Gerente nacional de vendas

Nun*** ***** (XX anos)
Gerente Nacional de Vendas em Bralímpia
ESPM - Escola Superior de Propaganda e Marketing
São Paulo,
São Paulo
Este candidato está disposto a se mudar
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Experiência
Gerente Nacional de Vendas
Bralímpia
ago 2021 - Atualmente
Empresas Nacionais de Equipamentos e produtos químicos de limpeza profissional, sediadas em São Paulo. Possui abrangência Nacional e Inter-
Nacional, contando com 430 funcionários e faturamento de R$ 170 milhões.
	Gerente Nacional de Vendas (Reporte direto ao Sócio Diretor)
Responsável pela área Comercial no Brasil. Liderança de 24 Representantes de Venda.
PRINCIPAIS REALIZAÇÕES:
•	Reestruturação da área comercial da empresa, com definição de KPI´s, desenho de processos, estratégia de GTM, revisão de portfólio, definição de políticas comerciais, elaboração de budgets, revisão de áreas geográficas e formação de time comercial
•	Definição de uma nova segmentação de mercado por cliente, propiciando otimização de investimentos de trade e marketing
•	Criação de um Comitê de Inovação para desenvolvimento de novos produtos demandados pelo mercado e consumidores
•	Abertura de novos canais de venda focado em Utilizadores, onde houve uma melhora substancial da margem de contribuição
•	Implementação do Projeto Facility, focado no atendimento e execução às grandes empresas de facilities, focadas em limpeza. 

Gerente Nacional de Vendas
ORDENARE
out 2018 - set 2021
Empresa Nacional metalúrgica de produtos para construção e ordenação, sediado em São Paulo. Tem abrangência nacional e conta com 220 funcionários e um faturamento de R$ 90 milhões / ano no país.
	Gerente Nacional de Vendas (Reporte direto ao Sócio Diretor)
Responsável pela área comercial no Brasil. Liderança de 48 representantes de venda
PRINCIPAIS REALIZAÇÕES:
•	Reestruturação da área comercial da empresa, com definição de KPI´s, desenho de processos, estratégia de GTM, revisão de portfólio, definição de políticas comerciais, elaboração de budgets e formação de time comercial
•	Ampliação da cobertura e introdução de portfólio nas principais Home Centers do Brasil, com aumento de vendas em 25%(2019)
•	Definição de uma nova segmentação de mercado por cliente, propiciando otimização de investimentos de trade e marketing
•	Abertura de novos canais de venda focado em Utilizadores, aonde houve uma melhora substancial da margem de contribuição
•	Criação de um Comitê de Inovação para desenvolvimento de novos produtos demandados pelo mercado e consumidores 
Gerente Regional de Vendas SP / SUL
CAMPARI DO BRASIL
ago 2017 - fev 2018
Empresa italiana de bebidas (Wine &Spirits) com sede na Itália e no Brasil em São Paulo. Tem abrangência nacional e conta com 320 funcionários  
Um faturamento médio anual de R$ 430 milhões no país
	Gerente Regional de Vendas SP/Sul (Reporte direto ao Diretor Comercial)
Responsável pela área comercial de todos os Canais de Venda em São Paulo e Região Sul. Equipe com 03 Supervisores e 10 Vendedores
PRINCIPAIS REALIZAÇÕES:
•	Responsável pela estratégia de premiurização do portfólio Campari na Regional
•	Reestruturação do modelo de atendimento ao mercado com foco no Canal Distribuidor
•	Implementação do Projeto Fotografia de Sucesso (Execução de Venda)
Diretor Comercial
GLOBALBEV
jul 2016 - mar 2017
Empresa nacional de alimentos e bebidas (Energéticos, Néctares e Snacks) sediada em BH - Minas Gerais, com abrangência nacional, 340 funcionários e faturamento anual de R$ 200 milhões no país
	Diretor Comercial (reporte direto ao CEO)
Responsável pelas estratégias da área Comercial no Brasil. Liderança de equipe de 7 Gerentes Regionais e 01 Gerente de Gestão Comercial.
PRINCIPAIS REALIZAÇÕES:
•	Implementação de Projetos Estratégicos Prioritários no mercado, entre eles: Mapeamento, prospecção e substituição de Distribuidores (Brasil); Aceleração da Curva Ponderada (Canal Indireto); Foco em Clientes Potenciais (Canal Direto); Execução rigorosa da Arquitetura de Preço;
•	Reversão de resultado deficitário em vendas e faturamento em 2016, com a retomada de negociação de parceiros e clientes.
•	Condução e gestão na mudança de cultura comercial baseada no Sell Out (Demanda Mercado) vs. Sell In, que permitiu estruturar processos e ampliar assertividade no cumprimento das metas.
Diretor Comercial
ULTRAPAN
jun 2013 - jul 2015
Empresa nacional de alimentos e bebidas (Energéticos, Isotônicos, Bebidas Mistas, Néctares, Candys e Batata Frita) sediada no interior de São Paulo, com abrangência nacional, 300 funcionários e faturamento anual de R$ 140 milhões no país.
	Diretor Comercial  
Responsável pelas ações e estratégias da área Comercial e de Marketing no Brasil. Equipe de 4 Gerentes Territoriais de Vendas e 1 Gerente de Mkt e Trade Mkt / 12 Supervisores. Reporte ao Diretor do Conselho Consultivo.
PRINCIPAIS REALIZAÇÕES:
•	Reestruturação da área comercial (Turnaround), com estabelecimento de perfis e atribuições para cada função.
