empresa como referência no Estado.
• Membro de estudo para Avaliação de 05 (cinco) Cadernos Técnicos que regulam os serviços terceirizados em São 
   Paulo, junto a Secretaria da Fazenda (CADTERC), tais como: Volume 07 – Limpeza Hospitalar, Volume 08 – 
   Alimentação Hospitalar (nutrição), Volume 10 – Hotelaria, Volume12 – Gases Medicinais, Volume 20 – Resíduos 
   Sólidos de Saúde – Membro de autoria do respectivo volume, principalmente na área de resíduos químicos; 
• Membro da Comissão de Perfuros Cortantes, Membro do Comitê de Licitações e Contratos, Vice-Presidente da 
   Comissão de Elaboração do PGRSS, Membro da CIPA, Membro do PCI – Programa de Combate a Incêndio; 
• Presidente do Grupo de Elaboração do Sistema de Controle Patrimonial da empresa;
• Membro do Grupo de Estudo na FSP/USP sobre RSS – Resíduos Sólidos de Saúde voltado à revisão da RDC 222/18 
   ANVISA, para contribuir com sugestão de alterações  para melhorias.

Responsável pela  Gestão de de 315 contratos, totalizando o montante de R$43.000.000,00/mês, 516.000.000,00/ano, e mais de 1.650 funcionários terceirizados.

Gestão do Centro de Controle de Correspondência e Mensageria, tendo que gerir as equipes de serviços internos; como ciruclação interna de correspondências, realização de pagamentos de  obrigações da empresa;

Gestão de ocupação de espaços da empresa, possibilitando um lay out mais eficiente possibilitrando mais conforto, bem estar e cuidados com as pessoas com base na NR-9 (PPRA), NR-7 (PCMSO), NR-5 (CIPA),  e outras;

Coordenação, como especialista, da Gestão de Resíduos edm Geral, em obediência a RDC 222/2018;
Gestão de Higienização e Limpeza (540 funcionários)  de área de 138.000m²;
Gestão de 03 Auditorios, 800, 450 e 100 lugares para realização de eventos gerais;

Gestão de 04 Sala de reuniões grandes, 05 salas grandes para Aulas de Residência Médica (400 alunos), 01 Sala para Pós Graduação (100 alunos), 01 Sala de Mestrado (50 alunos), 01 Sala de Doutorado (20 alunos) e 03 Salas Grandes para treinamento internbo de funcionários.

Gestão de  Fundos de Caixa (PP -  pronto pagamentos), 01 da Engenharia Hospitalar (R$18.000,00), 01 da Engenharia Clinica (18.000,00) e 01 da Coordenação de Facility (12.000,00);

Realização de estudo, com base em decreto do governo do estado, para a redução de 10% em todos os contratos existente na empresa, e ao final do complexo estudo obtendo como resultado, a redução de 15% no total dos contratos no importe de mais de R$4.000.000,00 mensais,  rescindindo contratos inoperantes, deficitários, contratos,  desnecessários, super dimensionados e sub dimensionados. 

Promoção e análise do consumo de café, açúcar, copos descartáveis, guardanapos  sendo constatado uma situação absurda de gastos: 
O consumo girava em torno de 1.840 kg/mês (uma tonelada e oitocentos e quarenta kg) de Café em Pó, para 1.943 usuários, (média de quase 1 kg de café por pessoa). Após levantamento e análise geral foi efetuado uma redução de 1.306 kg/mês de Café Pó (71%), no caso do açúcar o consumo de 740 kg/mês, e uma redução de 400kg/mês (118%), e também um consumo de 12.500uds/dia de copos descartáveis para café houve  uma redução de 8.000 uds/dia (64%). 

