Gerente nacional de vendas

Ric*** ***** (XX anos)
Consultor Executivo Sr. de Expansão/Franquias em ARR COMÉRCIO DE PRODUTOS ÓPTICOS (GRANDVISION By Fototica)
Digital House
Campinas,
São Paulo
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Experiência
Consultor Executivo Sr. de Expansão/Franquias
ARR COMÉRCIO DE PRODUTOS ÓPTICOS (GRANDVISION By Fototica)
jun 2017 - Atualmente
	Responsável pela análise do negócio, análise do DRE, estruturação do Plano de Negócios, análise da COF, escolha do Ponto de Vendas, Negociação, Condução e Execução do Projeto.
	Contratação e preparação do time.
	Implantação e start up do negócio, bem como condução da Gestão Operacional. 
	Responsável por todas as ações de Back Office: RH, Financeiro, Operações, Marketing, Pessoal, TI e Suprimentos.
	Participação no Conselho dos Franqueados.
Diretor de Vendas e de Expansão/Franquias
GRANDVISION BY FOTOTICA
out 2014 - abr 2017
	Atuação no maior grupo de varejo óptico global, com 120 lojas no Brasil.
	Responsável pela Gestão de Expansão e Franquias.
	Colaboração na elaboração, implantação e implementação de projeto de Franquias, em diferentes áreas.
	Análise dos Fluxos de Implantação.
	Gestão de todas as implantações/Funil de entregas e aberturas.
	Gestão dos “leads”/Funil de Oportunidades.
	Validação dos Projetos de Lojas/Inovações/Atualizações.
	Avaliação dos padrões físicos, operacionais, técnicos, táticos e de gestão/resultados.
	Divulgação e apresentação do Projeto de Franquias em programas de televisão, Feiras, Eventos Nacionais e Internacionais, bem como participação nos eventos e estratégias LATAM do Grupo.
	Seleção e negociação com candidatos e gestores de shopping, análise e escolha de pontos de vendas. 
	Foco no desenvolvimento da Gerência Regional, Gerência de Loja e seus times, bem como na integração dessas equipes, distribuídas em diferentes Estados, à estrutura central da empresa.
	Gestão pautada em indicadores e processos, com ações específicas sobre o P&L de cada loja.
	Entendimento e depuração de cada KPI, na busca de eficiência e melhorias.
	Gestão do time de Manutenção das Lojas, participação na organização de projeto de S&OP, planejamento e “Supply”.
Gerente Nacional de Vendas
BRASEQ – BRASILEIRA DE EQUIPAMENTOS
out 2012 - out 2014
	Responsável pela reorganização e reestruturação do Departamento Comercial, bem como pelo direcionamento, preparação e instrução do time.
	Planejamento, execução e detalhamento do processo de follow up com os diversos decisores envolvidos das áreas de Pesquisa, Controle de Qualidade, Finanças e Compras.
Gerente Comercial/Operações
GRUPO COTEMINAS (MMARTAN)
out 2011 - mai 2012
	Reporte à Diretora Presidente, com equipe total de cerca de 500 pessoas, incluindo 25 diretos (2 Gerentes Nacionais de Vendas, 8 Gerentes Regionais, 1 Gerente de E-commerce/televendas e 1 Gerente do SAC, entre outros). 
	Gestão de 46 lojas próprias e 120 franquias em todo o Brasil.
	Responsável pelo planejamento, execução e acompanhamento de vendas, bem como atendimento aos franqueados. Segmento de Cama / Mesa e Banho e o retorno ao universo têxtil em todos os seus detalhes.
Gerente Comercial
LUXOTTICA (TECNOL)
abr 2001 - set 2011
	Atuação em diferentes empresas do Grupo, com participação ativa na construção da rede de Óticas Íris, chegando a 90 lojas próprias em um projeto arrojado com inaugurações de até 3 lojas por semana. 
	Expansão e implantação das lojas, incluindo prospecção, escolha e negociação dos pontos, montagem, seleção de equipes, estabelecendo o modelo de negócios, treinamento e gestão de vendas. 
	Key Account e gestão do time comercial, com 04 Regionais.
	Gestão B2B, com Times de Representantes de Vendas e abrangência Nacional.
	Gestão de Grifes e Desenvolvimento de Produtos, com participação ativa junto à área de produtos. 
	Atuação no Comitê de Produtos para definição das coleções, design e acabamentos.
	Acompanhamento da produção das campanhas publicitárias e desenvolvimento de materiais de PDV.
	Treinamento e preparação do time e, em paralelo, o trabalho de expansão da empresa junto ao mercado e estabelecendo parcerias.
	Recuperação de equipes em dificuldades.
	Gestão de Feiras e Eventos.
Gerente Comercial e de Compra de Produtos
A ESPECIALISTA
jun 1995 - abr 2001
	Gestão de Rede, com 12 lojas, equipe de 40 pessoas e reporte ao CEO. 
	Cluster “A”, trabalhando diretamente com diferentes e especiais linhas de produtos de luxo.
	Responsável pelas compras nacionais e internacionais.
	Elaboração e participação de Feiras e Eventos.
	Responsável pela contratação, preparação e treinamento do time.
Gerente de Exportação
São Paulo Alpargatas S/A - Spasa Trading
set 1987 - set 1991
. Escola Profissional espetacular. 
. Oportunidade de aprender todo o processo produtivo, da entrada do fardo / seleção da fibra do algodão, fiação, tecelagem, coloração, lavagens, confecção e inspeção.
. Responsável pela área de camisas inicialmente com acompanhamento direto na produção em fábrica na unidade de Natal/RN. . . 
. Desenvolvimento / aviamentos / estilo / fornecedores, ...
. Posteriormente responsável por toda a coleção Moda Pierre Balmain, para exportação para os EUA.
. Vivência em Tecelagem, Malharia e Confecção.
Formação
Digital
Digital House
fev 2019 - mai 2019
Aprofundamento no universo Digital em um programa amplo para executivos.
Gestão Comercial
FGV
mar 2008 - nov 2010
Pós Graduação em Gestão de Negócios com o Coeficiente de Rendimento de 9,02.
Ciências Econômicas
FAAP
mar 1983 - mar 1987
Nível Graduação.
Idiomas
Inglês - Avançado
Espanhol - Intermediário
Informações Adicionais
Cursos voltados à Inovação
	Service Design Sprint & Lean Service - Garage Criativa | Design Sprint 2.0 - Garage Criativa | Service Design - Garage Criativa | Scrum Master - Garage Criativa | Gestão de Relacionamento com a Rede - Cherto ATCO.