•	Incremento do Faturamento Bruto da Companhia de R$160 milhões para R$200 milhões em 2014.
•	Aumento do Ebtida da empresa de 9% para 14%, mediante incremento da margem de contribuição do portfólio
•	Fortalecimento do canal distribuidor através da ampliação da prospecção e definição de distribuidores em áreas brancas.
•	Criação da área para atendimento ao Key Account (KA)
Diretor Regional de Vendas SP
FEMSA COCA COLA
set 2010 - fev 2013
	Diretor Regional de Vendas e Operações para Grande São Paulo		
Responsável pela área comercial das categorias refrigerantes, cervejas, água, sucos, isotônicos e energéticos nos canais auto-serviço de médio e pequeno porte, varejo tradicional (padarias) e frio (bares e similares); Budget de R$ 800Milhões/ano. Equipe de 4 Gerentes Comerciais, 1 Gerente Operativo, 24 Supervisores de Venda e 200 vendedores. Reporte ao Diretor Comercial.
PRINCIPAIS REALIZAÇÕES:
•	Implementação de projeto de excelência na execução (Fotografia de Sucesso) em 6.000 pontos de venda, gerando aumento médio de volume de vendas de 20% por PDV em 2011.
•	Implantação de segmentação de mercado, voltada à otimização de recursos e incremento de 9% em vendas na Regional.
•	Aplicação de tabelas de preço polarizadas, gerando ganhos em margens da ordem de R$ 20 milhões anuais. 
•	Introdução de ferramenta de Gerenciamento da Rotina, para reestruturação da equipe, planejamento das atividades e adequação da frequência de visitas ao mercado, gerando um incremento da efetividade de vendas da equipe.
Gerente Nacional de Vendas BR2
QUÍMICA AMPARO - YPÊ
out 2009 - ago 2010
	Gerente Nacional de Vendas BR2			
Gestão de equipe comercial - 03 Gerentes Regionais, 01 Gerente Regional de Trade/Marketing, 9 Supervisores de Venda, 26 vendedores e 35 representantes. Reporte ao Diretor Comercial.
PRINCIPAIS REALIZAÇÕES:
•	Interface com o Marketing na definição de estratégia e posicionamento para marca Atol no Norte/Nordeste/Centro Oeste.
•	Implantação de projetos de distribuição alternativa no Norte/Nordeste/Centro Oeste, aumentando número de pontos de venda atendidos de 10.000 para 14.000.
•	Incremento do faturamento bruto da companhia de R$ 420Milhões 2009 para R$510Milhões em 2010.
Gerente Nacional de Vendas - Canal Indireto
PARMALAT DO BRASIL
jun 2008 - set 2009
	Gerente Executivo Nacional de Vendas 
Responsável pela área comercial do canal indireto (atacados, distribuidores, representantes e brokers) no Brasil. Equipe de 05 Gerentes Regionais e 60 profissionais de venda. Reporte ao Diretor Comercial.
PRINCIPAIS REALIZAÇÕES:
•	Implantação de nova estrutura de distribuição focada no pequeno e médio varejo, com melhoria do nível de serviço e incremento de volume de vendas.
Diretor regional de Vendas CO
Primo Schincariol - (Heineken)
set 1999 - fev 2008
	Diretor Regional de Vendas Centro Oeste - 10/2004 – 02/2008
Gestão direta da equipe Comercial e indireta de Produção e Adm/Financeiro para região Centro Oeste. Reporte ao Diretor Comercial.
	Gerente Geral de Centro de Distribuição Próprio - 10/2002 – 09/2004
Gestão de equipe das áreas Comercial, Operacional e Adm/Financeiro. Reporte ao Diretor de CD’s. 
	Gerente Operacional de Vendas - 09/1999 – 09/2002
Responsável pelo canal distribuidor no estado da Bahia.
PRINCIPAIS REALIZAÇÕES:
•	Desenvolvimento e implantação de ferramenta de avaliação de distribuidores PGD - Programa de Gestão de Distribuidores, que foi fundamental para estruturação e consolidação da rede de Distribuidores do Norte/Nordeste e em seguida do Brasil.
•	Encerramento e substituição de 06 operações deficitárias na Regional CO, com forte incremento na prestação de serviços.
•	Implementação do projeto de gestão comercial em conjunto com a fábrica (Alexânea/Goiás), gerando elevação do EBTIDA de 13% em 2005 para 23% em 2007, colocando a unidade entre as 03 melhores do Brasil em Geração de Caixa.
•	Implantação de CD próprio em Cuiabá, com incremento de Market Share de 3% em 2006 para 7% em 2007. 
•	Estruturação, start-up e gestão do maior CD em faturamento (R$20milhões/Mês) e volume de vendas (100mil Hl).
•	Aumento da representatividade do mix de baixo giro e rentabilidade de 15% para 25% sob o faturamento do CD
Formação
Gestão de Mercados
ESPM - Escola Superior de Propaganda e Marketing
jun 2011 - ago 2013
Pós-Graduação : MBA em Gestão de Mercados pela ESPM
Gestão Empresarial
FGV - Fundação Getúlio Vargas
mar 2002 - ago 2003
Pós-Graduação : MBA em Gestão Empresarial pela FGV
Economia
UFBA - Universidade Federal da Bahia
mar 1989 - jun 1995
Graduacão em Economia na UFBA
Idiomas
Inglês - Avançado
Espanhol - Intermediário
Informações Adicionais
Curso de Liderança
Curso de Liderança empresarial pela Wisnet / Factual