Realização de estudo da Gestão de Resíduos Químicos gerados no complexo hospitalar para substituir o SISTEMA ÚMIDO de Processamento de Análises Laboratoriais, que gerava um alto volume de resíduos químicos, diário, descartados no sistema de esgoto do estado agredindo o meio ambiente, pelo SISTEMA SECO, que não gera resíduos, mais econômico e pioneiro no Brasil, gerando uma economia de R$264.000,00 por mês e R$3.168.000,00 por ano, mas não foi implantado.
 
Implementação do aparelhamento dos abrigos temporários de Resíduos gerados no Complexo Hospitalar, em todos os andares e áreas do Hospital instalando conteiners por cor para cada tipo de resíduos, conforme legislação, para os mesmos serem ali depositados. Foi instalado, na parte externa do Complexo Hospitalar, 02 (duas) compactadoras de 17m cúbicos cada, para o descarte dos 32 metros cúbicos de resíduos comuns gerados por dia, que eram coletados nos abrigos temporário, nos andares, e descartado nos referidos equipamentos, bem como o aparelhamento dos abrigos externos para resíduos infectantes no total de 40 contêiners de 1.000 litros por dia e de resíduos químicos que eram envasados em bombonas e recipientes de vidros próprios para cada tipo de resíduo químico gerado.




HISTÓRICO PROFISSIONAL

2012  a  2019	IAMSPE/Hospital do Servidor Público Estadual – Diretor Técnico e Apoio Administrativo

2006  a  2011	SACHO AUDITORES INDEPENDENTE - Auditor Sênior

2002  a  2005	ARTESP - Consultor Técnico

1995  a  2002	BADRA S/A  E	MBJ PROJETOS E OBRAS LTDA  - Gerente Adm. e  RH -  Gerente Administrativo
	
1976   a  1992		TERRAFOTO S/A  - Gerente Administrativo

FORMAÇÃO
FMU - Graduação em Ciências Contábeis – (CRC 112.137/SP)      - 1976/1979                                                                                                                                                            FMU - Graduação em Ciências Administrativas – 1976/1980
AUDITOR SENIOR
SACHO AUDITORES INDEPENDENTES
dez 2006 - fev 2011
Desenvolvimento, atualização e criação de  programas de teste de auditoria de Controles Internos e normatização nas áreas citadas.
Participação no planejamento inicial e na elaboração do programa de trabalho de campo de auditoria; Participação na elaboração de draft dos apontamentos constantes do relatório;
Realização de trabalhos de follow up dos pontos apontados no relatório;
Atuação como Auditor Senior  nas áreas de Controles Internos em Gestão nas áreas citadas,  como especialista, executando a avaliação da eficiência dos controles internos, sejam eles manuais ou automatizados,  analisando e avaliando os  riscos regulamentares, financeiros e operacionais, com base nos programas de testes,  e implantação de metodologia de Auditoria Interna e Externa com foco em riscos e eficiência operacional,  mapeamento  de processos e implementação de  melhorias, bem como relacionar, após os exames,  os pontos anotados no curso dos trabalhos e que  sejam entendidos conveniente destacar, com as recomendações como melhores práticas administrativas e  embasamentos legais, conforme o caso, sobre controles internos, riscos gerais,  procedimentos contábeis em geral ou sobre outras situações, para informação e providências julgadas necessárias e emissão de relatório consubstanciado e parecer conclusivo, nas  empresas:
HOSPITAL DAS CLINICAS – FUNDAÇÃO DATAPREV (RJ) – HOSPITAL FUNDAÇÃO ZERBINI – ALLERGAN – FURP (GUARU)- FDE – CREMESP – CONDOMÍNIO FAZENDA DUAS MARIAS (JAGUARIÚNA) - CONSÓRCIO PRIMO ROSSI (UBERLÂNDIA)– SESI – FAESP – SENAR - GRUPO ALIPERTI – PRODESAN(SANTOS) – CABESP – AKRON - EMDURB (BAURÚ)–  ETCD (DIADEMA)– CMTO – CLUBE JUVENTUS – ANHEMBI – HOSPITAL PSIQUIÁTRICO SANTA MÔNICA - SINDICATOS RURAIS PATRONAIS E SINDICATO RURAIS DOS TRABALHADORES – CONDOMÍNIO CHATEAU PETRUS - SÃO PAULO TURISMO (AUTÓDROMO DE INTERLAGOS E FÓRMULA 1) – AFABESP – MEMORIAL AMÉRICA LATINA – CECRED (BLUMENAU)- COHAB (SANTOS) – PRODESAVI (SANTOS)  - HOSPITAL MUNICIPAL DE JAGUARIÚNA – TV CULTURA – PRODAN (TABOÃO DA SERRA).

