Diretor financeiro, cfo, gerente financeiro, controller

Rog*** ***** (XX anos)
Gerente Financeiro Sênior em Hyundai Motor Group
- IMD Business School, Genebra, Suiça, 2014
São Paulo,
São Paulo
Este candidato está disposto a se mudar
|
Experiência
Gerente Financeiro Sênior
Hyundai Motor Group
out 2015 - Atualmente
-Gestão de equipe de 13 subordinados, responsável por direcionar todo o escopo de finanças assegurando conformidade, transparência e compliance na consolidação financeira da divisão Mobis incluindo as áreas:
-Tesouraria: fluxo de caixa, contas a pagar e receber-floorplan, crédito/cobrança, seguros, fechamento de câmbio, banking networking
-Controladoria: OEM (Manufatura, CKD, CBU e marca própria) e Centro de Distribuição de Autopeças, Pós-Venda Controller realizando FP&A, orçamento, estimativas, formação de preços, ações estratégicas, SoP/Facelift, SG&A, redução de custos e CAPEX.
-Contabilidade: fechamento de balanços e resultados BR GAAP e IFRS, impairment, ativo fixo, suporte auditoria externa, ECD / ECF.
-Fiscal: impostos diretos (imposto de renda, preço de transferência, thin cap, diferido, royalties), retenções, impostos indiretos, obrigações acessórias, SPEDs, planejamento tributário, fiscalizações, suporte a clientes internos, otimização ERP SAP x Mastersaf.
-Chief Compliance Office-SOX: garantir controles internos eficazes sobre os processos de negócios, segregação de funções, matriz de poderes, controles internos sobre relatórios financeiros (ICOFR), Governança, Risco e Compliance (GRC).
-Supply Chain Finance: Business Partner em manufatura, compras, logística e armazenagem. Monitorar KPIs, inventário, custos industriais (padrão x real), condições de pagamentos, SLAs, desenvolver cenários, monitorar status financeiro dos fornecedores, SRM, melhoria dos processos, parcerias, relacionamento Cliente x Fornecedor, benchmarking, seminários e negociação de preços.

Principais Realizações e Resultados:
-Reestruturação de equipe (+) sinergia, criação do comitê tributário, desenvolver treinamentos em vídeo, benchmarking LG/Samsung.
-Identificação de oportunidades de automação de processos, melhoria ERP e controles, aumento da produtividade e redução de custo
-Projetos (Capex, formação de preços, Novos negócios) relacionados a manuseio, armazenamento, OEA, integração de clientes e fornecedores, fluxo de materiais, rebate, buyback, rede de distribuição, marca própria, drop shipping, subcontratação e consignação.
HUB Senior Business Unit Controller
ABB
nov 2013 - ago 2015
Reporte ao Global Business Unit Controller, VP Finanças do Grupo e CEO
-Gestão de equipe de 21 subordinados, membro da liderança HUB 5 BUs - Power Grids div.(270 funcionários, 100MUSD faturamento).
-HUB Business Partner alinhando estratégias no plano de negócios, cenários, KPIs, reorganização de unidades, reestruturação de negócios/operações, melhoria contínua, redução de custos, assegurar SOX-compliance e transparência nos relatórios financeiros.
-FP&A, orçamentos, estimativas e intensivo contato com a equipe comercial: ROI, formação de preços e análise de mercado.
-Participação ativa em reuniões BoD, facilitador na tomada de decisão e estreita colaboração com a alta gerência-HUB nos resultados.
-Colaborar com as demandas da matriz e unidades internacionais em vários fusos horários, earnings calls e business performance.
-Acumulo de função: Gerente de Operações-COO (6 meses) em uma planta de componentes eletrônicos fornecendo para LATAM, responsável pela fabricação, PCP, supply chain arena desde compras até a entrega final, estoque, qualidade, SSMA e manutenção. 

Principais Realizações e Resultados:
-Performance: acuracidade dos forescasts, atingimento das metas orientando as áreas de negócios para value-based decision-making
-Criação do comitê de Supply Chain e desenvolvimento de relatórios para avaliar o desempenho = redução do nível dos estoques.
-Value share: alinhamento de todos os funcionários com as metas e incentivar o espiríto vencedor na empresa.
Financial Controller e Head of Project Controllers
ABB
ago 2011 - out 2013
Reporte ao Country CFO, VP Finanças do Grupo e CEO
-Gestão de equipe de 23 subordinados, responsável pela BU Grid Automation (230 funcionários, 80MUSD faturamento, 200 projetos)
-Forte desempenho em FP&A incluindo orçamento/previsões, redução de custos, produtividade/carga de trabalho, eficiência de capital
-Controlar os KPIs financeiros (pedidos, faturamento, EBITDA e fluxo de caixa), fornecendo insights de valor agregado.
-Gerenciar o fluxo de caixa, planejamento tributário, fechamento US GAAP, exposição cambial, conference calls, SOX e auditoria.
-Otimização dos recursos internos, incluindo atividades transacionais fornecidas pelos Centros de Serviços CSC México/Polônia.
-Suporte aos gerentes de P&L: marketing & vendas, proposta firme e orçamentária, entregas, gerenciamento de projetos e pós-venda.
-Lider dos Project Controllers na administração dos contratos: controle de custos e preços, capital de giro, cobrança dos eventos on-tie, reconhecimento de receita PoC/WiP, hedge, seguro, revisão de projetos, gestão de risco, mitigar exposição comercial/financeira
-Além da minha função atual, ocupei a função interina de VP Finanças LATAM para a integração de entidades M&A da Ventyx Digital.

