Gerente de qualidade

Vic*** ***** (XX anos)
Gerente de Qualidade, Assistência Técnica, Serviços em COMET DO BRASIL
FIA- Fundação Instituto de Administração
São Paulo,
São Paulo
Este candidato está disposto a se mudar
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Experiência
Gerente de Qualidade, Assistência Técnica, Serviços
COMET DO BRASIL
ago 2023 - ago 2022
Multinacional italiana detentora das marcas Lemasa e Lavorwash, fabricantes de bombas de hidrojateamento, lavadoras de piso, aspiradores de pó e serviços, com faturamento anual de R$ 130 milhões e 750 colaboradores
Principais clientes: Raizen, Suzano, Gerdau, Vale, San Martinho, Market Places e prestadores de serviços
	Responsável corporativo (Lemasa, Lavor e Filiais) no Brasil, pelas áreas de Qualidade, Assistência Técnica e Serviços, Melhoria Contínua e Métricas Operacionais, administrando um budget anual de R$ 12 milhões (Serviços) e 30 colaboradores;
	Reestruturei o sistema de Gestão de Qualidade, implementação do processo de avaliação dos fornecedores, gestão do comitê da qualidade e garantia, estabelecendo os objetivos anuais, métodos para avaliação de progresso, reporte para a alta direção e revisão mensal de resultados; 
	Gerenciei os planos de ação para melhoria dos produtos, processos e da satisfação dos clientes;
	Atuei na manutenção na certificação ISO 9001 e INMETRO dos produtos nacionais e importados;
	Criei e coordenei o programa de sugestões apresentadas pelos colaboradores.
Resultados obtidos
▪	30% de redução de não conformidades geradas por fornecedores;
▪	36% de redução de garantias/ reclamações de clientes estratégicos e economia de R$ 65.000,00 ano;
▪	Maior agilidade no envio de cotações de serviços de manutenção aos clientes de até 20 para 3 dias;
▪	25% de aumento na taxa de conversão de orçamentos para pedidos.

Consultor de Qualidade e Processos
OMNIBEES SOLUÇÕES TECNOLÓGICAS
set 2020 - abr 2022
	Implantei as áreas de Qualidade, Processos e Experiência do Cliente e Indicadores, aplicando avaliação de desempenho, feedbacks e melhoria na satisfação dos clientes, administrando budget anual de R$ 500 mil e 6 colaboradores;
	Mapeie melhorei os processos e a criação de novos procedimentos, instruções operacionais, Scripts (Speeches), gestão das monitorias e feedbacks e planos de ação e atendimento aos SLAs;
	Implantei a pesquisa de satisfação dos clientes e melhoria das etapas da jornada do cliente;
	Estruturei e otimizei os processos visando a retenção de clientes;
	Responsável pela gestão das auditorias e certificações IS0 9001.
Resultados obtidos
▪	Aumento no nível de atendimento aos SLAs de 50% para acima de 85%;
▪	Aumento de 5,5 para 8,5 a 10 na nota de satisfação dos clientes no Reclame Aqui;
▪	30% de aumento na taxa de retenção de clientes.
Gerente de Qualidade, Melhoria Contínua, Processos
Schutz Vasitex Ind. de Embalagens Ltda
out 2018 - out 2019
Multinacional alemã, líder no mercado de embalagens para indústrias químicas, alimentos, farmacêuticas etc., com faturamento anual de R$ 200 milhões e 500 colaboradores
Principais clientes: Basf, Dow, Givaldan, Ajinomoto, FEMSA, Solenis, Buckman, Henkel.

	Reestruturação e gestão corporativa (2 plantas, produtos novos e higienização) das áreas de Qualidade, Segurança e Meio Ambiente, focando na melhoria do SGI, auditorias internas e certificações ISO 9001, 14001, 45001 e FSSC 22000, administrando budget anual de R$ 1,5 milhões e 16 colaboradores;
	Gerenciei os ensaios, certificação e auditoria de produtos junto ao INMETRO e Marinha; 
	Implantei o comitê de voz do cliente, envolvendo todas as áreas chave da empresa, alavancando a melhoria dos processos, interações e colaboração entre as áreas e o foco efetivo no cliente; 
	Implementei um Poka Yoke que reduziu drasticamente as falhas de detecção de defeitos na linha;
	Coordenei a definição de ações estruturadas para melhoria da qualidade dos produtos, serviços e do nível de relacionamento e satisfação dos clientes;
	Implementei o 5S nas 2 fábricas e nas áreas administrativas e suporte.
Resultados obtidos
▪	35% de redução das não conformidades internas;
▪	30% de redução nas reclamações de clientes relacionadas a produtos / serviços;
▪	Aumento de 77% para 93% na satisfação dos clientes referente à qualidade e assistência técnica.