Experiência na analise junto com o superior imediato a consistência dos problemas detectados em conjunto com a área auditada objetivando um consenso quanto à procedência dos problemas apontados por meio de análise e discussão interativa com a área auditada.
Vivência no monitoramento, quando solicitado, às auditorias realizadas pelos auditores juniores e assistentes da companhia, objetivando apoiá-los no encerramento dos trabalhos, elaboração de relatórios, planilhas e acompanhamentos, bem como desenvolvê-los no andamento de suas atividades.
Experiência na apresentação e validação dos  resultados das auditorias com as áreas auditadas.
Contribuição com o processo de auditoria externa objetivando identificar redundâncias e duplicidade de trabalhos de auditoria, por meio de integração e colaboração com a equipe de auditores externos.

Desenvolvi e ministro  cursos para treinamento de Auditores Interno e Externo, Gerentes, Supervisores em Controles Internos na Gestão de Recursos Humanos, Departamento Pessoal,  Licitações, Compras, Contratos, Imobilizado, Estoque, Inventário.

Participação em Feiras, Congressos, Fóruns, Seminários e Cursos, voltados a área Hospitalar, Auditoria e outras em geral.

Participação em  diversos cursos internos e externos, IBRACON, CRC, E OUTROS nas áreas de Auditoria de Contratos, Licitações, Controle de Estoque, Inventário, Recursos Humanos, Depto. Pessoal, Patrimônio, Informática e outros.
GERENTE ADMINISTRATIVO E RECURSOS HUMQNOS
BADRA S.A.
jul 1995 - nov 2001
Durante 6 Anos no Grupo BADRA (Formada pelas empresas Badra S/A e MBJ Projetos e Obras Ltda): Na BADRA S/A, como Gerente Administrativo e Recurso Humanos/DP e MBJ Projetos e Obras Ltda, como Gerente Administrativo tinha como responsabilidades a Gestão Administrativa, Facility e Recursos Humanos/Depto. Pessoal, a Auditoria Interna no seu relatório citou que os procedimentos administrativos e Controles Internos estão em excelente3s conformidades e de acordo com as legislações vigentes e que deverão ser adotadas como modelo às demais áreas da empresa.
GERENTRE ADMINISTRATIVO
MBJ PROJETOS E OBRAS LTDA
jul 1995 - nov 2001
Durante 6 Anos no Grupo BADRA (Formada pelas empresas Badra S/A e MBJ Projetos e Obras Ltda): Na BADRA S/A, como Gerente Administrativo e Recurso Humanos/DP e MBJ Projetos e Obras Ltda, como Gerente Administrativo tinha como responsabilidades a Gestão Administrativa, Facility e Recursos Humanos/Depto. Pessoal, a Auditoria Interna no seu relatório citou que os procedimentos administrativos e Controles Internos estão em excelente3s conformidades e de acordo com as legislações vigentes e que deverão ser adotadas como modelo às demais áreas da empresa.
GERENTE ADMINISTRATIVO
TERRAFOTO S.A. ATIVIDADES DE AEROLEVANTAMENTOS
Atuacão durante 15 anos na TERRAFOTO S/A Atividades de Aerolevantamentos como Gerente Administrativo e Recursos Humanos, e tinha como responsabilidade a Gestão Administrativa (Licitações e Compras – Contratos - RH – DP - Controle de Estoque – Inventário – Gestão de Frota (300 veículos) – Gestão da Aviação e Manutenção (05 aeronaves) - Manutenção Predial - Manutenção e Controle de Veículos - Facility (Serviços Gerais - Restaurante Interno – Gráfica – Limpeza – Portaria e Segurança – Telefonia) e Normativos Internos.…
Formação
diversos cursos
diversas
DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL

	CURSOS

Curso de SAP Funcional R/3 Foundations – FI, CO, MM, PP e SD  -  STRAINING/SAP - 2020;
Curso de Extensão em Gestão Orçamentária – TREVISAN – 2020;
Curso de Extensão em Compliance, Ética Corporativa e Prevenção e Fraude – TREVISAN - 2020;
Curso de Extensão em DATE Analytics – TREVISAN – 2020;
Curso de Matemática Financeira – FGV – 2020;
Curso de Gestão em Recursos Humanos – FGV – 2020;
Curso de Gestões de Operações – INSPER  - 2020;
Curso sobre Terceirização na Reforma Trabalhista e os Impactos na Recente Decisão do STF – OLIVEIRA NEVES ADVOGACIA – 2019;
Curso de Gestão de Contratos – CEDEP  2017;
Curso de Licitações , Compras e Contras – CEDEDP - 2018
Curso de Preparação de Projetos, para Editais e Gestão de Contratos – CEDEP 2014;
Curso de Fundamentos de Compras – ABAM;
Curso  Como Escrever para Diversas Mídias – CEDEP – 2016;
Curso  Licitações Verdes – IBGESP – 2012;
Curso de Auditoria na Terceirização – PORTAL DE AUDITORIA – 2017;
Curso de Word – Excel – Powerpoint  Básico – Intermediário I  e II – CEDEP – 2018;
Cursao de LibreOffice – WRITER – CALC. - IMPRESS – BÁS.  INTERM. – CEDEP – 2018.

	CONGRESSOS – SEMINÁRIOS – FÓRUNS - FEIRAS 

 Seminário Hotelaria Hospitalar -  Como Reduzir Custos, Melhorar os Processos e Otimizar a Gestão de Leitos – BUSINESS CLUB HEALTHCARE – HOSPITAL SÃO CRISTOVÃO – 2016;
Seminário o Lixo Gerando Oportunidades – TRIBUNAL DE CONTAS DE SÃO PAULO 2019;
Seminário Sustentabilidade  Hospitalar – NEWELL RUBERMAID – 2015;
Seminário Enga. Clínica –  HOSP. EDMUNDO VASCONCELOS TECSAÚDE – 2015 - 2017 e 2018;
Seminário Gestão de Resíduos com Otimização de Recursos – R M M  DO BRASIL - 2015 – 02016;
Seminário Gestão de Resíduos com Otimização de Recursos – R M M  DO BRASIL - 2014 ;
Visita Técnica e Palestra às Instalações da UTR – Entendendo os R S S -  UTR – 2015;
Seminário Hospitais Saudáveis – CENTRO CONVENCÕES REBOLÇAS – 2019;
Seminário Hospitais Saudáveis – HOSPITAL SÍRIO LIBANÊS – 2015;
Seminário Hospitais Saudáveis – HOSPITAL SÍRIO LIBANÊS – 2014;
Congresso Nacional  Hotelaria Hospitalar  – ICESP – 2014;
Ciclo de Palestra sobre Resíduos – INSTITUTO BIOLÓGICO DE SP – 2014;
Seminário sobre Normas de Auditoria – CRC/IBRACOM/SP – 2018;