Principais Realizações e Resultados:
-Melhoria contínua: liderar programas para reduzir 3% dos custos gerais; Aumento das vendas: +15% S&OP (FUP, backup, pipeline) 
-Desenvolver e orientar relatórios, liderança e coaching para garantir alto desempenho e benchmarking/best practices em outras BUs.
-Construir e promover uma sólida parceria com os líderes do CSC, Auditoria e BU, a fim de entender os negócios e maximizar lucros.
Gerente de Centro de Serviços Compartilhados
Alupar Investimento S/A
dez 2010 - ago 2011
-Gestão de equpe de 21 subordinados, responsável pelo Centro de Serviços Compartilhados (CSC) garantindo a entrega funcional dos serviços relacionados as áreas: Finanças, Contábilidade, Fiscal, Controladoria, Administração Geral-Facilities, Jurídico, TI e RH.
-Conduzir alocação de recursos e ativos para entregar os resultados, construir relacionamentos para otimizar a qualidade dos serviços
-Fornecer aos clientes internos um alto nível de serviço agregando valor atráves de insights, sugestões e mudanças.
-Identificar oportunidades de automação (Workflow, Self Service Portal), inovação, tecnologias visando melhorar a produtividade.
-Experiência com terceirização (BPO): folha de pagamento, RH, paralegal, consultorias contábil/fiscal, instalações e serviços de TI.
-Cumprir as obrigações de empresas de capital aberto e mercado regulado ANEEL. Suporte: CAPEX, OPEX, IPO, RI, due diligence.

Principais Realizações e Resultados:
-Implementar e estabilizar o CSC: ~20% redução de custos (gestão de equipe multifuncional, eficiência operacional e oportunidades).
-Plano de melhoria do serviço: revisão dos processos, corrigir gaps de auditoria, SLAs, KPIs métricas operacionais e treinamentos
Assignment: Business Controller, Aftermarket
Voith Siemens, Chattanooga, Tennessee - EUA
mai 2008 - mai 2008
- Participação como Business Controller junto com o Aftermarket Sales Force team (CRM) realizando benchmarking em outras unidades em diversos paises e suportando as demandas do modelo de negócios
Regional Controller - Latin America
Voith Hydro, a Joint Venture Voith-Siemens
fev 2007 - nov 2010
Reporte ao Regional CFO e CEO 
-Controller LATAM, responsável pela Divisão de Serviços e Aftermarket BUs (1500 funcionários, 150MUSD faturamento, 10 entidades)
-Suporte ao Gerente Geral de cada país na expansão dos negócios internacionais: monitoramento dos pedidos, faturamento incluindo contratos de longo prazo (PoC/WiP), SG&A, EBITDA, alocação de despesas corporativas, produtividade, fluxo de caixa e hedge.
-Condução dos processos orçamentários (Plano de Negócios, Orçamentos e Previsões), CAPEX, consolidação dos resultados LATAM
-Habilidade em apoiar o CEO e global management com FP&A visando crescimento dos negócios e tomada de decisões estratégicas.
-Intensivo contato com a Matriz na Alemanha e unidades de négocio LATAM: reporting package, conference calls e business reviews.
-Gerenciamento de contratos e projetos, capital de giro, análise de riscos - turn key / EPCs - PMBOK Consortium com GE / Alstom.
-Função de Diretor Financeiro Estatutário em várias entidades legais. Experiência com IFRS, Balanços e DRE, impostos e SOX. 