Gerente de Qualidade, Melhoria Contínua, Processos
Schneider Electric Ltda
out 1995 - out 2017
Multinacional francesa do segmento de automação, eficiência energética, produtos, serviços e soluções, com faturamento anual de R$ 550 milhões e 3.000 colaboradores
Principais clientes: Cummins, GM, Vale, Petrobrás, Reduc, Andra, Leroy Merlin, Bradesco, Microsoft.
Gerente de Qualidade, Melhoria Contínua e Experiência do Cliente (Jun / 2010 a Out/ 2017
Coordenador de Qualidade e Projetos Nov / 2006 a Mai / 2010
Supervisor de PCP e Métodos e Processos  Fev / 2003 a Out/ 2006
Supervisor de Produção e Montagem Jun / 1997 a Jan/ 2003
Inspetor de Qualidade e Metrologia Mai / 1995 a Mai/ 1997 

	Gerenciava as áreas de Qualidade, Métodos e Processos, Melhoria Contínua e Experiência do Cliente e Manufatura Gestão em projetos estratégicos, contribuindo para o aumento do nível de serviço nas entregas, do índice de satisfação dos clientes e NPS (Net Promoter Score) e redução das reclamações de clientes, liderando 8 colaboradores;
	Realizava as auditorias internas e gerenciava o processo de certificações ISO 9001, 14001, 45001;
	Responsável pelo SGI, auditorias e certificações e projetos Lean Six Sigma, procedimentos e instruções operacionais, análise e gestão de riscos e oportunidades; 
	Gerenciava os KPIs da qualidade e experiência do cliente, com reporte local, Latam e França;
	Coordenava a realização dos ensaios e a manutenção das certificações INMETRO dos produtos;
	Implementei novas linhas de produção e montagem de dispositivos elétricos, definição das equipes, estações de trabalho, layout, setup, formação e gestão de estoques de lançamento;
	Ministrei treinamentos na cultura Lean e foco no cliente, para colaboradores;
	Atuei como um dos líderes na implementação do Lean Manufacturing.
Resultados obtidos
▪	R$ 2 milhões economia, em 3 anos, pela implantação do Lean Manufacturing;
▪	35% de redução das reclamações de clientes;
▪	25% de aumento no NPS - Net Promoter Score;
▪	Aumento de 75% para 96%, no nível de serviço de entrega aos clientes;
▪	35% de redução nas perdas de embalagens filmes flow pack e economia de R$ 45.000,00 ano.


Formação
MBA Gestão de Négócios
FIA- Fundação Instituto de Administração
ago 2013 - jun 2015

          
          
Bacharel Administração de Empresas
Unisa- Universidade de Santo Amaro
ago 2000 - jun 2004

          
        
Idiomas
Inglês - Fluente
Espanhol - avançando
Informações Adicionais
Resumo Profissional
20 anos de experiência em gestão de Qualidade, Processos, Melhoria Contínua e Excelência Operacional em empresas nacionais e multinacionais de diferentes segmentos de produtos, serviços e soluções;
Ampla experiência em planejamento estratégico, gestão da qualidade, gestão de equipe, mapeamento melhoria e otimização de processos, gestão e melhoria da experiência do cliente, desenvolvimento, gestão e monitoramento de fornecedores, treinamento e desenvolvimento de equipes, gestão de programas de excelência operacional, indicadores, assistência técnica e serviços, gestão de KPIs e planos de ação e ciclos de melhoria contínua com foco em resultados em qualidade, produtividade e satisfação dos clientes
Liderança em projetos corporativos de alta complexidade, Lean Six Sigma e equipes multifuncionais;
Focado no treinamento e desenvolvimento das equipes, resolução de problemas, resultados de ganhos de qualidade e produtividade e aumento da satisfação e fidelização de clientes.