	PARTICIPAÇÕES

Participação como  Membro de Co-Autoria do Volume 20 - Resíduos Sólidos de Saude junto ao CADTERC NA SECRETÁRIA DA FAZENDA – 2016;
Palestra Pacto Global das Nações Unidas  –  Gestão Ambiental Mundial  – SAP/GLOBAL COMPACT REDE BRASIL  – 2020;
Instrutor de Treinamento  de Auditoria, para Gerentes,  Auditores e Supervisores nas Áreas de Recursos Humanos, Licitações e Compras, Imobilizado, Inventário, Estoque, Fraude;
Mesa Redonda, Relações Sindicais, Justiça do Trabalho – DIVERSAS;
Jornal Interno  - TERRAFOTO – COLUNISTA;
Participação em Reuniões de Diretoria como Representante dos Funcionários – TERRAFOTO;
Membro do Grupo de Treinamento e Desenvolvimento Gerencial – TERRAFOTO;  
Membro de Grupo de Contratação de Obras, Serviços e Compras/Licitação -  TERRAFOTO;
 Membro do Comitê de Redução de Desperdícios de Custo do Estado de São Paulo indicado pela Superintendência/Diretoria  Geral HSPE – SECRETARIA DE GOVERNO  2012/2019;
Membro do Comitê de estudo para Avaliação de 05 (cinco) Cadernos Técnicos ,que regulam os serviços terceirizados em São Paulo, junto a Secretaria da Fazenda (CADTERC), tais como: Volume 07 – Limpeza Hospitalar, Volume 08 – Alimentação Hospitalar (nutrição), Volume 10 – Hotelaria, Volume12 – Gases Medicinais, Volume 20 – Resíduos Sólidos de Saúde – Membro de autoria do respectivo volume, principalmente na área de resíduos químicos HSPE – CADTERC 2013/2019; 
Membro da Comissão de Perfuros Cortantes - HSPE;
 Membro do Comitê de Licitações e Contratos - HSPE;
 Vice-Presidente da Comissão de Elaboração do PGRSS - HSPE;
 Membro da CIPA indicado pelo empregador 2012/2019 - HSPE;
Membro do PCI – Programa de Combate a Incêndio 2014/2019 - HSPE; 
Presidente do Grupo de Elaboração do Sistema de Controle Patrimonial da empresa - HSPE;
Membro do Grupo de Estudo na FSP/USP sobre RSS – Resíduos Sólidos de Saúde voltado à revisão da RDC 222/18 (ANVISA), para contribuir com sugestão de alterações  para melhorias. - USP/2019 EM ANDAMENTO

	PROJETOS  DESENVOLVIDOS

Autor do Projeto de Lei  6.516/09  - “EQUIVALÊNCIA ESCOLAR DO ENSINO MÉDIO COM O ENSINO TÉCNICO PROFISSIONALIZANTE” 
Autor do Livro de AUDITORIA DE CONTROLES INTERNOS EM  RH – COMPRAS – LICITAÇÕES - INVENTRÁRIO – ESTOQUE E PATRIMÔNIO 
Projeto Diretor, Diagnóstico e Plano de Ação – MEMBRO DO GRUPO DE AUTORIA – TERRAFOTO
Programa de Integração de Novos Funcionários– AUTOR  e   PALESTRANTE    - TERRAFOTO
Administração de Recursos Humanos – AUTOR  e  PALESTRANTE – Colégio Técnico Salete
Programa de Capitação de Novas Idéias -  “SUGIRA  JÁ”  -  AUTOR   e   PALESTRANTE – TERRAFOTO
Fundador e Presidente da Associação Desportista  e  Classista dos Funcionários da TERRAFOTO
Autor do Projeto  do Sistema Seco pelo Sistema Úmido de Processamento de Análises Laboratoriais no LABORATÓRIO DO HSPE – 2018.
Autor do Projeto de Aparelhamento dos abrigo de resíduos temporários com contêiners – HSPE - 2016
Idiomas
INGLÊS - TERMINANDO O BÁSICO E INCIANDO O INTERMEDIÁRIO