Principais Realizações e Resultados:
-Redução no contas a receber em atraso: 35% para 20% através de negociação direta com o cliente e melhoria na análise de crédito.
-Liderança no plano de contenção de gastos (G&A right-sizing): redução de 5% das despesas, % success fee consultoria x benefício.
-Múltiplas iniciativas para otimização de processos e padronização de reports: aumento da produtividade e melhoria na acuracidade.
Global Assistant, Supply Chain Controller
ISS Facility Services Australia
nov 2004 - dez 2006
-Suporte ao planejamento das operações de Supply Chain e interface com a área de FP&A para otimizar custos e gerar lucratividade.
-Analisar atividades relacionadas a custos de compras, desenvolver e executar planos de ação com a equipe para superar desafios.
-Economia na cadeia de suprimentos, controle de custos, suporte a business cases, CAPEX, Inteligência de mercado (Asia).
-Durante mais de 2 anos residi em Sydney, AUSTRÁLIA onde além de trabalhar em uma companhia local (On-the-job training) eu estudei Inglês. Além disso, também residi por 2 meses em Santiago, CHILE onde estudei Espanhol.
Tesouraria Corporativa, Especialista em Operações Financeiras
Votorantim (Nitro Quimica, Citrovita/Cutrale, Nexa)
set 2002 - out 2004
- Liderança de equipe de 2 subordinados, responsável pela gestão e liquidez financeira, contas a pagar, contas a receber, crédito e cobrança, soluções de investimentos, relatórios financeiros US GAAP, monitorar performance do portfólio e banking networking.
- Conduzir negociações de operações financeiras, trade finance, linhas de crédito, Hedge Commodities/FX e fechamento de câmbio.
- Banco Votorantim: participação no programa de trainee, Operações com derivativos e dinâmica de mercados.
Plant Controller | Agronegócio, Química e Mineração
Votorantim (Nitro Quimica, Citrovita/Cutrale, Nexa)
mar 2000 - ago 2002
- Responsável por conduzir e atender as demandas de FP&A além de fornecer constante suporte aos líderes de produção industrial.
- Sólida experiência em controladoria de custos indústriais com alta complexidade de fabricação e processos de produção.
- Monitorar BSC/KPIs, cenários de fabricação/compra, contabilidade de custos, preços intercompany, CAPEX, análises de variações.
- Lider do projeto EVA®, geração de valor, melhoria da eficiência e produtividade, orçamento / estimativa, consciência de custo
Auditor Interno, Coordenador Contábil e Fiscal, Especialista em Logística e PCP, Analista de Inventário
MWM, a Navistar Company
out 1990 - mar 2000
Auditor Interno - Out/1997 ~ Mar/2000   
-Sistema de Controle Interno, matriz de riscos financeiros e operacionais, planos de mitigação, políticas de compliance, delegações.
-Boas práticas de governança corporativa, código de ética e conduta, programa anticorrupção, procedimentos, auditoria, remediações. 

Coordenador Contábil e Fiscal - Mar/1994 ~ Set/1997
-Liderança de equipe de 2 subordinados, responsável pela contabilidade societária BR GAAP, fechamento contábil, Balanços, DRE, consolidações, reconciliações, ativo fixo, contingências, impostos diretos e indiretos, pareceres técnicos, certidões e fiscalizações.

Especialista em Logística - Dez/1992 ~ Fev/1994
-Operações de Recebimento/Expedição, controle de estoque minímo, suporte ao Portão Central/Almoxarifado, registro de notas fiscais 

PCP, Analista de Inventário - Out/1990 ~ Nov/1992
-Lean manufacturing, PDCA, SMART, eficiente planejamento e controle de produção, inventários: anual/ciclico, sucata, obsolescência
Formação
Finance and Business Leadership Development Program
- IMD Business School, Genebra, Suiça, 2014
jun 2014 - jul 2014
- Um dos HUB Controllers escolhido para representar a região LATAM
Extensão MBA Executivo em Business Management for International Professionals
University of California, Irvine, EUA, 2011
ago 2011 - ago 2011
Extensão MBA Executivo em Business Management for International Professionals
MBA em Gestão Financeira, Controladoria e Auditoria
FGV, São Paulo
jan 2010 - jul 2011
MBA em Gestão Financeira, Controladoria e Auditoria 
Pós Graduação em Controladoria, Finanças e Relações com Investidores
FECAP
jan 2003 - jul 2004
Pós Graduação em Controladoria, Finanças e Relações com Investidores 
Graduação em Ciências Contábeis
Universidade São Judas Tadeu
jan 1994 - dez 1998
Contador, CRC Ativo Registro 1SP207771
Idiomas
Inglês - Fluente
Espanhol - Fluente
Português - Nativo
Informações Adicionais
Diretor Financeiro, CFO, Gerente Sênior
•Executivo de Finanças com +20 anos de experiência em empresas nacionais e multinacionais em diversos segmentos: Agronegócio, Automotivo, Bens de Consumo, Bens de Capital, Química, Mineração, Energia, Oléo & Gás, Construção e Infraestrutura.
•Habilidades: Finanças, Project/Business Controller, Contabilidade, Fiscal, CSC-Serviços Compartilhados, SOX, Supply Chain Finance
•Profissional com CRC Ativo e experiência com fechamento contábil, reporting package: IFRS, US GAAP e BR GAAP.
•Business Partner, suporte ao BoD, CEO e C-level: summary reports, orçamentos, estimativas, análise de variações e performance.
•Exposição internacional: Matriz/BUs, startups, encerramentos, M&A, reestruturação, turn-around, treinamentos e atuação profissional
•Hands on, boa comunicação e influência, suporte as demandas em nível global em toda a organização acomodando ao fuso horário.
•Vivência em gestão de equipes, orientação para recrutamento, plano de desenvolvimento, motivação, times multifuncionais e BPO.
•Implantação e key user: ERP SAP (FI-CO-SD), TOTVS, Oracle Hyperion, Mastersaf-Onesource e domínio do pacote Microsoft Office
CURSOS COMPLEMENTARES
-Programa de Desenvolvimento Gerencial, Liderança Situacional e Coaching - Wilson Learning e IIR
-Treinamento para Controllers - Voith AG Academy, lemanha
-Certificação para Senior Project Controller – ABB
-Global Finance & Accounting Education Training - Hyundai Kia Motor Group, matriz na Coréia do Sul